A Redação (que também pode ser chamada de prova discursiva) possui algumas características que precisam ser levadas em conta no momento da preparação para um processo seletivo. Além dos conhecimentos básicos acerca de produção textual, como coesão, coerência, clareza, objetividade, fidelidade ao tema e correção gramatical, é primordial que se dominem os critérios de correção adotados pelas diversas bancas examinadoras. Nesse sentido, esta obra cumpre a função de dar a você a teoria geral acerca da elaboração de textos e também de direcionar seus estudos no intuito de compreender quais as melhores formas e as estratégias fundamentais que devem constar na organização e na estrutura de uma redação bem avaliada. Além disso, este material de estudo diferencia-se por agregar à sua preparação a tecnologia educacional AlfaCon Notes, ferramenta cuja funcionalidade consiste em registrar suas anotações por meio do QR Code. O objetivo é justamente o de deixar tudo organizado e acessível em sua área do aluno e smartphone.
Escrever textos criativos e impactantes é, sem dúvida, um grande diferencial na cultura imediatista em que vivemos. Porém, muita gente acha difícil "destravar" as ideias e vê-las se concretizar na tela do computador ou no papel. Foi pensando nessas pessoas ? e também nas que já escrevem bem e desejam se aprimorar ? que a especialista em comunicação Renata Di Nizo desenvolveu esta obra. Dividida em sete capítulos, ela explica a importância da leitura e do treino constantes para criar um repertório rico e profundo e traz técnicas fundamentais para enfrentar a famosa tela em branco. Seja você estudante, profissional ou escritor, encontrará neste livro: os benefícios de se entregar ao processo criativo; a melhor forma de usar a escrita criativa na universidade e no trabalho; dicas para lidar com a dispersão; motes e ideias para desenvolver seus textos; os principais sabotadores da criatividade; um plano de ação para finalizar aquele texto que há tempos está "travado"; as fases da escrita criativa (impregnação, distanciamento, elaboração, cruzamento e feedback); dezenas de técnicas de escrita criativa: mapa mental, mapa da empatia, imaginação criativa, binômio fantástico etc.
Livro essencial para quem quer passar no Enem, com dicas que vão ajudar o aluno a entrar na faculdade dos sonhos. Passar em uma boa universidade é o sonho de muitos, mas o vestibular tende a ser um momento cheio de tensão e nervosismo para os alunos. Em Redação infalível, a jovem estudante Débora Aladim dá todas as dicas para quem quer arrasar na prova, construindo uma rotina firme de estudos e motivação. Criadora do canal do YouTube que leva seu nome e tem mais de 1,5 milhão de inscritos, Débora Aladim usa uma linguagem ágil e atual para conversar com o público jovem que precisa aprender os primeiros passos na organização dos estudos. A autora ensina a montar cronograma, priorizar e revisar matérias, e oferece uma ampla lista de temas que podem ser explorados pelo aluno em sessões independentes de estudo. Redação infalível é uma arma inestimável para todos aqueles que querem fazer uma boa prova.
" (Edição de bolso)
É muito comum ouvirmos dizer por aí que o português é uma língua difícil. Curioso é que muitas das pessoas que dizem isso usam o português no seu dia a dia para interagirem umas com as outras sem maiores problemas. Mas então que português é esse tão difícil assim? Na verdade, a grande dificuldade que muitos falantes têm em relação à língua portuguesa se concentra em uma de suas variedades, a chamada variedade padrão.
Este livro aqui trata justamente dessa variedade, que costuma nos dar uma certa dor de cabeça. Isso ocorre porque esse é o padrão de linguagem usado em situações formais, mais distantes do uso coloquial que fazemos da nossa língua. Essa variedade se deduz fundamentalmente dos usos da língua em textos escritos e dos usos de grupos sociais com alto grau de escolarização, e também das situações de interação em que há maior formalidade entre os interlocutores.
Em linguagem acessível, este manual apresenta os mecanismos básicos que constituem a língua portuguesa. Após a leitura, temas como classes de palavras, análise sintática, pontuação, ortografia, entre outros, deixarão de ser um mistério para você!"
Este Resumão traz sugestões práticas e dicas valiosas para escrever melhor, seja nos trabalhos escolares, na vida profissional ou na comunicação pela internet. É um excelente guia para elaborar textos. Confira os principais temas abordados: modismo e lugares-comuns, textos informativos, exatidão e precisão, colocação dos termos na oração, posição das palavras nas orações e colocação predominal.
Superdicas de ortografia apresenta ao leitor uma visão abrangente das principais dificuldades encontradas pelas pessoas ao escrever no dia a dia, sejam trabalhos escolares, e-mails, cartas ou documentos comerciais. Com muito bom humor, mas sem deixar de lado o rigor técnico, Dad Squarisi desvenda mistérios da língua portuguesa: o emprego de esses e zês, o porquê dos porquês, a cilada dos quês, as normas do hífen, os caprichos das siglas, as armadilhas de palavras enganadoras, as artes de superlativos, abreviaturas, maiúsculas e minúsculas. Além de ensinar regras simples e de fácil memorização, Dad explica curiosidades a respeito da origem e da formação das palavras.
O Novo dicionário de dúvidas da Língua Portuguesa é um guia de consulta rápida e fácil para esclarecer as nossas dificuldades mais recorrentes. Nesse livro inédito do prof. Bechara, também foram incluídas as dúvidas que mais ocorrem aos candidatos a concursos públicos, além daquelas que estudantes e profissionais de diferentes áreas têm levado ao autor ao longo de toda sua vida acadêmica.
Com cerca de 1.500 verbetes, a obra abrange as áreas de pronúncia, regras de acentuação, ortografia, novo Acordo Ortográfico, apóstrofo, hífen, crase, flexão, formação do plural, conjugação, numeral, uso de preposição, regência, concordância, entre outras.
Um lançamento imperdível de Evanildo Bechara, o mais conhecido gramático de nosso tempo.
Redigir é uma habilidade tão necessária quanto difícil para todas as pessoas em geral e, particularmente, para quem estuda ou desenvolve atividades acadêmicas.
Para redigir com clareza é necessária uma anterior organização lógica do pensamento, podendo-se concluir que sem o pensamento logicamente ordenado não pode haver redação clara, inteligível. Isto significa que ensinar a redigir equivale a ensinar a pensar, tarefa obviamente impossível, no entanto, sugerir técnicas ou práticas que favoreçam o desenvolvimento do processo de redação é tarefa difícil, mas não impossível.
A redação de um bom texto exige grande domínio do pensamento sobre as palavras. É preciso capturá-las, escolhê-las adequadamente, dominá-las para ordená-las em frases e parágrafos, como quem monta uma espécie de quebra-cabeça.
Para alcançar este objetivo, este Guia propõe-se a estudar e discutir as etapas a serem seguidas na elaboração de um texto, analisando suas partes constituintes, a construção dos parágrafos, as estruturas frasais, o uso de vocabulário adequado, bem como a solução para os erros gramaticais e as impropriedades de vocabulário mais comuns nas redações acadêmicas.
A ênfase da obra, portanto, privilegiará a redação dos trabalhos acadêmicos e, conseqüentemente, a linguagem referencial, obrigatória para esse tipo de comunicação.
Milhares de verbetes, abonações, locuções e exemplos;
Novos vocábulos de diversas áreas do conhecimento (informática, biologia, genética, botânica, ecologia, economia, educação, moda, astronomia, física, engenharia, química, medicina, culinária, etc.) e de níveis e registros diferentes;
Revisado conforme a Nova Ortografia, com símbolos que permitem a rápida identificação das alterações;
As aberturas das letras trazem fotografias comentadas do professor Aurélio, em diferentes épocas de sua vida;
Abonações clássicas ou atuais, de variados estilos: trechos ou frases que servem para demonstrar a exatidão de significado de palavra ou locução e mostram como são usadas no discurso real, auxiliando na compreensão real das palavras consultadas no dicionário;
Dedeiras internas que facilitam a consulta;
Indicação das 3 000 palavras mais frequentes na língua escrita contemporânea, contadas e selecionadas num acervo de mais de 5 milhões de ocorrências.
Produzir uma redação correta não basta. É preciso escrever de forma adequada, apresentar bem os argumentos e caprichar na coerência para conseguir uma boa pontuação no Enem. É o que esperam fazer os milhões de estudantes que prestam o exame todos os anos. Além de responder às questões de múltipla escolha, os alunos encaram a temida redação. Poucos, porém, conseguem a almejada nota máxima. Arlete Salvador mostra que por trás do complicado nome "dissertação argumentativa" - exigida na prova - há um caminho possível de se percorrer pelos alunos para alcançar a sonhada redação nota 1.000.