Uma explosão de imagens multicoloridas que se sucedem em um ritmo musical, sedutor, e nos fazem ter vontade de dançar, mexendo com nossos sentidos e nos envolvendo, arrepiando a nuca, trazendo à boca um gosto meio doce, meio ácido, que nos faz descobrir novos sentimentos e significados. Assim é a poesia de Bruna Lombardi: cheia de sentidos, intensa, sinestésica, visceral. Feminina. Sensual. Palavras que transcendem e nos transportam a universos particulares, plenos de emoção.
Ao longo dos anos, a obra de Bruna Lombardi conquistou a admiração do público, o reconhecimento da crítica e o elogio de escritores renomados como Ferreira Gullar, Mário Quintana, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, consagrando-a como um dos nomes mais relevantes da poesia contemporânea.
Agora reunidos em um único volume, No Ritmo dessa Festa (1976), Gaia (1980) e O Perigo do Dragão (1984) trazem de volta a impactante e intensa poesia da autora, que consegue equilibrar, em doses magicamente combinadas, a explosão de sentimentos com o rigoroso e preciso domínio da métrica, do ritmo e da linguagem.
Nesse grande desenho onde se misturam palavras, ações e imagens, percebemos a amplitude que nos transporta para um universo maior. Não há como ficar indiferente à poesia de Bruna, ao mesmo tempo doce e provocante, íntima e universal, suave e hipnotizante. Seu dom com as palavras faz tudo parecer fácil e simples, mas sabemos que a simplicidade é uma das mais árduas e difíceis conquistas.
A ambição é uma faca de dois gumes. Ela tanto pode levar uma pessoa a grandes conquistas como deixá-la perdida em um caminho estreito e escuro, onde a felicidade é de plástico e o sucesso é mera ilusão. Se a ambição não for controlada, ela controla o indivíduo. E. quando se der conta de quão longe foi por ela,perceberá que perdeu tudo o que realmente importa nesta vida: família, sonhos, dignidade, liberdade e a chance de consertar tudo.
Benjamim era um contador competente, com carisma e inteligência para ter uma vida tranquila e segura ao lado da mulher que amava e dos filhos. Mas ele queriamais. Queria tocar o céu. Não foi capaz de controlar a chama ardente da ambição que, em companhia da sua vaidade, o deixou cego e o fez apostar tudo num jogo sem volta com seu destino.
Assim Benjamim perdeu tudo e, consequentemente, se transformou num homem triste e solitário. Então um sentimento começou a preenchê-lo, completando o abismo gélido que se criou em seu ser, esse ainda mais perigoso e traiçoeiro que a ambição: o ódio. Por fim, a vingança se tornou o único lugar que ele queria estar.
Vivemos em um momento em que tudo acontece e se espalha muito rápido. Em época de Twitter e outras mídias sociais, as pessoas cada vez tem menos paciência para textos ou mesmo vídeos longos.
Nesse cenário, Ciro Pellicano lança seu terceiro livro, que aborda a relação conturbada com a tecnologia, redes sociais e selfies em frases e microtextos que criticam com bom humor os modismos , lugares comuns e a superficialidade dos relacionamentos atuais
O livro tem capa, projeto gráfico e ilustrações feitos pela premiada ilustradora e designer Laura Salaberry.
A obra faz uma reflexão sobre as personagens femininas dos romances de Graciliano Ramos S. Bernardo, Angústia e Vidas secas. Uma investigação, na trama dessas obras, sobre a atuação feminina que aos poucos vai subvertendo e pondo em xeque a lógica do mundo masculino, à medida que as figuras femininas passam a interpretar o papel de questionadoras do cerceamento imposto pelos homens. Uma discussão mostrando que o choque com a ordem patriarcal, nos primeiros decênios do século XX, levou essas mulheres da ficção graciliânica a prefigurarem algumas conquistas que só se tornariam realidade alguns anos depois.
Por que uma antologia so de contos de mulher? A primeira vista, a ideia parece nao se justificar, principalmente porque acredito que artistas, no trabalho, nao tem sexo: sao artistas. Acontece que a mulher, nao apenas quantitativa mas qualitativamente, vem cada vez mais ocupando uma posicao de destaque na nossa literatura. Essa antologia visa, portanto, apontar, marcar a fecundidade de sua producao. O ponto de partida foi selecionar escritoras vivas e que ja tivessem livros publicados. A coletanea foi feita, ordenada alfabeticamente, pretende tracar um panorama da literatura feminina brasileira. Missao cumprida. Aos leitores, o julgamento.