"O Grupo Gazin, detentor de uma das principais redes de varejo do Brasil, tornou-se exemplo ao consolidar, de modo bem sucedido, o processo de sucessão empresarial.
Desde que o fundador Mário Gazin montou a primeira loja, em dezembro de 1966, a rede se expandiu, ultrapassou as 300 unidades, superou a marca de 8.000 funcionários e passou a atuar em outras áreas, como atacado, indústria e agronegócio.
Em 2011, teve início o processo de sucessão com a real constatação de Mário Gazin e dos seus sócios: de que o sucessor seria um executivo que não fosse da família. E o escolhido foi Osmar Della Valentina, que iniciara no grupo em 1996. Assim, em 2013, depois de 47 anos à frente da empresa, Mário Gazin entrega a presidência executiva a Osmar Della Valentina, mantendo-se na presidência do Conselho de Administração.
Esta obra relata o passo a passo do processo sucessório, feito com coragem, sabedoria e equilíbrio, e que ultrapassou o primeiro ciclo de cinco anos com resultados altamente positivos."
Se você quer vencer como empreendedor, precisa de paixão, criatividade, espontaneidade e muita energia. Também precisa saber como administrar um negócio. Mas, sobretudo, precisa ser capaz de identificar e responder aos porquês que encontrará pelo caminho. O guia do empreendedor explica quais são esses ¿porquês¿ ¿ e por que eles são tão importantes. Narrando histórias de personagens reais que encontrou ao longo de sua trajetória empresarial, Neil Francis apresenta perguntas e conceitos-chave que podem guiar empreendedores a obter êxito, qualquer que seja seu negócio. Trazendo em cada capítulo um atributo essencial a um empreendimento bem-sucedido, este livro tem como objetivo propiciar ao leitor uma nova perspectiva do mundo dos negócios, pautada na experiência de sucesso (ou fracasso) de empreendedores das mais diversas áreas. Com esta publicação, o Senac São Paulo visa ampliar o horizonte de novos e experientes empreendedores, fornecendo subsídios para que possam construir e manter negócios sustentáveis.
O ambiente empresarial atual impõe às empresas, independentemente de seu setor de atuação ou de seu porte, uma intensa necessidade de coletar e analisar grandes massas de dados. Tanto o estabelecimento de estratégias corporativas como a condução de sua operação requerem informações que os subsidiem, as quais derivam de dados coletados e analisados por meio de técnicas analíticas. O espaço para decisões mal fundamentadas, suportadas predominantemente ou totalmente por critérios intuitivos, há muito está limitado. Este livro apresenta uma abordagem teórica introdutória e com aplicação prática sobre analítica de dados aplicada à gestão empresarial com uso de uma ferramenta presente em todas as organizações, a planilha eletrônica Excel®. Analítica de dados refere-se às técnicas e às ferramentas voltadas à captura de dados e sua posterior análise com o intuito de gerar informações relevantes à tomada de decisão. No contexto atual, inúmeras ferramentas computacionais suportam estas atividades analíticas. Apesar da planilha eletrônica Excel® não ser uma ferramenta originalmente concebida para analisar dados, ao longo dos anos, ela passou a incorporar funcionalidades que a habilitam a servir como motor de análise de dados e apresentação de resultados, permitindo assim que empresas de diferentes portes tenham informações detalhadas de seus negócios, subsidiando o processo de decisão.
"A imagem das novas corporações tem sido formada pelo foco no lucro, em detrimento das pessoas e do meio ambiente, mas, como demonstram o pioneiro do capitalismo consciente, Raj Sisodia, e o expert em inovação organizacional Michael J. Gelb, essa abordagem do capitalismo não é mais viável. Estamos em um ponto de inflexão em que as empresas precisam assumir o controle da cura da crise de nossa era. Empresas que Curam ensina as organizações a se tornarem forças de cura.
Para escrever Empresas que Curam, os autores se inspiraram na epidemia de sofrimento desnecessário, ligada à reduzida consciência das empresas, incluindo a destruição do meio ambiente; o aumento das pessoas que recebem seus salários e mal sobrevivem (apesar de trabalharem em período integral e até em mais de um emprego); o aumento dos índices de depressão e estresse, que levam a problemas de saúde crônicos; e a inimizade e desunião entre os que defendem um capitalismo desenfreado e os que apoiam o socialismo, que exacerbam, mas não resolvem os problemas.
Fundamentados por entrevistas extensas e aprofundadas, e por estudos de caso inspiradores, os autores mostram como empresas como Shake Shack, Hyatt, KIND Healthy Snacks, Eileen Fisher, H-E-B, FIFCO, Tapetes Jaipur e DTE Energy estão curando seus empregados, clientes, comunidades e outros stakeholders.
Elas representam uma amostra diversa de setores e regiões geográficas, mas todas têm elementos significativos em comum:
? Seus empregados adoram ir trabalhar;
? Têm clientes intensamente fiéis;
? Fazem uma diferença positiva significativa nas comunidades que atendem;
? Preservam e recuperam os ecossistemas nos quais atuam.
Em um mundo que precisa de cura com urgência, esse é um movimento oportuno.
Este livro mostra como isso pode ser feito e como você também pode se engajar."
A Amazon revolucionou a maneira como as pessoas fazem suas compras e foi a empresa que mais rapidamente atingiu a marca de 100 bilhões de dólares em vendas. Mas ela não fez tudo isso se mantendo na zona de conforto. A chave para seu crescimento foi ter uma obsessão pelos clientes, um espírito inovador, pensar a longo prazo e correr riscos, entre outros fatores. Nas cartas que escreveu aos acionistas por mais de 20 anos, Jeff Bezos, fundador da Amazon, revelou como transformou sua empresa em um dos maiores casos de sucesso de todos os tempos. Especialista em tecnologia e risco, Steve Anderson se debruçou sobre estas cartas e identificou 14 princípios de crescimento da Amazon, apresentando as lições que Bezos usou ao longo de sua trajetória e que estão aqui claramente apresentados para todos os leitores. Conhecendo a fascinante história da Amazon, a mentalidade de Bezos e os poderosos princípios que ele aplicou pra construir sua empresa, você irá entender a nova realidade e lógica dos negócios e tornar o seu trabalho ainda mais inovador, eficiente e bem-sucedido.
Competências socioemocionais podem e devem ser desenvolvidas. Ainda mais para o mercado de trabalho, que exige profissionais mais completos e flexíveis, adaptados para qualquer tipo de atividade, hoje ou para o futuro. As questões deste livro-caixinha vão ajudar você a pensar melhor sobre controle de emoções, colaboração, empatia, comunicação, motivação, engajamento, resiliência, objetividade, propósito, determinação, criatividade e curiosidade. Essas e outras habilidades melhoram o desenvolvimento das carreiras, garantem um ambiente mais harmônico, influenciam de forma positiva as decisões e aumentam a maior riqueza das organizações: as pessoas. Que esta obra faça você ser parte dessa riqueza.
Após 28 anos como executivo e presidente de uma impactante e expressiva companhia, o Grupo Silvio Santos, Luiz Sebastião Sandoval se questionou sobre qual legado deixaria às novas gerações. Ponderando sobre tantas experiências ao longo dos anos e à frente de grandes empresas oferece ao público, alunos de administração e profissionais da área a obra: 10 Regras de ouro que a experiência me ensinou, publicada pela Literare Books International. O livro traz um olhar único e proporciona uma leitura que vai além das palavras clássicas e das boas orientações, o público terá contato com um homem que viveu e vive a experiência profunda da administração. Revelando aquilo que muitas vezes não é mostrado e que tanto vale para a vida, quanto para a gestão. Ou seja, o leitor terá em mãos as narrativas de experiências vividas na prática, sendo esse o melhor caminho para aprender, firmar o conhecimento e desenvolver estratégias originais diante de problemas igualmente inéditos. O foco da obra é despertar a reflexão sobre os ensinamentos, que sustentarão as novas regras criadas pelos próprios leitores, de acordo com a realidade em que vivem. Por isso, o autor faz questão de ressaltar: ?Construam seu tesouro particular de conhecimento, esse que um dia será também partilhado com outros, compondo o círculo virtuoso e infinito da criação e da difusão de ideias?, afirma Luiz S. Sandoval.
COMO CRIAR NOVOS MERCADOS E TORNAR A CONCORRÊNCIA IRRELEVANTE. Fenômeno global com mais de 3,6 milhões de exemplares vendidos, A estratégia do oceano azul foi publicado em 44 idiomas e se tornou uma obra de referência, adotada por organizações do mundo inteiro, ao desafiar tudo aquilo que se julgava saber sobre os requisitos para o sucesso estratégico. ?Uma leitura essencial para todo estrategista ou empreendedor disposto a deixar as a´guas intensamente competitivas e infestadas de tubaro~es para mergulhar no oceano aberto, repleto de oportunidades.? ? Business Insider Para os professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o resultado de uma concorrência acirrada nada mais é que um oceano vermelho sangrento, repleto de rivais que lutam entre si por uma parcela de lucros cada vez menor. Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (que abrangem mais de 100 anos e 30 setores), os autores afirmam que o êxito duradouro não decorre da disputa feroz entre concorrentes, mas da criação de ?oceanos azuis? ? novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento. Eles apresentam ainda uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descrevem os princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis. Esta edição ampliada inclui um novo prefácio dos autores, casos de estudo e exemplos atualizados, dois capítulos novos e um terceiro estendido, que aborda as questões mais prementes levantadas pelos leitores nos últimos 10 anos.
Este é um livro sobre O Método de Escrita Centenário Mais Cobiçado do Mercado Americano. E a proposta dele é essa: ?Mostrar como aumentar o poder de comunicação e ensinar a desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores?. O autor conseguiu colocar nele boa parte dos seus estudos sobre o tema e tornou o conteúdo único. O livro também é diferente por alguns motivos: ? Primeiro, é denso e aprofundado, contendo mais de 60 mil palavras. Com isso, servirá como um verdadeiro guia direcionado à criação de comunicações persuasivas. O que você verá em suas páginas é um resumo de mais de um século de desenvolvimento da escrita para vendas. ? Segundo, ele passeia por fatos históricos e escolas de copywriting mesclando isso com as partes técnicas. Foram incluídas muitas narrativas, cases e citações, o que fez evitar que o livro ficasse chato e enfadonho. Você aprenderá por meio de textos que geraram milhões de dólares. ? E terceiro, vale como um MBA em marketing (palavras de leitores). Não temos muitos materiais bons falando de copywriting no Brasil. A maioria trata do assunto resumindo o método a fórmulas, templates e modelos. A obra vai na contramão disso. Se você ler o livro da primeira à última página, aprenderá a pensar como copywriter. Assim, não ficará mais refém de gurus de marketing e nem precisará consultar uma planilha com gatilhos mentais toda vez que tiver que escrever um texto de vendas. Isso tudo torna o livro diferente da maioria dos títulos sobre o tema lançados em português até hoje. Você precisa conferir isso!
As trajetórias da vida raramente são lineares, há inúmeras situações pessoais ou profissionais que improvisam curvas, subidas e descidas nos caminhos. A sabedoria com que cada um reage às mutações do itinerário é que faz a diferença. A Coleção Caminhos, Histórias e Legados traz narrativas de pessoas que foram escolhidas pela capacidade que tiveram de se manter em equilíbrio, com foco nos propósitos e sustentadas em valores. Com isso confirmam um legado que compartilham agora. Neste volume, Faruk El Khatib, filho de imigrante libanês, herdou do pai a coragem, o espírito empreendedor e a perseverança. Desejou cursar medicina, mas fez administração. Foi também vendedor e gestor do mercado editorial, educacional e de comunicação. Entre erros e acertos, Faruk ajuda a entender o valor dos bons relacionamentos e a importância de recomeçar sempre.
Ser bem sucedido na arte de administrar não precisa ser privilégio de alguns poucos que parecem ter nascido para o mundo dos negócios, ou que fizeram sua carreira em grandes empresas. Afinal, administrar faz parte da vida, e está presente no dia-a-dia de todos nós. Desde o momento em que acordamos e tomamos as decisões mais simples, como que roupa vestir ou qual meio de transporte utilizar para chegar ao trabalho, fazemos uso das ferramentas essenciais da administração. Compreender estas ferramentas e saber utiliza-las bem pode ser a chave para fazer seu negócio ou sua decolarem. Em linguagem singela e com exemplos reais de empresas brasileiras, "A essência da administração - conceitos introdutórios" é mais do que um simples livro de introdução à administração.