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Ser docente, mais do que nunca, tem sido uma luta diária para conseguir proporcionar um ensino de qualidade aos alunos.
Muitos de nossos estudantes finalizam o Ensino Médio afirmando que "não sabem português direito" e, principalmente, concluem a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) tendo explorado minimamente os recursos da heterogeneidade linguística, dispondo de pouco contato com as reflexões sobre os valores sociais atribuídos às variedades linguísticas. Com o intuito de poder refletir sobre as causas dessa situação, trago neste livro o resultado de uma pesquisa que buscou identificar a/as ideologia/s e políticas linguísticas relacionadas às variedades linguísticas no livro didático e na prática docente.
O principal objetivo é poder colaborar com a prática pedagógica, respondendo as questões que essa prática suscita e que, sobretudo, contribuam para promover transformações significativas na relação dos estudantes com o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, uma vez que a minha principal inquietação tem sido o ensino/aprendizagem das variedades linguísticas e o enfrentamento ao preconceito linguístico.
Com o desejo de contribuir com a prática docente, apresento também uma Sequência Didática (SD) elaborada com a finalidade de tratar do ensino da heterogeneidade linguística, cultural e étnico-racial, focalizando, particularmente, a diversidade de línguas portuguesas e culturas.
CARACTERÍSTICAS
Formato
BROCHURA
Número de Páginas
192
Subtítulo
A VARIACAO LINGUISTICA NO LIVRO DIDATICO E NA PRATICA DOCENTE DE LINGUA PORTUGUESA