"Como ensinar crianças e jovens a ler e a escrever como quem saboreia o prato mais gostoso? Apoiado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, este livro almeja produzir saberes e sabores, sobretudo sociais, nos atos da leitura e da escrita, que favoreçam a construção de cidadãos críticos e agentes de emancipações. Motiva a realização de produções divertidas e inteligentes, que enriqueçam o repertório linguístico e de compreensão de mundo.
Esta inusitada oficina retoma o conteúdo apresentado pelo autor na bem-sucedida obra Escrever é divertido, publicada pela Papirus em 1999, e amplia seu repertório, oferecendo um generoso cardápio com 60 atividades, servidas em três momentos: entradas de sensibilizações para o ato de escrever; pratos principais de produções criativas avançadas; e sobremesas de estímulos ao deleite da leitura.
Você, professor, será o chef desta apetitosa experiência de aprendizagens, e seus alunos, os protagonistas das descobertas propiciadas pela leitura e pela escrita!"
Fábrica de Palavras traz 100 desafios para trabalhar a consciência sobre as letras, dígrafos, fonemas, sílabas, rimas e aliterações para a construção de palavras faladas e escritas. As atividades têm diferentes graus de dificuldade e podem ser usadas por adultos ou crianças; individualmente ou em grupo; nas salas de aula, entre amigos e familiares; e nos atendimentos fonoaudiólogos e psicopedagógicos.
Este livro reúne ensaios assinados por Claudio de Moura Castro, reconhecido especialista em educação, quase todos publicados em sua coluna na revista Veja. Alfabetização, educação básica, ensino superior, inovação, formação profissional e mercado de trabalho são alguns dos temas tratados sob o olhar apurado do autor, buscando analisar e entender a educação brasileira.
Esta obra parte da compreensão de que a experimentação corpórea e sensorial é importante para o amadurecimento físico e mental da criança. O autor destaca que jogar ajuda a crescer, ajuda a conhecer-se, ajuda a aprender e, portanto, fazer as crianças jogarem com o corpo é uma ação fundamentalmente educativa. Com base nessa afirmação o autor apresenta uma rica gama de exercícios e jogos motores extraídos de longa experiência prática escolar com crianças, tanto de ambientes equipados com muitos recursos, quanto na sala de aula, apenas com música e poucos materiais improvisados ou adaptados.