nullEsse livro é o resultado de um estudo reflexivo e prático, no qual a autora demonstra a importância da Enfermagem na assistência à saúde de pessoas idosas e a especificidade da Enfermagem Gerontogeriátrica como um olhar acurado sobre as necessidades dos idosos e seus familiares cuidadores. A base desse estudo é a utilização de grupo educativo como um instrumento para o desenvolvimento de ações de autocuidado e promoção de saúde, numa perspectiva de educação participativa e libertadora. O estudo busca contribuir com o corpo de conhecimento e com o desenvolvimento da Enfermagem, pois, com criatividade e evidências, demonstra a efetividade de uma tecnologia de cuidado no contexto da internação hospitalar do idoso doente e fragilizado e seu familiar acompanhante. A educação em saúde, como condição básica para a realização de uma Enfermagem ética e comprometida com a qualidade da assistência à saúde da população, se reflete no desenvolvimento de uma consciência de preservação da saúde e luta por melhores condições para assistência aos problemas relacionados com as morbidades que afetam a pessoa idosa e para as quais são necessárias medidas de prevenção, recuperação e reabilitação.
O Dicionário de Administração de Medicamentos na Enfermagem ? AME, chega a sua nova edição. A obra segue atual e relevante para o exercício da enfermagem. A 11.ª edição do AME continua como um excelente guia de consulta rápida para estudantes e profissionais de enfermagem e até para outras áreas de conhecimento.
A obra apresenta os princípios básicos da Enfermagem, com destaque aos aspectos éticos e legais, a equipe multidisciplinar, o controle de infecção e as normas de biossegurança. Discorre sobre os suportes psicológico, nutricional e fisioterapêutico, bem como explica o desenvolvimento de diretrizes e a organização da equipe de enfermagem. Aborda, ainda, os curativos de modo geral, orientando quanto à avaliação das feridas, a limpeza e os produtos mais utilizados para esse fim, bem como as técnicas básicas. Os cuidados específicos para os pacientes ortopédicos, portadores de ostomias, portadores de feridas crônicas, pacientes cirúrgicos e portadores de queimaduras e as técnicas especificas para curativos desse porte também estão debatidos, assim como os tratamentos e os cuidados complementares. Ao final do material, são apresentados seis estudos de caso.
Completamente atualizada e revisada por T. Heather Herdman, PhD, RN, FNI, e Shigemi Kamitsuru, PhD, RN, FNI, a edição 2018-2020 do Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I é um recurso essencial para todos os estudantes de enfermagem, enfermeiros, educadores e pesquisadores. Neste livro clássico e internacionalmente conhecido, os capítulos introdutórios trazem informações necessárias para compreender a avaliação do paciente, sua ligação com o diagnóstico e o raciocínio clínico, assim como o propósito e a utilização da estrutura taxonômica à beira do leito. Os 244 diagnósticos de enfermagem da NANDA-I estão classificados em 13 domínios e distribuídos, dentro de cada classe, pela ordem alfabética do foco do diagnóstico. Esta nova edição possui 17 diagnósticos novos e 72 revisados, além de duas novas categorias de indicadores diagnósticos: condições associadas e populações em risco.
"Medicamentos e Enfermagem | Farmacologia e Administração apresenta um caminho prático e eficaz para que esses profissionais exerçam uma atividade segura na assistência ao paciente.
Didaticamente estruturada para facilitar a consulta, esta obra abrange os principais grupos farmacológicos e subdivide os medicamentos em tabelas que apresentam mecanismos de ação, indicações, efeitos colaterais, cuidados gerais e específicos no preparo e na administração, controle de dosagem, formas farmacêuticas e nomes comerciais.
Indicada para estudantes e profissionais de enfermagem, esta obra capacita os leitores para uma discussão clínica e com raciocínio lógico sobre a temática farmacológica e a sistematização da assistência de enfermagem.
Diferenciais:
? A obra apresenta os pontos importantes de cada fármaco, suas consequências desejadas e esperadas, e aborda os cuidados gerais e específicos em seu manuseio.
? Estabelece para o enfermeiro e sua equipe uma responsabilidade muito maior do que unicamente a administração medicamentosa - determina ações que garantem a segurança na atuação profissional por meio do saber científico, o qual qualifica os profissionais para a discussão clínica e o raciocínio lógico.
"
Elaborado para oferecer substrato na atividade de assistir o ser humano na atenção primária, secundária e/ou terciária, este livro apresenta técnicas que são praticadas pelo estudante de Enfermagem - de nível técnico e graduação - durante atividades de estágios.