Bernard Lonergan dedicou grande parte do seu trabalho ao desenvolvimento de um método geral de investigação, de uma visão integrada que pudesse vencer a fragmentação do conhecimento no nosso tempo. Em Tópicos de Educação, ele adapta este interesse às necessidades práticas dos educadores. Ambas as noções tradicionalista e modernista de educação são criticadas. Lonergan procura desenvolver, no contexto do bem humano e da ?nova aprendizagem?, os rudimentos de uma filosofia da educação baseada na sua famosa descoberta dos padrões de desdobramento da consciência inteligente, racional e responsável. Investiga como a revolução científica mudou as formas de compreensão da realidade e examina as implicações desta revolução na educação. Tópicos de Educação, a primeira publicação das conferências de 1959, resulta das suas investigações anteriores sobre o desenvolvimento humano, do estudo das teorias de Jean Piaget e outros, e termina com as suas ideias originais nos campos da ética, arte e história.
Fábrica de Palavras traz 100 desafios para trabalhar a consciência sobre as letras, dígrafos, fonemas, sílabas, rimas e aliterações para a construção de palavras faladas e escritas. As atividades têm diferentes graus de dificuldade e podem ser usadas por adultos ou crianças; individualmente ou em grupo; nas salas de aula, entre amigos e familiares; e nos atendimentos fonoaudiólogos e psicopedagógicos.
"A EDUCACAO INCLUSIVA E UM TEMA ATUAL. A EXPRESSAO CRIADA HA MAIS DE VINTE ANOS, QUANDO A PRESENCA DE UMA CRIANCA COM DEFICIENCIA EM SALA DE AULA COMUM CONSTITUIA EXCECAO, MERECE SER TRATADA ATUALMENTE COM RIGOR E PROFUNDIDADE.
ESTE LIVRO ABARCA OS FUNDAMENTOS ELENCADOS NA DECLARACAO DE SALAMANCA, EM MUITAS PERSPECTIVAS: DA PRESENCA DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA NA SALA DE AULA A SUA PARTICIPACAO E ENVOLVIMENTO, DA NECESSIDADE DE UMA NOVA PEDAGOGIA AO PROCESSO DE AVALIACAO QUE IDENTIFIQUE NAO SOMENTE O QUE O ALUNO NAO SABE, COMO TAMBEM O QUE SABE OU PODE APRENDER, DA CRIACAO DE MULTIPLOS ESPACOS DE APRENDIZAGEM A UMA GESTAO ABERTA, DA FORMACAO REFLEXIVA DOS PROFESSORES A INTERACAO DA ESCOLA COM OS PAIS, DA INCLUSAO EM SALA DE AULA AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, CRIADO ESPECIALMENTE PARA OFERECER O APOIO NECESSARIO A COMPENSACAO DAS DIFICULDADES DOS EDUCANDOS COM DEFICIENCIA E, ENFIM, DO PRECONCEITO QUANTO A CAPACIDADE DOS EDUCANDOS COM DEFICIENCIA, A CRENCA NO SEU POTENCIAL DE APRENDER.
ENFIM, UM LIVRO QUE POSSA ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS EDUCADORES DE COMPREENDER COMO SE ORGANIZA UMA EDUCACAO DE QUALIDADE PARA TODOS."
Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, principalmente, manter com elevada qualidade e satisfação para alunos, professores e demais participantes do processo é algo que deve ser renovado constantemente.
Exige-se, hoje, conhecimento atualizado, novo, em tempo real, proveniente de todas as partes do mundo, e que as pessoas, equipes e organizações sejam capazes de construir e utilizar esse conhecimento empregando as novas tecnologias da comunicação. Portanto, é fundamental a eficiente gestão do EAD para a formação de novos profissionais.
Este livro possui os seguintes diferenciais:
Apresenta de forma prática, atualizada e com linguagem acessível como desenvolver e implantar o EAD nas condições atuais.
Pode ser de interesse para professores, coordenadores de cursos e diretivos de instituições de ensino, assim como para alunos.
Aborda temáticas novas, como a de gerenciar a criatividade virtual e a utilização de games, a formatação das equipes de ensino e os aspectos econômicos e financeiros da gestão EAD.
Apresenta exemplos e estudos de caso atuais de diferentes países.
É composto por abordagens de renomados autores nacionais e estrangeiros, pesquisadores, mestres, doutores, consultores e profissionais.
Possibilita conhecer experiência e opiniões de professores de diferentes instituições e localidades.
Tem uma abordagem transdisciplinar e multicultural, com diferentes olhares.
Livro-texto para disciplinas de Pedagogia, Comunicação, Didática, Psicologia e áreas afins e leitura complementar para Filosofia, Sociologia, Gestão Ambiental, Administração, Marketing, Sustentabilidade e Planejamento Estratégico. Os conceitos e as práticas citadas são factíveis para aplicação em instituições de ensino fundamental, médio ou superior, projetos comunitários, empresas, hospitais, organizações não governamentais, indústrias, comércios, lojas virtuais, agências de marketing de conteúdo e startups.
Esta obra parte da compreensão de que a experimentação corpórea e sensorial é importante para o amadurecimento físico e mental da criança. O autor destaca que jogar ajuda a crescer, ajuda a conhecer-se, ajuda a aprender e, portanto, fazer as crianças jogarem com o corpo é uma ação fundamentalmente educativa. Com base nessa afirmação o autor apresenta uma rica gama de exercícios e jogos motores extraídos de longa experiência prática escolar com crianças, tanto de ambientes equipados com muitos recursos, quanto na sala de aula, apenas com música e poucos materiais improvisados ou adaptados.