Este livro de atividades tem como finalidade ajudar familiares, educadores, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e terapeutas a auxiliar crianças e adolescentes com Dificuldade de aprendizagem em Matemática, Discalculia e Acalculia. O objetivo é orientar e intermediar o processo de aprendizagem, para que crianças e adolescentes conceituem a Matemática, sempre relacionando os jogos, os sites, as atividades e a atividade lúdica.
Nesta obra, entenderemos como conceituar número (correspondência, comparação, sequenciação, classificação, seriação/ordenação, inclusão de classe, conservação e enumeração), sistema de numeração decimal, forma geométrica, grandezas e medidas e operações básicas, com atividades para crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, segundo as características de cada faixa etária.
Ensinar mais e avaliar mais: este foi o lema da gestão de Nuno Crato, que assumiu o ministério da educação de Portugal em 2011, quando o país passava por uma grande crise econômica e fiscal: o salário dos professores, que já estava congelado, fora reduzido; os níveis de abandono e de reprovação escolar eram altos, e o país estava abaixo da média nos testes internacionais. Mediante o reforço na carga horária das disciplinas mais essenciais à educação ? língua portuguesa e matemática ? em detrimento dos ?projetos interdisciplinares? e outras coisas do gênero, e o aumento do número de avaliações gerais ? acompanhado do retorno desses mesmos resultados às escolas, com orientações claras para a melhoria, o ministro fez cair drasticamente o índice de evasão e elevar-se consideravelmente a média das notas dos alunos portugueses, de modo que os resultados de Portugal nos testes internacionais foram os melhores desde sempre. Anos antes, em 2006, este livro já revelava a clareza do autor sobre o vazio do vocabulário e a inocuidade dos conceitos dominantes na discussão pedagógica contemporânea, linguagem composta de lugares-comuns que camuflam o dano de sua aplicação prática. O premiado professor de matemática transpõe a expressão oblíqua desse ?eduquês? para o discurso direto, e nos faz enxergar o seu verdadeiro fundamento e as suas implicações.
"Os dois grandes flagelos da educação brasileira, seja pública ou privada, são a indisciplina e a incapacidade de leitura e escrita dos alunos, que chegam aos anos finais do ensino fundamental sem as noções mais básicas do processo de alfabetização. Isso é resultado da maneira como foram alfabetizados, e de como o ensino da língua foi abordado pelos currículos do ensino fundamental. São seqüelas decorrentes da metodologia global socioconstrutivista e da abordagem sociointeracionista do ensino de língua portuguesa, ambas inteiramente contrárias à natureza neurobiológica do aprendizado da escrita e da compreensão leitora. Nesta obra, procuro trazer para a educação o que as ciências do cérebro, em especial a psicologia cognitiva e as neurociências da aprendizagem, têm descoberto sobre a natureza do aprendizado da leitura e da escrita, e esclarecer por que os alunos acabam chegando à universidade sem saber ler e escrever.
Sobre o autor:
Kátia Simone Benedetti (1970?) nasceu e Itatiba, no interior de São Paulo. Licenciou-se em letras em 1993, especializou-se em psicopedagogia (1999) e é mestre em música pelo Instituto de Artes da UNESP (2009). É professora de língua portuguesa da rede municipal de ensino de Itatiba desde 2001. É autora também de ?Dignidade ultrajada: ser professor do ensino público nos dias atuais? (2013) e de ?Eu, professora e Burnout: como o sistema público de ensino adoece professores dedicados e prejudica alunos interessados? (2016).
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"A PRESENTE OBRA E UMA PRODUCAO COLETIVA COMPOSTA POR TEXTOS RESULTADOS DE ESFORCOS DIVERSOS DE ESTUDANTES E PROFESSORES PESQUISADORES DA POS-GRADUACAO EM EDUCACAO QUE COMUNGAM IDEIAS, ACOES E REFLEXOES SOBRE O EXERCICIO DA PROFISSAO DOCENTE. OS TEXTOS TRAZEM UMA PREOCUPACAO SOBRE A EDUCACAO HUMANA, LIBERTARIA, FORMADORA, SIGNIFICATIVA, REFLEXIVA E EMANCIPADORA.
NESSA PERSPECTIVA, AS PAGINAS DESTE LIVRO TRAZEM UMA TEMATICA DO NOSSO TEMPO PERSCRUTANDO E TENTANDO MOSTRAR CAMINHOS E ESTRATEGIAS PARA SUPERACAO DE PROBLEMATICAS E DILEMATICAS NA ESFERA DA EDUCACAO. DESTARTE, ENTENDEMOS TAMBEM QUE A INTERPRETACAO E APENAS UMA ETAPA IMPORTANTE E DECISIVA PARA PERSEGUIRMOS A DEVIDA E INDISPENSAVEL TRANSFORMACAO."
Lea Tiriba oferece novamente ao leitor o privilégio de ter nas mãos uma obra que recolocam em pauta o sentido do comunitário como aquilo que pode se tornar ?comum? numa sociedade, e do quanto esse ?comum? politicamente se torna visível no contexto das lutas pelos direitos sociais. Aqui a história da Educação Infantil é contada pelas vozes dos movimentos sociais, onde a luta por creche é tecida no trabalho cotidiano com as crianças e na formação de seus professores. A Pré-escola popular construí/constrói seus caminhos, ora meio silenciadas por elas, pois o sentido do ?comum? nem sempre disputa igualitariamente com as lógicas universalizantes. Por isso, no contexto histórico de perdas de direitos vivido atualmente, este livro reafirma sai importância política, pois nos convoca a repactuar na luta e no trabalho cotidiano os sentidos do que seja o ?comum?.
O livro A Descoberta da criança é uma síntese dos escritos em que Maria Montessori delineou o seu método pedagógico. Ela descreve o desenvolvimento psíquico e intelectual das crianças a partir dos resultados da experiência prática realizada na suas escolas. Com princípios inovadores, o Método Montessori revolucionou os parâmetros educativos, dando ênfase na autonomia, na liberdade e no respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos.
Educando para Parúsia apresenta a responsabilidade que todos nós - adultos responsáveis - temos em educar, preparando e educando esta nova geração para a terra prometida, o Quinto Império - BRASIL.PARÚSIA é apresentada como a terra prometida, um novo mundo para a humanidade.Os adultos responsáveis têm um grande desafio, que é o de educar e orientar esta nova geração para o amor pelo nosso país, o respeito às diversidades e o cuidado com a natureza - entre tantos outros temais atuais que contribuem para a cidadania -, comprometendo-se com o bem estar e a qualidade de vida dos brasileiros.O Brasil é a terra abençoada e prometida, onde corre o leite e o mel, promovendo riqueza espiritual e material, para que todos os povos unam-se nesse ideal.
Na prática docente, é possível perceber dificuldades para a elaboração de um currículo com atividades adequadas e funcionais para alunos com autismo, que favoreça a inclusão escolar e social. O que é mais importante fazer? Como cativar a atenção? É possível educar? É possível aprender?
Entretanto, há nos processos de aprendizagem possibilidades que demandam a atuação coletiva, a dedicação espontânea; que são movidas por uma teia de desejos e aspirações, em um movimento de afetos e sonhos, que vai além da condição limítrofe do autista e estabelece a sua natureza de aprendente e os atributos necessários para educarmos pelo nosso exemplo e amor.