Produtos encontrados: 766 Resultado da Pesquisa por: em 12 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
-
399467
15,03 %
Viver A Que Se Destina - Papirus
sinopse- "Qual o sentido da vida? Por que aqui estamos? Será destino? Será escolha? Neste livro, Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal, dois dos maiores pensadores contemporâneos no Brasil, se encontram para refletir sobre essas questões que há séculos fascinam e intrigam a humanidade. A ciência, a filosofia, a religião e a arte têm oferecido algumas possibilidades de resposta que os autores discutem aqui. Afinal, pode ser aterrador imaginar que não há um destino, algo que explique a nossa existência. Por outro lado, a ausência de sentido nos deixa livres para ser e viver conforme desejarmos - embora isso implique também responsabilidade. Mas somos mesmo livres? Seja escolha ou destino, seja a vida um drama que vamos tecendo ou uma tragédia anunciada, fato é que estamos sempre a procurar algum propósito que torne a existência mais significativa. Mas o que explica que algumas pessoas tenham mais sucesso do que outras no que fazem? Seria dom, vocação ou resultado de um esforço? Como os autores apontam, talvez a vida seja menos inspiração e mais transpiração."
-
347056
15,13 %
Arte De Ter Razao, A - Bolso - Vozes
sinopse- Neste livro Schopenhauer apresenta 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate, não importando os meios, utilizando a maior ferramenta que possuímos a palavra. É possível recorrer a estes estratagemas, lícitos e ilícitos, para 'obter' razão, e defendê-la quando ela estiver do nosso lado ou conquistá-la quando estiver do lado do adversário. Com frieza classificatória, Schopenhauer indica 'os caminhos oblíquos e os truques de que se serve a natureza humana em geral para ocultar seus defeitos'.
-
459743
PRÉ-VENDA
Cadernos Do Cárcere Vol 2
sinopse- Este volume constitui uma autocrítica: Gramsci questiona qual deve ser o papel representado pelos intelectuais num cenário de inflamada luta política. Para organizar sua análise, Gramsci investiga a educação como processo de ação e instrumento de luta, além do lugar dos jornalistas na divulgação dos acontecimentos. Esta edição brasileira dos Cadernos do cárcere foi organizada por Carlos Nelson Coutinho, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento de Gramsci, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques, editor da revista eletrônica Gramsci e o Brasil, e de Marco Aurélio Nogueira, professor livre-docente? da Universidade Estadual Paulista. ?Uma nova geração de estudiosos passa a ter agora acesso direto aos textos originais nos quais Gramsci expõe suas concepções a respeito do Estado e da sociedade civil, bem como sobre o bom senso e o senso comum, sobre hegemonia e coerção, sobre a revolução passiva e a democracia cosmopolita, sobre guerra de posição e guerra de movimento, sobre o conformismo e o nacional-popular, ou sobre os intelectuais e a organização da cultura.? - Leandro Konder?Quando os Cadernos do cárcere começaram a ser publicados na Itália, em 1948, ficamos sabendo que, durante o fascismo, o marxismo teórico não estivera morto. O mais original intérprete de Marx, depois de Labriola, havia escrito suas obras maiores ? ?für ewig?, como eles as definiu ? precisamente nos anos do fascismo triunfante. O marxismo de Gramsci não era o marxismo dos professores. Gramsci trocara os estudos universitários pela luta política e fora um dos fundadores do Partido Comunista Italiano. Tratava-se de um marxismo que não se punha à prova apenas diante dos problemas filosóficos tradicionais, mas que enfrentava problemas reais do nosso tempo: Gramsci era marxista no sentido de que prolongava na direção da crítica da política a obra que Marx desenvolvera tendo como referência particular a crítica da economia política.? -Norberto Bobbio
-
458955
15,05 %
Seja Positivo Com Marco Aurélio
sinopse- Neste livro você encontrará 79 perguntas sobre a vida e as respostas dadas por Marco Aurélio, inspiradas em seu livro Meditações e adaptadas para uma linguagem acessível e moderna. Os autores também incluíram reflexões psicológicas que exploram as mensagens com maior profundidade e nos ajudam a obter uma atitude mais positiva perante a vida. Quando você enfrenta desafios em relação ao amor, ao trabalho, à família, aos relacionamentos sociais ou às questões de saúde essas mensagens o ajudarão a ganhar nova perspectiva e aumentar sua consciência.
-
458724
25,01 %
Um Café Com Sêneca
sinopse- ?O antídoto perfeito para os valores superficiais dos tempos modernos. Fideler torna Sêneca acessível ao leitor do século XXI.? ? Robin Waterfield, tradutor de Marco Aurélio e Epicteto ?O mais amigável dos livros estoicos da atualidade.? ? The New York Times ?Um café com Sêneca é uma joia rara: ao mesmo tempo reconfortante e desafiador, edificante e divertido.? ? Eric Weiner, autor de O expresso de Sócrates O estoicismo, a escola filosófica mais influente do Império Romano, oferece formas surpreendentemente atuais de fortalecer nosso caráter em um mundo cada vez mais caótico e imprevisível. Reconhecido como o filósofo mais talentoso e humano da tradição estoica, Sêneca nos ensina a levar uma vida boa e com propósito. Em suas obras, ele oferece um caminho para lidar com as adversidades, superar a tristeza, a ansiedade e a raiva, transformar contratempos em oportunidades e reconhecer a verdadeira natureza da amizade. Neste livro, David Fideler aborda esses temas apresentando uma ampla visão do pensamento de Sêneca, explicando claramente suas ideias, mas sem simplificá-las. Perfeita para ser apreciada como parte de um ritual diário, como uma xícara de café revigorante, a sabedoria de Sêneca nos oferece sábios conselhos sobre a condição humana ? que, como se vê, não mudou muito nos últimos 2 mil anos.
-
458074
PRÉ-VENDA
Filosofia Da Natureza E Filosofia Do Mundo
sinopse- A obra filosófica de Henrique Cláudio de Lima Vaz, SJ (1921-2002), foi importante no desenvolvimento da filosofia brasileira. Trata-se de mais um título incluído no projeto de publicações das Obras filosóficas inéditas do Padre Vaz. A organização e edição dos cursos sobre filosofia da natureza e filosofia do mundo, possibilita conhecer outros aspectos do pensamento vaziano pouco trabalhados na literatura filosófica. Os cursos digitados e editados neste volume abordam questões de filosofia da natureza, cosmologia, ontologia, teoria do conhecimento, filosofia da técnica, filosofia da ciência, história da filosofia e história das ciências, podendo interessar a vários leitores.
-
457546
PRÉ-VENDA
O Discurso Da Servidão Voluntária Ou O Contra Um
sinopse- ?Uma palavra somente, irmão leitor, seja você quem for, e sejam quais possam ser, ademais, sua posição e opiniões pessoais neste mundo, pois, ainda que se diga, proverbial e comumente ? todos os irmãos não são parentes ?, ante o sempiterno horror da tão bizarra distribuição de honrarias e calúnias, condecorações e aprisionamentos, privilégios e interdições, riqueza e miséria, é preciso, não obstante, reconhecer que, no todo (in globo), somos todos irmãos segundo a natureza e a Cristandade.? (Da obra)
-
457451
14,83 %
Intensificando A Luz Interior
sinopse- A intenção deste pequeno livro, com as principais passagens e comentários de A República, não é exaurir o tema, mas justamente o contrário: permitir a iniciação do leitor comum a reflexões sobre a própria vida, o autodescobrimento, a resiliência e a busca de propósitos elevados que visem à realização do bem, do belo e daquilo que é verdadeiro para o maior número possível de pessoas. Ou seja, desejamos que o conhecimento e a vontade se tornem instrumentos de aperfeiçoamento e altruísmo e, principalmente, que as lições desse antigo mestre não se percam nas areias e passagens do tempo.
-
457279
15,04 %
O Estoicismo
sinopse- Os estoicos foram os primeiros a reconhecer plenamente o valor do ser humano enquanto ser humano. Em uma abordagem acessível ao público em geral e de grande proveito para estudiosos de filosofia, George Stock, ilustre Professor de Oxford, nos oferece uma exposição do estoicismo que cobre didaticamente, com clareza e competência, todos os diversos aspectos de sua filosofia. Com o intuito de apresentar um esboço da doutrina estoica baseado nas autoridades originais, esta expressiva e rigorosa obra reconhece e faz justiça ao importante legado deixado pela escola estoica.
-
457250
14,95 %
É Próprio Do Humano
sinopse- Constantemente, o ser humano age de forma imprópria ou inaqueda, comportando-se ora como deuses, ora como máquinas, ora como animais. Nesta odisseia, Dante busca resgatar o que é próprio do humano como forma de atingir autoconhecimento e autorrealização. ?O que é próprio do humano?? Uma pergunta tão complexa quanto essencial é posta por Dante Gallian em É próprio do humano. Complexa porque pode ser entendida de diferentes formas. Essencial porque, se entendida no sentido em que o autor formula neste livro, diz respeito à nossa saúde existencial, à nossa felicidade. Assim, para que se possa compreender profundamente a sua essencialidade, cabe antes outra pergunta: o que se entende por ?próprio??O adjetivo ?próprio? pode ter diferentes significados, entre eles, por exemplo, o de pertencimento, peculiaridade ou naturalidade. Ou o de oportunidade ou conveniência ? aquilo que é esperado, que é correto. E, nesta odisseia, o autor explora essa segunda percepção de ?próprio?: aquilo que é bom, ideal, esperado.É nesse sentido que buscar aquilo que nos caracteriza como humanos apresenta-se como urgente e necessário. Primeiro por vivermos uma época de produção e consumo desenfreado, em que somos acessados por forças desumanizadoras de todos os lados. E principalmente como forma de resgatar a saúde da alma e conquistar uma vida mais feliz.Em É próprio do humano?, Dante Gallian tenta responder a esta pergunta baseando-se nas inúmeras narrativas das mais diversas tradições e filosofias da história. Concentrando-se na Odisseia, o clássico de Homero e um dos livros mais antigos e importantes da civilização ocidental, ele nos convoca a uma jornada de autoconhecimento em 12 lições. Uma obra ideal para todos que desejam destrinchar a odisseia da realização pessoal e encontrar sua justa medida. ?Este livro é uma resposta, ou melhor, 12 respostas unidas pelo mesmo princípio: há algo de próprio do humano e que, quando compreendido e praticado, pode tornar a vida melhor do que já é.? - Luiz Felipe Pondé
-
457007
PRÉ-VENDA
Classe
sinopse- "Multidão, massa, classe: entidades sociais instaladas no centro dos últimos dois séculos, objetos de ciências até então desconhecidas, mas sujeitos não congêneres, entre os quais passa uma linha de fratura que isola o terceiro, a classe. Para seus teóricos do final do século XIX, a massa se deixa descrever em termos de físico-química, de ideologia securitária ou de patografia da sugestão. Um puro amontoado «inorgânico» suscetível de muitos agregadores e desagregadores (Scipio Sighele), multidão «clamorosa e malvada» com vocação sediciosa (Gustave Le Bon), «feixe de contágios psíquicos produzidos essencialmente por contatos físicos» (Gabriel Tarde). A massa que entra nas expressões mais abusadas pelas fileiras dos sociólogos, economistas e filósofos mal dilui, sob a determinação quantitativa, a animosidade reativa que a ela ainda é atribuída por Elias Canetti quando a vê agitar-se «com vistas a uma meta rapidamente atingível». Excitáveis por um líder, as multidões e as massas denunciam aquele «traço de pânico» do qual, segundo Walter Benjamin, a classe sai ilesa. Nesta, consciência e solidariedade coincidem no ato anti-psicológico que dissolve o puro amontoado de indivíduos, permanecendo escondida de quem olha desde fora, ou seja, dos não solidários. Uma deslumbrante anotação benjaminiana dos anos trinta, que permaneceu inédita até pouco tempo, liga a classe à destruição da aura: o olhar do desprezado se cruza com os olhares carregados de desprezo, é o olhar ""com o qual o oprimido responde ao opressor»."
-
456923
14,94 %
Aforismos Para A Sabedoria De Vida
sinopse- Considerada uma obra-prima, Aforismos para a sabedoria de vida traz, com clareza inigualável, uma ?declaração para uma vida feliz?. Fruto das reflexões relacionadas à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e éticos do filósofo que influenciou grandes pensadores, como Kafka, Tolstoi e Machado de Assis, esta obra discute a arte de tornar a vida agradável e feliz, na medida das possibilidades de cada um. Diferentes aspectos da vida e do ser humano são vistos como condições básicas e fundamentais para uma vida feliz. E Schopenhauer se utiliza de aforismos, ou máximas, para nos conduzir a pensar sobre eles. Leitura obrigatória para a compreensão da essência da filosofia!
-
456661
15,03 %
Ensaios De História E Filosofia Da Química - Ideias E Letras
sinopse- Este livro sugere que a filosofia da química pode nos ajudar a pensar sobre o mundo conturbado em que vivemos. Fazendo um amplo apelo à história e percorrendo vários séculos desde a alquimia da Idade Média até os mais recentes projetos transumanistas, os autores mostram que devemos passar pela química para compreender como o mundo moderno foi construído e como, talvez, seja destruído. É aos químicos que devemos a invenção do laboratório e a valorização de provas empíricas para estabelecer a verdade. A estreita aliança entre a química e a medicina lança luz sobre os múltiplos papéis que os químicos desempenham nas questões de saúde pública, e se acrescentarmos o papel crucial que eles desempenharam na industrialização e no desenvolvimento da agricultura intensiva, fica evidente que essa ciência está no centro da modernidade. A química é onipresente, pois permeia todos os aspectos das nossas vidas e invade todas as partes do ambiente em escala global. Graças à sua dupla face de ciência e de tecnologia, a química faz o mundo.
-
456544
15,03 %
Os Livres Podem Ser Iguais?
sinopse- A obra questiona, com rigor acadêmico e prosa fluida, a possibilidade de coexistirem em uma mesma sociedade liberdade e igualdade em iguais proporções. Com base em reflexões e achados de diversos autores consagrados, o professor de Direito Fábio Ulhoa Coelho discorre sobre a ideia de que ?os livres não podem ser iguais?, provocando o leitor a pensar sobre quanta liberdade teria de ser sacrificada em nome de uma igualdade completa e vice-versa: quão desigual seria uma sociedade com liberdade absoluta. Fundamentado em fatos de diversos momentos da História recente da humanidade, o autor apresenta importantes ponderações acerca do equilíbrio em qualquer Estado desses dois valores tão caros às sociedades contemporâneas: liberdade e igualdade.
-
456471
16,06 %
Maquiavelianas
sinopse- Em Maquiavelianas: lições de política republicana, Sérgio Cardoso, professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, recupera a surpreendente atualidade das ideias de Nicolau Maquiavel (1469-1527). Estruturado em três partes, o volume se debruça inicialmente sobre as rupturas operadas pelo secretário florentino no entendimento da tradição política em seu tempo, numa chave de leitura em que a aspiração popular por liberdade constituiria o esteio das instituições republicanas. Num segundo momento, sem deixar de lado O Príncipe, o autor concentra suas análises em duas obras menos estudadas de Maquiavel: os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio e as Histórias florentinas, com seus entrelaçamentos entre história e política. Por fim, o volume é arrematado, na terceira parte, com um ensaio que relaciona Maquiavel e Montaigne, autores que inauguram a modernidade do pensamento republicano.
-
456441
14,95 %
Experiência Do Pensamento
sinopse- Os ensaios reunidos neste livro exploram as várias perspectivas sob as quais Merleau-Ponty elaborou uma ontologia do Ser Bruto e do Espírito Selvagem, graças à crítica ao dualismo da essência e do fato, porto pelas filosofias da consciência e pelo objetivismo cientificista. Distanciando-se da fenomenologia, de onde partira, o filósofo interroga a percepção para chegar à noção de corpo reflexivo, de onde se desdobra a nova ontologia. Distanciando-se da Gestalttheorie, de onde também partira, o filósofo reelabora a noção de estrutura como inteligibilidade em estado nascente , que supera o dualismo das filosofias do sujeito e do objeto. A ontologia, nascida como interrogação sobre o ser do visível e do invisível como ?Ser de indivisão?, pode ser acompanhada por nós na maneira como Merleau-Ponty interroga o trabalho dos artistas, particularmente o do pintor e do escritor, e na maneira como sua própria obra se realiza como experiência do pensamento.
-
456200
14,92 %
Filosofia Para Becos E Vielas
sinopse- Uma introdução única e divertida de filosofia para todas as idades! Filosofia para becos e vielas é um rolê pelos filósofos mais importantes do Ocidente. A cada capítulo, você encontra a história e o projeto filosófico de algumas dessas mentes brilhantes, e ainda descola um resuminho das principais ideias e palavras-chave de cada filósofo, caso precise de uma colinha ajudinha para os Enens da vida. Para facilitar ainda mais sua leitura, os 23 filósofos apresentados neste livro estão divididos em oito partes, uma para cada época da história ocidental, da Grécia antiga à Europa pós-moderna. Assim, dá para situar o filósofo dentro do seu contexto e entender melhor suas brisas em relação aos eventos históricos e aos pensamentos de outros filósofos. Você vai ver, vilão, que as perguntas da filosofia são sempre as mesmas, mas as respostas mudam de acordo com a época. Quem sabe você não chega a algumas respostas suas depois de estudar a vida desses carinhas?
-
456179
20,08 %
A Brevidade Da Vida
sinopse- """Com uma linguagem leve, lúcida e atraente, neste texto Sêneca ensina como examinar os temas práticos da vida, sobretudo um dos mais cruciais da atualidade: o tempo. Sua atenção concentra-se na velocidade com que a vida humana passa, enfatizando o fato de que o problema não é a falta, mas sim como nosso tempo é empregado. Devemos não só reservar tempo para nós mesmos, mas sobretudo evitar toda dispersão fútil e enganosa da vida, cuidando do tempo presente e vivendo o agora. Ao mesmo tempo, o filósofo destaca a importância da prática do bem e das virtudes, bem como o papel da filosofia, que nos ensina a viver de modo correto e nos fornece os elementos para uma análise crítica do mundo."""
-
455953
20,04 %
Cartas De Um Resiliente - Livro Iii
sinopse- Estoicos encaram a vida com coragem A filosofia estoica treina o nosso comportamento para prosperar em ambientes de alto estresse. Ela ensina como diferenciar o que você não pode controlar do que pode. Fundamentada na razão, o estoicismo propõe um novo olhar para a vida, com conceitos práticos que ajudam as pessoas a transformar ideias em ação. Lidar com as frustrações, com a sensação de tempo perdido, enfrentar os imprevistos e aceitar o que não pode ser controlado. Baseado na filosofia estoica, Lúcio Aneu Sêneca criou um tratado para responder a essas e outras perguntas há mais de dois mil anos. E esses conselhos permanecem bastante atuais, pois incentivam a capacidade de sermos fortes e resilientes frente aos problemas. Segundo o autor, a melhor forma de lidar com um fracasso, desilusão, angústia, ou qualquer outro sentimento negativo, é ajustar nossa visão de mundo à realidade, e não tentar ajustar a realidade às nossas fantasias. Quanto mais cedo entendemos isso, mais facilmente vencemos os desafios que o mundo nos apresenta. Neste volume, Sêneca aborda estratégias para enfrentar os desafios com confiança, cultivar as virtudes, ser verdadeiro consigo mesmo e o mais importante: demonstra como podemos tomar decisões mais acertadas e com a agilidade que nosso cotidiano exige: pautando-nos sempre por princípios.
-
455922
20,06 %
O Império Do Bem
sinopse- ?Um dos maiores escritores do século 20, um gênio da criação literária.? Michel Houellebecq Desde a publicação de O império do bem, em 1991, o domínio do politicamente correto cresce sem parar. E o homem contemporâneo vive perdido na ditadura dos clichês, no culto da bondade que avança sobre nossas vidas e vai restringindo nossas liberdades. A tirania hoje é mais perversa porque é exercida em nome do Bem. Como seus predecessores autoritários, monarquias, fascismos e comunismo, esse império nega os direitos básicos de expressão do indivíduo, mas o faz de uma maneira totalmente nova: com um sorriso no rosto e um ar festivo. Não há mais lugar para a razão. Não podemos questionar. Nenhum dogma ou lei são claros. Vamos olhar na sua cara e decidir na hora o que fazer com você! Isto porque no Império do Bem, toda legitimidade vem do coração. Ora, o coração tem razões que a razão ignora. Neste cemitério de inteligência, há apenas uma tábua de salvação: a sátira e o riso. Teoria desagradável para alguns, quase profética para outros, com este livro, Muray lançou uma luz sobre o mundo três décadas atrás, quando tudo o que previu parecia um olhar pessimista sobre nossas sociedades. O futuro chegou e as profecias se concretizaram. Cabe a nós entendermos todo o processo para tentar impedir o avanço dessa marcha em direção a uma onda cada vez maior do grande e bom autoritarismo.
-
455846
14,77 %
Sobre Como Lidar Consigo Mesmo
sinopse- ?Assim como o andarilho que só obtém uma visão geral e reconhece o caminho percorrido, com todas as suas sinuosidades e desníveis, ao chegar a um ponto mais elevado, nós também só reconhecemos a verdadeira interligação de nossos atos, realizações e obras, a sua exata consequência e o seu encadeamento, inclusive o seu valor, ao chegarmos ao final de uma etapa de nossa vida ou até da vida inteira.? (Da obra)
Produtos encontrados: 766 Resultado da Pesquisa por: em 12 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar