Sinais Do Misterio De Cristo - Paulinas - Livrarias Curitiba

Buscar
Sinais Do Misterio De Cristo - Paulinas
LV443484

Quantidade: 1

12345
  • OPÇÕES DE
    PARCELAMENTO
  • CONSULTE
    FRETE
  • ADICIONAR AOS
    MEUS DESEJOS
O padre abade beneditino Salvatore Marsili foi ¿teólogo da liturgia¿ - toda a sua longa pesquisa teve como método radicar seu discurso litúrgico na ¿teologia do Mistério de Cristo¿. Quem o conheceu deve lembrar-se de como ele gastava um bom tempo ao tratar das fontes e da história da liturgia, certamente não para exibir uma complacente erudição, mas para extrair da leitura histórica o fundamento, as constantes, os progressos ou as involuções da teologia dos sacramentos. Como referência, tinha um ponto fixo: desvendar de que modo a liturgia da Igreja torna atual o mistério da salvação realizado por Cristo.

Os tratados de Liturgia que elaborou para os cursos por ele ministrados e que, devido à sua morte prematura, acabaram não sendo inseridos na coleção por ele idealizada (Anámnesis), chegam finalmente ao Brasil pelas mãos de Paulinas, na obra Sinais do Mistério de Cristo Teologia litúrgica dos sacramentos, espiritualidade e ano litúrgico. A única exceção no ineditismo dos manuscritos é o tratado sobre Eucaristia, aqui repetido, embora extraído de uma apostila de cunho diferente da publicada na coleção.

A convivência do Abade Marsili com o também beneditino, o alemão Odo Casel, no Mosteiro Maria Laach (Alemanha), nos anos 1934-1935, convenceu-o de que aquela intuição genial sobre a ¿Liturgia dos Mistérios¿ deveria ser aprofundada na linha do movimento bíblico-patrístico, ou seja, os fundamentos da reatualização dos Mistérios de Cristo deveriam ser buscados na Bíblia. Com isso, nasceu a ideia da coleção Anámnesis.

A originalidade da sua doutrina está em ter construído uma teologia a partir da celebração litúrgica, como início de toda reflexão-discurso sobre a experiência de Deus, razão pela qual ele sempre falou de ¿Teologia da Liturgia¿ ou de ¿Teologia litúrgica¿. Defendia a liturgia como o lugar onde continua a desenvolver-se a história da salvação, o lugar onde a Igreja nasce, é construída e se desenvolve, sendo, por isso, o ponto de partida de toda a reflexão-discurso sobre a experiência de Deus. Todos os sacramentos são vistos em relação ao Mistério de Cristo, no sentido de que a presença e a ação do Cristo vivo e glorioso comunicam à humanidade as realidades salvíficas divinas.

CARACTERÍSTICAS

EditoraPAULINAS - PIA SOCIEDADE FILHAS DE SAO PAULO
Edição1
Ano da Edição2018
AutorSALVATORE MARSILI
EAN139788535625530
FormatoBROCHURA
Nacional ou ImportadoNacional
ISBN8535625534
Largura16
Altura23
Profundidade2
Páginas704
Peso700 g.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores