Neste livro, as autoras discutem o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental num movimento entre o aprender e o ensinar. Consideram que essa discussão não pode ser dissociada de uma mais ampla, que diz respeito à formação das professoras polivalentes ? aquelas que têm uma formação mais generalista em cursos de nível médio (Habilitação ao Magistério) ou em cursos superiores (Normal Superior e Pedagogia). Nesse sentido, elas analisam como têm sido as reformas curriculares desses cursos e apresentam perspectivas para formadores e pesquisadores no campo da formação docente. O foco central da obra está nas situações matemáticas desenvolvidas em salas de aula dos anos iniciais. A partir dessas situações, as autoras discutem suas concepções sobre o ensino de matemática a alunos dessa escolaridade, o ambiente de aprendizagem a ser criado em sala de aula, as interações que ocorrem nesse ambiente e a relação dialógica entre alunos-alunos e professora-alunos que possibilita a produção e a negociação de significado.
O que é compreensão? O que a diferencia de conhecimento? Por que compreender é um importante objetivo de ensino? Como saber se os alunos o atingiram? Como criar um currículo rigoroso e envolvente que se concentre na compreensão e leve a um melhor desempenho dos alunos? Estas e outras questões são abordadas neste livro, que explica a lógica do planejamento reverso, apresentando um caminho claro para a criação de um currículo que garanta uma melhor aprendizagem e uma experiência mais estimulante para alunos e professores. O livro explica a lógica do planejamento reverso e explora com maior profundidade o significado de ideias-chave como perguntas essenciais e tarefas de transferência. Os leitores aprenderão por que abordagens familiares baseadas em cobertura e em atividades para o projeto do currículo são insuficientes e como o foco nas seis facetas da compreensão pode enriquecer o aprendizado dos alunos. Obra publicada em parceria com a Fundação Lemann e com o Instituto Canoa.
Fruto de sete anos de pesquisas e reflexões aliadas aos 26 anos de experiência na área educacional, a autora reúne na presente obra artigos e sugestões de atividades práticas, visando auxiliar na promoção de uma educação voltada para o desenvolvimento das competências socioemocionais.Inquietante e repleto de questionamentos, o livro propicia ao leitor uma viagem para dentro de si mesmo. Instiga que cada um se observe, sem máscaras e sem dublagens, permitindo aflorar sentimentos, assim como desabafa e expõe suas próprias observações e emoções.Por meio do autoconhecimento e do pensamento crítico, da poesia e afetividade, do olhar atento ao ser humano com respeito às diferenças, é possível vislumbrar um mundo menos egoísta, mais autêntico e solidário.Ao afirmar que educar é um exercício constante de reflexão e desenvolvimento da criatividade, a autora propõe um trabalho dinâmico, baseado em atividades interativas. Para tal, apresenta práticas da Educação Infantil ao Ensino Médio, aulas e projetos que já foram desenvolvidos com sucesso para inspirar os docentes em seus planejamentos.
O livro trata das aprendizagens de cuidado com o outro. As histórias de duas mulheres, da infância à vida adulta, dão concretude à consubstancialidade das relações de gênero, classe social e raça e revelam fronteiras e tensões centrais para a prática de cuidado, compreendido como uma relação social cujo objeto é o outro. Estão presentes as ambiguidades das aprendizagens no contexto de ausência de cuidado e de violência na infância, esta marcada também por brincadeiras e possibilidades de resistência e superação.
O livro revela que a aprendizagem do cuidado pode ocorrer em tenra idade e seus fins extrapolam os objetivos instrumentais, desvelando práticas e símbolos de um saber-fazer constituído na socialização das mulheres, o que envolve a responsabilidade, o altruísmo, mas também a violência e a raiva, atitudes de distanciamento pouco evidenciadas nos estudos sobre essa temática.
Os pais estão cada vez mais apreensivos com tantas mudanças na vida moderna. Muitos se sentem como se o mundo
tivesse virado de cabeça para baixo em um curto espaço de tempo.
De um lado há aqueles que oferecem, além de proteção e muito zelo, todos os recursos necessários, criando uma espécie
de redoma, uma bolha protetora com a intenção de isolar os filhos de tudo que pode representar perigo. De outro lado,
estão os pais que acabam terceirizando a responsabilidade pela educação dos filhos para a escola, a babá ou outras
pessoas que cuidam dos pequenos enquanto eles trabalham para dar ?tudo aquilo de que as crianças precisam?.
Educar para ser feliz
Qual é a medida certa entre a hiperproteção e o descaso total? Neste livro, Luciana Brites e o dr. Clay Brites, profissionais
experientes na área da educação, apresentam a você o método dos 7 Pilares que o ajudarão a encontrar esse caminho
que tantos pais almejam. Você obterá o preparo emocional de que precisa para:
? Educar para as frustrações;
? Educar para decisões;
? Educar para os conflitos;
? Educar para realizar;
? Educar para aprender;
? Educar para o diálogo;
? Educar para ser feliz.
O livro A Descoberta da criança é uma síntese dos escritos em que Maria Montessori delineou o seu método pedagógico. Ela descreve o desenvolvimento psíquico e intelectual das crianças a partir dos resultados da experiência prática realizada na suas escolas. Com princípios inovadores, o Método Montessori revolucionou os parâmetros educativos, dando ênfase na autonomia, na liberdade e no respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos.
"O psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, traz nesta fantástica obra sua ampla experiência, para entendermos por que os pais, apesar de amarem profundamente seus
filhos, não estão conseguindo torná-los pessoas mais capazes, felizes e equilibradas. E, por que, em muitos casos, as boas intenções dos pais têm criado crianças e jovens egoístas, instáveis e interesseiros.
Temas polêmicos como liberdade, privacidade, novas formações familiares, dentre muitos outros são vistos de forma franca,
clara e didática.
Uma leitura indispensável para todos aqueles que possuem a desafiadora tarefa de educar."
É UM MANUAL DE SOBREVIVENCIA PARA ESSA FASE CHEIA DE TRANSFORMACOES E TURBULENCIAS CHAMADA ADOLESCENCIA. OS TEXTOS SÃO ESCRITOS POR ESPECIALISTAS E VAO DIRETO AO PONTO, ESCLARECENDO ASSUNTOS COMO AMOR, AMIZADE, SEXUALIDADE, TRABALHO, FORMA FISICA, SAUDE, ALIMENTACAO, RELACOES FAMILIARES....