nullO livro Queimadas Perguntas e Respostas é o resultado de indagações e observações recolhidas nas viagens do autor pelo interior do país, ao longo de mais de 40 anos. Seu objetivo é alertar pesquisadores, extensionistas, produtores rurais e seus agregados e governantes para um assunto amplamente discutido e controvertido em todo o mundo. O autor apresenta textos em linguagem simples, evitando o uso de terminologias excessivamente técnicas, para melhor compreensão e prazer na leitura. A obra traz perguntas e respostas objetivas, que têm como finalidade satisfazer a curiosidade de todos os públicos sobre os perigos das queimadas e, ao mesmo tempo, informar sobre o modo legal de seu uso nos casos em que elas são estritamente necessárias. Todas as questões são consensuais, embasadas nas mais atuais literaturas científicas sobre o tema e na ampla experiência do autor.
O Projeto Albatroz é uma organização da sociedade civil de interesse público cujo objetivo é reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis. Em parceria com pescadores pesquisadores e pode público atua para concretizar resultados em benefício da conservação do ecossistema marinho. É um trabalho que exige esforço árduo mas que também se mostra gratificante na medida em que consegue envolver os pescadores ? parceiros fundamentais ? e a sociedade como um todo na importante missão de conservar essas belas e extraordinárias aves. Tal envolvimento é motivado principalmente pelos contínuos bons resultados das principais linhas de atuação do Projeto que consistem no desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas brasileiras e internacionais e no incremento de iniciativas de educação ambiental e mobilização social.
Obra indispensável para pesquisadores, estudantes e até mesmo apaixonados por jardinagem, Árvores Nativas do Brasil acaba de receber o segundo volume da trilogia O volume 2 traz 91 espécies também classificadas com nomes popular, científico e muitas curiosidades. Entre as árvores citadas nesse volume estão a Erythrina, que ocorre do Nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul; os conhecidos Ficus muito comuns no Sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo, com suas raízes vigorosas e ainda a Lophantera malpighiaceae, conhecida como chuva-de-ouro em razão da sua florada amarela e espetacular. Não à toa, essa foi a espécies escolhida para compor a capa do segundo volume.
Chegar a uma relação sustentável entre o homem e planeta tem sido uma das maiores preocupações da atualidade. Aqui, o teólogo Leonardo Boff retoma
e aprofunda esse tema, apresentando soluções possíveis para uma relação mais saudável entre o homem e a terra.