"Guida Gusmão desaparece da casa dos pais sem deixar notícias, enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar. Mas nenhuma das duas parece muito feliz nas suas escolhas.
A realidade das Gusmão é parecida com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro nos anos 1920 e criadas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós, bisavós; invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar as próprias vidas, mas que agora são as personagens principais do primeiro romance de Martha Batalha. Uma promessa da ficção brasileira que chega afiadíssima para contar uma infinidade de histórias bem costuradas e impossíveis de largar.
Essas múltiplas narrativas envolvem o leitor desde a primeira página, com ritmo e estrutura sólidos. Capaz de falar de temas como violência, marginalização e injustiça com humor, perspicácia e ironia, Martha Batalha é acima de tudo uma excelente contadora de histórias. Uma promessa da nova literatura brasileira que tem como principal compromisso o prazer da leitura."
Uni, duni, multi... Múltiplos textos de múltiplos autores? Sim. O que pensam três escritores diferentes, com formações distintas, sobre uma mesma palavra-tema? A resposta são os sessenta contos presentes neste livro. Um aviso: eles têm vida própria. Ganharam a forma que possuem depois de celebrados por amigos que, a três mãos, cozinharam sua última composição numa forja de ironia, humor e tensão. Mas não pense que por ser múltiplo também seja desconexo. Ao contrário, os três autores, embora de cabeças distintas, formam um corpo único. Um Cérbero que guarda o portão de um multiverso. Um barco de três velas à deriva dos pensamentos. Perdas. Fetiches. Segredos. Finitude. Extremos. Paixões. Idiossincrasias. Tradições. Fantasias. Preconceitos. Fracassos. Vinganças. Recomeços. Esses são (não necessariamente nessa ordem) alguns dos pontos que perpassam as páginas deste livro em que a tríade de autores derrama histórias curtas. Sem pudor ou inocência. Com amor e delicadeza. Com cinismo e humor. Assim são os textos contidos nesta unimultiplicidade que ora tentam simpaticamente enternecer, ora sem remorso ou discrição lançam todo o bom mocismo à deriva.
A DESCONHECIDA HISTÓRIA DAS CRIANÇAS DO PÓS-GUERRA Em 1946, Amerigo, aos 6 anos de idade, parte num trem com centenas de outras crianças para viver por algum tempo com uma família do norte. Foi a forma que o governo encontrou para livrar os pequenos da miséria que assolou o sul depois dos efeitos catastróficos da Segunda Guerra Mundial. Amerigo é pobre, mora em Nápoles com a mãe Antonietta. Ela, então, decide oferecer ao filho a oportunidade de uma vida melhor por um tempo: escola, comida, saúde. Viola Ardone apresenta a história de um garoto enviado para um ambiente desconhecido, sem esconder nenhum aspecto dessa nova experiência, respeitando a dolorosa ?duplicidade? da vida de Amerigo: a perda da mãe e a derrota da fome, as raízes cortadas e a nova serenidade, a indigna insegurança e a proteção ?artificial? imposta, mas, ao mesmo tempo, providencial. Amerigo nos transporta para uma Itália que acaba de sair da guerra. Narrando a separação e também a descoberta de um mundo novo, cheio de oportunidades, ele se vê diante de dois horizontes e deseja fazer suas escolhas. ?O período pós-guerra é uma mina de histórias não contadas.?
No momento em que Outro Kevin retorna ao seu mundo, os problemas começam. Por sorte, ele encontra amigos e aliados e logo descobre que também é capaz de usar a Magia Antiga, assim como sua irmã. Mas como Kevin resistirá ao impulso de abraçar as Trevas sem um mentor para ajudá-lo? De volta a Tulsa, as coisas se acalmaram desde que Zoey e sua turma fecharam a fenda entre os mundos. Um novo ano escolar começou e o programa de intercâmbio de Zoey com escolas públicas está decolando. Tudo está indo bem. No entanto, se tudo está bem, por que Zoey está cada vez mais retraída e mal-humorada? Stark acha que sabe o que está errado. Stevie Rae acha que sabe o que está errado. A Horda Nerd inteira acha que sabe o que está errado. Mas apenas Zoey conhece a verdade. No Outro Mundo, seu irmão está fazendo uso da Magia Antiga sem se atentar aos perigos que ela contém. O que poderia impedi-lo de ceder à força impetuosa da Magia Antiga? Sem a ajuda da irmã , Outro Kevin estará sujeito a perder mais do que a guerra contra Neferet? Estará sujeito a perder sua própria alma. Em ?Perdida?, acompanhamos Zoey, Stevie Rae e Rephaim em uma versão alternativa da Morada da Noite, na qual os perigos tomam a forma de amigos e os aliados podem dar as caras nos lugares mais estranhos.
Uma certa história de amor, romance da escritora italiana Milena Agus, é de leitura tão suave que, num piscar de olhos, se chega ao fim. No entanto, este livro, como todas as boas histórias de amor, é cheio de segredos. Sua narrativa precisa, que não desperdiça palavras, e também apaixonada, mantém o leitor atento, curioso, ávido por apenas mais um encontro, e vai se revelando aos poucos, surpreendendo em cada detalhe. Na Itália das aldeias e das cidades à beira-mar, das cores vivas e dos cheiros característicos, a história de amor que uniu a moça de cabelos negros, meio louca e imoral, o viúvo refugiado solitário e o veterano de guerra cheio de dúvidas reúne personagens tão intensos e inesquecíveis quanto os de Elena Ferrante ? e vai arrebatar o leitor brasileiro como já fez com milhares de pessoas em todo o mundo.
Em 3 de dezembro de 1976, às vésperas das eleições na Jamaica e dois dias antes de Bob Marley realizar o show Smile Jamaica para aliviar as tensões políticas em Kingston, sete homens não identificados invadiram a casa do cantor com metralhadoras em punho. O ataque feriu Marley, a esposa e o empresário, entre várias outras pessoas. Poucas informações oficiais foram divulgadas sobre os atiradores. No entanto, muitos boatos circularam a respeito do destino deles.
Breve história de sete assassinatos é uma obra de ficção que explora esse período instável na história da Jamaica e vai muito além. Marlon James cria com magistralidade personagens ? assassinos, traficantes, jornalistas e até mesmo fantasmas ? que andaram pelas ruas de Kingston nos anos 1970, dominaram o submundo das drogas de Nova York na década de 1980 e ressurgiram em uma Jamaica radicalmente transformada nos anos 1990. Um romance épico, brilhante e arrebatador, vencedor do Man Booker Prize de 2015.
Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos.
Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva - e a se abrir para antigas e novas emoções.
Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado.
Em Dois a dois, Nicholas Sparks conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.
A Britânia enfim encontra um momento de paz. Sigtryggr, senhor da Nortúmbria, e a rainha Æthelflaed, senhora da Mércia, chegaram a um acordo e decretaram uma trégua, com o apoio do maior guerreiro da época, Uhtred de Bebbanburg. Uhtred vê então a chance de recuperar suas terras, tomadas por seu tio tantos anos ? e agora mantidas por seu ardiloso primo.
Mas os inimigos que Uhtred fez depois de tantos anos em guerra e os juramentos que prestou, além de uma rede intrigas, o desviam temporariamente do sonho de recuperar Bebbanburg. E isso abre espaço para o surgimento de um novo inimigo, o temível Constantin da Escócia, que aproveita o clima de incertezas para comandar seu exército para o sul e conquistar terras da Nortúmbria.
Porém, Uhtred está determinado, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento.
Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.
Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.
O Processo (1925), publicado postumamente, conta a história do bancário Joseph K., que, por razões que nunca chega a descobrir, é preso, julgado e condenado por um misterioso tribunal. Nesse romance, a ambigüidade onírica do peculiar universo kafkiano e as situações do absurdo existencial chegam a limites suspeitados. A ação desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturados a fatos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade beira a loucura.