Ícone Menu

Ilê Aiyê

LV523051

De: R$ 72,00Por: R$ 64,80ou X de

Economia de R$ 7,20

Formas de pagamento:
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 64,80
  • 2X de R$ 32,40 sem juros
  • 3X de R$ 21,60 sem juros
Outras formas de pagamento
Comprar
Comprar

Frete e prazo

Devolução em até 7 dias
Entrega rápida e garantida

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

No final de 1974, um grupo de jovens de Salvador distribui pelas ruas o panfleto de um novo bloco carnavalesco, com uma foto de três negros numa rua de Lagos, na Nigéria, e os dizeres Nós somos os africanos na Bahia. Surgia assim o Ilê Aiyê: mais do que um bloco de carnaval, um movimento cultural e social que seria responsável não só pela reinvenção do carnaval da Bahia, mas por lançar um novo olhar sobre as relações raciais no Brasil. Em Ilê Aiyê: a fábrica do mundo afro, o antropólogo francês Michel Agier, professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, investiga os múltiplos significados dessa frase e desse carnaval que deslocavam tanto o imaginário do que era a África como do que era então a cidade de Salvador. Com base numa intensa pesquisa, realizada ao longo de várias décadas, o autor analisa as condições que deram origem e viabilidade ao movimento, situando-as no contexto dos debates sobre raça, cultura e modernidade em nosso país, ao mesmo tempo em que acompanha de perto os cinquenta anos de existência do Ilê. Enriquecido pelas reflexões de Antonio Sérgio Alfredo Guimarães, no posfácio, e 35 fotografias de Milton Guran - elas próprias um documento antropológico de excepcional qualidade estética -, o resultado é um livro vivíssimo, que diz respeito não apenas à cultura afro-baiana, mas interroga também o devir de outras culturas diaspóricas ao redor do globo.

CARACTERÍSTICAS

FormatoBROCHURA
Número de Páginas176
SubtítuloA FABRICA DO MUNDO AFRO
Editora34 LV
AutorMICHEL AGIER
Ano da Edição2024
EAN139786555251982
Edição1
IdiomaPORTUGUES
Fabricante34 LV
ISBN6555251980
Páginas176

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores