Os efeitos colaterais do discurso motivacional, O mercado de palestras e livros motivacionais está crescendo desde o início do século XXI e não mostra sinais de desaquecimento. Religiões tradicionais estão perdendo adeptos para novas igrejas que trocam o discurso do pecado pelo encorajamento e autoajuda. As instituições políticas e empresariais mudaram o sistema de punição, hierarquia e combate ao concorrente pelas positividades do estímulo, eficiência e reconhecimento social pela superação das próprias limitações. Byung-Chul Han mostra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX descrita por Michel Foucault perde espaço para uma nova forma de organização coercitiva: a violência neuronal. As pessoas se cobram cada vez mais para apresentar resultados - tornando elas mesmas vigilantes e carrascas de suas ações. Em uma época onde poderíamos trabalhar menos e ganhar mais, a ideologia da positividade opera uma inversão perversa: nos submetemos a trabalhar mais e a receber menos. Essa onda do 'eu consigo' e do 'yes, we can' tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout. Este livro transcende o campo filosófico e pode ajudar educadores, psicólogos e gestores a entender os novos problemas do século XXI.
Publicado pela primeira vez em ?Tempos Modernos?, em várias edições da revista, o presente ensaio, com algumas modificações e o importante acréscimo de notas, voltou a ser publicado em 1948. ?Que é a literatura?? pretendeu ser uma resposta às críticas suscitadas pelo princípio do engajamento, proposto na ?Apresentação de Tempos Modernos?, emitidas por escritores que Sartre, por outro lado, até podia estimar. Uma reflexão aprofundada sobre a condição do escritor se impunha, assim como um reexame do que o diretor da revista entendia por ?engajamento literário? e a reafirmação de sua urgência.
Caríssima leitora, mulher independente e competente, sereis capaz de dizer tudo que pensais a vosso chefe? Caro canalha, direis tudo que já fizestes contra a vossa retíssima esposa? Padres, nas homilias dominicais da santa missa, sereis corajosos o suficiente para publicar todas as vossas taras? Pastores, sereis desinteressados o bastante para doar todos os vossos bens pela evangelização dos povos da Terra? Manifestantes, amantes da justiça, gritaríeis aos sete cantos do mundo se fosse o ódio, puro e simples, que vos encanta a cada gesto revolucionário? Fracassado, confessarias aos homens a vossa preguiça? Rico, quais os livros que foram lidos daquela vossa suntuosa estante, localizada na apoteótica sala de estar onde recebeis vossas visitas? Solitário, cultuais a solidão porque a amais ou, ao contrário, sois terrivelmente insuportável? Professores, amais a verdade ou os louros da bajulação acadêmica? E vós, caro leitor, acreditais que a democracia é a melhor forma de governo? Que o amor de uma mãe por seus filhos é natural e não um hábito social que pode ser perdido? E quando vossa namorada lhe diz, olhos nos olhos, Eu te amo, acreditaríeis? Marido, cidadão honesto e honrado, como quase todos acreditam ser, gestor de uma empresa bem-sucedida, chefe de uma família tão feliz quanto naquelas das propagandas de manteiga light, tendes certeza que, em vosso leito de amor, vossa esposa em vós pensais durante uma transa intensa? Ora, quem não mente que atire a primeira pedra!
Esta é uma obra bastante referencial no pensamento de Kant e fundamental nos cursos de Direito, sendo a base do conhecimento teórico do direito e da lei. Trata-se da primeira parte do livro ?Metafísica dos Costumes?. A Doutrina do Direito tem como objeto os princípios de todas as leis que são passíveis de promulgação pela legislação externa. Kant examina no texto uma ampla gama de questões, incluindo a teoria dos contratos sociais, propriedade privada, direitos humanos, bem-estar e igualdade, desobediência civil, perdão e punição, e igualdade no casamento.
A estreita relação entre o conhecimento e a vida, razão e emoção, a possibilidade de aproximar opostos, aliás, por que opostos? Não se pode ser uma coisa e outra, em vez de escolher entre uma opção ou outra? Baseada nestes princípios e questionamentos, levantados séculos atrás por Nietzsche, a autora Viviane Mosé apresenta Nietzsche hoje - Sobre os desafios da vida contemporânea. A intenção da autora é que nos coloquemos em questão e reflitamos: o que temos feito? Quais caminhos trilhamos? O que enfim nos tornamos? Ao contrário de buscar uma interação com a vida, um modo de incentivá-la, a civilização foi se especializando em substituir a vida por um conjunto de signos, de ficções. Precisamos contar a história desta ilusão que se chama razão, este sonho antropocêntrico de controlar a vida e que hoje desaba. Esta é uma leitura necessária para viver o processo de transformação que impulsiona a filosofia nietzschiana em sua afirmação da vida.
Uma das mais cultuadas obras de Aristóteles, Ética a Nicômaco ocupa um lugar fundamental na base do pensamento humano. Nesta obra Aristóteles expõe seu entendimento sobre virtude e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência, além de criar uma intuição moral completamente nova.
Todo mundo conhece Sócrates, Platão, Descartes e Nietzsche, pelo menos de nome. Mas poucos seriam capazes de explicar as teorias em que se baseiam suas ideias ou citar frases que os tornaram famosos e os fizeram entrar para os registros da História. Escrito num estilo ágil e acessível, este livro traz informações básicas sobre a vida e a obra dos grandes filósofos, além de oferecer uma abordagem leve e atual da filosofia, ajudando-nos a entender com facilidade teorias complexas, muitas vezes resumidas em aforismos brilhantes.
Ética: definições preliminares, ética não normativa e ética normativa, teorias teleológicas e teoria
deontológicas. Metafísica - Parte 1: objetos de
exemplificação multipla, defesa do realismo baseado em termos singulares abstratos, defesa do realismo baseadas na semelhança e as defesas linguísticas
do realismo. Parte 2: O problema da individuação, soluções propostas e compromissos ontológicos.
A filosofia da linguagem: o tractatus e os jogos da linguagem. Epistemologia: realismo de senso
comum, análise tradicional, análises de razões conclusivas e teorias causais.
Estão reunidos neste livro o Sermão da Sexagésima, o Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda e o Sermão do bom ladrão. O primeiro, de 1655, escolhido pelo próprio Vieira para abrir o volume de seus sermões compendiados, versa so