Em edição revista, atualizada e ampliada, a autora best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva fala do transtorno de personalidade borderline de jeito acessível e humano. O Transtorno de Personalidade Borderline acomete cerca de 2% da população mundial e se apresenta como um dos maiores desafios terapêuticos para a psiquiatria e para a psicologia. Em Mentes que amam demais ? o jeito borderline de ser, a Drª Ana Beatriz Barbosa Silva, autora best-seller com mais de 2 milhões de livros vendidos, examina o comportamento de pessoas de todos os gêneros e classes que apresentam esse tipo de funcionamento mental e suas disfuncionalidades. A autora nos conduz por um caminho de entendimento e compreensão, diagnóstico e possibilidades terapêuticas. Em linguagem acessível, a médica e escritora torna possível o reconhecimento desse transtorno e busca auxiliar aqueles que vivem, literalmente, no limite das emoções. Expressões como ?ele/ela é de lua?, ?nunca se sabe como irá reagir? ou ?conviver com ele/ela é viver pisando em ovos? dão o tom exato do desafio que é a busca pelo equilíbrio emocional dessas pessoas. Ser borderline ou viver com alguém com essas características pode ser difícil e às vezes exaustivo. Ao contrário da personalidade psicopática, o borderline tem excesso de emoções e é muito pouco racional. Segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria (APA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), dez em cada cem pacientes ambulatoriais que buscam tratamento psicológico e psiquiátrico para algum sintoma disfuncional possuem Transtorno de Personalidade Borderline. Em seu novo livro, a Drª. Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta as principais características e disfuncionalidades do transtorno borderline e propõe novas alternativas para que essas pessoas lidem melhor com suas relações afetivas. Além disso, mostra, por meio de exemplos claros e verídicos, o que esse tipo de funcionamento mental pode causar à vida de uma pessoa, com repercussões na sua vida pessoal e profissional.
Muitas situações podem ser solucionadas de diversas formas. Descubra o potencial de pensar diferente na hora de resolver problemas do cotidiano. Neste livro-caixinha® você é apresentado a 50 adversidades e precisa apresentar três soluções diferentes para cada situação. Coloque a cabeça para funcionar e divirta-se. Esta obra trabalha memória, conhecimentos prévios, linguagem, estratégias, formas diferentes de pensar, raciocínio lógico e criatividade.
Este livro, que se segue ao primeiro volume de Psicopatologia lacaniana: semiologia, agora voltado à nosologia, prossegue com o projeto iniciado há mais de três anos e que resultou da parceria entre a Autêntica, os organizadores do volume e a Escola Brasileira de Psicanálise. Ele trata do sofrimento humano. Busca apreendê-lo em suas sutilezas, complexidades e estranhezas, mesmo as mais terríveis. Os autores aqui reunidos impõem-se o desafio de lidar com o adoecer sem deixar de lidar igualmente com a experiência subjetiva desse adoecimento. Recusam-se, portanto, a reduzir o viver humano da dor a modelos que excluam seu sujeito. Enfatizar a importância da palavra e da lógica num mundo onde a dimensão do propriamente humano muitas vezes quase se esvai uma vez que se o aborde apenas pelo quantitativo e pelo orgânico é a direção que a psicanálise, como a veiculada neste livro, aponta-nos e nos convida a percorrer. Nestas páginas, a psicanálise lacaniana se expõe didaticamente, no melhor sentido do termo ? com simplicidade e precisão, de forma direta e ordenada e com os ganhos de saber provenientes da aplicação da psicanálise ao estudo da doença mental.
A obra conduz o leitor por um caminho introspectivo de sua própria condição humana por meio de três personagens centrais: o Professor Pedro e os jornalistas Matheus e Joana. Tratase de um retrato fiel de vidas como a do autor Luiz Felipe Ormonde, expróreitor da Universidade Holística Internacional de BrasíliaUnipaz, que se dedicam a compreender o desenvolvimento espiritual. O livro apresenta um modelo de como viver este processo de desenvolvimento no cotidiano de vida
Tratar de relações nutritivas ou tóxicas não é tarefa fácil. Às vezes, nas relações com o outro, enfrentamos situações que nos levam à decepção, pois criamos expectativas de cumplicidade e esperamos que o outro nos respeite em nossas dores. Contudo, nem sempre essa expectativa é atendida. Aquele que se sente traído tem dificuldade em acreditar e confiar no outro novamente e, muitas vezes, pode até adoecer. A desarmonia relacional tem início em um emaranhado de sentimentos que provoca dúvidas sobre estarmos no caminho certo. Todos os sentimentos nos permitem aprender quem somos e, portanto, merecem um olhar cuidadoso, principalmente porque acreditamos que é nosso dever dar hospitalidade a todos eles, sejam bons ou maus. "Acolher e se afastar - relações nutritivas ou tóxicas" é o primeiro volume da Coleção "adolescer sem adoecer - conversas entre uma psicóloga e um padre"
Do autor do best-seller Inteligência emocional. Uma síntese revolucionária das últimas descobertas da biologia e da neurociência que revela que ?somos programados para nos conectar? com os outros e o impacto surpreendente de nossas relações em todos os aspectos das nossas vidas. O contato diário com nossos familiares, parceiros, amigos e até estranhos molda nosso cérebro e afeta as células de todo o nosso corpo ? até o nível dos genes ? para o bem e para o mal. Segundo Goleman, somos projetados para ser sociáveis, e as relações interpessoais têm um enorme impacto biológico porque afetam os hormônios que regulam nosso coração e nosso sistema imunológico. Goleman explica a surpreendente precisão de nossas primeiras impressões, explora o carisma, confronta a complexidade da atração sexual e também descreve ?o lado sombrio? da inteligência social, do narcisismo ao maquiavelismo e à psicopatia. O autor compartilha sua pesquisa com grande convicção: os seres humanos têm uma predisposição natural para a empatia, a cooperação e o altruísmo. Tudo o que precisamos é desenvolver a inteligência social.
Daniel J. Siegel e Tina Bryson, norte-americanos que assinam livros sobre o desenvolvimento neurológico e psicológico dos filhos, exploram o derradeiro desafio que pais enfrentam na educação: disciplina. Destacando o elo fascinante entre o desenvolvimento neurológico infantil e a maneira como os pais reagem ao mau comportamento, "Disciplina Sem Drama" fornece roteiro ao mesmo tempo efetivo e sensível para lidar com birras, tensões e lágrimas, sem fazer cena. Definindo o verdadeiro sentido da palavra disciplina - "INSTRUIR, e não berrar ou reprimir" - os autores explicam como transformar uma situação de colapso em oportunidade para crescimento, redirecionar emoções e alcançar perspicácia e empatia para fazer as pazes com a criança, superando a tempestade emocional. Com isso, o ciclo vicioso de comportamento negativo (ou de castigo) é estancado, ao mesmo tempo em que a solução de problemas se torna em uma situação ganha/ganha. Os autores concebem o livro como um "guia para a manutenção da saúde mental", usando conhecimentos sobre o desenvolvimento do cérebro para subsidiar pais a se conectarem calmamente com uma criança e lhe passar amor - independente do quão extremo seu comportamento seja - enquanto estabelecem limites claros e consistentes. O livro também busca ajudar pais a identificar sua própria filosofia disciplinadora, e aprender qual tipo de disciplina é mais apropriada e construtiva para cada idade ou estágio. A partir do domínio dessas técnicas, os pais terão condições de saber quais os melhores métodos para comunicar as lições que você tenta transmitir. "Disciplina Sem Drama" também informa os vinte erros que até mesmo ótimos pais cometem - dessa forma, auxilia pais a manter o foco nos princípios da paternidade mental e de técnicas disciplinadoras. Completo com histórias verídicas sobre paternidade e ilustrações que fazem as sugestões dos autores ganhar vida, "Disciplina Sem Drama" mostra como trabalhar com a mente em contínuo desenvolvimento de seus filhos, solucionar conflitos pacificamente, inspirar felicidade e reforçar a resiliência de todos na família
As mais importantes conferências e histórias terapêuticas de Bert Hellinger foram revistas para esta primeira publicação conjunta. Elas foram longamente amadurecidas e direcionam o olhar para os elementos fundamentais do pensamento e da ação desse original terapeuta. Elas nos convidam a empreender um caminho epistemológico, mostrando-nos as ordens que condicionam o sucesso do amor. Ao mesmo tempo, conduzem-nos ao nosso centro, onde nos sentimentos profundamente recolhidos e em harmonia com o mundo tal como ele é. Esse centro se distingue pela sua leveza.
O autor brasileiro mais lido deste século.
Com 1,2 milhão de exemplares vendidos, este grande sucesso de Augusto Cury se debruça sobre um instigante tema: os códigos da inteligência socioemocional, que são um conjunto de atitudes capazes de estimular os jovens e adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver a saúde psíquica e buscar excelência profissional.
Analisando a fundo o funcionamento de cada um desses códigos e os benefícios que nos trazem, Cury mostra como podemos assumir o controle de nossa vida, superando medos, inseguranças e limitações.
O autor também alerta para as quatro armadilhas da mente (o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer os erros e o medo de correr riscos), que aprisionam a criatividade, asfixiam a emoção e aumentam o estresse. Em uma abordagem inovadora, você vai descobrir como lapidar, expandir e irrigar sua inteligência socioemocional.
Analisando o comportamento humano sob os pontos de vista psicológico, filosófico, psicopedagógico e sociológico, Cury aborda os hábitos dos bons profissionais e os compara com os hábitos dos profissionais excelentes aqueles que decifram os códigos da inteligência.
Ao explicar de forma simples e acessível o processo de construção dos pensamentos e de formação dos grandes pensadores, este livro vai oxigenar a mente de pais, professores, alunos, cônjuges e amigos, transformando a existência em uma fantástica aventura.