Psico-Oncologia ? Caminhos de cuidado reúne dezenas de especialistas nessa área que cresce a cada dia no Brasil e no mundo. Dividida em sete partes ? Temas básicos da psico-oncologia; Psico-oncologia pediátrica; Sobrevivendo ao câncer; Cuidados paliativos, terminalidade e luto; Espiritualidade e câncer; Os múltiplos olhares da psico-oncologia; e Psico-oncologia: interprofissional por princípio ?, trata-se de uma obra multidisciplinar. Com seriedade e sensibilidade, os autores tratam de assuntos como a boa comunicação na oncologia, o papel do pai e da mãe no tratamento das crianças, o manejo da dor em oncologia, a morte e o processo de morrer em pacientes oncológicos, a espiritualidade como estratégia de enfrentamento, câncer de mama e sexualidade e o estresse dos profissionais cuidadores. Livro fundamental na área da psicologia da saúde, destina-se a oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, psicólogos, psico-oncologistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e cuidadores.
Todos os cuidados com o corpo e a saúde emocional da mulher desde os primeiros momentos da gestação até o dia do parto, e como preparar a família e a casa para a chegada da criança.
"Da Antiguidade até os dias de hoje, as epidemias assombram o ser humano. Chegam sorrateiras e se instalam causando pânico e destruição. A desinformação impera e, não raro, demora-se a descobrir como a doença se propaga e o que fazer para dominá-la. A famosa peste negra matou cerca de um terço da população europeia na Idade Média. De lá para cá, muita coisa mudou. Se por um lado a Medicina evoluiu, por outro, vivemos cada vez mais aglomerados em grandes cidades, viajando muito mais pelo planeta, o que torna a situação mais dramática e difícil de controlar. O infectologista Stefan Cunha Ujvari trata, neste livro fascinante e atualíssimo, das epidemias e pandemias mais marcantes da nossa história. Como a humanidade conviveu com essas doenças? Qual a importância das primeiras vacinas e como elas surgiram? Partindo da Grécia Antiga e chegando até os nossos dias, o livro aborda doenças como peste negra, sífilis, gripe, ebola. Dedica um capítulo para a covid-19 e mostra por que, afinal, essa doença parou o mundo. ""Este é um daqueles livros que a gente começa e não consegue parar de ler. Conta a história de como a espécie humana resistiu aos ataques dos micro-organismos que habitam a Terra há quatro bilhões de anos. O autor faz um relato das principais epidemias que nos afligiram desde que inventamos a agricultura, criamos os primeiros aglomerados humanos e a necessidade irresistível de visitar terras estranhas atrás de bens de consumo, conquistas territoriais ou movidos pelo espírito aventureiro. Nesses deslocamentos incessantes causados por interesses comerciais, para fugir da fome ou pelas numerosas guerras que se repetiram uma seguida a outra, o homem levou com ele germes virulentos que se disseminaram nas comunidades visitadas. Nelas, a presença de indivíduos suscetíveis, num mundo sem saneamento básico, criou as condições para a propagação de epidemias como a da peste, varíola, cólera, hanseníase, tuberculose e muitas outras com altos índices de letalidade. Num estilo literário claro e conciso, Stefan Cunha Ujvari explica como viviam as sociedades quando surgiam cada uma das epidemias que descreve. A descrição histórica prende a atenção e traz detalhes fundamentais para entendermos que a transmissão de doenças infecciosas depende do estilo de vida e acontece dentro de contextos socioeconômicos característicos, não é consequência de maldições divinas como supunham nossos ancestrais e como muitos imaginam ainda hoje. Na descrição do contexto histórico e das condições sociais vividas pelas comunidades nas quais surgiram as principais epidemias, Ujvari expõe com clareza como uma doença infecciosa que se inicia em meia dúzia de pessoas pode provocar milhares de mortes e chama a atenção para o grande mistério das epidemias: por que razão em determinado momento elas desapareceram. _ Drauzio Varella"
Quais fatores podem contribuir para a cura de uma doença? As soluções para nossos problemas de saúde podem estar mais próximas do que imaginamos. O dr. Jeffrey Rediger passou anos analisando casos de cura espontânea. Quando começou a pesquisa, acreditava que não eram estudados pela medicina moderna por serem extremamente raros. O que ele descobriu é que, na verdade, eles são muito mais comuns do que parecem, mas acabam ficando de fora das pesquisas científicas justamente por não se encaixarem naquilo que já conhecemos e dominamos. Em uma investigação rigorosa, que o levou dos maiores e melhores hospitais dos Estados Unidos para centros de cura ao redor do mundo, inclusive no Brasil, o dr. Rediger buscou entender como as pessoas se recuperam de doenças para as quais a ciência acreditava não existir tratamento. Suas conclusões revelam que, além de serem mais comuns do que esperávamos, esses casos podem trazer aprendizados valiosos e aplicações práticas para uma vida com mais qualidade e saúde.
"""?Todos os aspectos de saúde, quando estudados ao nível da população, são do domínio próprio da epidemiologia.? O que é a epidemiologia? Quais as causas de uma nova doença? Como uma pandemia pode ser evitada? A epidemiologia é o ramo da medicina que estuda a prevalência de doenças (contagiosas ou não) a fim de aprimorar a saúde de populações. Ancorado na estatística, é um campo de estudos fundamental para o avanço da ciência ? porém ainda pouco compreendido. O impacto da aplicação de métodos epidemiológicos se dá em inúmeras áreas, da descoberta da relação entre o fumo e o câncer de pulmão à origem de novas epidemias. Rodolfo Saracci, médico italiano, pesquisador e professor, desfaz mitos, explica os princípios por trás de testes clínicos e a estatística básica aplicada a doenças. E desvenda como tal metodologia foi responsável por grande parte do magnífico avanço da medicina e da saúde pública na segunda metade do século XX."""
Tecnologia Radiológica aborda os conhecimentos tecnicos básicos da radiação ionizante (física das radiações, radiobiologia, dosimetria, proteção radiológica), sistemas de comunicação e arquivamento de imagens (PACS), radiofarmácia, aspectos da formação e processamento da imagem (radiologia e medicina nuclear), radioterapia, além do uso das radiações ionizantes, nas restaurações de bens materiais, na industria e nos alimenos e bebidas. Elaborada e desenvolvida por profissionais extremamente qualificados, a obra é leitura obrigatória para os técnicos e tecnólogos em radiologia e imaginiologistas.
Cada uma das 50 cartas com atividades descritas neste livro-caixinha pode ser desenvolvida em cerca de dez minutos diários. Escolha uma das atividades para o dia. O ganho é para toda uma vida. Capacidades que serão desenvolvidas harmonicamente com as atividades propostas: Sensoriais: desenvolvimento dos sentidos. Psicomotoras: estimulação e aperfeiçoamento de movimentos natos. Cognitivas: desenvolvimento da atenção, memória, expressão e criatividade. Afetividade: expressão de modo espontâneo, controle de tensões e autonomia. Sociais: relacionamento com o meio.
Um livro de texto conciso, ricamente ilustrado, que reúne um guia confiável, claro e atualizado para a anatomia da superfície e sua anatomia bruta subjacente, combinada com uma aplicação prática de ultra-som e outras modalidades de imagem.Uma compreensão completa da anatomia superficial continua a ser uma parte crítica da prática clínica, mas com tecnologia de imagem aprimorada, a ultra-sonografia portátil também se torna cada vez mais integral ao exame clínico de rotina e ao diagnóstico efetivo.Este novo texto único combina essas duas abordagens essenciais para efetivamente compreender a anatomia clínica e reflete as últimas abordagens dentro dos currículos médicos modernos. É adaptado especificamente às necessidades dos estudantes de medicina e dos médicos em treinamento e também será inestimável para a ampla gama de estudantes e profissionais de saúde que precisam de uma compreensão clara da anatomia visível e palpável combinada com a anatomia, como visto em ultra-som.
"Nutrição em Cardioendocrinologia foi concebido com o objetivo de proporcionar a estudantes e profissionais de saúde o que há de mais moderno no manejo das doenças cardiovasculares e endócrinas. Organizado pelas nutricionistas Dra. Aline Marcadenti de Oliveira e Dra. Gabriela Corrêa Souza, o livro conta com evidências científicas atuais sobre o assunto, seus fatores de risco e as recomendações de diretrizes nacionais e internacionais, junto à experiência de mais de 60 colaboradores.
Em 28 capítulos, dispõe-se de uma obra pautada na prática diária clínica, na área de pesquisa e na docência. Este apanhado de conhecimentos oferece ao leitor uma visão abrangente acerca de fisiologia, metabolismo, papel dos antioxidantes, técnicas de avaliação nutricional, disfunção endotelial e risco cardiometabólico, entre muitos outros assuntos relacionados com as doenças crônicas não transmissíveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tais doenças são responsáveis por 70% de todas as mortes no mundo. Uso de tabaco e álcool, falta de exercícios e, sobretudo, dietas não saudáveis consistem nas principais causas. Por isso, este trabalho pretende contribuir de maneira incisiva no combate à hipertensão, ao diabetes, à obesidade e ao infarto, por meio de uma nutrição eficiente e adequada.
A obra é feita para facilitar o estudo anatômico das estruturas do sistema nervoso, a autora é também uma das ilustradoras do livro; que contém texto explicativo e desenhos detalhados para facilitar a apreensão por parte de quem estuda. Com o objetivo de tornar a aprendizagem eficaz, unindo a divertida arte da pintura com o conteúdo denso desta matéria.
Os capítulos são organizados pelas principais estruturas do sistema nervoso como seus envoltórios, a circulação cerebral, o líquido cerebrospinal, nervos, medula espinal, tronco encefálico, diencéfalo, sistema nervoso somático e visceral, cerebelo, telencéfalo, órgãos dos sentidos e estruturas límbicas.
Destinado não dó para estudantes, mas também para os profissionais da área de saúde que se interessem pelo estudo do sistema nervoso
Durante milhares de anos, as pessoas buscaram formas de superar as doenças e transtornos do corpo com métodos que variavam entre encantamentos, talismãs e curas com ervas até antibióticos, vacinas e transplantes de órgãos. 'A História da Medicina' traça nosso progresso notável ao longo da descoberta médica. Em uma narrativa fascinante, ela descreve os principais desenvolvimentos e avanços no entendimento de nossos próprios corpos.