nullO livro apresenta uma prática em Psicologia Escolar pouco convencional na formação de psicólogos. Por meio da música, da literatura e das artes visuais possibilitou que alunos, professores e pais pudessem compreender as dificuldades no processo de escolarização de seus filhos. Com este trabalho, a autora institui uma modalidade de intervenção psicológica que busca compreender as redes de relações existentes no dia-a-dia escolar, integrando elementos pouco explorados no campo educativo. Longe de ser um modelo de trabalho, a prática desenvolvida por Silvia, juntamente com estagiários em Psicologia, insere o leitor no universo das possibilidades de atuação/formação profissional cujo objetivo principal centra-se em romper com preconceitos e estereótipos presentes nas relações educacionais. Nesse sentido, a arte pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do futuro psicólogo, fornecendo elementos que ampliem a compreensão sobre si mesmo e sobre o mundo. Trata-se, portanto, de um trabalho sério, embasado teoricamente, que contribui para a melhoria do complexo processo de escolarização.
O reizinho hiperativo é um guia psicoeducacional essencial para pais, professores e demais profissionais da educação e da saúde mental infantil.
Com frequência encontramos crianças que desafiam e se opõem à autoridade de adultos: são agressivas, discutem, não aceitam regras e, geralmente, apresentam um desempenho ruim na escola. É preciso ter muita atenção a esses casos constantes de desobediência, pois eles podem ser mais do que uma fase e se tratar dos transtornos comportamentais que mais atingem crianças e adolescentes: o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno desafiador opositivo.
Em O reizinho hiperativo, o psiquiatra Dr. Gustavo Teixeira aborda de forma conjunta duas das principais condições comportamentais que acometem crianças e adolescentes no mundo inteiro. São também duas patologias do comportamento infantil frequentemente comórbidas, isto é, que aparecem juntas no mesmo indivíduo, provocando muito sofrimento para os portadores e para as suas famílias. Os prejuízos acadêmicos e sociais são intensos, e tanto as famílias quanto os profissionais da educação se sentem perdidos e incapazes de oferecer ajuda ou apoio especializado aos filhos e alunos.
O Dr. Gustavo Teixeira traz em O reizinho hiperativo informações e orientações sobre esses dois transtornos comportamentais responsáveis por significativos prejuízos na vida de seus portadores e familiares, além de oferecer dicas práticas no tratamento dessas condições e na prevenção ao bullying e ao uso de drogas, muitas vezes relacionados a esses transtornos.
O que é compreensão? O que a diferencia de conhecimento? Por que compreender é um importante objetivo de ensino? Como saber se os alunos o atingiram? Como criar um currículo rigoroso e envolvente que se concentre na compreensão e leve a um melhor desempenho dos alunos? Estas e outras questões são abordadas neste livro, que explica a lógica do planejamento reverso, apresentando um caminho claro para a criação de um currículo que garanta uma melhor aprendizagem e uma experiência mais estimulante para alunos e professores. O livro explica a lógica do planejamento reverso e explora com maior profundidade o significado de ideias-chave como perguntas essenciais e tarefas de transferência. Os leitores aprenderão por que abordagens familiares baseadas em cobertura e em atividades para o projeto do currículo são insuficientes e como o foco nas seis facetas da compreensão pode enriquecer o aprendizado dos alunos. Obra publicada em parceria com a Fundação Lemann e com o Instituto Canoa.
"?É até difícil, para mim, explicar a influência que esse livro teve na minha vida. O mínimo que posso dizer é que ele decidiu o curso da minha vocação. Ao lê-lo, já nem lembro quantas décadas atrás, percebi, com horror, que os princípios mais básicos e incontornáveis da vida intelectual haviam desaparecido completamente da consciência nacional, ocasionando a usurpação de praticamente todos os postos da alta cultura e da educação por charlatães, tagarelas e carreiristas desprezíveis, que nada tinham a oferecer às jovens gerações senão uma caricatura horrenda da inteligência, da ciência e das artes?.
? do prefácio de Olavo de Carvalho
?Será um bom momento para reeditar um escrito como este? Quando o universo está em chamas, será oportuno lançar na fornalha páginas para serem consumidas, em vez de formar uma equipe e ajudar a bombear água? Mas se o presente é penoso e desconcertante, não devemos, no meio de tudo isso, preocuparmo-nos com o futuro? O futuro não depende principalmente da força, mas do pensamento. Depois de atrozes demolições será necessário reconstruir. Eis porque reeditamos este trabalho?.
Tradução: Roberto Mallet
Prefácio: Olavo de Carvalho"
Ao abordar diferentes modalidades e práticas de registro na educação infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica, o livro dá visibilidade aos percursos de uma pesquisa-formação trilhada no movimento contínuo da escuta - compreendida como disposição, abertura e sensibilidade para reconhecer o outro, sua voz, sua expressão e sua identidade. Isso possibilita acolher e ser acolhido. Nascidas do diálogo entre universidade e instituição de educação infantil pública, as narrativas traçadas aqui resultam do exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos. Experiências, projetos, histórias de tempos, espaços e relações tecidas na docência, na gestão e na coordenação pedagógica revelam, por meio da prática do registro, diferentes saberes, múltiplas formas de pensar, organizar e fazer educação infantil, afirmando o protagonismo das crianças. O livro é voltado a todos os profissionais da educação infantil, além de pesquisadores da área da infância, da formação de professores e de políticas públicas, e também alunos de cursos de licenciatura, sobretudo de pedagogia.
Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente que o fator ambiental. Porém, as mais recentes descobertas das neurociências mostram que a inteligência pode ser aprendida, e que esse fato não se dá durante as aulas, mas no momento do estudo individual, extraescolar. Inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. Aprendendo inteligência apresenta um panorama do que há de errado na maneira como os alunos encaram os estudos, além de demonstrar, de forma simples, que os erros mais comuns podem ser evitados. Também oferece preciosas dicas de como aproveitar melhor o tempo por incrível que pareça, estudando menos e aprendendo mais!
CARACTERÍSTICAS
Editora
ATOMO E ALINEA EDITORAS ASSOCIADAS LTDA
Subtítulo
UMA PROPOSTA PARA A FORMACAO E ATUACAO PROFISSIONA