"Guia prático e dinâmico para entender a matemática financeira e comercial.
Este livro permite fazer as duas coisas, análise dos números, taxas e períodos e também compor tabelas para serem usadas por pessoas que tenham outro tipo de inteligência, não comercial.
Os alicerces, conceitos e fundamentos da matemática comercial e financeira construídos são baseados em elementos existentes no mundo da métrica e dos números. Calcule as variações entre o previsto e o realizado, saiba como compor taxas de juros e corrigir valores e números usando as informações da FGV e do IBGE.
Abra este livro e descubra?
? Valor do dinheiro no tempo;
? Juro simples e composto e taxas de juro;
? O funcionamento das calculadoras, o Excel e suas aplicações diárias;
? Prestações, TIR, VPL;
? Respostas detalhadas, com passo a passo e explicações para todos os problemas."
Baseado nas célebres aulas lecionadas por um professor da Harvard Business School Se você tem dificuldades com números, finanças podem ser intimidadoras e fáceis de ignorar. Mas, se quiser avançar em sua carreira, precisará tomar boas decisões financeiras e desenvolver confiança para comunicar essas decisões de maneira clara. O professor Desai aborda uma ampla variedade de tópicos que lhe proporcionarão o conhecimento e as habilidades necessárias para finalmente descobrir o segredo das finanças, incluindo: ? Como diferentes alavancas financeiras podem afetar o desempenho de uma empresa. ? As diferentes formas com que as empresas financiam suas operações e investimentos. ? Por que as finanças levam mais em conta os fluxos de caixa do que os lucros. ? Como o valor é criado, mensurado e maximizado. ? A importância dos mercados de capitais no crescimento das empresas. Se você for estudante ou gestor, aspirante a diretor financeiro ou empreendedor, Finanças? Simples Assim! é um guia empolgante e interativo para ajudá-lo a começar a analisar números com mais profundidade.
As estatísticas de inadimplência no Brasil são assustadoras. A mais recente mostra que 30% da população do país tem dívidas em atraso. A facilidade para obter crédito, aliada ao descontrole das pessoas, transformou o mercado financeiro em um mercado de alto risco, e muitas empresas sumiram do mercado, por conta exclusivamente da inadimplência. Para enfrentar essa situação, faz-se necessária a preparação dos profissionais em concessão de crédito, para diminuir os índices de inadimplência.
Este livro traz o dia a dia do analista de crédito, com dicas para a concessão de crédito com qualidade e segurança, a fim de evitar fraudes e golpes comerciais. Mostra passo a passo os procedimentos para boa análise de crédito, primordial para uma carteira de crédito saudável, e prevenção contra a inadimplência. Aborda detalhadamente a metodologia 5 Cs do crédito bem como a elaboração de uma política de crédito, para maior segurança e eficácia ao seu negócio. E para as empresas com uma carteira de crédito pouco saudável, com altos índices de inadimplência, mostra a forma eficaz de proceder a recuperação de seus ativos financeiros em mãos de clientes inadimplentes.
A obra destina-se a todos os profissionais que atuam em áreas de concessão de crédito, cobranças, caixas, vendedores, ou àqueles que desejam se especializar na área de crédito e cobrança.
Neste livro, os autores dividem com o leitor um conjunto sólido de técnicas aplicadas ao longo de suas experiências profissionais e acadêmicas na avaliação de empresas. Além das técnicas, os autores demonstram os diversos aspectos práticos referentes a implementação, limitação e peculiaridades da avaliação de empresas no mercado brasileiro, tudo exemplificado por meio de exemplos práticos aplicados a quatro casos reais e um caso teórico que contextualizam os leitores na dinâmica real de uma avaliação de empresa. O livro ainda ensina a montar um modelo de avaliação de empresas por fluxo de caixa descontado (utilizando a abordagem dos investidores ou firma ? free cash flow to firm) no Excel®, a partir de uma planilha em branco, começando literalmente ?do zero? e passando por todos os passos de sua montagem. Aplicação Obra particularmente interessante a todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas com processos de avaliação de empresas, como executivos de bancos de investimento, fusões e aquisições, finanças corporativas, analistas de investimento, gestores, consultores, executivos de planejamento estratégico, investidores e estudantes. Leitura recomendada para a disciplina Avaliação de Empresas e complementar para a disciplina Finanças Corporativas em cursos de graduação e de pós-graduação.
Não é difícil perceber que, atualmente, os cursos de Ciências Sociais ? entre eles o de Ciências Contábeis ? falham ao não deixar claro que as disciplinas de métodos quantitativos devem ser ferramentas de auxílio à gestão para a tomada de decisão. Considerando a perspectiva de que o ensino dessas disciplinas deve estar orientado à prática, esta obra aprofunda assuntos ligados à estatística e à matemática aplicada. De fácil entendimento, os conceitos e métodos aqui apresentados irão simplificar o dia a dia do profissional de contabilidade!
O livro parte de uma resenha da teoria das finanças públicas e dos conceitos básicos relevantes para o caso brasileiro, fazendo um apanhado histórico-institucional e analítico dos principais problemas fiscais das últimas décadas no Brasil. Além disso, discute questões relevantes, como o sistema tributário, a situação da Previdência Social, a dinâmica da dívida pública, o federalismo e outros temas.
"Adaptado ao contexto brasileiro, Mercados financeiros é um livro introdutório que traz termos e conceitos próprios de nosso país, mas preserva exemplos e modelos que se mantêm universais. Entre os temas abordados temos a dinâmica da taxa de juros, a operação dos mercados de capitais, derivativos e o sistema bancário. Em um modelo didático em que cada teoria é seguida por resumo e exercícios, a abordagem utilizada ajuda o aluno a fixar o conhecimento adquirido ao longo da obra.
"
Raul Velloso
Ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento
Este livro incorpora as novas abordagens, como a ênfase na assimetria de informação, a segunda geração de federalismo fiscal, as hipóteses da teoria da escolha pública e da economia comportamental, mas preserva a estrutura tradicional do trato da teoria e prática de finanças públicas.
O texto enfatiza que as finanças públicas são um daqueles assuntos que ficam na fronteira entre a política e a economia. Os capítulos iniciais tratam do debate sobre o papel do governo na economia, destacando custos e benefícios da intervenção. Apresenta uma perspectiva histórica, que varia da visão de Adam Smith, passa por Keynes e chega aos desafios atuais dos embates entre maior liberdade para o mercado e os que defendem uma intervenção mais forte, cujos argumentos foram reforçados com a crise financeira mundial iniciada em 2008, que evidenciou os limites de autocorreção do mercado.
As diversas falhas de mercado são analisadas em detalhes, com muitos exemplos práticos. As externalidades, os bens públicos, a competição imperfeita, os recursos comuns, as implicações e as formas de atuação do governo, as limitações da intervenção governamental, evidenciando custos e benefícios, são outras questões abordadas. O livro trata também do federalismo fiscal, da tributação, do orçamento público e do controle dos gastos públicos. Muitas ilustrações sobre a realidade brasileira são trazidas e discutidas. No final de cada capítulo, apresentam-se questões para discussão.
Livro-texto para a as disciplinas Finanças Públicas, Estado e Economia e Economia do Setor Público para os cursos de graduação e pós-graduação em Economia, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Administração Pública e de Empresas. Leitura complementar para as disciplinas Orçamento Público, Políticas Públicas, Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito e Economia dos cursos de Economia, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciência Política. Leitura recomendada para analistas de orçamento, responsáveis por implementação e avaliação de políticas públicas, responsáveis por relacionamento com governos, assessores de políticos e autoridades e profissionais interessados no funcionamento do setor público.
'Avaliando Empresas, Investindo em Ações' é uma obra destinada a investidores que desejam conhecer os métodos de análise que integram a linha de trabalho da escola fundamentalista. Traz ao leitor o conhecimento dos elementos necessários a uma análise da saúde financeira das empresas, envolvendo indicadores de balanço e de mercado, análise de liquidez e dos riscos pertinentes a fatores setoriais e conjunturas econômicas nacional e internacional. Os autores exercitam os conceitos teóricos abordados, desde os fundamentos básicos da economia até a formulação de estratégias para investimentos de longo prazo.
A controladoria possui um papel fundamental nas empresas, já que ela colabora na formação de estratégias e propõe modelos decisórios coerentes e consistentes com a missão e a visão da empresa. O livro apresenta ferramentas para a solução de problemas e aborda os assuntos básicos para uma boa atuação dos profissionais da área.