nullEsta publicação sintetiza os achados de uma pesquisa de pós-graduação sobre a escrita de jovens brasileiros tal como acontece no site de relacionamentos. Esse tipo de escrita, apesar das alterações gráficas que a identificam, é bastante integrado aos padrões lexicais do português brasileiro. Não há, motivos para tanto estranhamento... tampouco para se imaginar que ela seria capaz de invadir e corromper a escrita "normal". Mas isso, como convém a todo trabalho cientifico, teve que ser demonstrado, provado. O internetês pode ser visto pelos educadores como algo positivo, como um atestado vivo da transformação da língua que reflete a transformação do homem. Trata-se de um código de comunicação que se adapta a uma dada situação, tal como tantos códigos. E, a partir disso, é perfeitamente válido despertar a percepção dos estudantes sobre a diversidade de usos da língua falada e escrita e sobre as diferentes situações de comunicações relacionadas a esses usos. A escola tem muito a dialogar com essa nova escrita, pois nesse diálogo. em meio ao internetês, está o nosso aluno, um aluno novo e, ao mesmo tempo, um aluno bastante conhecido. Este trabalho, justamente, presta sua contribuição para esse encontro sempre tão necessário.
Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas, Nanotecnologia, Biotecnologia, Veículos Autônomos, Impressão 3D, Realidade Virtual...o mundo está passando, mais uma vez, por mudanças importantes graças aos avanços tecnológicos acumulados ao longo de milhares de anos. Esse livro discute o conjunto das tecnologias que vão definir as próximas décadas do mundo moderno, apresentando os temas de forma não-técnica, com foco nos impactos gerados na sociedade e nos negócios, bem como nos principais personagens por trás destes avanços ao longo da História. Prefácio, por Arminio Fraga Neto (economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil)
Ninguém melhor que um dos maiores nomes da cultura pop para mostrar como viver de forma prática, inteligente e divertida. Neste livro, Bill Nye, the science guy, apresenta os princípios da vida nerd e mostra que usar esse lado trará imensos benefícios para você e também para o mundo ao seu redor. Há diversos aspectos geniais e curiosos em cada um de nós, só precisamos explorar o nosso potencial. E este livro irá lhe mostrar como! ?Eu amo a cultura nerd, mas quero fazer um alerta sobre uma parte boa e outra não. A maior atenção ao aprendizado de ciência, tecnologia, engenharia e matemática é algo fantástico. Mas tornar-se fanático por personagens de histórias em quadrinhos, por exemplo ? pode ser apenas divertido. Não é o mesmo que estudar matemática e ciências para compreender as complexidades do clima, para planejar um cultivo resistente a doenças ou pragas... O geek pode ser movido pelo mesmo instinto de acumulação de informações, mas a aplicação do conhecimento é algo diferente e exige mais dedicação.? O AUTOR: BILL NYE é um... nerd! E tem sido a face pública da ciência e da descoberta por décadas. Apresentador do Bill Nye ? the Science Guy, programa de tevê premiado com o Emmy, Nye é cientista, engenheiro, comediante, inventor e autor de diversos best-sellers do The New York Times. Ele é o CEO da The Planetary Society, formou-se em engenharia mecânica na Universidade Cornell e possui sete títulos de doutor honoris causa.