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    25,0 %

    Disciplina Positiva - Manole

    sinopse
    • Autoridade no assunto, a renomada psicóloga, educadora e mãe de sete filhos Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e concebeu um programa altamente eficaz em que a disciplina é ensinada de uma maneira respeitosa e encorajadora, tanto para as crianças como para os adultos.Uma das frases mais populares da autora é: De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior? A chave da Disciplina Positiva é a não punição, enfatiza ela, que defende o respeito mútuo. Jane ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança de bebês a adolescentes rebeldes possam aprender cooperação e autodisciplina sem que sua autoestima e dignidade sejam prejudicadas. Alinhada com as diversas mudanças na forma de educar os filhos ocorridas nas últimas décadas, esta obra foi atualizada e contempla por exemplo o fato de atualmente cada vez mais homens se engajarem em seu papel de pais, além de abordar os perigosos efeitos da superproteção, outra questão contemporânea que merece atenção.Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.
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    25,01 %

    Acao Cultural Para A Liberdade E Outros Escritos

    sinopse
    • Paulo Freire trata de temas que vão da alfabetização à reforma agrária em livro indispensável para compreender os obstáculos impostos à verdadeira justiça social. Para Paulo Freire, estudar não pode ser sinônimo de uma repetição mecanizada de conteúdo. Seu método, em que alfabetizar é formar cidadãos, tem como norte sempre a ação concreta, a tomada de consciência, por parte da classe oprimida, de sua verdadeira condição. Em Ação cultural para a liberdade e outros escritos, compilação de textos redigidos entre 1968 e 1974, Freire mostra por que, num período tão mecanicista, a verdadeira pedagogia é aquela que olha a todo momento para a expressividade do aluno, para o exercício de sua compreensão crítica da sociedade, e não para a sua acomodação. Afinal, diz ele, ?que pode um trabalhador camponês ou um trabalhador urbano retirar de positivo para seu quefazer no mundo [...] através de um trabalho de alfabetização em que se lhes diz, adocicadamente, que a ?asa é da ave? ou que ?Eva viu a uva??? O método freireano é, assim, um método de contribuição para o processo libertador do homem. Conhecedor do sentido profundo da palavra e buscando assimilar o mundo através de novas expressões, o aluno se torna capaz de transformar o que está ao seu redor e fazer cultura sabendo a extensão de seus atos. O papel de Paulo Freire como educador, filósofo da educação e humanista é amplamente reconhecido no Brasil e no exterior, e sua obra é considerada imprescindível a todos os que se dedicam a ensinar. Diante da atualidade dos textos que compõem Ação cultural para a liberdade e outros escritos, não é difícil entender o porquê. * Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática. Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.
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    25,0 %

    Evasao Escolar Na Educacao A Distancia: Causas E Consequencias

    sinopse
    • A EXPRESSAO EVASAO E UM TEMA MUITO DEBATIDO NA AREA EDUCACIONAL, SEJA NA EDUCACAO A DISTANCIA OU NA PRESENCIAL, ESPECIALMENTE NA EDUCACAO PUBLICA. A FORMACAO INICIAL OU CONTINUADA DE PROFESSORES E FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAMOS TER UMA EDUCACAO DE QUALIDADE. ENTRETANTO OS PROGRAMAS DE FORMACAO DE PROFESSORES DO GOVERNO FEDERAL NAO ESTAO CORRESPONDENDO AS ASPIRACOES DESSES PROFISSIONAIS DA EDUCACAO, JA QUE EXISTEM DIVERSOS FATORES QUE ATRAPALHAM ESSAS FORMACOES E IMPEDEM, SEGUNDO OS PROFESSORES, A CONCLUSAO DE SEUS CURSOS. ESTA OBRA, EVASAO ESCOLAR NA EDUCACAO A DISTANCIA: CAUSAS E CONSEQUENCIAS, ESTA VOLTADA PARA A EDUCACAO A DISTANCIA E, NELA, OS EDUCADORES DEMONSTRARAM QUE FATORES ECONOMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS, INSTITUCIONAIS E PESSOAIS INTERFEREM NESSE PROCESSO, PROVOCANDO A EVASAO DOS CURSOS DE FORMACAO INICIAL OU CONTINUA DOS CURSOS EAD. A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, INSTITUICAO CRIADA PELO MEC/ CAPES, POSSUI POLOS EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS, POREM NA REGIAO NORDESTE ELES SAO FUNDAMENTAIS PARA QUALIFICAR OS PROFESSORES SEM GRADUACAO ESPALHADOS EM TODOS OS MUNICIPIOS DESSA REGIAO. NESSE CONTEXTO, ESTA OBRA ENFOCA A IMPORTANCIA DA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES.
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    25,01 %

    Cartas A Cristina

    sinopse
    • """Em Cartas a Cristina, Paulo Freire volta-se para o mais profundo de seu ser com a intenção de analisar crítica e filosoficamente sua própria vida, suas ações, seus sentimentos, suas frustrações e tristezas. Quando o Paulo Freire vivia no exílio, em Genebra, recebeu cartas de uma sobrinha pedindo que lhe contasse como tinha se tornado um educador famoso. Ela, Cristina, começava os estudos universitários e lendo os livros de Freire queria unir o tio amoroso de sua infância com o arguto filósofo que lutava contra as relações opressoras que caracterizavam as sociedades. O tio lhe prometera algumas cartas, que, na realidade, diante da vida atribulada de viagens e trabalhos no Conselho Mundial das Igrejas, jamais foram escritas. Somente mais de uma década depois, após 1988, já vivendo no Brasil, a promessa nunca esquecida começou a tomar corpo num livro, este livro, que alcançaria não somente a sobrinha, mas todos os leitores interessados nos seus afetos e realizações. Publicado originalmente em 1994, Cartas a Cristina reúne dezoito cartas de Paulo Freire à sua sobrinha e uma correspondência dela ao tio. Recapitula a experiência de vida e de prática transformadora como educador. Com seu texto prazerosamente próximo ao leitor, Freire construiu um livro de memória e de análise de sua trajetória como homem e pensador no mundo. A edição foi organizada e anotada por Ana Maria Araújo Freire. O prefácio é de Adriano S. Nogueira. ?Se, porém, você que me lê agora, me perguntar se tenho receita para a solução, lhe direi que não a tenho, que ninguém a tem. Uma coisa, contudo, eu sei e digo porque a história nos tem ensinado, a história dos outros e a nossa, que o caminho não é o do fechamento antidemocrático, dos regimes de exceção, de governos sectários, intolerantes e messiânicos, de direita ou de esquerda. O caminho é o da luta democrática pelo sonho possível de uma sociedade mais justa, mais humana, mais decente, mais bonita, por tudo isso.? """
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    25,01 %

    Medo E Ousadia

    sinopse
    • Uma verdadeira aula sobre pedagogia e construção de um ambiente de ensino democrático e inovador. O que é ensino libertador? Como os professores se transformam em educadores libertadores? Como começam a transformar os estudantes? De que modo a educação se relaciona com a transformação política? Podemos aplicar nos países desenvolvido uma pedagogia de países em desenvolvimento? Muitas e complexas são as questões aqui tratadas pelos professores Paulo Freire e Ira Shor e que tornam Medo e ousadia: O cotidiano do professor uma obra indispensável para a elucidação dos problemas práticos e teóricos colocados pela pedagogia dialógica.Os dois mestres apresentam aqui suas opiniões sobre o sistema de educação tradicional, explicam como se transformaram em educadores libertários, quais são as diferenças entre uma educação do laissez-faire e uma verdadeiramente democrática e de que forma os professores devem enfrentar os medos e obstáculos que dificultam a prática de ensino humanizada e inserida no contexto social do educando.Duas experiências distintas: Paulo Freire, educador brasileiro internacionalmente conhecido por sua contribuição à prática pedagógica no mundo, dialoga com Ira Shor, educador norte-americano, estudioso e crítico dos rumos da educação em seu país, engajado na luta pela melhoria no ensino tanto das minorias marginalizadas quanto do conjunto da nova geração.
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    25,0 %

    Relatorio De Avaliacao Neuropsicopedagogica - Ran

    sinopse
    • A presente obra descreve passo a passo os caminhos que serão percorridos pelo profissional de Neuropsicopedagogia Clínica para a elaboração do Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógica ? RAN, desde a anamnese, o protocolo de avaliação, os testes utilizados até a intervenção. A obra busca , de maneira clara e objetiva, as dificuldades e soluções que muitos profissionais de Neuropsicopedagogia Clínica encontram na produção do RAN. Muitos deles, ao finalizarem suas especializações, não se sentem confiantes para o planejamento, a análise e a intervenção. O objetivo é dar ao profissional um pleno entendimento sobre quais são as áreas de avaliação e o devido funcionamento cerebral dessa área, permitindo, assim, o planejamento de uma intervenção efetiva, buscando dar o devido apoio às reais dificuldades de aprendizagem. A professora Cintia por meio de experiências pessoais práticas buscou auxiliar, de maneira substancial, os alunos e profissionais da área clínica.
  • 400912

    25,01 %

    Reizinho Hiperativo, O - Best Seller

    sinopse
    • O reizinho hiperativo é um guia psicoeducacional essencial para pais, professores e demais profissionais da educação e da saúde mental infantil. Com frequência encontramos crianças que desafiam e se opõem à autoridade de adultos: são agressivas, discutem, não aceitam regras e, geralmente, apresentam um desempenho ruim na escola. É preciso ter muita atenção a esses casos constantes de desobediência, pois eles podem ser mais do que uma fase e se tratar dos transtornos comportamentais que mais atingem crianças e adolescentes: o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno desafiador opositivo. Em O reizinho hiperativo, o psiquiatra Dr. Gustavo Teixeira aborda de forma conjunta duas das principais condições comportamentais que acometem crianças e adolescentes no mundo inteiro. São também duas patologias do comportamento infantil frequentemente comórbidas, isto é, que aparecem juntas no mesmo indivíduo, provocando muito sofrimento para os portadores e para as suas famílias. Os prejuízos acadêmicos e sociais são intensos, e tanto as famílias quanto os profissionais da educação se sentem perdidos e incapazes de oferecer ajuda ou apoio especializado aos filhos e alunos. O Dr. Gustavo Teixeira traz em O reizinho hiperativo informações e orientações sobre esses dois transtornos comportamentais responsáveis por significativos prejuízos na vida de seus portadores e familiares, além de oferecer dicas práticas no tratamento dessas condições e na prevenção ao bullying e ao uso de drogas, muitas vezes relacionados a esses transtornos.
  • 394640

    24,99 %

    Uma Pedagogia Do Corpo - Autentica

    sinopse
    • Um dos maiores desafios da educação no século XXI está em formar e atualizar nossos professores, especialmente no que diz respeito à sua formação continuada. Além da formação inicial e da experiência própria, é necessário que todo docente reflita com frequência sobre sua prática cotidiana e que entre em contato com leituras que o ajudem a se aperfeiçoar como ser humano, cidadão e profissional. Para que sua formação seja realmente continuada, a coleção O Valor do Professor apresenta 12 temas que o acompanharão durante 12 meses. Em cada volume da coleção, capítulos breves abordam questões relativas ao cuidado consigo mesmo, à pesquisa, à didática, à ética e à criatividade. São trinta capítulos, um para cada dia do mês, acompanhados por sugestões práticas e bibliografia para aprofundamento. Em Uma pedagogia do corpo, título de estreia da coleção, descobrimos que o corpo é uma pedagogia a ser lida, entendida e praticada. Ele não apenas fala, mas, sobretudo, nos ensina a ensinar. Analisando as diferentes dimensões do corpo (a voz, a coluna, os pés, o cérebro, a audição, os gestos etc.), podemos potencializar significativamente nossa capacidade de comunicação e nossa presença, desenvolvendo competências fundamentais para desempenhar melhor a tarefa docente.
  • 389964

    25,0 %

    Docencia Pratica E Praxis - Appris

    sinopse
    • "A PRESENTE OBRA E UMA PRODUCAO COLETIVA COMPOSTA POR TEXTOS RESULTADOS DE ESFORCOS DIVERSOS DE ESTUDANTES E PROFESSORES PESQUISADORES DA POS-GRADUACAO EM EDUCACAO QUE COMUNGAM IDEIAS, ACOES E REFLEXOES SOBRE O EXERCICIO DA PROFISSAO DOCENTE. OS TEXTOS TRAZEM UMA PREOCUPACAO SOBRE A EDUCACAO HUMANA, LIBERTARIA, FORMADORA, SIGNIFICATIVA, REFLEXIVA E EMANCIPADORA. NESSA PERSPECTIVA, AS PAGINAS DESTE LIVRO TRAZEM UMA TEMATICA DO NOSSO TEMPO PERSCRUTANDO E TENTANDO MOSTRAR CAMINHOS E ESTRATEGIAS PARA SUPERACAO DE PROBLEMATICAS E DILEMATICAS NA ESFERA DA EDUCACAO. DESTARTE, ENTENDEMOS TAMBEM QUE A INTERPRETACAO E APENAS UMA ETAPA IMPORTANTE E DECISIVA PARA PERSEGUIRMOS A DEVIDA E INDISPENSAVEL TRANSFORMACAO."
  • 389628

    24,99 %

    Cultura De Paz E Educacao Para A Paz - Papirus

    sinopse
    • Questões referentes à cultura de paz e à educação para a paz têm sido objeto de estudos desde o início do século XX. Mas pensá-las como perspectiva da humanidade e como possibilidade pedagógica na educação torna-se cada vez mais fundamental hoje. As diversas formas de violência diretas e estruturais, que vão desde a intolerância e as agressões físicas até a pobreza e a desigualdade social, compõem um cenário complexo e difícil de ser abordado adequadamente em nosso tempo. Para isso, este livro busca na complexidade e na transdisciplinaridade as bases para interpretar tantos fenômenos presentes na reflexão sobre a paz e a violência. Desse caminho se abrem outros importantes temas para discussão no campo educacional, como valores e direitos humanos, conflitologia e ecoformação de maneira integrada. No Brasil, desde 2018, a cultura de paz e a prevenção das violências estão inseridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de modo que fundamentar esse campo de saber é urgente e necessário para a qualificação das convivências escolares, isto é, para que haja mais diálogo, mais democracia e mais cidadania, aspectos centrais para o desenvolvimento da civilização.
  • 388865

    25,0 %

    Terapias Complementares Para O Paciente Cronico Na Perspectiva Da Saude Baseada Em Evidencias - Appr

    sinopse
    • "A TRAJETORIA HISTORICA DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCACAO DO TOCANTINS, QUE FOI CRIADO EM UM DOS PRIMEIROS ATOS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL (1989), E SUA PRETENSAO POR AUTONOMIA PREENCHEM AS PAGINAS DESTE LIVRO. TUDO NO ESTADO DO TOCANTINS ESTAVA SENDO CRIADO, E AS ESCOLAS PRECISAVAM DE UM CONSELHO E DE UMA SECRETARIA DE EDUCACAO, AFINAL TODOS OS ESTADOS ERAM ASSIM ? POR QUE NO TOCANTINS SERIA DIFERENTE? O TREM ESTAVA A ?MIL POR HORA?, E OS TRILHOS PRECISAVAM SER CONSTRUIDOS A MESMA VELOCIDADE. MUITO SE FEZ. MUITOS FIZERAM ESSA HISTORIA. POUCO TEMPO RESTAVA PARA SISTEMATIZAR OS FEITOS E ZELAR PELO QUE UM DIA PUDESSE SER ARQUIVO. ESTE LIVRO E UM REGISTRO FIEL AS FALAS E AOS REGISTROS DOCUMENTAIS GARIMPADOS NO CEE, NA CASA CIVIL E ATE MESMO EM ARQUIVOS PESSOAIS DE PROTAGONISTAS DESTA HISTORIA. O TEXTO: O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCACAO, O CONTEXTO: A HISTORIA DO TOCANTINS. ATORES DESSE MOVIMENTO FORAM CITADOS, OUVIDOS. MEMORIAS FORAM REVIVIDAS, DOCUMENTOS FORAM PERSEGUIDOS ATE A EXAUSTAO, NO UNICO OBJETIVO DE REGISTRAR UMA HISTORIA AINDA INEDITA PARA PROFESSORES, ESTUDANTES E PESQUISADORES CURIOSOS DA INSTIGANTE HISTORIA DO ?MAIS NOVO ESTADO BRASILEIRO?. VOCE E CONVIDADO A FAZER UMA VIAGEM NO TEMPO E SE SURPREENDER COM MUITAS DESCOBERTAS. SEJA BEM-VINDO A UM FASCINANTE TEMPO DE LEITURA!"
  • 388841

    25,0 %

    Pesquisa Na Internet Autoria E Escola, A - Appris

    sinopse
    • "QUANDO FUI APRESENTADA AS QUESTOES RELATIVAS A AUTORIA, FUI SEDUZIDA DE IMEDIATO A REFLETIR SOBRE QUESTOES REFERENTES A PRODUCAO DE TEXTO QUE SEMPRE DEMANDARAM ESFORCO: POR QUE O ALUNO SE NEGA A ESCREVER? POR QUE INSISTE EM COPIAR E DIZER QUE E SEU? POR QUE LE E NAO COMPREENDE OU PARECE RESISTIR AO TEXTO? POR ISSO, AGREGAR QUESTOES RELATIVAS A PESQUISA ESCOLAR, AO USO DA INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E, PRINCIPALMENTE, A AUTORIA ME PARECEU UMA POSSIBILIDADE DE RESPONDER A ALGUNS QUESTIONAMENTOS. O TRABALHO AQUI RELATADO FOI EXPERIENCIADO POR ALUNOS DA EDUCACAO BASICA E DIVIDIDO COM ACADEMICOS DE LICENCIATURA A FIM DE REFLETIR O TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA E O USO DE TECNOLOGIA NA ESCOLA. APRENDER A LER E A ESCREVER SAO EXIGENCIAS PARA O EXERCICIO DA CIDADANIA, ASSIM COMO O USO DAS TECNOLOGIAS. COMO A ESCOLA VIVENCIA ESSA EXPERIENCIA DE FORMAR LEITORES E AUTORES? COMO A TECNOLOGIA PODE SER ALIADA A ESSAS QUESTOES TAO IMPORTANTES PARA A ESCOLA? TENTAMOS RESPONDER A ESSAS E OUTRAS PERGUNTAS NESTA OBRA. ESPERO QUE VOCE, LEITOR, POSSA VIVENCIAR UMA RICA EXPERIENCIA DE DOCENCIA QUE AINDA ESTA LONGE DE SER CONCLUIDA..."
  • 386120

    25,0 %

    Pedagogia Da Rebeldia E O Enleituramento - Appris

    sinopse
    • "A PEDAGOGIA DA REBELDIA E NORTEADA POR RELACOES ESTABELECIDAS NAS SALAS DE AULA, GUIADAS PELO OBJETIVO MAIOR DESSE ESPACO, QUAL SEJA, A FORMACAO CIDADA, PRIVILEGIANDO A PRODUCAO DE LEITURA COMO VETOR DO ALCANCE DE TAL OBJETIVO. NAO VOU ENTRAR NA ETIMOLOGIA DA PALAVRA, NEM BUSCAR O QUE O DICIONARIO, A INSTITUICAO DO DIZER, DETERMINA COMO INTERPRETACAO PARA REBELDIA. QUEM ESTA NA ESCOLA, QUEM JA ESTEVE, QUEM LIDA COM CRIANCAS, ADOLESCENTES E JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM QUE, POR VARIOS MOTIVOS, NAO ACONTECEU NA INFANCIA OU ADOLESCENCIA, QUEM JA FOI CRIANCA E ADOLESCENTE, SABE BEM O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA. O QUE PECO E QUE LANCEM A ESSA TERMINOLOGIA UM OLHAR CRITICO. E, OLHAR CRITICAMENTE, DIFERENTE DO QUE FICOU BANALIZADO NA SABEDORIA POPULAR, E BUSCAR OUTROS ANGULOS DE VISAO SOBRE O MESMO OBJETO. VENHO DEFENDER A REBELDIA INERENTE A CONDICAO HUMANA, VINDA DE NOSSA FULCRAL INSATISFACAO SOBRE TUDO, UMA VEZ QUE SEMPRE ENCONTRAMOS TUDO SEMPRE PRONTO QUANDO NOS ENGAJAMOS A UMA DADA COMUNIDADE HUMANA E, NA VERDADE, QUEREMOS VER IMPRESSAS NESSE CENARIO AS NOSSAS PROPRIAS IDEIAS, DESEJOS, GOSTOS. SENDO ASSIM, BUSCAMOS DEIXAR AS NOSSAS CONTRIBUICOES, TRATANDO O QUE JA ENCONTRAMOS COM REBELDIA, OU SEJA, BUSCANDO AS NOSSAS SINGULARIDADES DA FORMA MAIS AUTORAL POSSIVEL, MESMO QUE LUTEMOS PARA NOS MANTER PERTENCENTES A UM GRUPO. SENDO ASSIM, TAL REBELDIA NAO PODE SER PENSADA EM TERMOS DE COMPORTAMENTOS NAO DESEJADOS OU ESPERADOS. PRECISA SER PENSADA EM TERMOS FILOSOFICOS E PSICOSSOCIAIS, NO SENTIDO DE CONSTRUIR CONDUTAS DE ESTAR NO MUNDO, DE SER COM O MUNDO, COM O OUTRO, COM O ECOLOGICO. SER REBELDE E EXPLORAR PROFUNDAMENTE A EXPERIENCIA HUMANA DE SER FANTASTICAMENTE DIFERENTE, UNICO, UNICA E MARAVILHOSAMENTE IGUAL A TODOS OS OUTROS MEMBROS DA ESPECIE HOMO SAPIENS. NAS REFLEXOES AQUI TRAZIDAS, SAO APRESENTADAS ACOES DE PRODUCAO DE LEITURA QUE VISAM AO ENLEITURAMENTO DOS SUJEITOS LEITORES, CONSIDERANDO ESSE VIES DA REBELDIA. ASSIM, A REBELDIA E TOMADA COMO UM MODO DE LIDAR COM O PROCESSO DIALOGICO DO SUJEITO AUTOR COM O SUJEITO LEITOR, NO SENTIDO DE AMPLIACAO DE CONHECIMENTO DE MUNDO DOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM: DOCENTES E DISCENTES."
  • 384668

    25,01 %

    Etica Papirus

    sinopse
    • Tema caro a diversas áreas do saber, este livro coloca a ética como centralidade nas diferentes dimensões da educação infantil: espaços, relações entre crianças e entre crianças e adultos, práticas pedagógicas, formação de professores, currículo e avaliação. Tendo como fio condutor o engajamento responsável e o compromisso com o outro, os textos aqui reunidos oferecem contribuições teórico-práticas a todos os profissionais que trabalham com crianças e aos pesquisadores que estudam a infância e a educação. Fruto do compromisso ético de retorno à sociedade dos resultados de trabalhos realizados no âmbito do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc), em atuação desde 1993 na PUC-Rio, a obra visa contribuir para enfrentar desafios relativos à qualidade das práticas de educação infantil e das políticas públicas de infância e formação de professores.
  • 384614

    25,0 %

    Afinal Do Que E Feito Uma Familia - Metanoia

    sinopse
    • Este livro apresenta reflexões preocupadas sobre as percepções de professoras/es e pedagogas em relação as famílias de mulheres das/os alunas/os do ensino fundamental, com destaque para suas interações sociais na escola nas séries iniciais da educação básica. Os resultados desta investigação mostram de que modo as famílias de mulheres estabelecem um complexo debate no espaço escolar, que ainda é imperado pelo viés dos modelos de famílias heteronormativas e das identidades binárias. Uma narrativa que caminha no sentido do desvelo da relação efetiva entre Estado - religião - escola e famílias, operando sob a égide dos processos simbólicos de representações de papéis socialmente construídos no campo escolar, como o parentesco heterocentrado. E contribui para o repensar a respeito dos impactos decorrentes da imposição do modelo de família heteronormativa sob a prerrogativa da aceitação escolar de novos arranjos familiares, sobretudo os arranjos familiares compostos por duas mulheres.
  • 383311

    24,99 %

    Quem Tem Medo Do Lobo Mau - Papirus

    sinopse
    • "Seria um abuso sexual o príncipe roubar um beijo da Bela Adormecida? Quem brinca de polícia e ladrão pode virar bandido? Games violentos criam assassinos? Mas quem nunca matou uma formiga? E quem nunca ""roubou pão na casa do João""? O filósofo Luiz Felipe Pondé se une aqui a Ilan Brenman, psicólogo e premiado autor de livros infantis, para fazer um panorama do politicamente correto e discutir suas influências na formação das crianças e, consequentemente, dos adultos que elas se tornarão. Os autores mostram que essa verdadeira patrulha do pensamento tem nos feito perder a capacidade de interpretar a vida, com seus símbolos e suas ironias. Com isso, vemos um número cada vez maior de pessoas com dificuldades em lidar com as emoções que sentem, deprimidas e inseguras. A obra provoca a refletir: talvez o lobo mau não viva apenas nos contos de fadas, mas esteja a nos espreitar na escola, na família, na política, na sociedade, enfim. Para enfrentá-lo, ser livre para pensar e se expressar é fundamental. "
  • 380458

    25,01 %

    Moonshots Na Educacao - Panda Books

    sinopse
    • Esther Wojcicki foi pioneira no uso de tecnologia em sala de aula nos anos 1980. Como professora de jornalismo para um pequeno grupo de alunos do ensino médio, sua primeira experiência revelou que a tecnologia podia transformar não só o processo de aprendizagem, mas principalmente a interação entre professor e estudantes. Por meio das habilidades desenvolvidas nas aulas de jornalismo, a autora criou sua metodologia baseada em projetos realizados pelos alunos de forma colaborativa, incentivando a confiança, o respeito, a criatividade, a independência, a comunicação e o pensamento crítico. Neste livro, você vai descobrir como a união entre tecnologia e jornalismo se tornam poderosas ferramentas no processo de ensino, permitindo a formação dos estudantes para as demandas do século XXI. ?Esther Wojciki é uma das melhores educadoras do país. Ela, mais que ninguém, assumiu a filosofia de que as crianças aprendem fazendo.? Salman Khan, fundador e diretor executivo da Khan Academy.
  • 377877

    25,0 %

    Ensino Por Perguntas - Appris

    sinopse
    • ENSINO POR PERGUNTAS: INTERACOES DISCURSIVAS E CONSTRUCAO DE SIGNIFICADOS FUNDAMENTA-SE NA CONSTRUCAO DE UM MODELO DE ENSINO DE FORMULACAO DE PERGUNTAS QUE ATENDA AS DEMANDAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS NAS AULAS DE CIENCIAS E BIOLOGIA. ESSE MODELO DE ENSINO TEM COMO UNIDADE CENTRAL O DISCURSO INTERATIVO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS PARA ATRIBUICAO DE SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS, QUE DENOMINAMOS DE DISCURSO REFLEXIVO. CONSIDERAMOS QUE UMA PERSPECTIVA DE FORMACAO CONTINUADA REFLEXIVA, INVESTIGATIVA E CRITICA POSSIBILITA QUE O PROFESSOR IMPLEMENTE O MODELO DE ENSINO DE FORMULACAO DE PERGUNTAS PROVOCANDO EFEITOS SIGNIFICATIVOS NOS PROCESSOS COGNITIVOS E INTERATIVOS EM SALA DE AULA. ADOTANDO O MODELO DE ENSINO DE FORMULACAO DE PERGUNTAS, OS PROFESSORES PROMOVEM MODIFICACOES NA SUA POSTURA PEDAGOGICA FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIENCIAS, BEM COMO RESSIGNIFICAM AS SUAS CONCEPCOES SOBRE O CURRICULO E SEUS ELEMENTOS: CONTEUDOS, OBJETIVOS EDUCACIONAIS, ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM E AVALIACAO.
  • 372216

    25,0 %

    Raciocinio Logico - Wak

    sinopse
    • Este livro de atividades tem como finalidade ajudar familiares, educadores, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e terapeutas a auxiliar crianças e adolescentes com Dificuldade de aprendizagem em Matemática, Discalculia e Acalculia. O objetivo é orientar e intermediar o processo de aprendizagem, para que crianças e adolescentes conceituem a Matemática, sempre relacionando os jogos, os sites, as atividades e a atividade lúdica. Nesta obra, entenderemos como conceituar número (correspondência, comparação, sequenciação, classificação, seriação/ordenação, inclusão de classe, conservação e enumeração), sistema de numeração decimal, forma geométrica, grandezas e medidas e operações básicas, com atividades para crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, segundo as características de cada faixa etária.
  • 372416

    Vigotski E A Inclusao - Aut Paranaense

    sinopse
    • O interesse de Vigotski em investigar e desafiar os paradigmas vigentes, aliado ao contexto cultural e histórico de sua época, culminou em suas produções complexas e inovadoras; seu legado marcou a história da psicologia e da educação. Mesmo nos dias de hoje, sua obra ainda se mostra surpreendentemente contemporânea. A partir dos pressupostos da Teoria Histórico Cultural, os autores discutem a realidade da inclusão nas instituições escolares brasileiras, tecendo reflexões sobre o processo educativo contemporâneo em diferentes contextos de ensino.
  • 368515

    25,0 %

    Pre-escola Popular - Cortez

    sinopse
  • 364357

    25,0 %

    Aprender A Cuidar - Cortez

    sinopse
    • O livro trata das aprendizagens de cuidado com o outro. As histórias de duas mulheres, da infância à vida adulta, dão concretude à consubstancialidade das relações de gênero, classe social e raça e revelam fronteiras e tensões centrais para a prática de cuidado, compreendido como uma relação social cujo objeto é o outro. Estão presentes as ambiguidades das aprendizagens no contexto de ausência de cuidado e de violência na infância, esta marcada também por brincadeiras e possibilidades de resistência e superação. O livro revela que a aprendizagem do cuidado pode ocorrer em tenra idade e seus fins extrapolam os objetivos instrumentais, desvelando práticas e símbolos de um saber-fazer constituído na socialização das mulheres, o que envolve a responsabilidade, o altruísmo, mas também a violência e a raiva, atitudes de distanciamento pouco evidenciadas nos estudos sobre essa temática.
  • 356628

    24,99 %

    Meu Filho Me Enlouquece - Sextante

    sinopse
    • Seu filho tem dificuldade de se concentrar em uma tarefa? Perde o interesse pelas atividades rapidamente e fica estressado quando não consegue o que quer? Talvez você pense que ele faz isso de propósito, mas e se houver outras razões? Isabelle Filliozat, mostra neste novo livro que as crianças de 6 a 11 anos, embora pareçam "crescidas", ainda não têm capacidade de assimilar muitas das nossas críticas e repreensões e, por isso, repetem os comportamentos que nos tiram do sério.Com uma visão científica do que se passa no cérebro das crianças, Meu filho me enlouquece! oferece propostas práticas para lidar com as situações mais comuns e desafiadoras do dia a dia. A abordagem amorosa da autora, baseada na convicção de que a educação não violenta é mais eficaz do que brigas, castigos e punições, inspira os pais a buscarem o que está por trás das atitudes agressivas e das reações exageradas dos filhos.
  • 353465

    25,0 %

    Diversidade - Wak

    sinopse
    • Este livro trata de questões sensíveis referidas a fatores e efeitos da exclusão social, nos focos em que ela mais se acentua: os da diversidade, em todas as suas expressões. Ao considerar a diversidade de maneira ampla, em todos os seus vetores de análise, encontramos as suas várias possibilidades de expressão: as das culturas, as das religiões, as das nacionalidades, as étnico-raciais, as de gênero e sexualidades. Essas reflexões levam, essencialmente, a algumas questões de fundo: a convivência respeitosa e o reconhecimento humano, social e político das diferenças. A diversidade não é o lugar do ?outro?, que é ?menos que eu?, mas o lugar de todos, no espaço público da vida e da convivência plural.
  • 342005

    Um Novo Jeito De Se Fazer Escola Com Amor - Aut Catarinense

    sinopse
    • O principal motivo para a escolha da imagem da migração dos gansos canadenses é porque ela representa o nosso ideal de Um Jeito Novo de se Fazer Escola com Amor. O que eu quero dizer com isso é que se nos espelharmos nos gansos e observarmos o triângulo que eles formam durante o voo, perceberemos que o Ganso que vai à frente, quebra a barreira do vento, cria um vácuo para que os outros gansos possam voar sem muito esforço, ou melhor, poupa esforços para o resto do bando. De tempos em tempos, é feito um revezamento entre eles; o ganso que vai à frente, troca de lugar com o outro que está imediatamente atrás dele, e este descansa, a fim de melhorar seu desempenho no voo. Assim sendo, o mesmo sistema deve ser adotado pelo educador, sendo que este, inspirado nesse exemplo, ora deve assumir o posto de descanso, ora deve quebrar a barreira do vento, de forma que todos possam compartilhar e vivenciar diversos lugares durante seus voos, em sala de aula, ou seja, durante o processo de aprendizagem. Para tanto, é imprescindível que se criem elos entre eles, a fim de tornar a conquista uma jornada de interesses mútuos por meio do compartilhamento interativo e natural entre todos, uma vez que entendemos assim: ?O todo é maior que a soma das partes?. E ainda, para que a relação entre sujeitos seja uma relação natural, essencial, na qual o líder e o liderado ocupem seus lugares por opção, e que juntos construam e realizem seu objetivo, o aprendizado.
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    Disciplina Positiva Em Sala De Aula - Manole

    sinopse
    • Mais de 2 milhões de livros da série vendidos A obra que irá revolucionar sua experiência em sala de aula! Há mais de vinte anos, milhões de pais e professores têm usado as infalíveis estratégias da Disciplina Positiva para restaurar a ordem e a harmonia em seus lares e salas de aula. No contexto atual, em que os professores precisam competir com as distrações digitais para conquistar a atenção dos seus alunos, é urgente que cada educador esteja apto a promover habilidades básicas de resolução de problemas e criar uma atmosfera que amplie a aprendizagem.
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    Para Educar Criancas Feministas - Um Manifesto - Cia Das Letras

    sinopse
    • Após o enorme sucesso de Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gêneros neste manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, Para educar crianças feministas traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos.Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.
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    Educando Para Parusia - Aut Catarinense

    sinopse
    • Educando para Parúsia apresenta a responsabilidade que todos nós - adultos responsáveis - temos em educar, preparando e educando esta nova geração para a terra prometida, o Quinto Império - BRASIL.PARÚSIA é apresentada como a terra prometida, um novo mundo para a humanidade.Os adultos responsáveis têm um grande desafio, que é o de educar e orientar esta nova geração para o amor pelo nosso país, o respeito às diversidades e o cuidado com a natureza - entre tantos outros temais atuais que contribuem para a cidadania -, comprometendo-se com o bem estar e a qualidade de vida dos brasileiros.O Brasil é a terra abençoada e prometida, onde corre o leite e o mel, promovendo riqueza espiritual e material, para que todos os povos unam-se nesse ideal.
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    Metodo Jasper - Aut Catarinense

    sinopse
    • MATERIAL PARA DESENVOLVER VINCULOS E TRABALHOS SENTIMENTOS COM A CRIANÇA
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    Ensino Aprendizagem De Psicopatologia - Casa Do Psicologo

    sinopse
    • Inspirada no trabalho desenvolvido entre alunos do curso de graduação em Psicologia da UNIP/SP e portadores de sofrimento psíquico do Complexo Hospitalar Juquery, Lígia Maria Ananias Cardoso nos descreve a experiência do ensino prático de Psicopatologia, lançando um novo olhar sobre o ensino-aprendizagem dessa disciplina. A proposta apresentada oferece condições de repensar o que se pretende na formação do psicólogo, bem como apontar a necessidade de se buscar didáticas em saúde mental referendadas por instrumentos reabilitadores.
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    Envolvimento Dos Pais No Processo Educacional, O

    sinopse
    • O autor mostra neste livro como a participação bem planejada dos pais pode trazer benefícios pa os alunos, pais e também professores.
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    Cuidado Afeto E Limites - Papirus

    sinopse
    • A educação tem se mostrado um verdadeiro desafio na atualidade. Rebeldes ou apáticos, por vezes violentos e agressivos, por vezes isolados, crianças, adolescentes e jovens tornaram-se tema de preocupação da sociedade, sobretudo dos pais e dos envolvidos no ensino escolar. Como educar, transmitir valores morais e contribuir para o desenvolvimento da personalidade de cada um, sem autoritarismo? O que devemos fazer para construir uma relação transparente e honesta, em que haja diálogo mas também respeito mútuo? São essas questões que o psicólogo clínico Ivan Capelatto e o pediatra José Martins Filho exploram em debate instigante e polêmico nesta obra.

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