EDIÇÃO REVISTA. Conheça o método que está revolucionando a produtividade das empresas. ?Repleto de histórias empolgantes e exemplos reais. O método de gerenciamento de projetos conhecido como Scrum deve ser a ferramenta de produtividade mais largamente empregada entre as empresas de alta tecnologia. Jeff Sutherland tem sido brilhantemente bem-sucedido em sua missão de pôr esse recurso nas mãos de mais negócios em todo o mundo.? ? Eric Ries, autor de A startup enxuta O mundo vem sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais acelerado. Para quem acredita que deve haver uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, Scrum é um livro instigante sobre o processo de liderança e gestão que está transformando a maneira como vivemos. Instituições que adotaram o método Scrum já registraram ganhos de produtividade de até 1.200%. É por causa dele que a Amazon pode acrescentar um novo recurso em seu site todos os dias, que o Red River Army Depot, no Texas, consegue lançar utilitários blindados 39 vezes mais rápido e que o FBI finalmente criou um enorme banco de dados de rastreamento de terroristas. Com base em insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e muitas outras disciplinas, o método Scrum é prático e fascinante. Mas a razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudar você a alcançar o que os outros consideram inatingível ? seja inventando uma tecnologia pioneira, planejando um novo sistema educacional, viabilizando um caminho para ajudar os mais pobres ou mesmo estabelecendo os alicerces para a sua família prosperar.
Com a contribuição de David A. Kaplan, Joel Peterson, presidente da JetBlue e professor da Stanford Graduate School of Business, explora como a cultura de confiança é um dos maiores diferenciais das empresas. Considerando os benefícios de trabalhar em uma empresa onde chefes e colegas confiam uns nos outros, Peterson descobriu que, quando livres do microgerenciamento e da rivalidade, todo funcionário faz o seu melhor. Assumir riscos e inovar se tornam a regra. Quando uma empresa tem a reputação de ser justa, os custos caem: a confiança diminui o tempo gasto com dúvidas, conflitos e advogados. Este livro, indispensável para empresas grandes e pequenas, e para aprimorar os relacionamentos humanos, vai ensinar você a plantar a semente da confiança em toda a cadeia produtiva ? e colher os frutos da boa reputação, dos lucros e do sucesso!
Este livro pretende contribuir para que professores, estudantes, pesquisadores e gestores de Ciência e Tecnologia nos setores público e privado encontrem uma referência teórica e empírica para seu desafiante trabalho de lidar com uma realidade em constante transformação. O trabalho recorre a uma literatura interdisciplinar, incluindo História da Ciência, Economia Industrial, Administração de Empresas, Ciência Política e Engenharia da Produção.
Esse livro é fruto de debates, apresentações e artigos publicados nos quatros encontros realizados entre 2015 e 2018 do Fórum Discuta Lean, pelos próprios autores participantes nos eventos. Aqui você terá um excelente resumo de elevado nível de expertises dos mais respeitados especialistas e autores do assunto que conhecemos no Brasil. Reunidos essas teses são mais de 25 anos de boas práticas expostas que dão credibilidade para ser seguida sem sequer repousar necessidade de estudo prévio.
Em Projeto Startup: da ideia ao primeiro milhão, João Magalhães e Gustavo Teixeira explicam o passo a passo da criação de uma empresa, revelando cada etapa do processo de forma clara e didática. Este livro tem o intuito de auxiliar todos aqueles que pensam em criar sua própria startup, mas que ainda não sabem por onde começar. Os autores mostram ao leitor exemplos práticos, deixando o leitor por dentro dos desafios da vida de um empreendedor.
Governança Corporativa: Guia do conselheiro para empresas familiares apresenta em sua segunda edição, atualizada e ampliada, as principais ferramentas de gestão de que dispõem todos os profissionais que tenham relação direta com este órgão colegiado, como sócios, conselheiros, diretores, consultores, advogados, contabilistas e gerentes.
Com uma linguagem direta e acessível aos leitores de diferentes formações, esta obra apresenta informações fundamentais ao Conselheiro que assumirá uma posição no Conselho, de forma que possa exercê-la na plenitude que o cargo exige.
Recomendado para empresas familiares, o livro também pode ser utilizado por empresas ou organizações de outros perfis, sendo de capital fechado ou aberto, familiar ou não, cujo conteúdo abrange desde instruções e diretrizes básicas a alertas sobre perdas e riscos, com destaque para a empresa familiar, tão relevante no cenário nacional.
Pela forma como conceitos e práticas são abordados, a obra é ainda indicada a estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Finanças e Engenharia de Produção, sendo estruturada em nove capítulos e um anexo contendo os aspectos jurídicos da Governança Corporativa.
Dyogo e Maurício apresentam com propriedade os detalhes que permeiam o processo de implementação das estratégias do Ministério Público de Santa Catarina e, portanto, nos disponibilizam subsídio para termos condições de efetivamente tirar nossas estratégias do papel. Temos conhecimento da complexidade que perpassa este processo e, justamente por isto, reconhecemos a importância desta obra para o mundo real das organizações.
Cláudio Barros Silva
O atual perfil institucional do Ministério Público nasceu com a Carta Magna de 1988 e, apesar de novo, ostenta ainda as velhas estruturas administrativas e práticas superadas de gestão. Internamente, seus integrantes demonstram inconformismo com os planos de poder em detrimento da ausência de planejamento. A visão externa do autor, retratada por quem sabe planejar e executar, ainda que não resolva todos os nossos problemas de imediato, nos indica os bons caminhos a serem seguidos por quem sonha com um Ministério Público dotado de sistema adequado de engenharia política e organizacional, para desenvolver a atuação almejada pela sociedade brasileira. Sua leitura é imperdível.
José Carlos Cosenzo
Este livro, do Prof. Maurício Fernandes Pereira e Dyogo Neis, mostra de forma competente, objetiva e prática uma das principais atividades que devem ser pensadas e realizadas após a Elaboração do Planejamento Estratégico, qual seja, a Avaliação e Decisão da manutenção ou mudança da Estrutura Organizacional, para que a Visão de Futuro da Organização possa ser alcançada de acordo com o Planejamento Estratégico previsto. Uma obra de pesquisa séria com aplicação prática e imediata que, assim como os livros anteriores da série, liderados pelo Prof. Maurício, vem contribuir com a formação dos Alunos e Técnicos de Planejamento.
Dr. Rolando J. Soliz Estrada
Definidas todas estas premissas, finalmente chegou o momento de implementá-las, ou, se preferir, colocar as estratégias em prática! Esta é a citação do livro que, para aqueles que estudam a estratégia-na-prática, evidencia a importância da implementação da estratégia, tão complexa e tão necessária para efetivar todo o processo de planejamento. Finalmente, temos no Brasil uma bibliografia que evidencia a estratégia acontecendo. Foi uma grata satisfação a leitura desta série, que brinda a academia, executivos e empresários.
O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum? Segundo Nassim Nicholas Taleb, os dois são exemplos claros de um cisne negro: um evento imprevisível, impactante e que é a base de quase tudo sobre o mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal. Em A lógica do cisne negro, o mundialmente conhecido autor de Iludido pelo acaso retoma temas como sorte, incerteza, probabilidade e conhecimento para falar sobre como grandes acontecimentos nos surpreendem enquanto cometemos o erro de restringir o pensamento ao corriqueiro e irrelevante. Nesta obra, o leitor aprenderá, com truques simples, a tirar proveito de cisnes negros e ter outra visão de mundo.
Com uma leitura leve, rápida e fluida, Profissões do Futuro traz respostas a questões que são cruciais para os profissionais do mercado de trabalho e mais ainda para aqueles que estão em início de carreira. Um livro esclarecedor sobre as questões que se colocam para o mundo das profissões: estejam elas no campo da formação tradicional (como a medicina, engenharia e administração) ou em áreas absolutamente inovadoras, como a gestão de resíduos, aquicultura ou a bioinformática. Como ensina o autor, para olhar o futuro pensando em carreira é importante olhar o presente com mais atenção. A chave está em criar um novo olhar sobre as carreiras já existentes, atentando para os sinais e oportunidades que o futuro apresenta hoje.
O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão completa em português. "A Arte da Guerra" é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não nos surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia.
Este livro traz textos sobre logística empresarial desenvolvidos pelo Centro de Estudos em Logística, do Instituto Coppead de Administração - CEL/Coppead, uma instituição resultado de parceria entre a universidade e empresas brasileiras de vanguarda. Sua criação, construída em sólida base de pesquisa, consultoria e ensino, objetiva a disseminação de conhecimentos e desenvolvimento profissional de logística no país.
A Coleção Coppead de Administração é uma coletânea de artigos, ensaios e pesquisas organizados pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos principais institutos de excelência no ensino e na produção de conhecimentos em Administração na América Latina. O Coppead vem desde 1988 veiculando publicações sobre temas atuais de administração de empresas, tornando-os uma referência útil para os que praticam, pesquisam e ensinam a administração no Brasil.