Sabe-se que independente da razão médica pela qual uma pessoa é hospitalizada esta será para ela uma experiência de incertezas e apreensão deixando vulneráveis o paciente e sua família. A quebra da rotina o afastamento das pessoas prOximas e queridas o contato com um ambiente desconhecido e marcado por regras prOprias assim como a dependência de cuidados alheios e a suspensão dos projetos de vida caracterizam a hospitalização como uma situação ameaçadora e geradora de ansiedade. A submissão a repetidos procedimentos dolorosos no hospital é referida pelas crianças como um dos aspectos mais difíceis de sua internação ou enfermidade e não raro ocorrem respostas de stress como choro grito ou tensão muscular. A internação é sentida de maneira invasiva visto que será trabalhado com o emocional da criança que se sente exposta não sO pela doença como também pelo profissional que a apalpa injeta corta subtrai esperanças cria restrições ou dita normas.Deste modo diante dos comportamentos apresentados pela criança no ambiente hospitalar percebe-se a necessidade da equipe de saúde em dar atenção não somente para a saúde física mas também atenção para os cuidados com as necessidades emocionais e sociais que a criança apresenta. Afirma-se então a necessidade e importância de uma preparação psicolOgica para crianças em situação pré-cirúrgica.Assim este livro tem o objetivo de preparar a criança para o procedimento cirúrgico ao qual será submetida de modo a permitir que ela tenha informações sobre o procedimento previamente por meio de um recurso lúdico que promova reflexões e esclarecimentos que possam diminuir a ansiedade frente ao desconhecido.
Questões referentes à cultura de paz e à educação para a paz têm sido objeto de estudos desde o início do século XX. Mas pensá-las como perspectiva da humanidade e como possibilidade pedagógica na educação torna-se cada vez mais fundamental hoje. As diversas formas de violência diretas e estruturais, que vão desde a intolerância e as agressões físicas até a pobreza e a desigualdade social, compõem um cenário complexo e difícil de ser abordado adequadamente em nosso tempo. Para isso, este livro busca na complexidade e na transdisciplinaridade as bases para interpretar tantos fenômenos presentes na reflexão sobre a paz e a violência. Desse caminho se abrem outros importantes temas para discussão no campo educacional, como valores e direitos humanos, conflitologia e ecoformação de maneira integrada. No Brasil, desde 2018, a cultura de paz e a prevenção das violências estão inseridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de modo que fundamentar esse campo de saber é urgente e necessário para a qualificação das convivências escolares, isto é, para que haja mais diálogo, mais democracia e mais cidadania, aspectos centrais para o desenvolvimento da civilização.
"Do autor best-seller de O cérebro da criança, chega às livrarias o guia indispensável para estimular
seus filhos a se tornarem resilientes, corajosos e criativos
Você já passou vergonha em público com as pirraças de seus filhos? Ou buscou ensiná-los a comer melhor e a dormir na hora
certa, mas eles se recusaram a conversar? Ou talvez eles apresentem uma autoestima baixa e você não sabe como ajudá-los?
Esses comportamentos são típicos de crianças com um cérebro que diz não. Porém, é possível ensiná-las a desenvolver
uma atitude mais aberta e curiosa em relação à vida. Quando possuem um cérebro que diz sim, elas se tornam mais
confiantes, propensas a aproveitar oportunidades e a explorar o mundo.
Neste livro, o maior especialista em comportamento infantil Daniel J. Siegel e sua parceira Tina Payne Bryson, autores
best-sellers de O cérebro da criança, oferecem aos pais ferramentas, roteiros e atividades para ajudar crianças de todas as
idades a se tornarem mais positivas. Aqui, você aprenderá:
? Os quatro fundamentos do cérebro que diz sim ? equilíbrio, resiliência, insight e empatia ? e como fortalecê-los;
? O segredo para saber quando seus filhos precisam de um empurrãozinho leve para fora da zona de conforto ou de
segurança e familiaridade;
? Estratégias para lidar com comportamentos e estados emocionais negativos, como agressão e distanciamento;
O cérebro que diz sim é um guia imprescindível que vai ajudá-lo a desenvolver o potencial e a felicidade de seus filhos."
Fruto de sete anos de pesquisas e reflexões aliadas aos 26 anos de experiência na área educacional, a autora reúne na presente obra artigos e sugestões de atividades práticas, visando auxiliar na promoção de uma educação voltada para o desenvolvimento das competências socioemocionais.Inquietante e repleto de questionamentos, o livro propicia ao leitor uma viagem para dentro de si mesmo. Instiga que cada um se observe, sem máscaras e sem dublagens, permitindo aflorar sentimentos, assim como desabafa e expõe suas próprias observações e emoções.Por meio do autoconhecimento e do pensamento crítico, da poesia e afetividade, do olhar atento ao ser humano com respeito às diferenças, é possível vislumbrar um mundo menos egoísta, mais autêntico e solidário.Ao afirmar que educar é um exercício constante de reflexão e desenvolvimento da criatividade, a autora propõe um trabalho dinâmico, baseado em atividades interativas. Para tal, apresenta práticas da Educação Infantil ao Ensino Médio, aulas e projetos que já foram desenvolvidos com sucesso para inspirar os docentes em seus planejamentos.
O interesse de Vigotski em investigar e desafiar os paradigmas vigentes, aliado ao contexto cultural e histórico de sua época, culminou em suas produções complexas e inovadoras; seu legado marcou a história da psicologia e da educação. Mesmo nos dias de hoje, sua obra ainda se mostra surpreendentemente contemporânea.
A partir dos pressupostos da Teoria Histórico Cultural, os autores discutem a realidade da inclusão nas instituições escolares brasileiras, tecendo reflexões sobre o processo educativo contemporâneo em diferentes contextos de ensino.
"O psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, traz nesta fantástica obra sua ampla experiência, para entendermos por que os pais, apesar de amarem profundamente seus
filhos, não estão conseguindo torná-los pessoas mais capazes, felizes e equilibradas. E, por que, em muitos casos, as boas intenções dos pais têm criado crianças e jovens egoístas, instáveis e interesseiros.
Temas polêmicos como liberdade, privacidade, novas formações familiares, dentre muitos outros são vistos de forma franca,
clara e didática.
Uma leitura indispensável para todos aqueles que possuem a desafiadora tarefa de educar."
Educando para Parúsia apresenta a responsabilidade que todos nós - adultos responsáveis - temos em educar, preparando e educando esta nova geração para a terra prometida, o Quinto Império - BRASIL.PARÚSIA é apresentada como a terra prometida, um novo mundo para a humanidade.Os adultos responsáveis têm um grande desafio, que é o de educar e orientar esta nova geração para o amor pelo nosso país, o respeito às diversidades e o cuidado com a natureza - entre tantos outros temais atuais que contribuem para a cidadania -, comprometendo-se com o bem estar e a qualidade de vida dos brasileiros.O Brasil é a terra abençoada e prometida, onde corre o leite e o mel, promovendo riqueza espiritual e material, para que todos os povos unam-se nesse ideal.
Autoridade no assunto, a renomada psicóloga, educadora e mãe de sete filhos Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e concebeu um programa altamente eficaz em que a disciplina é ensinada de uma maneira respeitosa e encorajadora, tanto para as crianças como para os adultos.Uma das frases mais populares da autora é: De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior? A chave da Disciplina Positiva é a não punição, enfatiza ela, que defende o respeito mútuo. Jane ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança de bebês a adolescentes rebeldes possam aprender cooperação e autodisciplina sem que sua autoestima e dignidade sejam prejudicadas. Alinhada com as diversas mudanças na forma de educar os filhos ocorridas nas últimas décadas, esta obra foi atualizada e contempla por exemplo o fato de atualmente cada vez mais homens se engajarem em seu papel de pais, além de abordar os perigosos efeitos da superproteção, outra questão contemporânea que merece atenção.Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.
Livro ideal para profissionais da educação, pais e todos os responsáveis pelo processo de educar pessoas, conhecendo exatamente as dimensões que o humano possui na teia complexa da vida, que é o aprendizado.
Qual o motivo que determinadas pessoas aprendem e outras não? Muitos fatores foram estudados, várias estratégias metodológicas foram aplicadas, porém uma inesgotável, sem dúvida nenhuma, é a biologia do afeto para acolher o humano que tem expectativas e curiosidades do que virá a aprender.
É um livro para todos, com linguagem fácil, mostrando como a Neurociência pode ser aplicada em sala de aula, pelo funcionamento dos estímulos cerebrais, despertando inteligências com a biologia do afeto e amor, criando vínculos e conquistas solidárias em nosso cotidiano, por meio da observação, interação e acolhida a todos que aprendem.