Partindo do princípio de que liderança é uma técnica que se desenvolve com estudo e prática, a proposta deste livro é apresentá-la como fenômeno organizacional coletivo, que não depende de líderes heróis, condutores ou servidores de pessoas, e sim de conceitos organizacionais claros que orientem e referenciem a ação de todos os envolvidos com a organização. Trata-se de uma visão da liderança compatível com as exigências do século XXI: em vez de tentar mudar as pessoas para serem ?melhores líderes?, direcionar os esforços para alcançar soluções institucionais, nutrindo assim uma cultura organizacional voltada para a excelência. Nesta segunda edição, o autor expande o conceito de liderança coletiva, compartilhada ou sistêmica, trazendo novos capítulos sobre governança e gerenciamento de riscos e ampliando alguns temas, como cultura organizacional para a excelência, conhecimentos essenciais para uma liderança efetiva.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Esse não é mais um livro de liderança, como tantos outros que existem no mercado, porque Wellington Moreira vai além: revela as melhores práticas de desenvolvimento de líderes que geralmente são guardadas a sete chaves pelas empresas de consultoria.
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.
Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.
Muitas pessoas desejam mudar o mundo, poucas efetivamente conseguem. Algumas, imbuídas de uma luz extraordinária, são capazes de ainda mais, não medem esforços para trazer mais prosperidade à vida dos semelhantes e não apenas aos próprios negócios. São elas que mantêm a economia girando e também proporcionam oportunidades, empregos, e podem mudar toda a história da sociedade. Durante crises, desafios econômicos ou pandemias, respondem por boa parte do trabalho da população economicamente ativa do planeta, e conduzem com maestria seus liderados. Mas, como humanos, elas, enquanto integrantes da Alta Gestão, também são sensíveis e mostram o quão desafiador pode ser ter que lidar com os colaboradores e até a própria família em momentos de fragilidade. Neste livro, fazem mais uma grande contribuição, colocam a mente e a alma em relatos valiosos aos leitores. Explicam como reinventar-se, organizar-se, conduzir aqueles sob sua responsabilidade, sempre com a meta de preservar postos de trabalho, a saúde daqueles que atuam a seu lado e, em especial, a economia. Nas próximas páginas, os leitores têm acesso a um verdadeiro manual de conduta, tanto de boas práticas com o capital humano como para a orientação dos negócios. Cada experiência é incalculável e reflete o que grandes executivos estão fazendo no Brasil e internacionalmente nos momentos mais desafiadores e bem-sucedidos de suas carreiras.
Renan Dal Zotto é um dos maiores nomes do vôlei brasileiro de todos os tempos. Grande expoente da chamada Geração de Prata, que trouxe uma medalha olímpica inédita para o país em 1984, e criador do saque viagem, usado até hoje por equipes em todo o mundo, ele sempre foi um jogador incansável e apaixonado por seu trabalho estilo que também adota como técnico e como gestor esportivo. Neste livro, Renan conta sua bem-sucedida trajetória no vôlei por meio de seis princípios que sempre nortearam sua vida profissional e pessoal e que ele considera imprescindíveis para o alto rendimento: paixão, treinamento, renúncia, ousadia, resiliência e planejamento. Mesclando momentos inesquecíveis de sua carreira com dramas pessoais que mudaram sua vida além de trazer depoimentos de antigos colegas, como Bernardinho e Bernard , Ninguém é campeão por acaso apresenta pilares que podem ser seguidos por qualquer empresa ou líder focados em um desempenho excepcional da equipe. As lições de Renan servirão de inspiração para todos aqueles que buscam a vitória, mas que reconhecem que aprender com as derrotas é fundamental.
Você é um líder porque quer fazer a diferença
e quer ter um impacto crescente nos outros. Você quer
mais tamanho e velocidade para sua organização.
Neste livro, ajudarei você a criar sistemas e estruturas
melhores que o ajudarão a chegar aonde deseja e a ser
mais rápido. Você já é um líder talentoso e dedicado.
Quero torná-lo mais eficaz.
Você verá esta afirmação com frequência no
livro: ?o tamanho e a velocidade de uma organização
são controlados por seus sistemas e estruturas?. Não
despreze essa importância.
No final de cada capítulo, você encontrará
algumas perguntas para estimular seu pensamento e
fornecer oportunidades para sua equipe discutir o
conteúdo. Não se apresse com essas perguntas.
Explore-as, reflita sobre as implicações e encontre
soluções que funcionem para você, sua equipe e sua
organização
Os ensinamentos de Maxwell nesta obra pretendem ser úteis para aqueles que têm o desejo de exercer liderança a partir do escalão médio de uma organização. Para o autor, os profissionais em posições hierárquicas médias têm muito mais poder de influência do que se imagina. Bastaria pôr em prática os conceitos da liderança 360º e as oportunidades poderiam aumentar, seja para a empresa, para a carreira ou para a vida.
Por que um número tão grande de equipes não consegue realizar aquilo a que se propõe? Em primeiro lugar, pela crença arraigada de que os seres humanos são indivíduos racionais; em segundo, pelo fato de muitos designers de equipes se esquecerem de levar em consideração a existência de dinâmicas sutis e inconscientes que influenciam o comportamento humano. Em geral, profissionais que trabalham com grupos e equipes coaches, consultores e executivos - se mostram bem alertas quando percebem gigantescos elefantes no ambiente de trabalho. Mas será que eles reparam na presença dos pequenos porcos-espinhos? Ao discorrer sobre proximidade social, o grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer tece uma interessante analogia entre o desconforto vivenciado pelos seres humanos e por esses espinhosos animais. Durante o inverno, os porcosespinhos se amontoam para garantir a manutenção do calor corporal, mas logo percebem que seus próprios espinhos ferem seus pares. Em contrapartida, quando se separam, logo sentem frio novamente. No final, depois de muito sofrimento, eles finalmente descobrem qual a distância ideal que devem manter uns dos outros para garantir, ao mesmo tempo, calor e conforto. Já para os porcos-espinhos da raça humana, a necessidade simultânea de proximidade e distância se revela a principal razão pela qual as pessoas geralmente consideram tão difícil trabalhar bem em grupos e equipes. Porém, nas organizações modernas tal habilidade se mostra absolutamente essencial; na verdade, a inexistência de funcionalidade nesta área pode custar muito caro para as empresas. No livro O Efeito Porco-Espinho, Manfred Kets de Vries demonstra que os treinamentos de liderança em grupo são ótimos espaços experimentais para as pessoas aprenderem a funcionar como equipes de alto desempenho. Seu modelo de treinamento, que incorpora estudos de caso reais, foi desenvolvido ao longo de mais de vinte anos de treinamento para executivos de alto escalão, e estabelece um alto padrão no campo de coaching de liderança de grupo.