Ícone Menu

PROMOÇÃO

Que Enriquece E O Que Empobrece Uma Nacao, O - A Girafa

LV182075
O autor começou a perder sua fé na capacidade do Estado em gerir a nação no dia em que foi preso, numa das primeiras passeatas estudantis pós-1968. Levado pela polícia para o DEOPS, ele e outros manifestantes aguardavam em fila enquanto eram chamados para identificação. João Mellão saíra de casa sem RG e, diante de tal situação, ficou surpreso ao perceber que as autoridades não sabiam como agir diante de um cidadão que não tinha como se identificar. Essa experiência despertou nele sua primeira impressão sobre a burocracia estatal.
Os mais de cinquenta textos reunidos no livro O que enriquece e o que empobrece uma nação, publicados originalmente no jornal O Estado de S. Paulo, representam a síntese de um pensamento liberal, claro e simples. João Mellão Neto questiona, sobretudo, os fatores que levam ao enriquecimento ou ao empobrecimento dos países, mas sem deixar de refletir sobre política, economia, história, democracia, costumes, valores e relacionamentos familiares.
A primeira parte do livro traz uma apresentação detalhada do liberalismo e do funcionamento sistematizado do capitalismo.
Na parte posterior, são analisados os prós e os contras da globalização e os desafios que o Brasil tem de enfrentar para crescer de forma sustentável. Aqui, o autor mergulha nas memórias de sua vivência política e discute os erros e equívocos dos políticos do país em vários níveis, da prefeitura à procuradoria da República.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores