O feito é melhor que o perfeito, diz o jargão. No livro O poder do óbvio, da Literare Books International, os escritores defendem uma ideia: faça o que é preciso, aquilo que é óbvio e que o levará um passo adiante na jornada para o sucesso. É fazendo o óbvio que você se prepara para fazer o seu melhor. É óbvio que é preciso estudar para conseguir se desenvolver. É óbvio que é necessário se planejar para que certas coisas se realizem. É óbvio que depois de criar um plano é necessário executá-lo. ?E fazer algo óbvio, ou deixar de fazer, é o que no final das contas define se você vai ter sucesso ou não, vai ser feliz ou não, vai realizar-se ou não?, declara Edgar Ueda, autor do best-seller Kintsugi, O poder de dar a volta por cima, no prefácio. Ou seja, muitas vezes, fazer o óbvio é fazer o necessário, o que não significa que as pessoas o façam. E é justamente esse impasse que é retratado no livro. Os autores abordam assuntos aparentemente óbvios, mas que ainda geram dúvidas sobre como devem ser executados. Por exemplo, todos sabem a necessidade de se desenvolver, seja profissionalmente ou pessoalmente, mas como fazer isso? Quais os caminhos? Além disso, eles falam sobre a importância de comemorar cada pequeno sucessso. Sendo assim, se dedicam a um resgate de aplicações acessíveis e familiares a todos, para conquistarem seus objetivos. O mundo dos negócios muda a cada momento, tornando-se um crescente complexo. As demandas exigirão sempre mais, e aquilo que está a nossa frente, o óbvio, que mudará tudo, requer concentração, foco, objetividade e disciplina. Muitas destas lições, variáveis e flexíveis, que se encontram na obra, podem e devem ser aplicadas atualmente. Os autores trazem de maneira abrangente, considerações pertinentes e essenciais ao cotidiano, desvendando o diferencial, para os leitores.
Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva ? que talvez você nem perceba que tem ? pelos arquivos de riqueza, 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são: ? Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você. ? O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem. ? A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade. ? O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade. ? Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida. Além disso, você aprenderá um método eficiente de administrar o dinheiro, estabelecendo sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha. E também descobrirá como aumentar seu patrimônio líquido ? a verdadeira medida da riqueza. A ideia é fazer seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar.
"Em uma pesquisa, 61% dos funcionários afirmaram que o estresse no trabalho os deixou doentes, e 7% disseram ter
sido hospitalizados. O estresse ocupacional custa aos empregadores norte- -americanos mais de US$300 bilhões
por ano e pode causar 120 mil mortes excedentes a cada ano. Na China, em torno de 1 milhão de pessoas morrem
por ano devido ao excesso de trabalho ? literalmente morrendo por um salário.
Isso não pode continuar.
Neste livro oportuno e provocativo, Jeffrey Pfeffer alega que muitas práticas modernas comuns de gerenciamento,
tais como longas horas de trabalho, conflitos trabalho-família e insegurança econômica, são tóxicas para os funcionários ? prejudicam o engajamento, aumentam a rotatividade e destroem a saúde física e emocional das pessoas ? ao mesmo tempo em que lesam o desempenho empresarial.
Ele argumenta que a sustentabilidade humana deve ser tão importante quanto a ambiental
Em Morrendo Por Um Salário, Jeffrey Pfeffer organiza uma grande variedade de dados e exemplos de todo o mundo
para expor a verdade estarrecedora sobre a vida profissional moderna: embora as organizações permitam práticas de gestão que adoecem e matam seus funcionários, essas políticas não aumentam a produtividade ou o lucro, criando assim uma situação em que todos perdem.
Explorando uma série de tópicos importantes, como demissões coletivas, seguro- saúde, conflitos trabalho-família, jornadas de trabalho excessivas, autonomia profissional e o porquê de as pessoas permanecerem em ambientes tóxicos, Pfeffer oferece orientação e soluções práticas que todos nós ? funcionários, empregadores e governos ? podemos adotar para melhorar o bem-estar no local de trabalho. Precisamos despertar para os perigos e os enormes custos das condições atuais. Pfeffer argumenta que Morrendo Por Um Salário é um apelo para um movimento social focado na sustentabilidade humana.
Ele deixa claro que o ambiente profissional é tão importante quanto o pessoal e, com este importante livro, abre nossos olhos e mostra como podemos tornar nossos locais de trabalho mais saudáveis e melhores."
Edição revista e ampliada de um dos maiores clássicos sobre tomada de decisão, escrito por Richard H. Thaler, ganhador do prêmio Nobel de economia, e Cass R. Sunstein. Todos os dias fazemos escolhas ? sobre o que comprar ou comer, sobre investimentos financeiros ou a educação e saúde de nossos filhos. Infelizmente, muitas vezes fazemos as escolhas erradas. Em Nudge, Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein explicam como podemos escolher melhor. Com base em décadas de pesquisas em ciência comportamental e usando diversos exemplos reveladores, os autores mostram que nenhuma opção nos é apresentada de forma neutra, e que estamos todos suscetíveis a tomar decisões ruins. Ao compreender como as pessoas pensam é possível, no entanto, estabelecer uma ?arquitetura da escolha? que facilita o reconhecimento das melhores opções para nós mesmos, nossa família e nossa sociedade, sem restringir nossa liberdade. Best-seller do New York Times ?Um dos poucos livros que muda de forma fundamental a maneira como pensamos sobre o mundo.? Steven D. Levitt, coautor de Freakonomics
As trajetórias da vida raramente são lineares, há inúmeras situações pessoais ou profissionais que improvisam curvas, subidas e descidas nos caminhos. A sabedoria com que cada um reage às mutações do itinerário é que faz a diferença. A Coleção Caminhos, Histórias e Legados traz narrativas de pessoas que foram escolhidas pela capacidade que tiveram de se manter em equilíbrio, com foco nos propósitos e sustentadas em valores. Com isso confirmam um legado que compartilham agora. Neste volume, Faruk El Khatib, filho de imigrante libanês, herdou do pai a coragem, o espírito empreendedor e a perseverança. Desejou cursar medicina, mas fez administração. Foi também vendedor e gestor do mercado editorial, educacional e de comunicação. Entre erros e acertos, Faruk ajuda a entender o valor dos bons relacionamentos e a importância de recomeçar sempre.
As grandes crises financeiras das últimas décadas colocaram à prova os sistemas de medição e controle de riscos de diversas empresas e instituições financeiras, tornando fundamental o entendimento sobre como lidar com a gestão de risco. Este livro aborda o risco em diferentes perspectivas, trazendo sempre metodologias e ferramentas para auxiliar os gestores, tanto da área corporativa quanto do mercado financeiro, a tomar decisões mais eficazes a fim de obter benefícios para as empresas e para a economia nacional. Entre os temas propostos, esta obra discute as crises financeiras e seus impactos no Brasil e no mundo, define os principais tipos de risco (bem como a diferença entre risco e incerteza), fala sobre o risco de mercado e propõe ferramentas para lidar com ele, trabalha as questões relacionadas ao crédito e suas metodologias de cálculo e traz um debate sobre os riscos operacionais (sua estrutura e gerenciamento), além de tratar do compliance e do risco reputacional, temas tão relevantes para a saúde da economia e dos cidadãos. Trata-se de leitura essencial para quem quer administrar de forma consciente os riscos financeiros e ter uma visão ampliada da economia.
Com ares de superioridade e impulsividade, sem sentir afeto por ninguém, nem culpa pelo que fazem, os psicopatas vão de degrau em degrau destruindo vidas. Vistos como pessoas fortes e destemidas, tendem a impressionar logo de cara e, por conta disso, são considerados capazes de transpor facilmente os desafios corporativos. São seres com alta capacidade de sedução e grande habilidade para manipular. Podem parecer "normais" e até encantadores, mas são doentes, de corpo e alma. Pessoas sem piedade, sem respeito e misericórdia pelos demais. Assim são descritas algumas das características do psicopata, que pode estar (e, via de regra, está) entre as pessoas do nosso convívio. Como identifica-los? Como agir quando somos alvos e vítimas de suas idiossincrasias e maldades? Como conviver no ambiente de trabalho sem sofrer dia após dia é a proposta principal desta obra, que nasce da experiência de trinta anos de uma executiva que conhece os bastidores, o placo e a plateia do mundo corporativo. Amália Sina explora neste livro os detalhes das mentes e das ações dos psicopatas com quem conviveu, convive e, por certo, conviverá. Com certeza, entre os protagonistas e depoimentos anônimos, você reconhecera várias semelhanças com os seus colegas de trabalho.
Além de serem considerados mestres no que faziam, o que Mozart, Leonardo da Vinci e Thomas Edison têm em comum? Como foi que alcançaram a excelência? Que escolhas fizeram com que se destacassem tanto de seus contemporâneos? Após realizar um grande estudo de várias personalidades fascinantes e bem-sucedidas - entre políticos, estrategistas, artistas, cientistas e inventores -, Robert Greene percebeu que todas essas pessoas, independentemente de sua área, da cultura a que pertenciam ou do momento histórico, seguiram um padrão similar em suas conquistas. E concluiu que o caminho para a maestria pode ser percorrido por qualquer um de nós. Neste livro, Greene examina pesquisas recentes sobre cognição e criatividade, e derruba os mitos da sorte e da genialidade inata, propondo uma maneira radical de examinar a inteligência humana. Ele explica o que é necessário para uma pessoa comum se tornar um mestre: a capacidade de se dedicar totalmente a um tema de seu interesse, a insistência em um aprendizado contínuo e focado, a liberdade criativa adquirida com o domínio da habilidade e a coragem de ser diferente e enfrentar desafios. Se outras obras descreveram o que acontece com o cérebro depois de 10 mil horas de estudo e prática, Maestria revela o que sucede depois de 20 mil horas - o ápice atingido por Einstein, Darwin e por nove mestres contemporâneos entrevistados para este livro.
Com moderno projeto gráfico, essa nova edição da obra foi totalmente revista e adaptada à realidade do aluno e profissional brasileiro, com exemplos de práticas empresariais e legislação afim em vigor em nosso país. Sem perder as características dos livros da série Essencial texto conciso, simples, mas abrangente , a obra ganhou, além de um acréscimo em conteúdo, material de apoio na Internet. Estão disponíveis, por exemplo, as respostas do Conheça os conceitos para todos os usuários cadastrados no SaraivaUni, além de informações sobre o livro. A obra analisa as principais funções da administração para que o leitor seja capaz de descrever as exigências e desafios do executivo moderno, de modo que ele se torne um profissional globalizado e empreendedor, conheça as tendências da Administração, planeje sua carreira e domine as habilidades e competências necessárias.
Ser bem sucedido na arte de administrar não precisa ser privilégio de alguns poucos que parecem ter nascido para o mundo dos negócios, ou que fizeram sua carreira em grandes empresas. Afinal, administrar faz parte da vida, e está presente no dia-a-dia de todos nós. Desde o momento em que acordamos e tomamos as decisões mais simples, como que roupa vestir ou qual meio de transporte utilizar para chegar ao trabalho, fazemos uso das ferramentas essenciais da administração. Compreender estas ferramentas e saber utiliza-las bem pode ser a chave para fazer seu negócio ou sua decolarem. Em linguagem singela e com exemplos reais de empresas brasileiras, "A essência da administração - conceitos introdutórios" é mais do que um simples livro de introdução à administração.
Durante anos, a Administração foi considerada uma atividade paralela e apenas complementar ao comando das organizações, em geral, e das empresas, em particular. Surgida no início do século passado como uma ciência focada na busca da eficiência do trabalhador de chão de fábrica, provocou uma verdadeira revolução no mundo organizacional. Envolveu a organização como uma totalidade, em um amplo processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, posteriormente abrangendo também as pessoas e os grupos sociais como atores e protagonistas do processo. Tudo dentro de uma abordagem prescritiva e normativa de como se deve fazer. Com o passar do tempo, absorveu o estruturalismo da sociologia organizacional e o behaviorismo da psicologia organizacional, incorporando também os conceitos básicos da teoria de sistemas e abrindo seus horizontes para o ambiente e o mundo globalizado - palco dos desafios atuais em termos de complexidade, mudanças e transformações rápidas, e da incerteza e imprevisibilidade delas resultantes. Ainda captou conceitos da relatividade da física quântica e assumiu o caráter da conectibilidade e da contingencialidade, tendo predominância cada vez maior dos aspectos intangíveis sobre os tangíveis e da tecnologia da informação. Hoje, a administração é a melhor maneira de tornar as organizações mais integradas, flexíveis, inovadoras, competitivas e sustentáveis, e de as conduzir em direção ao seu futuro. Nesta nona edição, foram incluídos conceitos amplamente discutidos, como competitividade e competências essenciais, criação de valor, responsabilidade social, sustentabilidade, inovação, ética e governança corporativa, dentre outros, que fazem parte da agenda do administrador moderno. É leitura importante para estudantes de Administração e indicada a empresários, dirigentes, executivos, consultores, gestores e especialmente profissionais que têm o destino e o futuro de organizações nas mãos.