Esta coleção visa apresentar a Matemática partindo, sempre que possível, de assuntos da vivência do aluno, auxiliando-o no desenvolvimento de conceitos e apresentando situações-problema contextualizadas. Desse modo, ela procura levar o aluno a construir, desenvolver e aplicar conceitos e procedimentos matemáticos, estimulando-o a compreender e atribuir significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Os conceitos são, em geral, desencadeados a partir de uma situação-problema. As atividades, os desafios e as várias seções têm o objetivo de estimular a curiosidade, o espírito investigativo e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, procurando fazer com que a aprendizagem seja vivenciada como uma experiência progressiva e interessante. O uso da tecnologia, incluindo calculadoras e softwares (LibreOffice, Geogebra e Geoplano), também é indicado em várias atividades. Além disso, esta coleção procura basear-se no ensino espiral, segundo o qual um mesmo conceito é retomado e, pouco a pouco, ampliado e aprofundado, quer em um mesmo volume, quer nos subsequentes.
Esta coleção, assumindo o compromisso com a educação integral proposto pela BNCC, procura desenvolver práticas e conteúdos adequados à consecução das competências previstas nesse documento. São as competências tanto gerais como específicas de Ciências Humanas e do componente curricular História, as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades que norteiam o trabalho na coleção. Por meio de pesquisas, entrevistas, conversas, observações e trocas de ideias, o aluno é estimulado a fazer descobertas, o que poderá torná-lo mais crítico e criativo. Pelo estudo do cotidiano, pretendemos, ao mesmo tempo, desenvolver as primeiras ideias de pertencimento da criança à família, à escola ou a outro de seus grupos sociais mais próximos. Trabalhando com pesquisas e ?desafios?, propõe-se aos alunos que executem tarefas cada vez mais complexas, ao mesmo tempo, trabalhando com pequenos quadros de humor, busca-se estimular a aprendizagem de forma mais divertida. Assim, a coleção incentiva a observar e registrar, estabelecer comparações, destacar permanências e mudanças no tempo e no espaço e fomentar as discussões e a oralidade, com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento ao dos outros. Assim, de forma progressiva, amplia-se o trabalho com o mundo do aluno: a família e a escola, a comunidade, o estado, o país e o mundo, sempre levando em consideração o ser humano e o ambiente natural em que ele vive. O trabalho com o pensar histórico recebeu destaque nos cinco volumes desta coleção. Esse conceito possui grande importância para o ensino do componente curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que é nessa etapa que ocorre a familiarização do estudante com os conceitos que estão na base do saber histórico.
A coleção Marcha Criança ? Arte tem como fio condutor a História da Arte, e pretende mostrar ao aluno que sua história pessoal está inserida em um contexto maior, do qual ele participa e o qual ajuda a construir: a história da sociedade e do mundo em que vive. Sob orientação do professor, o aluno terá acesso às informações sobre Artes Visuais, Dança, Música e Teatro desde os seus primeiros registros até as produções contemporâneas. Assim, ele exercitará a capacidade de compreender as muitas formas de criação e representação do simbólico e poderá interagir com essas manifestações artísticas por meio da criação, da fruição (desfrutar/usufruir), da estesia (percepção de sensações), da expressão, da reflexão e da interpretação crítica.
"Por meio das unidades temáticas propostas pela BNCC: O sujeito e seu lugar no mundo, Conexões e escalas, Mundo do trabalho, Formas de representação e pensamento espacial, Natureza, ambientes e qualidade de vida, procura-se apresentar práticas e conteúdos adequados ao desenvolvimento das competências previstas nesse documento. Essas unidades temáticas são as mesmas para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental e, pela gradação dos objetos de conhecimento e das habilidades, que mudam ano a ano em função do desenvolvimento cognitivo das crianças, chega-se a um processo bem delineado na construção do conhecimento geográfico. Os objetos de conhecimento apresentam, junto com as habilidades específicas para cada ano, uma gradação de conteúdos, indo do espaço mais próximo do aluno no ano inicial até um contexto espacial mais amplo ? Brasil ? nos dois últimos anos do Ensino Fundamental I. Essa evolução evidencia uma abordagem que, muitas vezes, parece se repetir, mas que, na verdade, revela uma preocupação constante em fornecer ao aluno elementos cada vez mais complexos de um mesmo tema, entrelaçando, dessa forma, anos anteriores e posteriores, num movimento de complexidade cada vez mais amplo.
"
Traz uma proposta multiplataforma ainda mais próxima das necessidades do professor. De acordo com a BNCC, apresenta sequências didáticas completas, que permitem a construção de uma rede de conhecimentos interdisciplinares.
Um curso vibrante de seis níveis para o ensino do Inglês Britânico que apresenta diferentes situações e personagens que crescem e mudam com as crianças, refletindo a evolução de seus interesses e necessidades. Os componentes digitais integrados proporcionam aulas dinâmicas e efetivas, através de ferramentas para apresentar e contar histórias, praticar o vocabulário, gramática e diálogos. Tudo muito prático e fácil de utilizar.
"A coleção Ligamundo é voltada para alunos do Ensino Fundamental I, com foco em mobilizar e promover uma aprendizagem pautada na construção da consciência cidadã. A coleção valoriza os conhecimentos prévios dos alunos e estimula sua capacidade de levantar hipóteses sobre diferentes assuntos e temas do cotidiano.
Acompanha caderno de atividades (livro Avulso).
"
O novo primeiro ano do Ensino Fundamental é organizado em três volumes que integram os conteúdos disciplinares em 9 unidades temáticas que se desenvolvem em torno de assuntos de grande interesse para a criança dessa faixa etária: 1 - vida de criança 2 - castelo 3 - vale dos dinos 4 - vida marinha 5 - invenções 6 - esportes 7 - circo 8 - viagem no espaço 9 - conhecendo o Brasil. Um forte estímulo para esse aprendizado vem do cuidadoso apoio visual representado pela diversidade de estilos e técnicos de ilustração. nesses contextos ricos e significativos a criança começa a aprender a linguagem - ou seja, a ler e a escrever - ao mesmo tempo em que aprense sobre o mundo. o mundo.
Uma coleção que oferece três grandes vantagens em relação aos volumes únicos: divisão mais funcional do conteúdo; manuseio mais prático dos volumes e preço mais acessível.
Capítulos curtos, subdivididos em itens e tópicos, tornam prática e muito didática a apresentação dos assuntos.
Nesta coleção, os autores exploram os conceitos da Matemática com total originalidade.A apresentação dos conteúdos articula aspectos importantes para a compreensão, tais como criatividade,conteúdo e forma, atualidade e permanência.