A química medicinal é uma ciência híbrida que está no centro de um grande espaço inter e multidisciplinar constituído, por exemplo, pela biofísica, biologia molecular, bioquímica, clínica médica e outras áreas afins. Muitos avanços científicos foram obtidos através de uma descoberta inesperada, particularmente os efeitos curativos de substâncias obtidas da natureza ou sintetizadas. Mas reconhecer a relevância das descobertas e explorá-las adequadamente requer sagacidade e boa formação, e para isso contribui este livro. Em seus capítulos, o autor aborda de modo didático, bem ordenado e com referências bibliográficas fartas e atuais os fundamentos e os métodos da Química Medicinal moderna. Os temas abordados nos dezoito capítulos em que se divide a obra ajudam a entender os modos de ação de fármacos e também apontam maneiras de como descobrir outros.
A maioria das questões propostas neste livro tem sido aplicadas nos diferentes cursos da área de saúde. Portanto, são questões que já passaram pelo crivo de estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Em cada avaliação escrita, essas questões foram testadas e criticadas pelos estudantes. Não há ninguém melhor para encontrar uma inconsistência ou um erro de formulação em uma questão do que o estudante que está sendo avaliado após dedicar-se a muitas horas de estudo. De modo similar, as respostas propostas e suas justificativas também têm sido criticadas e aprimoradas nesses anos todos. Parte considerável da explicação das questões propostas reside na fisiopatologia. Talvez demande um pouquíssimo conhecimento de química orgânica e algum conteúdo de química fisiológica e biologia molecular. E, claro, farmacocinética e farmacodinâmica, e terapêutica baseada em evidências.
Esta publicação trata dos elementos essenciais dos medicamentos, de suas categorias, das indicações de uso e de especificidades técnicas e legais. Descreve sua composição, o conceito de princípio ativo, os coadjuvantes técnicos e terapêuticos, os corretivos e a maioria dos excipientes que ajuda a dar sua forma. Abrange as principais vias de administração e apresenta os medicamentos alopáticos, homeopáticos e fitoterápicos, explicando as diferenças entre eles. Ensina as boas práticas de manipulação na preparação de fórmulas magistrais e oficinais. Explica também os tipos de prescrição sujeitos a controle especial. Aborda os cálculos necessários para a correta preparação e reconstituição dos medicamentos.
Na primeira parte do livro, são abordadas as noções de farmacologia, os conhecimentos sobre farmacocinética e o uso racional de medicamentos na prática clínica, destacando-se, ainda, a interação entre os medicamentos e sua interferência nos resultados laboratoriais. A segunda parte traz os medicamentos, organizados em ordem alfabética, disponíveis no mercado brasileiro. Nesta parte, são descritas as especialidades farmacêuticas, apresentações, receituários, indicações terapêuticas, posologia, ajuste de dose, modo de administração, interações medicamentosas e cuidados farmacêuticos. O papel do farmacêutico como elemento integrador de equipes multidisciplinares apresentando soluções para os vários problemas do uso racional de medicamentos também é abordado nesta obra, com destaque para uso de antibiótico em pacientes críticos, adesão ao tratamento, interações medicamentosas, níveis séricos apropriados e toxicidade.