À sombra desta mangueira é uma lúcida análise de Paulo Freire sobre o contexto concreto do mundo nos fins do século XX. É um libelo contra a malvadez do neoliberalismo contida no seu fatalismo que nega a humanização e libertação dos seres humanos proclamando a ?morte da História?, da utopia, do sonho. Reúne 16 ensaios de Paulo Freire, prefácio de Ladislau Dowbor e apresentação e notas de Ana Maria Araújo Freire.
Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática.
Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.
?A leitura nova de que faço de meu mundo demanda igualmente uma nova linguagem ? a da possibilidade, aberta à esperança. E que no momento em que vivemos nos achando de tal maneira vulneráveis e frágeis diante de poderes inalcançáveis ? a colisão de um asteroide com a Terra, a tragédia da Aids, a possibilidade de ter o pequeno quintal de minha casa estudado de outra parte do mundo, que a esperança se torne absolutamente indispensável à existência num mundo de dúvidas e suspeições. De um lado, difícil de tê-la, de mantê-la, de reforçá-la, de outro, impossível de existir sem ela.?
Arte da aula toma por base a seguinte questão: como é dar aulas para estudantes na universidade? Acreditando que a aula constitui o ato que define o professor ? isto é, aquele que ?professa?, palavra etimologicamente vinculada ao ato da fala ?, os organizadores compreendem a aula como um campo educativo excepcional, de criação, reflexão e emancipação. O livro tem como foco principal o entendimento da educação, em sentido formal, porém não menos criativo e relevante. Assim, a experiência da aula, além de retratar a ótica objetiva de quem a expõe ? o professor ?, registra também a memória afetiva de décadas sucessivas de atuação em sala de aula de grandes mestres como Alcir Pécora, Ataliba de Castilho, Franklin Leopoldo e Silva, Isabel Loureiro, João Adolfo Hansen, Leon Kossovitch, Marilena Chauí, Olgária Matos, Renato Janine Ribeiro e Willi Bolle.
Nesta obra, a educadora Emilia Cipriano Sanches explica que não é possível falar de conhecimento cognitivo sem falar de afetividade, no sentido de aquilo que nos afeta. Ao longo das páginas deste livro, a relação entre saberes e afetos é analisada por vários ângulos, consubstanciada por conceitos e recheada por histórias vivenciadas em mais de trinta anos de docência. A professora destaca também que constituir saberes e afetos deriva de relações. Educar é um ato essencialmente relacional. Tanto na ligação entre professores e alunos, quanto na interação dos educadores com seus pares, bem como nas relações que extrapolam os muros da escola.
"A adolescência pode ser um período de grande estresse e instabilidade ? não apenas para os filhos, mas também para os pais. É normal que os adolescentes explorem uma nova sensação de liberdade, mas esse processo pode deixar os pais se sentindo sem poder ou excluídos da vida de seus filhos. Esses efeitos são ainda maiores na era da distração digital.
A essência da abordagem da Disciplina Positiva é a compreensão de que os adolescentes ainda precisam dos pais, mas de maneiras diferentes. A metodologia deste livro visa construir habilidades socioemocionais e de vida por meio do encorajamento e empoderamento ? não da punição.
Ao longo dos anos, milhões de mães e pais passaram a acreditar na série da dra. Jane Nelsen por sua abordagem consistente para criar filhos felizes e responsáveis. Esta nova edição está repleta de métodos eficazes e comprovados para lidar com diversos desafios na educação de filhos, tais como:
? Promover discussões honestas com o adolescente.
? Ajudar o filho a lidar com o mundo on-line.
? Transformar erros em oportunidades.
? Ensinar o adolescente a ter objetivos que o façam feliz... e alguns que façam os pais
felizes também (como colaborar com as tarefas domésticas).
? Evitar os perigos do controle e da permissividade excessivos."
A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo ? e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.
Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.
Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.
Milhões de pais e mães vêm aplicando as estratégias eficazes e incentivadoras da Disciplina Positiva para a criação de filhos. Pesquisas demonstram que os primeiros três anos na vida do bebê constituem um período fundamental para seu desenvolvimento e que as convicções formadas durante esse período podem ter implicações profundas no resto da vida da criança. Os princípios e as ferramentas da Disciplina Positiva ajudarão os pais e as mães a entender o mundo dos seus pequenos, a estabelecer bases sólidas para uma comunicação efetiva e a resolver problemas de disciplina com respeito. Assim, o leitor terá nas mãos tudo o que precisa para ajudar a criança a aprender com seus erros em uma atmosfera amorosa e encorajadora. Esta edição, totalmente revisada e atualizada, oferece soluções práticas e conselhos sensatos sobre como: ? Incentivar a independência e a exploração e estabelecer limites apropriados aos filhos. ? Utilizar métodos não punitivos para ensinar habilidades sociais e emocionais valiosas, tanto em casa como na escola e na comunidade, e para que os pais tomem conhecimento dos comportamentos apropriados para a idade, encorajando o poder pessoal e a autonomia da criança. ? Identificar o momento em que a criança está pronta para dominar os desafios da hora de dormir, da alimentação e do treinamento para o desfralde, e como evitar as disputas de poder que frequentemente ocorrem com tais tarefas.
Baseada na Psicologia e na Pedagogia, esta obra apresenta alternativas e cuidados que asseguram uma formação ao educador sexual, formação esta que, por ser imprescindível e urgente, não pode mais ser adiada. A autora trata das seguintes questões - O que é fundamental para se formar o educador sexual? Além da formação técnico-científica, quais outros elementos são essenciais e não podem ser desconsiderados, com risco de se comprometer todo o processo?
A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através do conhecimento que um país cresce. Para evoluir, é preciso investir em uma educação de qualidade tanto na escola (Ensino Fundamental e Médio), quanto na universidade. Com a proposta de abordar a questão da educação no Brasil, o educador Paulo Nathanael lança, em abril, o livro Educação e Desenvolvimento no Brasil, publicação da Integrare Editora.
A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas no final do século XX. No entanto, este índice ainda não é satisfatório. Enquanto o nosso país não evoluiu o que era esperado, os tigres asiáticos ultrapassaram o Brasil e hoje a educação está em ascensão nesses países, diferente do que acontece nas nações da América Latina. E qual a solução para isso? Nathanael mostra que existem sete passos para conseguir um desempenho desejável no crescimento educacional: concentrar recursos públicos no ensino básico; conceder melhor formação e melhores salários aos professores; investir nos pólos universitários para a área tecnológica; criar políticas de pesquisas acadêmicas voltadas para as demandas de mercado; exigir dos estudantes que dediquem tempo de estudo nas escolas de, pelo menos, oito horas por dia.