"Não existe criatividade na repetição. ""O que você vai ser quando crescer?"" é algo que repetimos automaticamente, sem nenhuma crítica. É romântico e talvez ingênuo demais acreditar que essa pergunta ensina a sonhar. Sequer favorece nossos sonhos. Está carregada de um milhão de expectativas e caminhos predefinidos sobre o que é ""ser alguém na vida"". O século 21 com sua aceleração exponencial fez transformar-se em hábito essa insistente projeção para o futuro, com a qual perdemos a oportunidade de viver a infância como ela deve ser. O livro ""Pare de perguntar o que seu filho vai ser"" , da psicóloga Bianca Solléro, é um convite para um reposicionamento nosso perante nossos filhos. Uma via para possibilitar acomodar a infância e as relações familiares, de uma forma mais leve e criativa, no mesmo espaço e no mesmo tempo que operam este louco cenário, porém não com a mesma velocidade. Bianca Sollero é psicóloga e pesquisadora do modelo mental infantil. Arte terapeuta, consultora em educação criativa e tutora do programa ?Criando Crianças Criativas?. ""Pare de perguntar o que seu filho vai ser"" é seu primeiro livro pelo selo ""Filhos Melhores para o Mundo"", iniciativa conjunta das editora Literare Books Internacional e EFeditores, que já publicou ""A mamãe coach"", bestseller da autora inglesa Lorraine Thomas, e do recente ""Elétrico"", do escritor Eduardo Ferrari, sobre a visão de mundo de uma criança com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). "
"Com mais forte razão dever-se-ia distinguir a psicologia pedagógica da pedologia.
A pedologia (Child study, na Inglaterra) tem por finalidade reunir em um todo
sistemático, o conjunto dos conhecimentos sobre a natureza e o desenvolvimento da
criança. Esta ciência difere da psicologia pedagógica, não só pela maior extensão de
sua matéria como por seu objeto formal. Há, entre estes dois ramos de conhecimentos,
diferenças análogas às que distinguem a antropologia da medicina; a pedologia é uma
ciência especulativa e não exclusivamente normativa, como a psicologia pedagógica.
?A psicologia pedagógica, ciência positiva dos fenômenos psicológicos em suas
relações com os problemas pedagógicos, não é, pois, a arte da educação, mas a ciência
psicológica orientada para a arte da educação. Esta nota tem sua importância no intuito
de evitar confusões prejudiciais. A ciência, mesmo quando tem por fim estabelecer
regra de ação, permanece especulativa e universal; por conseguinte, o caso concreto
contém sempre aspectos que a lei científica negligencia. Se a ciência do médico ou do
engenheiro fossem aplicadas sumariamente aos casos concretos, sem considerar o que
a abstração científica eliminou, as pontes ruiriam e os remédios matariam. Um autor
moderno desenvolve com muita precisão este pensamento: ?O domínio da ciência é
a abstração. Quando ela excede este domínio e invade o da arte, expõe-se a graves
inconvenientes: é então que ela pode fracassar. Não que a matéria da arte (A realidade
concreta) escape às leis da ciência. Nem se diga que a arte não recebe ou não deva
receber a direção da ciência, mas o que se afirma, é que esta não pode proporcionar
à arte senão uma orientação. O objeto da arte é a ação, o da ciência, a especulação?.
Todos os que se dedicam à pedagogia científica devem ter sempre presentes estas
observações. A criança e o adolescente, são realidades complexas, entre todas, cujo
manejo apropriado exige o maior tato. O educador esclarecido deve ter, por ideal, o
hábil construtor que não é exclusivamente um empírico nem um cientista, mas que se
esforça para reunir as qualidades de um e de outro.
Em sua notável obra pedagógica, W. James expende algumas observações, das
quais muitos se têm apoderado para incriminar a introdução da experiência na arte da
educação:
?A psicologia é uma ciência; a educação, uma arte... Jamais as artes se originaram
diretamente das ciências. É através de um espírito engenhoso, capaz de pôr em
ação sua originalidade, que se abre o caminho à aplicação da ciência. É tão difícil ao
educador como ao chefe militar saber o que quer e o que pensa, o que sabe e o que
ignora, o inimigo respectivo. A adivinhação e a intuição, e não a pedagogia geral ou a
ciência estratégica, constituem em casos tais os únicos auxiliares... Não se pregue, em
vista disso, como um dever indeclinável a necessidade de se ocupar da psicologia, nem
se vá impô-la como regra aqueles que consideram esse estudo um peso insuportável?.
"
Os mitólogos falam dos deuses como potências, e com isso certamente querem dizer aquilo que gostamos de nos referir como arquétipos, modos de ser e de funcionar. Os deuses presidem sobre áreas da existência, áreas da experiência do ser e do não ser, mas isso ainda não é muito exato: os deuses não são pedaços da realidade, eles são, cada um, uma realidade inteira ou um cosmos. Então, um deus é um mundo todo, e estudamos e olhamos para essas imagens em busca do que elas podem nos dizer a respeito de nós mesmos e dos mistérios que nos envolvem. Eles são, e James Hillman também sempre insistiu nisso, metáforas.
Este novo livro da Coleção Avaliação Psicológica traz conteúdo baseado nos últimos avanços em pesquisa e discute os melhores métodos e instrumentos de avaliação para psicólogos que atuam nos contextos de saúde e hospitalar. Escrita por especialistas brasileiros, esta obra enfatiza a relação entre a teoria e a prática, sendo essencial para estudantes e profissionais da psicologia, bem como para pesquisadores de áreas afins, como medicina, enfermagem e nutrição.
Se alguém perguntasse agora quem é você, qual seria a resposta? É cada dia mais importante se conhecer para compreender melhor seus potenciais e seus pontos de desenvolvimento para ampliar sua inteligência emocional, criar estratégias para lidar melhor com as pessoas, aprimorar sua comunicação, enfim, para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Eneagrama é uma ferramenta milenar de autoconhecimento, que nos permite identificar aspectos fundamentais da nossa personalidade, compreender o que motiva nossos comportamentos e nos ajuda a construir um caminho de desenvolvimento e evolução, contribuindo para o nosso sucesso em todas as áreas. Este livro em forma de caixinha contém afirmações de cada eneatipo e perguntas de desempate, para você descobrir qual é o seu eneatipo e o das pessoas de sua convivência, de forma prática, leve e assertiva.
Você acredita que alguém possa ler a sua mente? Lior Suchard pode. Ele pode ler seus mais íntimos pensamentos, e sabe o que você vai dizer antes que você diga ? antes mesmo que você saiba que vai dizer! Aos seis anos, em Israel, Lior percebeu que tinha um poder mental extraordinário. Atualmente ele é conhecido em várias partes do mundo como um artista desconcertante e um mentalista sem igual, que surpreende a audiência por onde passa com seu talento singular para a leitura da mente, influência do pensamento e telecinese. Em Como ler mentes, Lior nos leva por sua incrível jornada através das maravilhas da mente humana, compartilhando tanto os segredos de suas performances e de sua própria história de vida, como estudos psicológicos. Suas técnicas e lições, ilustradas com elementos interativos, convidam o leitor a abraçar seu mentalista interior, aproveitar seus poderes mentais inexplorados e criar mudanças positivas em sua vida cotidiana. Repleto de ilusionismo, enigmas, quebra-cabeças e dicas práticas, este livro ajudará você a desbloquear os poderes ocultos de sua mente.
Esta é uma nova edição do primeiro livro sobre o trabalho já difundido e bem conhecido da Linguagem do Corpo, que deu base a todos estes anos de benefício para o público cada vez mais crescente de Cristina Cairo. Aqui você encontra a chave para a cura das doenças. Leia a descrição de como elas surgem e como devemos agir para eliminá-las sem o uso de drogas ou quaisquer instrumentos alternativos ou terapêuticos. Você aprende uma linguagem milenar sobre o corpo e compreende que as doenças e as formas do corpo são geradas pela própria pessoa por meio de suas emoções e suas crenças. É apresentado um grande número de doenças e suas respectivas explicações psicológicas, para você poder então analisar sua própria conduta, corrigindo-a e assim curar-se definitivamente de todos os males. Nesta reedição do livro lançado em 1999 pela Editora Mercuryo, acrescenta-se um anexo sobre a Dor de Cabeça e dois tópicos muito requisitados: Depressão e Síndrome do Pânico.
A psicóloga Maria Celia de Abreu propõe neste livro transformar visões e ideias preconcebidas a respeito do velho. Com exercícios de conscientização e exemplos práticos, a autora discorre sobre inúmeros assuntos pertinentes à velhice, como corpo, sexualidade, memória, perdas, luto e depressão. Fundamental para idosos, seus familiares, cuidadores, pesquisadores e para todos os que desejam envelhecer com saúde, autoconfiança e alegria
A presente edição sem ilustrações contém o texto completo do original. É dirigida especificamente àqueles que gostariam de ocupar-se profundamente com a documentação literária da evolução interior de Jung. Estará sem dúvida de acordo com a intenção de Jung se esta edição ajudar os leitores a tornar sua leitura mais proveitosa para seu próprio desenvolvimento.