"A PEDAGOGIA DA REBELDIA E NORTEADA POR RELACOES ESTABELECIDAS NAS SALAS DE AULA, GUIADAS PELO OBJETIVO MAIOR DESSE ESPACO, QUAL SEJA, A FORMACAO CIDADA, PRIVILEGIANDO A PRODUCAO DE LEITURA COMO VETOR DO ALCANCE DE TAL OBJETIVO.
NAO VOU ENTRAR NA ETIMOLOGIA DA PALAVRA, NEM BUSCAR O QUE O DICIONARIO, A INSTITUICAO DO DIZER, DETERMINA COMO INTERPRETACAO PARA REBELDIA. QUEM ESTA NA ESCOLA, QUEM JA ESTEVE, QUEM LIDA COM CRIANCAS, ADOLESCENTES E JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM QUE, POR VARIOS MOTIVOS, NAO ACONTECEU NA INFANCIA OU ADOLESCENCIA, QUEM JA FOI CRIANCA E ADOLESCENTE, SABE BEM O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA. O QUE PECO E QUE LANCEM A ESSA TERMINOLOGIA UM OLHAR CRITICO. E, OLHAR CRITICAMENTE, DIFERENTE DO QUE FICOU BANALIZADO NA SABEDORIA POPULAR, E BUSCAR OUTROS ANGULOS DE VISAO SOBRE O MESMO OBJETO.
VENHO DEFENDER A REBELDIA INERENTE A CONDICAO HUMANA, VINDA DE NOSSA FULCRAL INSATISFACAO SOBRE TUDO, UMA VEZ QUE SEMPRE ENCONTRAMOS TUDO SEMPRE PRONTO QUANDO NOS ENGAJAMOS A UMA DADA COMUNIDADE HUMANA E, NA VERDADE, QUEREMOS VER IMPRESSAS NESSE CENARIO AS NOSSAS PROPRIAS IDEIAS, DESEJOS, GOSTOS. SENDO ASSIM, BUSCAMOS DEIXAR AS NOSSAS CONTRIBUICOES, TRATANDO O QUE JA ENCONTRAMOS COM REBELDIA, OU SEJA, BUSCANDO AS NOSSAS SINGULARIDADES DA FORMA MAIS AUTORAL POSSIVEL, MESMO QUE LUTEMOS PARA NOS MANTER PERTENCENTES A UM GRUPO. SENDO ASSIM, TAL REBELDIA NAO PODE SER PENSADA EM TERMOS DE COMPORTAMENTOS NAO DESEJADOS OU ESPERADOS. PRECISA SER PENSADA EM TERMOS FILOSOFICOS E PSICOSSOCIAIS, NO SENTIDO DE CONSTRUIR CONDUTAS DE ESTAR NO MUNDO, DE SER COM O MUNDO, COM O OUTRO, COM O ECOLOGICO. SER REBELDE E EXPLORAR PROFUNDAMENTE A EXPERIENCIA HUMANA DE SER FANTASTICAMENTE DIFERENTE, UNICO, UNICA E MARAVILHOSAMENTE IGUAL A TODOS OS OUTROS MEMBROS DA ESPECIE HOMO SAPIENS.
NAS REFLEXOES AQUI TRAZIDAS, SAO APRESENTADAS ACOES DE PRODUCAO DE LEITURA QUE VISAM AO ENLEITURAMENTO DOS SUJEITOS LEITORES, CONSIDERANDO ESSE VIES DA REBELDIA. ASSIM, A REBELDIA E TOMADA COMO UM MODO DE LIDAR COM O PROCESSO DIALOGICO DO SUJEITO AUTOR COM O SUJEITO LEITOR, NO SENTIDO DE AMPLIACAO DE CONHECIMENTO DE MUNDO DOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM: DOCENTES E DISCENTES."
Autoridade no assunto, a renomada psicóloga, educadora e mãe de sete filhos Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e concebeu um programa altamente eficaz em que a disciplina é ensinada de uma maneira respeitosa e encorajadora, tanto para as crianças como para os adultos.
Uma das frases mais populares da autora é: De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior? A chave da Disciplina Positiva é a não punição, enfatiza ela, que defende o respeito mútuo. Jane ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança de bebês a adolescentes rebeldes possam aprender cooperação e autodisciplina sem que sua autoestima e dignidade sejam prejudicadas.
Alinhada com as diversas mudanças na forma de educar os filhos ocorridas nas últimas décadas, esta obra foi atualizada e contempla por exemplo o fato de atualmente cada vez mais homens se engajarem em seu papel de pais, além de abordar os perigosos efeitos da superproteção, outra questão contemporânea que merece atenção.
Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.
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Organizar o que está ao seu redor está diretamente relacionado ao encontro do ser, pois a organização permite que a vida seja mais leve interna e externamente. Neste livro, você encontrará dicas, listas e kits simples e rápidos para simplificar sua vida!
"Os dois grandes flagelos da educação brasileira, seja pública ou privada, são a indisciplina e a incapacidade de leitura e escrita dos alunos, que chegam aos anos finais do ensino fundamental sem as noções mais básicas do processo de alfabetização. Isso é resultado da maneira como foram alfabetizados, e de como o ensino da língua foi abordado pelos currículos do ensino fundamental. São seqüelas decorrentes da metodologia global socioconstrutivista e da abordagem sociointeracionista do ensino de língua portuguesa, ambas inteiramente contrárias à natureza neurobiológica do aprendizado da escrita e da compreensão leitora. Nesta obra, procuro trazer para a educação o que as ciências do cérebro, em especial a psicologia cognitiva e as neurociências da aprendizagem, têm descoberto sobre a natureza do aprendizado da leitura e da escrita, e esclarecer por que os alunos acabam chegando à universidade sem saber ler e escrever.
Sobre o autor:
Kátia Simone Benedetti (1970?) nasceu e Itatiba, no interior de São Paulo. Licenciou-se em letras em 1993, especializou-se em psicopedagogia (1999) e é mestre em música pelo Instituto de Artes da UNESP (2009). É professora de língua portuguesa da rede municipal de ensino de Itatiba desde 2001. É autora também de ?Dignidade ultrajada: ser professor do ensino público nos dias atuais? (2013) e de ?Eu, professora e Burnout: como o sistema público de ensino adoece professores dedicados e prejudica alunos interessados? (2016).
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Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta obra, consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores. Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação. Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição. Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência ? concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva. Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia. Nova edição revista.
O livro traz inspirações lúdicas para educadores e pais aplicarem com crianças de 0 a 5 anos, essencialmente. Na forma
de manual, a obra mistura teoria e prática na dose certa, para que as atividades propostas sejam desenvolvidas com eficiência
e responsabilidade em escolas e em espaços de educação não formal, bem como na recreação em família. Além disso,as atividades sugeridas são frutos de experiências bem-sucedidas dos autores e ? o que é muito importante ? devidamente aprovadas por elas, as crianças Relançado agora pela Phorte Editora, esta segunda edição do Manual de Atividades para Crianças Pequenas permite ao leitor visualizar a realização de diversas atividades por meio de vídeos ilustrativos.
Seu filho tem dificuldade de se concentrar em uma tarefa? Perde o interesse pelas atividades rapidamente e fica estressado quando não consegue o que quer? Talvez você pense que ele faz isso de propósito, mas e se houver outras razões? Isabelle Filliozat, mostra neste novo livro que as crianças de 6 a 11 anos, embora pareçam "crescidas", ainda não têm capacidade de assimilar muitas das nossas críticas e repreensões e, por isso, repetem os comportamentos que nos tiram do sério.Com uma visão científica do que se passa no cérebro das crianças, Meu filho me enlouquece! oferece propostas práticas para lidar com as situações mais comuns e desafiadoras do dia a dia. A abordagem amorosa da autora, baseada na convicção de que a educação não violenta é mais eficaz do que brigas, castigos e punições, inspira os pais a buscarem o que está por trás das atitudes agressivas e das reações exageradas dos filhos.
Ao abordar diferentes modalidades e práticas de registro na educação infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica, o livro dá visibilidade aos percursos de uma pesquisa-formação trilhada no movimento contínuo da escuta - compreendida como disposição, abertura e sensibilidade para reconhecer o outro, sua voz, sua expressão e sua identidade. Isso possibilita acolher e ser acolhido. Nascidas do diálogo entre universidade e instituição de educação infantil pública, as narrativas traçadas aqui resultam do exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos. Experiências, projetos, histórias de tempos, espaços e relações tecidas na docência, na gestão e na coordenação pedagógica revelam, por meio da prática do registro, diferentes saberes, múltiplas formas de pensar, organizar e fazer educação infantil, afirmando o protagonismo das crianças. O livro é voltado a todos os profissionais da educação infantil, além de pesquisadores da área da infância, da formação de professores e de políticas públicas, e também alunos de cursos de licenciatura, sobretudo de pedagogia.
Mais de 2 milhões de livros da série vendidos
A obra que irá revolucionar sua experiência em sala de aula!
Há mais de vinte anos, milhões de pais e professores têm usado as infalíveis estratégias da Disciplina Positiva para restaurar a ordem e a harmonia em seus lares e salas de aula. No contexto atual, em que os professores precisam competir com as distrações digitais para conquistar a atenção dos seus alunos, é urgente que cada educador esteja apto a promover habilidades básicas de resolução de problemas e criar uma atmosfera que amplie a aprendizagem.
Neste livro discutem-se alguns dos principais pressupostos teóricos da Psicopedagogia clínica e institucional, articulados a prática psicopedagógica por meio da análise e das discussões de alguns casos clínicos. Ressaltam-se o papel da supervisão para a formação do psicopedagogo, a importância da escuta psicanalítica e o processo de construção singular do diagnóstico por meio da formulação de diferentes hipóteses. Discute-se ainda a complexidade da intervenção integrada com o paciente, a família e a escola. A obra é destinada a psicopedagogos, alunos do curso de especialização de Psicopedagogia e profissionais interessados no campo de Educação, Psicologia e Psicanálise.