Microeconomia, de Hal Varian, apresenta aos estudantes e pesquisadores o mais atual e abrangente estudo sobre a microeconomia de forma didática, possibilitando um aprendizado analítico e ao mesmo tempo profundo e com ampla variedade de tópicos. Segundo o autor, seu principal objetivo é apresentar um tratamento diferenciado do estudo da Microeconomia de forma a permitir que seu leitor possa aplicar as ferramentas teóricas em suas atividades profisisonais. Para isso, disponibiliza diversos "cases", capítulos curtos e precisos e explicações de como transformar em prática o que foi visto na teoria. Nessa nova edição, tem-se: um novo capítulo sobre os problemas envolvidos na estimativa de relações econômicas; novos exemplos extraídos das firmas do Silicon Valley, como Apple, eBay, Google, Yahoo e outras. São discutidos tópicos como a complementariedade entre iPod and iTunes, o feedback positivo da associação de companhias como Facebook, e modelos de anuncio usados pelo Google, Microsoft, e Yahoo.
Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, o autor nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias - e também os defeitos e vícios - do pensamento rápido e revela o peso das impressões intuitivas nas nossas decisões. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos.
"O sucesso raramente esteve relacionado à criação de algo melhor: o segredo do sucesso é comercializar algo melhor. Invenção e inovação não são a mesma coisa, e só os verdadeiros titãs dos negócios oferecem as duas coisas. Sem aceitação no mercado, produtos, idéias e tecnologias duram um tempo e morrem, mas os grandes ícones da inovação e do empreendedorismo criaram empresas que resistiram ao tempo, à concorrência, a mudanças regulatórias, a diferenças geracionais e à evolução da tecnologia.
Empreendedorismo transformador analisa os indivíduos, o contexto, a história e os elementos de implementação que transformaram boas idéias em realidade: as inovações e os empreendedores que exerceram grande impacto no mundo, revolucionando os
mercados existentes ou criando novos.
Além de Jobs, Disney e Yunus, o leitor verá algo da história dos computadores Dell, da Playboy, Cirque du Soleil, Starbucks, Google e outros. Seu objetivo é inspirar os leitores a abrir a mente e, com bom senso e coragem, apoiar as iniciativas de profissionais empreendedores.
?Seria um erro estudar a inovação somente do ponto de vista da ?boa idéia?. Tal abordagem minimizaria todo o esforço, tensão e estresse inerentes à realização do trabalho em tempo hábil e econômico, com os recursos limitados geralmente disponíveis. A implementação de boas idéias por meio de uma forte liderança gerencial, organização de recursos escassos, vendas persuasivas e fabricação eficiente é o que diferencia vencedores de perdedores.
A boa idéia não se sustenta por si só e raramente nasce pronta, sendo transformada ao longo do tempo diante das reações do mercado e das condições do mundo real. As empresas inovadoras não são apenas uma função de boas idéias, mas boas idéias adaptadas para uso prático e concretizadas?.
Sobre o Autor:
Jeffrey Alan Harris (1953) é ?Managing Director of Energy? da Warburg Pincus, e diretor da Competitive Power Ventures, da ElectroMagnetic GeoServices asa, da Gulf Coast Energy Resources, da Knoll, da Kosmos Energy, da Laredo Petroleum, da Osum Oil Sands, e da Sheridan Production. Também é vice-presidente do Conselho Administrativo da Cranbrook Educational Community, e membro do Conselho Administrativo do Hospital Presbiteriano de Nova York. Além disso, Harris é professor adjunto da Columbia Business School.
"
"A hora é agora Entramos na Era da Desestabilização. Colapso financeiro, mudanças climáticas, exaustão de recursos e um abismo cada vez maior entre ricos e pobres são apenas alguns dos sinais.
Neste livro, Otto Scharmer e Katrin Kaufer perguntam: por que criamos coletivamente resultados que ninguém quer?
Resolver os desafios deste século requer a atualização do nosso sistema operacional e da nossa lógica econômica, desde um ?egossistema? obsoleto totalmente focado no próprio bem- -estar até a conscientização ecossistêmica que enfatiza o bem-estar do todo.
Repleto de exemplos reais, este instigante guia apresenta práticas comprovadas para construir uma nova economia mais adaptável, intencional, inclusiva e consciente."
Este livro apresenta possibilidades de adicionar ao planejamento econômico e orçamentário as principais técnicas de métodos quantitativos adequadas ao processo geral de planejamento econômico e financeiro das empresas. Como o processo geral de planejamento empresarial parte da definição da estratégia, o trabalho tem como ponto de partida uma revisão da metodologia mais utilizada para o planejamento estratégico. Depois, seguindo o encadeamento lógico e didático para melhor compreensão do assunto, são apresentados os fundamentos do planejamento econômico, que contemplam as decisões de investimento e financiamento dos projetos delineados na estratégia.
O Brasil é um dos países mais fechados do mundo, em termos comerciais. Essa situação se arrasta há décadas e as perpectivas de mudança são poucas. Se o tema é crítico para a economia do pais e para a saúde das empresas, por que nada foi feito?
Mudanças estruturais ligadas à internacionalização de um país levam décadas para surtirem efeito.
Essa obra faz parte de uma série compacta, cuja principal característica é apresentar ao leitor o conteúdo da área de microeconomia por meio de uma abordagem simples, permitindo fácil assimilação e rápida aprendizagem. Aqui, a metodologia didática e a concisão são os principais diferenciais.
"A obra busca oferecer um panorama das teorias econômicas da empresa voltadas para questões fundamentais, tais como: a forma pela qual a tecnologia de produção afeta o desempenho da empresa; o modo como se deve organizar a empresa, definindo o que a empresa vai produzir e o que ela vai contratar de terceiros; os problemas de governança suscitados pela separação entre gestão e propriedade; e o desenvolvimento das capacitações específicas da empresa.
"
"Este livro é uma leitura indispensável para entender as profundas mudanças sociais ocorridas no Brasil nos últimos anos. Marcelo Neri mostra que os grupos que conquistaram os maiores aumentos de renda a partir de 2003 foram exatamente os que antes foram mais marginalizados: as mulheres, os negros, os analfabetos e os nordestinos. Além de revelar, por meio do Índice de Felicidade Futura, o que mudou na vida das pessoas, com a ascensão de milhões para a classe média, e que o povo brasileiro é o que mais acredita em um futuro brilhante." Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, 2003 a 2010.
Baseado em histórico seminário realizado na Casa das Garças, Estado da Economia Mundial: Desafios e Respostas - Seminário em Homenagem a Pedro S. Malansurgiu com o intuito de celebrar os 70 anos do renomado economista brasileiro. Nomes vultosos da economia mundial compõem o quadro de autores deste compêndio ímpar. Dividido em quatro sessões, ele se abre com um debate sobre a atual crise econômica da Europa a partir de apresentações de economistas de renome da Alemanha, Inglaterra e Itália. Os desafios do desenvolvimento na América Latina e na Ásia, com particular ênfase nos dilemas da China, são o objeto da segunda sessão. Na terceira sessão, Fernando Henrique Cardoso discute os desafios e oportunidades do Brasil atual. O ex-Ministro da Fazenda dos EUA, Larry Summers, o atual vice-presidente do Banco Central dos EUA, Stanley Fischer, e o presidente do JP Morgan Chase International, Jacob Frenkel, debatem na quarta sessão os principais temas da governança financeira mundial após a Grande Recessão e a emergência dos BRICS no cenário internacional. Por meio de apresentações claras e debates esclarecedores, a obra oferece ao leitor brasileiro um quadro abrangente dos principais temas da economia mundial contemporânea, seus dilemas e possíveis soluções.