Lembro-me de uma cena, passada numa manhã ensolarada do mês de maio de 2010, em que a Carol ia e vinha pelos corredores da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, com várias folhas de papel A4 nas mãos. Tal cena chamou - me atenção e perguntei a ela o que estava ocorrendo. Ela respondeu um tanto preocupada: - O professor Amarildo está corrigindo minha dissertação. Ele risca, risca e risca. Eu pego as páginas e vou lá para o laboratório de informática para arrumar. Depois imprimo e vou a sala dele, pego as outras páginas para corrigir e vou colocando "ok" nas revisadas e devolvendo para o lote A. Então, falei brincando: - Que bom, isso significa que você está na "famosa linha de produção", ou seja, na fase final. Observei que seu rosto se iluminou. No anseio de concluir, a Carol não se percebia concluindo. Entretanto, minha percepção foi um pouco além. O ir e vir daquela orientanda a sala de seu orientador evidenciava algumas vertentes interessantes do viver acadêmico: Primeira, a troca de experiência, um dos exercícios intelectuais dos mais salutares; Segunda, o aprendizado da humildade científica; Terceira, um bom trabalho é sempre escrito a quatro mãos. Quarta, a preocupação da orientanda advinha do seu senso de responsabilidade. E afirmo isso sem receio de ser leviana, pois fui orientadora da Carol durante dois anos no processo de Iniciação Cientifica, como também em seu trabalho de Conclusão do Curso Normal Superior, contribuindo assim para o seu processo formativo. Dias depois ela defendeu brilhantemente sua pesquisa intitulada: PROFESSOR PESQUISADOR-EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O ESTÁGIO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORE PARA OS ANOS INICIAIS, que tenho imenso prazer de apresentar, agora em formato de livro, por tratar-se de uma obra datada, que evidencia as contribuições e impactos que um Plano de Ação sobre a formação de professores, considerando as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador, centrada na articulação entre o estágio e a pesquisa. Carol e Amarildo traçam com competência uma trajetória epistemológica inovadora que muito contribui para a consolidação do ensino com pesquisa, podendo ser utilizada em processos de formação de professores. Eles evidenciam a relevância da educação em ciências como forma de socialização da produção do conhecimento e da complexidade da alfabetização científica, um desafio que não é somente dos educadores. E vão além, mas cabe ao leitor desvendar os caminhos da pesquisa através da leitura e fazer a transposição didática para a sua área de saber, pois não se trata de receita e nem de conhecimento pronto e acabado. Trata-se da construção e reconstrução do conhecimento. Portanto, cabe ao leitor/professor fazer a sua parte. Professora Dra. Ierecê dos Santos Barbosa Mestrado Acadêmico de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia /UEA.
Esta obra tem como foco o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Ocde), na orientação das políticas de educação no Brasil. Os princípios epistêmicos e os objetos ontológicos do Pisa têm presença no contexto global para comparar os sistemas educacionais nacionais em conhecimento, habilidades e bem-estar, presumidos como padrões que os estudantes precisarão para sua futura competência global. As avaliações estão vinculadas a modelos sistêmicos de melhoria educacional que se baseia em antecipar as habilidades para uma good life: prosperidade econômica, felicidade individual e igualdade social. Neste livro a autora torna visível como a profecia do Pisa sobre o futuro previsto é um fantasmagrama, um projeto paradoxal de intervenções sociais e culturais do imaginário utópico, construído sobre suas próprias impossibilidades.
O chamado ?Novo ENEM? veio para ficar. Escolas, cursinhos, professores e alunos só falam dele. E o motivo é simples: o ENEM é, hoje, o maior e mais importante exame do País. E mais: o ENEM, diferente do vestibular tradicional, é uma prova muito mais interessante e justa, pois privilegia o raciocínio, e não a ?decoreba?. O ENEM avalia as competências e as habilidades previstas na Matriz de Competências criadas pelo Ministério da Educação. E é importante que todos os participantes da prova se preparem para a avaliação dessas competências e habilidades. Os alunos que já têm um bom resultado nas provas que privilegiam o conteúdo precisam agora se preparar com afinco para as competências e habilidades. E alunos que ainda não têm um bom resultado nas provas tradicionais, sem deixar de estudar os conteúdos, têm agora uma ótima oportunidade de melhorar seu desempenho, entendendo e treinando as habilidades. E por que é bom se dar bem no ENEM? ? Para ganhar bolsa de 100% ou de 50% em universidades privadas. Pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos), o aluno que fizer uma pontuação mínima no ENEM e preencher requisitos de renda e escolaridade receberá bolsa de estudo do Governo Federal. Mais de 70% dessas bolsas são integrais (100%). Já foram distribuídas mais de 430 mil bolsas. ? Para contar pontos no vestibular de centenas de universidades privadas e públicas. Mais de 500 universidades ou faculdades já aderiram ao sistema de pontuação a partir da prova do ENEM. ? Para passar no vestibular das universidades que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado ? SISU. Enfim, para quem quer fazer universidade, pública ou privada, não faltam razões para fazer de tudo para se dar bem no ENEM. E por que estudar pelo livro ?Como se dar muito bem no ENEM!?? ? Porque o livro ajuda você a fazer o melhor estudo para ser avaliado: TREINAR PELAS PROVAS ANTERIORES, ? Porque você terá acesso a TODAS AS QUESTÕES DO ENEM, ? Porque todas as questões também estão CLASSIFICADAS PELOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, ? Porque todas as questões estão COMENTADAS/RESOLVIDAS, ? Porque o livro está totalmente de acordo com a NOVA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, ? Porque as questões do livro estão em ORDEM CRONOLÓGICA de exames, ? Porque o livro tem DICAS para as questões objetivas e para a redação, ? Porque o livro é o ÚNICO com todas essas características, ? Porque ir bem no ENEM é o MELHOR INVESTIMENTO para o seu futuro. É por isso que podemos afirmar com uma exclamação que este livro vai mostrar a você ?Como se dar muito bem no ENEM!.
Nesta obra estão reunidos textos de Bartolomeu Campos de Queirós de diferentes épocas, publicados em revistas, suplementos pedagógicos e proferidos em palestras.
São textos que trazem o escritor em sua essência, como um filósofo da escrita e da leitura, que relatam suas críticas e experiências em educação, na família e na escola, e apresentam reflexões em torno do poder da palavra, da literatura e do processo de sua escrita, tão poéticas e profundas quanto sua própria obra literária.
Obra essencial para quem já conhece e aprecia Bartolomeu, assim como para quem não o conhece e se interessa pela arte de ler, escrever e estabelecer os tantos diálogos possíveis e necessários à existência humana.
"Ao longo dos anos, milhões de pais e professores passaram a confiar na série Disciplina Positiva, de Jane Nelsen, por sua abordagem consistente e sensata sobre como educar as crianças.
Esta obra oferece soluções práticas sobre como:
- Aprender a enxergar além do diagnóstico.
- Acreditar no potencial de cada criança, independente do seu estágio de desenvolvimento.
- Ajudar as crianças a se integrarem socialmente e com seus colegas.
- Lidar com a inevitável frustração que ocorre quando a criança está agindo de forma desafiadora.
- Fortalecer o senso de aceitação e importância da criança.
Ao ler Disciplina Positiva para crianças com deficiência, o leitor poderá responder:
- Como você se adapta à deficiência e ensina a criança a dar o melhor de si?
- Como você pode ajudar a criança a lidar com a raiva ao sentir dificuldade em se expressar, especialmente quando a raiva, em certo aspecto, pode ser justificada?
- Como você ensina as crianças que podem estar tendo dificuldade com uma tarefa aparentemente simples a contribuir com o mundo a sua volta de maneira que seja significativa para elas?"
Especialista na abordagem italiana de Reggio Emilia, a autora apresenta nesta obra uma proposta de formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I pautada na cultura do coletivo e na importância do grupo na construção do conhecimento. A partir do uso de registros reflexivos como documentação de aprendizagem, fonte de planejamento e material de avaliação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares como uma metodologia de trabalho para a efetivação de aprendizagens significativas, a autora lança um olhar inovador e propõe uma (trans)formação da prática pedagógica de professores/educadores para a consolidação de uma cultura de grupo.
Este bestseller sobre o Método Montessori abrange o extraordinário período de crescimento e desenvolvimento intelectual das crianças desde o nascimento até os 6 anos de idade, incluindo evidências neurocientíficas para uma abordagem que ajuda as crianças a desenvolver independência, concentração e curiosidade em relação ao seu mundo.
O livro, totalmente ilustrado, contém inúmeras ideias de atividades práticas para serem desenvolvidas em conjunto e uma nova abordagem à educação com base no encorajamento e respeito.
Historicamente, a prática esportiva é originalmente masculina, não apenas porque praticada por homens, mas também por estar imbuída de qualidades e valores tidos como masculinos, tais como coragem, força, velocidade, combatividade, companheirismo, superação. Por outro lado, é possível afirmar que mulheres e meninas têm conquistado espaço no mundo esportivo. As aulas de educação física e outros espaços esportivos na escola são palco dessa transformação, em que o corpo pode se tornar habilidoso, ampliando suas possibilidades. Em outras palavras, constituir-se ágil, hábil, adotar uma postura competitiva e de enfrentamento são estratégias adotadas por meninas, meninos e atletas para conquistar um lugar no jogo. Este livro analisa como as relações de gênero atravessam as práticas corporais, em especial, o esporte. Sem dúvida, gênero é um marcador social de diferenças imprescindíveis para compreender e intervir pedagogicamente na educação física escolar.
Muita tinta já se gastou para discutir a alfabetização. Não resolver questões como quando e de que forma alfabetizar implica abrir mão de um ensino de qualidade, condição fundamental para uma sociedade verdadeiramente democrática. A persistência do problema e as controvérsias em torno dos métodos de alfabetização demandam uma reflexão profunda sobre o tema. E é isso que realiza Magda Soares nesta obra imperdível. Além de décadas de pesquisa, Magda faz questão de se manter próxima à realidade das salas de aula - discute o histórico do problema e apresenta os principais métodos utilizados. Mais do que isso, mostra que o método é caminhar em direção à criança alfabetizada. Nesse sentido, alfabetizadores precisam conhecer os caminhos da criança para orientar seus próprios passos e os passos da criança. Só assim é possível alfabetizar com método.
Muitos professores de Língua Portuguesa enfrentam no dia a dia dificuldades para ensinar seus alunos a produzir textos de qualidade. Neste livro, unindo pesquisa científica na universidade à experiência aplicada, os autores - todos também professores - oferecem respostas a vários questionamentos que os docentes apresentam no exercício de atividades voltadas à escrita. Os autores conciliam, assim, reflexões teóricas com propostas práticas para a produção textual em sala de aula, especialmente para o ensino fundamental.
Obra destinada a professores e futuros professores da língua materna, graduandos ou pós-graduandos de Letras.