Autor do clássico Fahrenheit 451 compartilha sua sabedoria e experiência Curiosidade, entusiasmo e alegria: segundo Ray Bradbury, isso define como um escritor deve se posicionar diante de uma página em branco Em Zen na arte da escrita, Ray Bradbury, autor dos clássicos Fahrenheit 451 e As crônicas marcianas, divide com o leitor o conhecimento de quem escreveu mais de trinta livros. Responsável por romances, contos, roteiros de cinema e peças de teatro, Bradbury não parou de escrever nenhum dia até a sua morte, em 2012. Esta obra, além de ser um manual de criação literária, é um caminho para que o leitor siga a trilha de um mestre e conheça a fundo como grandes obras da literatura foram desenvolvidas. Nela estão reunidos ensaios de um mestre da invenção, criador de mundos distópicos e do melhor da fantasia, sobre a arte de escrever como descoberta de si. Zen na arte da escrita é uma leitura que inspira o leitor a retornar aos livros de Bradbury com um novo olhar, e também a se valer da literatura para contar a própria história.
Uma obra completa sobre o bom uso da língua portuguesa na sua dimensão gramatical, ortográfica e de estilo, direcionada a redatores e revisores, como também a quem queira escrever com clareza, precisão e coerência.
Superdicas de ortografia apresenta ao leitor uma visão abrangente das principais dificuldades encontradas pelas pessoas ao escrever no dia a dia, sejam trabalhos escolares, e-mails, cartas ou documentos comerciais. Com muito bom humor, mas sem deixar de lado o rigor técnico, Dad Squarisi desvenda mistérios da língua portuguesa: o emprego de esses e zês, o porquê dos porquês, a cilada dos quês, as normas do hífen, os caprichos das siglas, as armadilhas de palavras enganadoras, as artes de superlativos, abreviaturas, maiúsculas e minúsculas. Além de ensinar regras simples e de fácil memorização, Dad explica curiosidades a respeito da origem e da formação das palavras.
Em nova edição e com novo formato mais didático o Português básico e essencial possui como proposta transmitir noções básicas aos estudantes do Ensino Fundamental. Apresenta uma gramática elementar com as primeiras noções de sintaxe, fonética e fonologia, e as regras essenciais de ortografia e morfologia. Os exercícios ? mais de duzentos ? têm função de fixação e de verificação, contribuindo na aquisição de vocabulário e em redações. Além disso, traz uma antologia com textos e versos de renomados escritores com comentários e atividades.
No final do livro apresenta um glossário de palavras de classificação variável ou difícil e um pequeno dicionário com definições, sinônimos e antônimos que serve como preparação para o uso de um dicionário mais complexo e, ainda, o gabarito dos exercícios.
O Novo dicionário de dúvidas da Língua Portuguesa é um guia de consulta rápida e fácil para esclarecer as nossas dificuldades mais recorrentes. Nesse livro inédito do prof. Bechara, também foram incluídas as dúvidas que mais ocorrem aos candidatos a concursos públicos, além daquelas que estudantes e profissionais de diferentes áreas têm levado ao autor ao longo de toda sua vida acadêmica.
Com cerca de 1.500 verbetes, a obra abrange as áreas de pronúncia, regras de acentuação, ortografia, novo Acordo Ortográfico, apóstrofo, hífen, crase, flexão, formação do plural, conjugação, numeral, uso de preposição, regência, concordância, entre outras.
Um lançamento imperdível de Evanildo Bechara, o mais conhecido gramático de nosso tempo.
Redigir é uma habilidade tão necessária quanto difícil para todas as pessoas em geral e, particularmente, para quem estuda ou desenvolve atividades acadêmicas.
Para redigir com clareza é necessária uma anterior organização lógica do pensamento, podendo-se concluir que sem o pensamento logicamente ordenado não pode haver redação clara, inteligível. Isto significa que ensinar a redigir equivale a ensinar a pensar, tarefa obviamente impossível, no entanto, sugerir técnicas ou práticas que favoreçam o desenvolvimento do processo de redação é tarefa difícil, mas não impossível.
A redação de um bom texto exige grande domínio do pensamento sobre as palavras. É preciso capturá-las, escolhê-las adequadamente, dominá-las para ordená-las em frases e parágrafos, como quem monta uma espécie de quebra-cabeça.
Para alcançar este objetivo, este Guia propõe-se a estudar e discutir as etapas a serem seguidas na elaboração de um texto, analisando suas partes constituintes, a construção dos parágrafos, as estruturas frasais, o uso de vocabulário adequado, bem como a solução para os erros gramaticais e as impropriedades de vocabulário mais comuns nas redações acadêmicas.
A ênfase da obra, portanto, privilegiará a redação dos trabalhos acadêmicos e, conseqüentemente, a linguagem referencial, obrigatória para esse tipo de comunicação.
Milhares de verbetes, abonações, locuções e exemplos;
Novos vocábulos de diversas áreas do conhecimento (informática, biologia, genética, botânica, ecologia, economia, educação, moda, astronomia, física, engenharia, química, medicina, culinária, etc.) e de níveis e registros diferentes;
Revisado conforme a Nova Ortografia, com símbolos que permitem a rápida identificação das alterações;
As aberturas das letras trazem fotografias comentadas do professor Aurélio, em diferentes épocas de sua vida;
Abonações clássicas ou atuais, de variados estilos: trechos ou frases que servem para demonstrar a exatidão de significado de palavra ou locução e mostram como são usadas no discurso real, auxiliando na compreensão real das palavras consultadas no dicionário;
Dedeiras internas que facilitam a consulta;
Indicação das 3 000 palavras mais frequentes na língua escrita contemporânea, contadas e selecionadas num acervo de mais de 5 milhões de ocorrências.
Quantas vezes você já não teve uma dúvida dessas? E, na tentativa de resolvê-la, quantas outras já não encontrou ao consultar uma gramática? É muito comum as pessoas titubearem na hora de falar ou escrever, por causa de um verbo, de uma concordância, da grafia de uma palavra.
Pensando nisso, oa autores, especialistas em língua portuguesa, escreveram este Superdicas para manter seu português em ordem , com uma linguagem acessível, sem priorizar a terminologia gramatical.