Este livro, que se segue ao primeiro volume de Psicopatologia lacaniana: semiologia, agora voltado à nosologia, prossegue com o projeto iniciado há mais de três anos e que resultou da parceria entre a Autêntica, os organizadores do volume e a Escola Brasileira de Psicanálise. Ele trata do sofrimento humano. Busca apreendê-lo em suas sutilezas, complexidades e estranhezas, mesmo as mais terríveis. Os autores aqui reunidos impõem-se o desafio de lidar com o adoecer sem deixar de lidar igualmente com a experiência subjetiva desse adoecimento. Recusam-se, portanto, a reduzir o viver humano da dor a modelos que excluam seu sujeito. Enfatizar a importância da palavra e da lógica num mundo onde a dimensão do propriamente humano muitas vezes quase se esvai uma vez que se o aborde apenas pelo quantitativo e pelo orgânico é a direção que a psicanálise, como a veiculada neste livro, aponta-nos e nos convida a percorrer. Nestas páginas, a psicanálise lacaniana se expõe didaticamente, no melhor sentido do termo ? com simplicidade e precisão, de forma direta e ordenada e com os ganhos de saber provenientes da aplicação da psicanálise ao estudo da doença mental.
"Há quanto tempo você não recebe uma carta de alguém?Alexandre é um psicólogo e terapeuta familiar que escreve cartas. Mas aqui elas se revestem de poesia, num encontro da intensidade com a beleza. Os remetentes das cartas são os sentimentos humanos, que chegam para uma conversa honesta e terna sobre como eles cumprem uma jornada viva dentro de cada um de nós.Abra o livro e leia a carta da saudade, da tristeza, do medo e da esperança, entre outras tantas que certamente encontrarão em você o melhor endereço de destino. Estas cartas dialogam com sua sensibilidade, com sua vontade de se aceitar, de viver uma vida mais autêntica e de construir um mundo melhor à sua volta.?Em seu livro cheio de beleza e encantadoras metáforas, Alexandre nos convida à construção de um novo texto, no qual nossas dores emocionais, culpas e limitações, possam ser vistas, não como o capítulo final de nossa história, mas como os textos iniciais de uma vida repleta de possibilidades promessas e significados?. - Rossandro Kinjey, escritor."
Desde o primeiro lançamento, em 2008, Mentes perigosas é um surpreendente fenômeno editorial. Abordando um tema espinhoso ? os psicopatas e sua presença silenciosa no dia a dia de todos
nós ?, teve acolhida surpreendente dos leitores e entrou de imediato na lista dos mais vendidos.
Ana Beatriz traz na obra estudos psiquiátricos, relatos reais de vítimas de psicopatas, casos que
causaram comoção na imprensa ? como análise do caso Nardoni e Eloá ? e dois capítulos novos
para esta edição. Um sobre psicopatas no ambiente em que deveríamos nos sentir mais seguros ?
a família ? em que a autora relata conhecidos e estarrecedores casos de psicopatia. E outro sobre
a conhecida relação entre psicopatia e poder, que trata de grandes tiranos da história que usaram
o poder político para dar vasão aos seus impulsos mais perversos.
O objetivo é claro. Ana Beatriz espera que seu livro contribua para conscientizar o público que, para
se prevenir contra as armadilhas dos psicopatas, é preciso entender seus truques e estratégias de
ação, amplamente descritos na obra.
Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford, autora de best-sellers e aclamada educadora, passou décadas estudando o impacto na educação das crenças e preconceitos em relação a nossas habilidades intelectuais. Neste livro, ela acaba com esses mitos que nos prendem e revela as seis chaves para desvendar nosso potencial de aprendizagem, com base nas últimas descobertas científicas. A verdade não é apenas que todos nós, independentemente da idade, podemos aprender sobre todas as coisas, mas que o ato de aprender sobre nós mesmos muda fundamentalmente quem somos e - como Boaler argumenta com tanta elegância nas páginas deste livro - o que vamos alcançar. Esta obra irá transformar radicalmente as nossas noções de educação e aprendizagem, dando-nos a liberdade de ver a nós mesmos e ao mundo de forma diferente. Obra publicada em parceria com o Instituto Sidarta.
Neste livro em forma de caixinha estão práticas com técnicas de terapia cognitivo-comportamental para ajudar a reestruturar os pensamentos (produção de insights), regular emoções (reestruturação cognitiva) e modificar comportamentos, de forma a combater a depressão e melhorar o estado de humor.
Em edição revista, atualizada e ampliada, a autora best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva fala do transtorno de personalidade borderline de jeito acessível e humano. O Transtorno de Personalidade Borderline acomete cerca de 2% da população mundial e se apresenta como um dos maiores desafios terapêuticos para a psiquiatria e para a psicologia. Em Mentes que amam demais ? o jeito borderline de ser, a Drª Ana Beatriz Barbosa Silva, autora best-seller com mais de 2 milhões de livros vendidos, examina o comportamento de pessoas de todos os gêneros e classes que apresentam esse tipo de funcionamento mental e suas disfuncionalidades. A autora nos conduz por um caminho de entendimento e compreensão, diagnóstico e possibilidades terapêuticas. Em linguagem acessível, a médica e escritora torna possível o reconhecimento desse transtorno e busca auxiliar aqueles que vivem, literalmente, no limite das emoções. Expressões como ?ele/ela é de lua?, ?nunca se sabe como irá reagir? ou ?conviver com ele/ela é viver pisando em ovos? dão o tom exato do desafio que é a busca pelo equilíbrio emocional dessas pessoas. Ser borderline ou viver com alguém com essas características pode ser difícil e às vezes exaustivo. Ao contrário da personalidade psicopática, o borderline tem excesso de emoções e é muito pouco racional. Segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria (APA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), dez em cada cem pacientes ambulatoriais que buscam tratamento psicológico e psiquiátrico para algum sintoma disfuncional possuem Transtorno de Personalidade Borderline. Em seu novo livro, a Drª. Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta as principais características e disfuncionalidades do transtorno borderline e propõe novas alternativas para que essas pessoas lidem melhor com suas relações afetivas. Além disso, mostra, por meio de exemplos claros e verídicos, o que esse tipo de funcionamento mental pode causar à vida de uma pessoa, com repercussões na sua vida pessoal e profissional.
O objetivo deste livro é abordar os elementos essenciais bem como aspectos específicos da Gestalt terapia, tais como completar situações inacabadas, trabalhar com o processo corporal, "desfazer" uma retroflexão ou formar um diagnóstico de processo. Esta edição inclui novos capítulos sobre trabalho com traumas e elaboração de recursos aos clientes, novo material sobre depressão e ansiedade, conteúdo aplicado para lidar com as questões mais desafiadoras do cliente e integração das ideias condutoras das terapias contemporâneas sobre trauma.
E se sentir-se só for um problema maior do que jamais havíamos suspeitado? Baseado na pesquisa pioneira de John T. Cacioppo, Solidão explora os efeitos surpreendentes dessa experiência exclusivamente humana, dando uma visão nova e fundamental sobre a importância dos vínculos sociais e sobre como podemos nos resgatar da dor do isolamento. Os autores defendem a tese de que a unidade do indivíduo é na verdade uma medida inadequada, mesmo no que se refere à saúde e ao bem-estar individual.
Em Um sentido para a vida, Viktor Frankl retorna ao humanismo que fez de Man´s Search for Meaning um best-seller no mundo todo. Psiquiatra e psicólogo, o autor criou o método de tratamento a que denominou logoterapia, e uma das muitas teorias sobre motivação básica do comportamento humano. Sobrevivente de quatro campos de concentração, inclusive de Auschwitz, Frankl conclui que aqueles companheiros de prisão que tinham uma esperança e davam um sentido para suas vidas predominavam entre os que resistiam à selvageria a que eram submetidos.
A Arte tem sido um campo vastíssimo de investigação, em toda sua amplitude, desde os tempos mais remotos. Mais recentemente, ela vem sendo utilizada como um recurso a mais para o tratamento dos mais diversos problemas que infelicitam a humanidade. De forma lúdica, algumas vezes, em outros momentos com uma profundidade maior, ela expressa por meio de símbolos as dores que a voz não consegue falar. A Neurociência, com os avanços tecnológicos, desvenda os mistérios do Homem, avança para um futuro promissor, abrindo campo para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.
A Transcendência nos mostra o Ser Integral, englobando as múltiplas dimensões, com respeito e consideração a fim de que a saúde seja plena e o equilíbrio duradouro. Entremeado por poemas, pinturas, mandalas, incluindo a visão artística da ressonância magnética, este livro mostra a experiência da autora como Arteterapeuta, narrando alguns casos que ilustram sua pesquisa independente, em especial com pessoas com depressão e epilepsia.
O autor brasileiro mais lido deste século.
Com 1,2 milhão de exemplares vendidos, este grande sucesso de Augusto Cury se debruça sobre um instigante tema: os códigos da inteligência socioemocional, que são um conjunto de atitudes capazes de estimular os jovens e adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver a saúde psíquica e buscar excelência profissional.
Analisando a fundo o funcionamento de cada um desses códigos e os benefícios que nos trazem, Cury mostra como podemos assumir o controle de nossa vida, superando medos, inseguranças e limitações.
O autor também alerta para as quatro armadilhas da mente (o conformismo, o coitadismo, o medo de reconhecer os erros e o medo de correr riscos), que aprisionam a criatividade, asfixiam a emoção e aumentam o estresse. Em uma abordagem inovadora, você vai descobrir como lapidar, expandir e irrigar sua inteligência socioemocional.
Analisando o comportamento humano sob os pontos de vista psicológico, filosófico, psicopedagógico e sociológico, Cury aborda os hábitos dos bons profissionais e os compara com os hábitos dos profissionais excelentes aqueles que decifram os códigos da inteligência.
Ao explicar de forma simples e acessível o processo de construção dos pensamentos e de formação dos grandes pensadores, este livro vai oxigenar a mente de pais, professores, alunos, cônjuges e amigos, transformando a existência em uma fantástica aventura.