Essa é a pergunta que vem tirando o sono de muitos CEOs, dirigentes e gestores de empresas diante da quantidade e profundidade das mudanças no ambiente de negócios nos últimos anos. Especialmente para negócios estabelecidos antes da virada do milênio, esse cenário tem se mostrado bastante desafiador. Migramos do mundo analógico para o digital, em que o ritmo é bem mais frenético, e os resultados, incertos. A comunicação entre pessoas e empresas se dava por telefone, correio ou, no máximo, e-mail. Não se podia prever a dimensão que as redes sociais, as mensagens virtuais, o comércio eletrônico e o marketing digital alcançariam. Basta lembrar que algumas empresas gigantes da atualidade, como Amazon, Google, Facebook, YouTube e Netflix, têm pouco mais de 10 anos de existência.
Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital é um caminho para ajudar empresas de todos os portes e segmentos a refletirem sobre esse universo que se impõe e a encontrarem alternativas estratégicas para se ajustarem aos novos tempos. Com a autoridade de quem vem ajudando empresas como GE, Google, Toyota, VISA, SAP e IBM a fazerem sua transformação digital, e com o conhecimento de quem dirige os programas executivos de Digital Business Strategy e Digital Marketing da renomada Columbia Business School, David L. Rogers propõe uma análise profunda do que denomina ?os cinco domínios da Transformação Digital: clientes, competição, dados, inovação e valor?. Com esse framework, o autor consegue organizar o raciocínio em torno do tema e pavimentar o acesso à sua implementação.
Parafraseando o próprio Rogers, Transformação Digital não se trata de uma questão de tecnologia, mas sim de estratégia.
Primeiro livro escrito pelo CEO da Netflix conta os bastidores da cultura da empresa Nunca houve uma empresa como a Netflix. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo. Com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a Netflix causou uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. Cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global. Uma obra fascinante sobre uma empresa que desafiou tradições e expectativas e dominou as premiações do cinema e da TV, além do imaginário de milhões de pessoas, uma tela por vez.
Theo Orosco é um apaixonado por empreendedorismo e vendas ? mas nem sempre foi assim. Apesar de sua primeira empresa, Dois Pra Um Design, ter sido bem-sucedida (ganhando algumas das maiores premiações do mundo, como o Michelin Challenge ? Salão do Automóvel de Detroit/USA), o final da história não foi aqueles de cinema. No entanto, a vida pessoal entrou em desequilíbrio, e Theo acabou parando no hospital por trabalhar demais. Então, vendeu a empresa e prometeu a si mesmo que não empreenderia mais. Mas, ao auxiliar a Welle a redesenhar seu processo comercial, acabou criando o mínimo produto viável do que viria a ser a Exact. Deu tão certo que ela foi apontada como empresa que mais cresceu no Brasil, segundo a lista da Exame, passando de um faturamento de R$1,3 milhão para R$10,6 milhões. Ele decidiu replicar o modelo em outra empresa e, novamente, obteve enorme sucesso. Hoje, é cofundador e CEO da Exact Sales, a maior empresa de sales engagement da América Latina e precursora de pré-vendas no Brasil, com mais de 10 mil usuários ativos. Imbuída de um imenso propósito, além de se tornar a ferramenta de prospecção das empresas que mais crescem no Brasil, a Exact é a ferramenta de líderes de mercado, como SAP, Unimed, Thomson, Estadão, Basf, Engie e Sênior.
Cada vez mais o termo compliance domina as conversas no ambiente empresarial. Compliance é conhecer, entender e seguir as regras, trabalhar de acordo com a legislação, respeitar as regras internas e externas de órgãos regulamentadores, em todas as esferas. Mas se as empresas são feitas de pessoas, engana-se quem acha que só as empresas precisam seguir as regras. Se as pessoas forem corretas, as empresas ou instituições em que elas estiverem também serão. Neste livro-caixinha® estão 100 perguntas, que farão você colocar na balança seus valores e atitudes.
A Amazon, a Apple, o Facebook e o Google são as quatro empresas mais influentes do planeta. Quase todo mundo acha que sabe como eles chegaram lá ? e quase todo mundo está errado. Apesar de tudo o que foi escrito sobre os Quatro nas últimas duas décadas, ninguém conseguiu escrever um livro mais perspicaz do que Scott Galloway para explicar o poder e o incrível sucesso dessas organizações. Em vez de engolir os mitos que essas empresas tentam divulgar, Galloway prefere se basear nas respostas a algumas perguntas instigantes. Como os Quatro conseguiram se infiltrar em nossa vida a ponto de ser quase impossível evitá-los (ou boicotá-los)? Por que o mercado financeiro os perdoa por pecados que destruiriam qualquer outra companhia? E quem seria capaz de desafiar os Quatro na corrida para se tornar a primeira empresa trilionária do mundo? No mesmo estilo irreverente que fez dele uns dos professores de administração mais famosos do mundo, Galloway decifra as estratégias que se escondem sob o verniz reluzente dos Quatro. Ele mostra como essas empresas manipulam as necessidades emocionais básicas que orientam o comportamento dos seres humanos desde que nossos antepassados moravam em cavernas, com uma velocidade e alcance a que as outras companhias simplesmente não conseguem igualar. E revela como você pode aplicar as lições da ascensão dos Quatro em sua organização ou em sua carreira. Não importa se a ideia for competir, firmar parcerias ou simplesmente viver em um mundo dominado por eles, é fundamental entender os Quatro. Elogios : Uma análise polêmica e estratégica de como algumas empresas estão transformando o mundo, bem debaixo de nosso nariz, mas longe de nossa vista. Pode não ser agradável ler essas verdades, porém é melhor saber agora do que quando for tarde demais. ? Seth Godin, autor de Tribos e Isso é Marketing Scott Galloway é franco, ultrajante e polêmico. Este livro acionará seus instintos de lutar ou fugir como nenhum outro e vai levá-lo a realmente pensar diferente. ? Calvin McDonald, CEO da Sephora Este livro é um guia abrangente e essencial, como o próprio Scott Galloway, ao mesmo tempo sagaz, divertido e penetrante. Como em suas célebres aulas de MBA, Galloway nos mostra a realidade como ela é, sem poupar nenhum titã corporativo e nenhuma gigantesca corporação de merecidas críticas. Uma leitura obrigatória. ? Adam Alter, autor de Drunk tank pink e Irresistible Galloway, professor de administração da NYU, faz uma análise minuciosa das maiores empresas de tecnologia e revela como a Amazon, a Apple, o Facebook e o Google criaram seus enormes impérios. ? Publishers Weekly, ?Os 10 mais importantes livros de negócios do quarto trimestre de 2017?
Inovação sistêmica gera impérios, como se observa em Roma, referência neste livro, e nos conglomerados empresariais que ocupam hoje a liderança no mundo dos negócios. De maneira precisa, estimulante e didática, Valter Pieracciani e Laurentino Bifaretti, executivos brasileiros da inovação, expõem, em sete enfoques-chaves, o que uma startup, uma empresa ou mesmo um governo devem praticar, como processo de inovação, para sobreviver e crescer. Preciosos exemplos da prática brasileira mostram como isso se dá no dia a dia. Carlos A. Schneider - Fundador e Presidente do Conselho da Fundação CERTI* Oportuna, necessária e elucidativa são alguns aspectos desta obra magní?ca que aborda o tema da inovação. Os autores foram muito felizes ao mergulhar no tempo e buscar no Império Romano, portanto em eventos ocorridos há dois mil anos, exemplos clássicos de ascensão e duradouro domínio, embasados em uma capacidade imensa de fazer sempre melhor e inovar. Uma verdadeira lição para as organizações do nosso tempo. Alfredo Cotait Neto - Presidente da Associação Comercial de São Paulo Imagine um pro? ssional que fala de inovação desde sempre e com uma capacidade visionária, enxergando sempre dez anos à frente. Esse pro?ssional é Valter Pieracciani, o guru brasileiro da inovação de VERDADE. Romeo Deon Busarello - Diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa e professor de MBA, pós-graduação e educação continuada da ESPM, INSPER e FIA Este livro é uma inspiração. Com ricas passagens sobre generais da Roma Antiga, amplia os limites da conexão entre pessoas, propósitos e signi?cados. Moysés Simantob - Professor da Fundação Getulio Vargas e fundador do Fórum Brasileiro de Inovação Adorei este livro! Essa viagem através do tempo revela, principalmente, que a inovação na Roma antiga era algo que se fazia todo dia, mesmo em um ambiente volátil e desa?ador. As sete lições dos autores, porém, apontam para o futuro: mostram que as empresas hoje precisam inovar para sobreviver e se perpetuar. Como bônus, traz ainda cases atuais de organizações que praticam os ?mandamentos? de Roma e se destacam em seus segmentos. Uma leitura que atiça o espírito inovador em cada um de nós. Cristiana Arcangeli - Criadora das marcas Phytoervas, Éh! e Beauty?in, empreendedora serial e apresentadora do programa Shark Tank Brasil
O ambiente de negócios está em constante evolução e cada vez mais complexo. O tempo para a tomada de decisões está encolhendo, ao passo que a natureza global das decisões está se expandindo, exigindo o desenvolvimento e uso de sistemas computadorizados de apoio à decisão. O foco deste livro são as bases teóricas e conceituais do apoio a decisões e as ferramentas e técnicas disponíveis. São apresentados os fundamentos das técnicas e como tais sistemas são construídos e usados para tanto.
Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Valerie Gaydos e Sara Blakely. O que eles - entre outros tantos empreendedores geniais - têm em comum? Sucesso em seus negócios! A verdade é que milhares de pessoas tentam empreender. Muitos erram. Alguns acertam. Mas pouquíssimos tornam-se empresários incrivelmente bem sucedidos. Kevin D. Johnson acredita que, se os empresários souberem o que se passa dentro da cabeça dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo, serão mais precisos nas suas decisões do dia a dia e aumentarão a chance de acertar. Segundo o autor, você precisa mudar seu modo de pensar. Em outras palavras, precisa interiorizar a ?mente do empreendedor?: um jeito de pensar que foca nas lições mais importantes e vitais desses grandes nomes. E é exatamente isso que Kevin D. Johnson oferece neste livro. O autor pesquisou profundamente e encontrou hábitos, crenças e características em comum entre esses grandes nomes.
O mais conhecido guia para avaliação em áreas diversas. Uma leitura obrigatória para qualquer avaliador profissional. Escrito por Michael Scriven, um dos mais aclamados especialistas em Avaliação em todo o mundo, este livro oferece a profissionais e a estudantes um guia para entender os principais conceitos, acrônimos, processos, técnicas e listas de verificação no campo da avaliação. É a alternativa perfeita às pesadas e caras enciclopédias e também aos glossários sobre essa disciplina, que apresentam definições muito abreviadas. Esta edição brasileira de Evaluation Thesaurus ? 4th edition reúne mais de 2 mil verbetes, que contêm informações sobre avaliação de pessoas, programas, teorias científicas, produtos, propostas, performance, e muito mais. Aborda também testes, utilizando itens de múltipla escolha, softwares de avaliação, estratégias para análise de dados, técnicas de grupos focais e metodologias para fazer controle de qualidade. A Avaliação é tratada aqui de forma inédita, indo muito além de sua aplicação em áreas específicas como educação, saúde ou filantropia. O autor indica soluções para dúvidas genéricas, conceitua os termos mais usados e esclarece sobre a linguagem de especialistas da área. Esta edição brasileira apresenta uma entrevista de Thomaz Chianca com o autor. Scriven dá detalhes sobre como se tornou uma das principais referências da Avaliação em todo mundo e reflete sobre o que acrescentaria numa possível nova edição.
Este livro é um guia para a indústria de Private Equity que vai muito além de ser apenas mais um livro-texto. Sua abordagem busca misturar o rigor acadêmico com a experiência prática e aplicação, gerando uma perspectiva mais crítica desta indústria e suas atuais fronteiras. O texto passa por questões complexas, como a formação do conceito da atividade, avaliações, processos de aquisição e due diligence.
A obra cobre a indústria como um todo de diversas perspectivas, sua organização, governança e funções sociais e contribuições ao desenvolvimento econômico e detalha diversas perspectivas de seus segmentos, como LBO, Venture Capital, Mezanino etc., oferecendo um arcabouço robusto para antecipar e discutir os seus futuros desenvolvimentos.
É, portanto, uma leitura obrigatória para qualquer um que queira adentrar nessa indústria e melhor compreender seu recente desenvolvimento e influências para países como o Brasil e suas possíveis aplicações e correlações com políticas públicas e caminhos a serem tomados.
Obra recomendada para empreendedores, executivos, gestores, administradores, profissionais do mercado financeiro, investidores e interessados na área de negócios. Leitura complementar para disciplinas correlatas à área de mercado de capitais, negociação, administração e finanças de cursos de graduação e de pós-graduação.