Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. São quase 800 mil casos de morte autoinfligida por ano. Esses dados alarmantes têm chamado a atenção de profissionais de saúde, educadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas. Porém, além de prevenir esse tipo de ocorrência, é preciso cuidar daqueles que enfrentam o suicídio de um ente querido: os sobreviventes. Maior especialista brasileira no tema, Karina Okajima Fukumitsu reúne neste livro anos de pesquisa e de trabalho de campo com mães, pais, irmãos e amigos de pessoas que se suicidaram, desvendando o processo de choque, dor, agonia e tristeza pelo qual passam. Denominando posvenção o cuidado específico com esse público, a autora aborda os impactos do suicídio, detalha as dificuldades emocionais enfrentadas pelos sobreviventes, aponta caminhos para ressignificar a dor, apresenta propostas de prevenção e propõe políticas públicas para transformar a impotência individual em potência coletiva.
O pai tem uma função importante no processo de desenvolvimento psicológico dos filhos, porém nem sempre esse papel está sendo exercido de modo significativo e positivo. Muitos filhos têm grandes dificuldades na relação com seus pais, visto que eles nem sempre são figuras presentes ou afetuosas em suas histórias. Este livro-caixinha®, por meio de 50 cartas com perguntas, aborda a temática da relação entre pai e filho, avaliando a qualidade desse relacionamento, bem como promovendo reflexões e possibilidades de ressignificar alguns conflitos estabelecidos.
Escrito por um dos maiores especialistas no estudo dos processos inconscientes do cérebro, este livro nos apresenta uma nova compreensão dos processos mentais ocultos que governam os mais diversos aspectos de nossas vidas. John Bargh revela como o inconsciente guia nosso comportamento, objetivos e motivações em áreas como relacionamento, educação dos filhos, negócios, hábitos de consumo e vícios. Segundo o autor, se compreendermos as forças psicológicas que nos influenciam diariamente, poderemos melhorar nosso sono, nossa memória e ter mais qualidade de vida. O cérebro intuitivo é uma fabulosa jornada pelo mundo que existe sob a superfície da consciência e que é a chave para desvendarmos novas maneiras de pensar, sentir e agir. ?Esplêndido e convincente.? ? Malcolm Gladwell, autor de Fora de série e Blink ?Um livro fascinante e provocador da maior autoridade mundial na ciência da mente inconsciente.? ? Daniel Gilbert, autor de O que nos faz felizes
Os mitólogos falam dos deuses como potências, e com isso certamente querem dizer aquilo que gostamos de nos referir como arquétipos, modos de ser e de funcionar. Os deuses presidem sobre áreas da existência, áreas da experiência do ser e do não ser, mas isso ainda não é muito exato: os deuses não são pedaços da realidade, eles são, cada um, uma realidade inteira ou um cosmos. Então, um deus é um mundo todo, e estudamos e olhamos para essas imagens em busca do que elas podem nos dizer a respeito de nós mesmos e dos mistérios que nos envolvem. Eles são, e James Hillman também sempre insistiu nisso, metáforas.
A obra conduz o leitor por um caminho introspectivo de sua própria condição humana por meio de três personagens centrais: o Professor Pedro e os jornalistas Matheus e Joana. Tratase de um retrato fiel de vidas como a do autor Luiz Felipe Ormonde, expróreitor da Universidade Holística Internacional de BrasíliaUnipaz, que se dedicam a compreender o desenvolvimento espiritual. O livro apresenta um modelo de como viver este processo de desenvolvimento no cotidiano de vida
Nenhuma crise conjugal acontece da noite para o dia. Ao contrário, ela é construída lenta e insidiosamente, ao longo do tempo, através de atitudes e comportamentos que ambos os cônjuges adotam, consciente ou inconscientemente.Este livro foi escrito para quem, mesmo à beira do divórcio, ainda sente a chama do amor arder em seu coração, quer lutar pelo seu casamento, mas não sabe como reconstruí-lo. De forma clara e objetiva, o livro trata em detalhes das causas que levam ao divórcio, como reconstruir um lar à beira do desastre e ? o principal ? revela todos os passos e métodos eficazes para recuperar seu casamento mesmo que, a princípio, só você queira salvar seu matrimônio.Capítulos como ?Os sete maiores bloqueadores dos casamentos?, ?13 coisas que podem aniquilar seu casamento?, ?A hora de saber quando falar e quando calar?, ?Transformando problemas em soluções?, ?As 10 principais características dos casamentos bem-sucedidos?, e outros mais ? num total de 15 envolventes capítulos ?, irão conduzi-lo de modo seguro e objetivo pela fascinante vereda que leva a um matrimônio feliz e realizador.
Você sabe gerenciar as suas emoções e as dos outros? Quem sabe fazer isso tem o caminho aberto para uma vida mais feliz, com mais sucesso e menos estresse. É O que se chama inteligência emocional. NEste livro em forma de caixinha estão 100 perguntas para você treinar sua mente no sentido de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a sua capacidade de lidar com eles. A Inteligência emocional pode ser aprimorada com treino, assim como outra competência qualquer, para tornar você mais confiante, focado, adaptável e resiliente.
Por que algumas pessoas são brilhantes ao tomar decisões e outras são incapazes de fazer a escolha certa? Por que algumas são bem-sucedidas ao seguir sua intuição enquanto outras se deixam levar por preconceitos e cometem grandes erros? Como nosso cérebro funciona no trabalho, na sala de aula, na cozinha e na cama?
Baseado em fundamentos científicos, Blink é um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito. Para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes, como o caso do especialista em arte que, num único relance, descobriu que uma escultura comprada por uma fortuna pelo Museu Getty era uma falsificação; o produtor que percebeu todo o potencial de Tom Hanks no instante em que o conheceu; o psicólogo que, só de observar um casal conversar por apenas alguns minutos, consegue rever quanto tempo vai durar aquele relacionamento; entre outras.
Blink revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam.