Tudo começou no dia em que a designer de produtos e de interiores Rafaela Oliveira estava atrasada para trabalhar e procurava uma camisa no armário. Depois de muito tempo perdido, a peça foi encontrada bem no fundo de uma prateleira e, ainda por cima, toda amassada. Naquela manhã, ela prometeu nunca mais deixar a bagunça tomar conta de sua vida e, com uma meta de organização e alguns dias de esforço, organizou a casa toda. O resultado foi tão satisfatório que a Rafa decidiu se aprofundar no assunto: leu várias revistas, muitos livros, posts na internet sobre organização e fez um curso para se certificar como personal organizer. E todo esse interesse resultou no blog Organize Sem Frescuras, criado em 2012, e o canal no YouTube de mesmo nome, onde ela conta um pouco de suas experiências com a organização. Agora, neste livro, ela busca ajudar a todos que queiram fazer o mesmo que ela: deixar a casa linda, organizada e a vida muito mais prática!
Este é um livro de referência sobre a arquitetura expositiva, a atividade de planejar e ressignificar o espaço onde uma exposição é construída. César Sartorelli define essa linguagem arquitetônica, relacionando-a à história da museografia, e a seguir analisa a trajetória de duas grandes arquitetas curadoras brasileiras: Lina Bo Bardi (1914-92) e Gisela Magalhães (1930-2003). Ao detalhar as principais exposições de cada uma em ordem cronológica, busca estabelecer similaridades e diferenças. Leitura fundamental para arquitetos, curadores e artistas.
Cadas Abranches, dono de uma das pranchetas mais elogiadas da arquitetura contemporânea brasileira, este carioca buscou na sua natureza o talento para arquitetar. Seus projetos residenciais são despojados e contemporâneos, privilegiam o contato com a paisagem e usam essencialmente materiais naturais como pedra e madeira. Este livro comemora os 38 anos de sua trajetória profissional. Com uma edição bilíngue e luxuosa, com 336 páginas, editada e publicada pela Zeta Editora, o livro reúne 21 projetos entre casas de campo e de praia nas regiões serranas do Rio de Janeiro e Minas Gerais, casas de praia em Angra dos Reis, Búzios e Rio de Janeiro, além de apartamentos no Rio e São Paulo. Diferente dos demais livros disponíveis no mercado, o exemplar de Cadas Abranches traz a história dos projetos de uma forma muito pessoal, com Cadas contando suas percepções sobre cada um, dando todos os detalhes: do desenho a escolha dos materiais.
O presente manual tem como principal objectivo sugerir medidas básicas para a prática de uma arquitectura sustentável. Destina-se a estudantes e profissionais de arquitectura e engenharia, sendo também acessível ao público com alguma preparação técnica na área da construção. Tendo em conta o clima, os recursos naturais e o contexto socioeconómico, são traçadas, de forma simplificada, estratégias de boas práticas de projecto. Foi elaborado com o apoio da CPLP, a comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sequência do projecto europeu SURE-Africa (Sustainable Urban Renewal: Energy Efficient Buildings for Africa). Este projecto foi implementado para aprofundar e disseminar o conhecimento existente em países de língua oficial portuguesa, na área da arquitectura sustentável - em particular no que se refere ao projecto bioclimático e eficiência energética em edifícios, contribuindo para a melhoria das con¬dições de habitabilidade do espaço construído. Nesta fase do projecto, que decorreu entre 2012 e 2014, foram participantes a Universidade de Timor Lorosae, o Ministério do Ambiente da República de S. Tomé e Príncipe, e três instituições académicas europeias - o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e a Universidade de Lund (Suécia).
Este livro apresenta 103 monumentos antigos e modernos que, a um só tempo, transmitem a visão arquitetônica de cada civilização nos cinco continentes. Ilustrações em corte 3D desvendam fascinantes castelos, palácios, templos, museus e arranha-céus que moldaram a história mundial. Escritos por especialistas, os textos revelam as principais características das construções. De pontos de referência a destinos menos conhecidos, inclui edifícios raros, elegantes e renomados, e locais considerados Patrimônios da Humanidade pela Unesco.