Ao ouvir falar em liderança positiva, algumas pessoas reviram os olhos em desdém imaginando que me refiro a Poliana, para quem a vida era repleta de unicórnios trotando sob um céu adornado por um arco-íris. A verdade, porém, é que não somos positivos porque a vida é fácil. Somos positivos porque a vida pode ser dura. Na condição de líder, você enfrenta toda espécie de desafios, adversidades, negatividade e testes. Haverá ocasiões em que lhe parecerá que o mundo conspira a seu desfavor e sua visão nada mais é que uma fantasia, algo fora da realidade. Situações assim apenas realçam o quanto a liderança positiva é essencial. Liderança positiva nada tem a ver com falsa positividade. Mas tem tudo a ver com coisas concretas que tornam grandes os grandes líderes. As pesquisas são claras. Ser um líder positivo não é apenas uma boa maneira de liderar. É o jeito certo de liderar se você deseja construir uma excelente cultura, unir sua organização diante da adversidade, desenvolver uma equipe conectada e comprometida, e alcançar a excelência e resultados superiores. Há um poder inerente à liderança positiva, e você pode utilizar o método, histórias e práticas deste livro para começar a se beneficiar, e a sua equipe, hoje mesmo.
A tecnologia criou a ilusão de que os trabalhadores de hoje estão altamente conectados, um ao outro, mas, na realidade, a conexão eletrônica pode fazer com que os funcionários se sintam isolados de seus colegas. O que eles mais desejam é uma sensação de conexão autêntica com os outros, que pode ser difícil de criar numa época em que a maioria das colaborações no local de trabalho acontece online. De volta às conexões humanas explica como os trabalhadores de hoje podem impedir que a tecnologia neutralize os relacionamentos necessários para ter sucesso dentro e fora do local de trabalho. Ele mostra como lidar com situações críticas de trabalho que não podem ser tratadas por mensagens de texto e tweets, incluindo gerenciamento de diversidade, resolução de conflitos e equilíbrio das necessidades da organização e de seus Funcionários. Com este livro como guia, os líderes podem promover conexões que criam, motivam e dão suporte às equipes que exercem suas atividades profissionais remotamente e também no local de trabalho. Back to Human foi Best-Seller do NY Times Best-Seller do Washington Post Livro do Mês no financial Times.
Todos nós colecionamos vitórias e derrotas na vida. A diferença está em aumentar as chances de vencer. Nada melhor do que os esportes de alta performance para ensinar isso. José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes fizeram uma abrangente pesquisa com atletas de Michael Phelps a Usain Bolt, passando por times como o LA Lakers de Kobe Bryant, o FC Barcelona de Lionel Messi e o New England Patriots de Tom Brady, e descobriram, a partir dos ensinamentos de grandes técnicos, uma fórmula incrível que pode fazer de você um campeão na vida e nos negócios. Neste livro, você aprenderá com técnicos de primeira grandeza, como Alex Ferguson, Bernardinho, José Roberto Guimarães, Marta Károlyi, Nick Saban, Pep Guardiola e Phil Jackson, o algoritmo da vitória.
Uma leitura imprescindível para gestores comprometidos com a transformação e futuros Líderes da Nova Liderança. Depois do sucesso de seus dois primeiros livros, o best-seller Felicidade dá lucro e O fim do círculo vicioso, Márcio Fernandes, eleito duas vezes pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil, conta como implantar a nova Filosofia de Gestão em sua vida, negócios e carreira. É possível construir uma trilha diferente para superar os desafios de gestão em Culturas Organizacionais (CO) impermeáveis e fazer surgir ? na empresa em que trabalha, em sua equipe ou no empreendimento que dirige ? uma Nova Cultura Organizacional (NCO): participativa, inclusiva, imparcial, dinâmica, transparente e altamente lucrativa para todos. O passo a passo de uma nova maneira de gerir está muito bem delineado neste manual prático, que oferece possibilidades para todos que querem planejar ou repensar sua trajetória. Simples e conectado, Filosofia de gestão tem o melhor de Márcio Fernandes.
Você é um líder porque quer fazer a diferença
e quer ter um impacto crescente nos outros. Você quer
mais tamanho e velocidade para sua organização.
Neste livro, ajudarei você a criar sistemas e estruturas
melhores que o ajudarão a chegar aonde deseja e a ser
mais rápido. Você já é um líder talentoso e dedicado.
Quero torná-lo mais eficaz.
Você verá esta afirmação com frequência no
livro: ?o tamanho e a velocidade de uma organização
são controlados por seus sistemas e estruturas?. Não
despreze essa importância.
No final de cada capítulo, você encontrará
algumas perguntas para estimular seu pensamento e
fornecer oportunidades para sua equipe discutir o
conteúdo. Não se apresse com essas perguntas.
Explore-as, reflita sobre as implicações e encontre
soluções que funcionem para você, sua equipe e sua
organização
Liderança é um dos aspectos mais importantes da nossa sociedade. No entanto, há uma tremenda discordância e confusão sobre o que significa liderança e se ela de fato pode ser aprendida. Como explica neste novo e poderoso livro Robert Steven Kaplan, professor da Harvard Business School, as qualidades de liderança não são algo que você tem ou não tem. Liderança não é um fim ou um estado de ser. Liderança tem a ver com o que você faz, ao invés de quem você é, e isso começa com uma atitude de dono. Kaplan conta histórias reais de sua própria experiência de trabalho com vários tipos de líderes que buscam melhorar sua eficiência e tornar suas organizações mais bem-sucedidas. Ele faz perguntas investigativas, propõe exercícios e sugere etapas de acompanhamento objetivas que ajudarão você a desenvolver suas habilidades, criar novos hábitos e levá-lo a alcançar seu potencial ímpar de liderança. ?Do que você realmente precisa para liderar? ajudará você a desenvolver sua capacidade de liderar, liberando seu poder de pensar e agir como líder.
O clássico que inspira líderes do mundo todo há incontáveis gerações ganha nova edição com amplos comentários históricos. Por mais de 2500 anos, A arte da guerra tem sido referência para líderes de diversas áreas do pensamento. Com suas táticas sobre como manobrar um campo de batalha, ganhar terreno inimigo e trabalhar com disfarces e subterfúgios, é um texto seminal da cultura chinesa que se torna cada vez mais acessível ao leitor ocidental. No entanto, engana-se quem pensa que a obra, considerada o maior tratado de estratégia de todos os tempos, restringe-se aos ensinamentos bélicos chineses. Composto por treze capítulos com versos simples e diretos, este é um livro antigo de sabedoria proverbial, que permite infinitas aplicações, inclusive nos negócios. Além do escrito base de Sun Tzu, a edição inclui uma seleta de seus mais importantes comentadores, que explicam a influência de A arte da guerra não só no militarismo, mas também na gerência administrativa e nas técnicas modernas de liderança.
Ter sucesso profissional depende de uma única pessoa: Você!
A mídia vem divulgando que a oferta de empregos está crescendo a cada dia que passa, mas, para conquistar um bom emprego é preciso estar muito bem preparado, para enfrentar uma verdadeira maratona, na hora de participar dos processos seletivos.
Foi pensando nisso que, depois de mais de 20 anos, orientando e preparando talentos, resolvi escrever este livro, para compartilhar com você, caro leitor, um pouco da minha experiência profissional, visando prepará-lo para o competitivo mercado de trabalho e para a escola da vida.
"O futuro dependerá do que fazemos no presente."
(Ghandi)
Com mais de 2 milhões de livros vendidos, Os 5 desafios das equipes é uma fabula envolvente, realista e prática sobre liderança. Patrick Lencioni usa sua capacidade de contar boas histórias para explicar por que certas equipes dão certo e outras não.
Recém-contratada, a CEO Kathryn Petersen precisa gerenciar um grupo de executivos que é desunido a ponto de afetar a empresa inteira. Será´ que ela resolverá os problemas de relacionamento, ou enfrentará resistência e será demitida?
Os cenários e personagens são bastante familiares, como o funcionário talentoso que não joga para o time; um gerente proativo que assume o trabalho dos outros e com isso não se dedica à própria função; e um executivo cuja maior ambição é roubar o lugar do chefe.
Ao longo da historia, o autor oferece instruções claras e diretas para superar os obstáculos que minam o trabalho em grupo: a falta de confiança, o medo de conflitos, a falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados. Ele também inclui um rápido questionário para que você possa avaliar a própria equipe e identificar o melhor caminho para retomar o sucesso.
Esta obra procura mostrar o caminho para aqueles que têm desejos grandiosos, mas não sabem como alcançá-los. As principais dificuldades do ser humano devem ser aqui abordadas e explicadas. Por exemplo, como se livrar da depressão, estresse, emagrecer, ser feliz, ser positivo o tempo todo, ter ótima relação com os filhos, ser feliz no casamento, enriquecer, ter sucesso, apresentar-se em público, vencer os medos, assim por diante.
Por que um número tão grande de equipes não consegue realizar aquilo a que se propõe? Em primeiro lugar, pela crença arraigada de que os seres humanos são indivíduos racionais; em segundo, pelo fato de muitos designers de equipes se esquecerem de levar em consideração a existência de dinâmicas sutis e inconscientes que influenciam o comportamento humano. Em geral, profissionais que trabalham com grupos e equipes coaches, consultores e executivos - se mostram bem alertas quando percebem gigantescos elefantes no ambiente de trabalho. Mas será que eles reparam na presença dos pequenos porcos-espinhos? Ao discorrer sobre proximidade social, o grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer tece uma interessante analogia entre o desconforto vivenciado pelos seres humanos e por esses espinhosos animais. Durante o inverno, os porcosespinhos se amontoam para garantir a manutenção do calor corporal, mas logo percebem que seus próprios espinhos ferem seus pares. Em contrapartida, quando se separam, logo sentem frio novamente. No final, depois de muito sofrimento, eles finalmente descobrem qual a distância ideal que devem manter uns dos outros para garantir, ao mesmo tempo, calor e conforto. Já para os porcos-espinhos da raça humana, a necessidade simultânea de proximidade e distância se revela a principal razão pela qual as pessoas geralmente consideram tão difícil trabalhar bem em grupos e equipes. Porém, nas organizações modernas tal habilidade se mostra absolutamente essencial; na verdade, a inexistência de funcionalidade nesta área pode custar muito caro para as empresas. No livro O Efeito Porco-Espinho, Manfred Kets de Vries demonstra que os treinamentos de liderança em grupo são ótimos espaços experimentais para as pessoas aprenderem a funcionar como equipes de alto desempenho. Seu modelo de treinamento, que incorpora estudos de caso reais, foi desenvolvido ao longo de mais de vinte anos de treinamento para executivos de alto escalão, e estabelece um alto padrão no campo de coaching de liderança de grupo.