Caríssima leitora, mulher independente e competente, sereis capaz de dizer tudo que pensais a vosso chefe? Caro canalha, direis tudo que já fizestes contra a vossa retíssima esposa? Padres, nas homilias dominicais da santa missa, sereis corajosos o suficiente para publicar todas as vossas taras? Pastores, sereis desinteressados o bastante para doar todos os vossos bens pela evangelização dos povos da Terra? Manifestantes, amantes da justiça, gritaríeis aos sete cantos do mundo se fosse o ódio, puro e simples, que vos encanta a cada gesto revolucionário? Fracassado, confessarias aos homens a vossa preguiça? Rico, quais os livros que foram lidos daquela vossa suntuosa estante, localizada na apoteótica sala de estar onde recebeis vossas visitas? Solitário, cultuais a solidão porque a amais ou, ao contrário, sois terrivelmente insuportável? Professores, amais a verdade ou os louros da bajulação acadêmica? E vós, caro leitor, acreditais que a democracia é a melhor forma de governo? Que o amor de uma mãe por seus filhos é natural e não um hábito social que pode ser perdido? E quando vossa namorada lhe diz, olhos nos olhos, Eu te amo, acreditaríeis? Marido, cidadão honesto e honrado, como quase todos acreditam ser, gestor de uma empresa bem-sucedida, chefe de uma família tão feliz quanto naquelas das propagandas de manteiga light, tendes certeza que, em vosso leito de amor, vossa esposa em vós pensais durante uma transa intensa? Ora, quem não mente que atire a primeira pedra!
Dia após dia, a pandemia vem mudando o mundo. O que pensar do que acontece depois? Aqui, o filósofo Franco Berardi registra reflexões, notícias, conversas e projeções num diário, buscando imaginar uma sociedade mais justa e solidária depois do colapso. Atualíssimo, sendo publicado no calor do momento, o livro aborda o colapso da ordem social desencadeado pelos efeitos do Covid-19. De acordo com Berardi, a pandemia de 2020 reativou a imaginaça~o do futuro, com novas possibilidades e novas formas, na~o centralizadas, de nos relacionarmos e agirmos politicamente.
ESTE TRABALHO E UM CORPO DE PENSAMENTO FILOSOFICO E POETICO DE CARACTER PESSOAL, QUE TEM O INTUITO DE IR DESVENDANDO TEMAS DO CORPO, DA PERCEPCAO, DO TEMPO, DO MOVIMENTO E DO ATO DE CRIACAO.SEGUINDO UMA LINHA EVOLUTIVA QUE INTERLIGA ESTES E OUTROS TEMAS, TEM COMO BASE UMA PESQUISA ACADEMICA QUE RECORRE A CONCEITOS DESENVOLVIDOS POR OUTROS PENSADORES (BERGSON, DELEUZE E JOSE GIL) E QUE FORMA UMA MATERIA DE INTERESSE A ARTISTAS, BAILARINOS, PENSADORES, POETAS E CRIADORES QUE ESTAO IMEDIATAMENTE ENVOLVIDOS NO CONTEXTO ARTISTICO, MAS TAMBEM A TODOS AQUELES QUE SAO POTENCIAIS CRIADORES E AGENTES DE VIDA, OU SEJA TODOS AQUELES QUE TEM UM CORPO PENSANTE E ATUANTE - E ISSO E INERENTE A TODOS OS SERES HUMANOS.HA UMA UNIDADE QUE NOS UNE ENQUANTO SERES. COMUNICA UM MOMENTO ABERTO, SEM PRETENDER SER CONCLUSIVO E ONDE SE DEIXAQUE AS SENSACOES E EMOCOES QUE NELE SURGEM ESTEJAM PRESENTES E COMUNIQUEM O CORPO, O PENSAR, O AGIR E O QUE ESTA POR VIR. A VIDA CRIA E NELA ESTAMOS CONSTANTEMENTE NUMA REINVENCAO DE NOS PROPRIOS E NUMA BUSCA DE AUMENTAR AS NOSSAS POTENCIAS DE AGIR.DE UMA FORMA LIVRE E QUASE ESPONTANEA, SIMPLES E ACESSIVEL, E UMA BREVE VIAGEM QUE PRETENDE MOSTRAR QUE QUEM HABITA UM CORPO ESTA EM CONSTANTE MOVIMENTO DE CRIACAO
NESTE LIVRO PARTIMOS DA QUEBRA DE PRECONCEITOS EM RELAÇÃO A CRENCA DE QUE TODO FILOSOFO E ATEU. TANTO ISTO NÃO E VERDADE QUE TRAZEMOS A TONA AS MAIS BELAS PROVAS DA EXISTENCIA DE DEUS
A sabedoria milenar aplicada a exemplos atuais traz ensinamentos que vão transformar sua vida. Toda melhora e mudança está ao seu alcance, basta refletir sobre sua forma de pensar e agir, e um mundo novo de oportunidades se abrirá. 96 histórias e provérbios. Este é um guia essencial para quem procura novos e melhores rumos na vida.
Por meio de uma surpreendente metodologia de pesquisa, manejada com maestria, e uma investigação histórica e filosófica inédita e corajosa, o professor Losurdo vira ao avesso a história do liberalismo convencionalmente divulgada e ensinada. Os resultados que o leitor poderá verificar neste lançamento são impactantes e polêmicos. Domenico Losurdo é professor titular de História da Filosofia na Universidade de Urbino (Itália), reconhecidamente um dos grandes pensadores mundiais da atualidade. Autor de mais de 20 livros e de mais de uma centena de outras participações como coordenador de livros e artigos, sempre com grande repercussão em toda a Europa e agora também no Brasil. Dentre seus livros traduzidos em vários idiomas, temos: La comunità, la morte, l`Occidente: Heidegger e l`ideologia della guerra (Torino 2001); Hegel e la libertà dei moderni (Roma 1999); Democracia ou bonapartismo (Torino 1993, já traduzido no Brasil); Nietzche, il ribelle aristocrático (Torino 2004), dentre outros
Todo mundo conhece Sócrates, Platão, Descartes e Nietzsche, pelo menos de nome. Mas poucos seriam capazes de explicar as teorias em que se baseiam suas ideias ou citar frases que os tornaram famosos e os fizeram entrar para os registros da História. Escrito num estilo ágil e acessível, este livro traz informações básicas sobre a vida e a obra dos grandes filósofos, além de oferecer uma abordagem leve e atual da filosofia, ajudando-nos a entender com facilidade teorias complexas, muitas vezes resumidas em aforismos brilhantes.
Escrito na Inglaterra (1509), na casa de Thomas More, a obra trata da louca humanidade . Nela o autor ironiza os poderes instituídos e desnuda os sentimentos a percorrer os seres humanos em suas forças subterrâneas . O autor tornou-se um sátiro dos costumes e tradições que se erigiram em nome de uma postura moralesca , a partir da hipocrisia moral e religiosa.
Além do bem e do mal foi escrito na mesma época em que Nietzsche compôs Assim falava Zaratustra, sendo este anterior àquele. Em parte, pode-se considerar este livro, tanto na forma quanto na intenção, a antítese daquele. Enquanto em Zaratustra há ainda um humanismo, um derrame de bondade, em Além do bem e do mal Nietzsche coloca-se realmente "além do bem e do mal".