Produtos encontrados: 456 Resultado da Pesquisa por: filosofia em 14 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

  • 386228

    12,0 %

    Filosofia Enquanto Poesia - E Realizacoes

    sinopse
    • Lembras-te de que falamos nas almas de escravos que não podem contemplar a beleza? Definiremos o escravo não como aquele que está sujeito a um senhor, mas como aquele que se não pode libertar da miséria dos dias iguais, que não sentiu palpitar dentro em si uma verdadeira aspiração humana ou, se a sentiu, lhe não pôde dar qualquer satisfação. É escravo o que trabalha nas minas ou rema nos barcos, mas é também escravo o que manda remar; como é também escravo o que, porque tem obrigação de alimentar seus filhos, não pode empregar uma só hora do seu dia nalgum dos caminhos de libertação que pusemos como bons. Tu és sacerdotisa, eu sou um homem rico: ambos podemos esquecer a vida contemplando o Hermes ou o mar, compondo ou ouvindo poemas, discutindo com Platão ou lendo os rolos jônicos. Somos dois entre poucos, Diotima; a maioria dos homens está curvada às duras tarefas que os não deixam ser humanos, que os não deixam nem sequer tentar a breve fuga que lhes tornaria mais suportável a vida. Sempre me pareceu que nenhum grego pensava suficientemente no problema dos escravos; consideram-nos quase como um dos fundamentos do mundo, em nada os perturba, na elaboração da sua filosofia, ou no erguer dos seus templos, que haja escravos entre os homens, que só a poucos seja dado lançar-se ao único trabalho que na vida pode ter significado. Eu não acuso os gregos, Diotima, sei bem que são humanos: a sua ideia de humanidade é porém, penso eu, bastante estreita. Ora, o povo donde venho, pouco dado à filosofia, menos ainda à arte ou à ciência, pensa duma forma diferente: é preciso, antes de mais, que todos possam empreender a jornada.Agostinho da Silva, Conversação com Diotima a maioria dos homens está curvada às duras tarefas que os não deixam ser humanos, que os não deixam nem sequer tentar a breve fuga que lhes tornaria mais suportável a vida. Sempre me pareceu que nenhum grego pensava suficientemente no problema dos escravos; consideram-nos quase como um dos fundamentos do mundo, em nada os perturba, na elaboração da sua filosofia, ou no erguer dos seus templos, que haja escravos entre os homens, que só a poucos seja dado lançar-se ao único trabalho que na vida pode ter significado. Eu não acuso os gregos, Diotima, sei bem que são humanos: a sua ideia de humanidade é porém, penso eu, bastante estreita. Ora, o povo donde venho, pouco dado à filosofia, menos ainda à arte ou à ciência, pensa duma forma diferente: é preciso, antes de mais, que todos possam empreender a jornada.
  • 373719

    12,0 %

    Filosofia No Brasil - Unesp

    sinopse
    • Nesta obra de fôlego, Ivan Domingues compõe uma profunda e abrangente análise da filosofia no Brasil. O autor propõe oferecer um livro de metafilosofia, na extensão da natureza essencialmente reflexiva da filosofia, que a autoriza a tomar a si mesma como objeto e fazer uma reflexão filosófica sobre a filosofia, uma "filosofia da filosofia". O objeto, no caso, é a filosofia brasileira ou, mais precisamente, o problema filosófico da existência ou não de uma filosofia no Brasil, justificando o qualificativo de brasileira. Também é propósito desta obra imprimir às reflexões a forma de ensaio filosófico, procurando tirar o máximo de proveito do ensaísmo, que por índole é um gênero literário que procura enraizar-se no presente ou no contemporâneo, de onde vai extrair sua motivação e onde vai encontrar suas matérias.
  • 365286

    12,0 %

    Filosofia Da Caixa Preta - E Realizacoes

    sinopse
    • "Livro mais conhecido de Vilém Flusser no Brasil, ""Filosofia da Caixa Preta"" investiga o significado histórico e cultural de compormos uma sociedade que crê mais do que tudo nas imagens. Um conjunto de considerações agudas sobre os atos de fotografar e de disseminar fotografias. De fato, trata-se de um filósofo versátil e escritor genial, que impressiona pela capacidade de articular diferentes campos do saber e de aplicá-los à análise dos fenômenos contemporâneos. Isto é o que comprovam, também, os posfácios contidos nesta reedição, assinados por importantes intelectuais e apreciadores de Flusser: Maria Lília Leão, Norval Baitello Junior e Rachel Costa."
  • 5230

    12,01 %

    Filosofia Na Era Tragica Dos Gregos - 959 - Lpm Pocket

    sinopse
    • Escrito entre 1873 e 1874, A filosofia na era trágica dos gregos é um texto fundamental do primeiro período do pensamento nietzchiano. Ao lecionar uma disciplina sobre filosofia pré-socrática na Universidade da Basileia, na Suíça, Nietzsche se sentiu fascinado pelo modo como esses filósofos aliavam o pensar e o viver. É a partir de pequenos ensaios sobre filósofos como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito, Parmênides e Anaxágoras que Nietzsche revela a polifonia do pensamento grego. Remontando ao berço da filosofia ocidental , resgata a visão de mundo pré-socrática e a contrapõe à visão de mundo moderna, um tempo que, segundo o filósofo, sofre de uma "formação universal, mas [é] desprovido de cultura e de qualquer unidade de estilo". Em A filosofia na era trágica dos gregos, Nietzsche reflete sobre o espírito filosófico de seu tempo, sobre a ciência e o homem, e reafirma que o maior legado dos pré-socráticos é a liberdade de pensar por si mesmo.
  • 374493

    25,27 %

    Filosofia - E Nos Com Isso - Vozes

    sinopse
    • Um dos grandes nomes da filosofia nacional, Mario Sergio Cortella já conquistou milhares de pessoas com suas palestras e livros esclarecedores e provocativos. Nesta nova obra, "Filosofia: e nós com isso?", aborda um assunto profundo e necessário, e explica porque a Filosofia é tão importante para nossa vivência. Segundo Cortella: ?A principal contribuição da Filosofia é criar obstáculos, de modo a impedir que as pessoas fiquem prisioneiras do óbvio, isto é, que circunscrevam a sua existência dentro de limites estreitos, de horizontes indigentes e de esperanças delirantes. Em outras palavras, a Filosofia estende a nossa consciência e fortalece nossa autonomia.?
  • 397930

    7,0 %

    Filosofia Na Vida Cotidiana, A - Zahar

    sinopse
    • A filosofia de forma simples e para todos Tendemos a deixar os assuntos filosóficos para os filósofos, como deixamos a ciência para os cientistas: coisas muito complicadas, inalcançáveis. Na opinião de Scott Samuelson, isso é trágico tanto para nossas vidas quanto para a filosofia. Nesse livro, ele toma a filosofia de volta dos especialistas e a recoloca em seu devido lugar: no centro de nossa humanidade, como nosso esforço mais profundo em direção à compreensão e como um modo de vida que qualquer pessoa pode adotar. Professor de um curso universitário comunitário, Samuelson explora as obras de alguns dos mais importantes pensadores no contexto das lutas cotidianas de seus alunos. Através das obras de Sócrates, Epicuro e Kant entre outros, o autor nos guia pelas perplexidades de nossa existência, mostrando como pode ser enriquecedor refletirmos sobre a vida. Costurando histórias tocantes, biografias vívidas, teoria acessível e interlúdios intrigantes como ?Sobre super-heróis e zumbis?, Samuelson insufla filosofia na vida cotidiana ? e vice-versa. Uma introdução simples aos grandes temas filosóficos, indicada para qualquer pessoa interessada em explorar a condição humana.
  • 396160

    12,0 %

    Filosofia Do Zen-budismo - Vozes

    sinopse
    • O zen-budismo é uma forma de budismo mahãyãna de origem chinesa e orientada para a meditação. O presente estudo é concebido ?comparativamente?. As filosofias de Platão, Leibniz, Fichte, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e Heideggeir, entre outras, são confrontadas com as inteleções filosóficas do zen-budismo. O ?método comparativo? é utilizado aqui como um método desbravador de sentidos.
  • 393348

    12,0 %

    Filosofia Para Todos - Lpm

    sinopse
    • "Filosofar equivale a dar um passo para trás e tentar pensar claramente ? inclusive sobre a nossa maneira de pensar. Para tanto, bastam reflexões honestas, a elaboração de raciocínios e, é claro, o hábito de testar nossas próprias convicções e conclusões. Os conceitos-chave explorados neste volume ? o que é o conhecimento? Qual a natureza do sentimento moral? Os limites da crença? A validade das teorias científicas? ? fornecem as ferramentas básicas para um primeiro contato com a filosofia. São inúmeros os convites e as provocações encontrados nos sete artigos aqui reunidos, justamente com o propósito de divulgar e popularizar o filosofar. Longe de ser uma disciplina acadêmica sobre um pedestal, a filosofia é um campo de conhecimento de utilidade prática, que pode ser aplicada a diferentes áreas e nos auxilia a pensar sobre as mais diversas facetas da vida humana: de genocídio, escravidão e machismo, ao futuro e ao sentimento religioso. Se você sempre teve admiração pelos grandes autores e pensadores, mas achou que não eram para você, entregue-se agora a esta obra, que oferece uma visão contemporânea da filosofia, e torne-se amigo do saber."
  • 393314

    75,19 %

    Filosofia Da Adultera,a - Globo

    sinopse
    • Nova edição de A filosofia da adúltera, do filósofo Luiz Felipe Pondé Luiz Felipe Pondé inspira-se em Nelson Rodrigues nesta obra ácida sobre um cotidiano proibido ? que quase sempre negamos, quase sempre deixamos escondido. Uma obra que vai, no mínimo, incomodar o seu leitor. ?Este livro é escrito sob o espírito da adúltera. A mulher que representa a condição humana como escrava do desejo. Que experimenta o tédio miserável da carne. Que conhece a tristeza da cobiça. Que sente o peso do abandono e da mentira social. Que peca como respira.?, diz o autor.
  • 391978

    12,0 %

    Filosofia Da Educacao Como Praxis Humana - Cortez

    sinopse
    • A melhor maneira de homenagear um pensador é discutir sua obra. O leitor encontrará neste livro um diálogo com o pensamento e o trabalho de Antônio Joaquim Severino, uma referência quando se fala em Filosofia da Educação no Brasil e na comunidade de língua portuguesa. Ao acompanhar a trajetória do pensamento crítico, inquieto e inconformado deste lutador pela Filosofia, percorrerá em paralelo parte significativa da história política e universitária do país, da década de 1960 até nossos dias. Este livro é essencial para todos aqueles que se dedicam ao campo da Filosofia da Educação, como pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. Mas interessa também a todos aqueles que se preocupam com a Educação no Brasil e veem na Filosofia uma forma de abordar os problemas que se descortinam nesse campo.
  • 378898

    12,0 %

    Filosofia Ciborgue - Perspectiva

    sinopse
    • Ciborgue aparece e se manifesta na cultura contemporânea de variadas formas: no cinema ? em RoboCop ou O Exterminador do Futuro ? ou nos mangás. Ciborgue se encarna em atletas envolvidos e expostos a doping, nas próteses médicas e nas fantasias da ?humanidade ampliada, estendida? e até imortal. Mas Ciborgue é também ? e acima de tudo ? uma entidade filosófica. Esse híbrido de organismo e máquina de fato perturba dicotomias fundamentais de nosso pensamento: natureza/artifício, humano/não humano, idealismo/materialismo, masculino/feminino etc.A partir de uma leitura pessoal das obras de Georges Canguilhem e de Donna Haraway, Thierry Hoquet explora o enigma dessa figura: será Ciborgue um instrumento capaz de nos conduzir a uma humanidade livre de dualismos, pomba platônica sonhando com um céu sem vento, onde conseguiria voar mais livremente? Ou será que, pelo contrário, marca a nossa servidão a um sistema técnico de controle e de opressão, encarnação de uma humanidade perdida no estalido mecânico do aço? Pensar Ciborgue filosoficamente significa meditar a respeito das relações entre a máquina e o organismo e sobre a possibilidade de combiná-los. Trata-se também de pensar a diferença de sexos ligada à natureza e à técnica e, talvez, abrir caminho a um outro modo de articular o masculino e o feminino. Entenda-se: Ciborgue chega para perturbar a filosofia, pelo modo como descreve nossa condição e as contradições insolúveis a ela associada.
  • 296303

    12,01 %

    Filosofia Para Corajosos - Planeta

    sinopse
    • "O objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com a sua própria cabeça. Para tal, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de vários best-sellers, se apoia na história da filosofia para apresentar argumentos para quem quer discutir todo e qualquer tipo de assunto com embasamento. Afinal, os grandes filósofos estudaram, pensaram e escreveram sobre os temas essenciais com os quais ainda lidamos no mundo contemporâneo. O livro está dividido em três partes: "Uma filosofia em primeira pessoa", onde o autor conta como ele entende a filosofia; "Grandes tópicos da filosofia ao longo do tempo", que traz um repertório básico dos temas que todo mundo precisa conhecer mais a fundo; e "Por que acho o mundo contemporâneo ridículo?", uma análise ferina da sociedade atual."
  • 171921

    12,0 %

    Filosofia E Seu Inverso, A - Vide

    sinopse
    • "O que é pensar? O que une Kant às decisões da ONU em favor de um governo global? Por que o culto da ciência começa na ignorância do que seja a razão e culmina no apelo explícito à autoridade do irracional? Essas e outras questões são respondidas por Olavo de Carvalho neste livro que reúne alguns de seus textos produzidos nos últimos anos. Mas devemos ler Olavo de Carvalho? Há duas respostas possíveis: a dos seus detratores, sempre negativa. E a dos que se recusam a aceitar o doutrinamento da Weltanschauung pós-moderna, que, amealhando adeptos entre liberais e esquerdistas, baseia-se num tripé corruptor: relativismo, hedonismo e ateísmo. Olavo sabe que, para uma efetiva resistência cultural, os que desejam se manter lúcidos devem possuir um corpo teórico consistente, capaz de apresentar respostas persuasivas ao mundo de falso desvanecimento do homem contemporâneo e de advogar em defesa da verdade, o valor mais vilipendiado nos dias atuais. Assim, frente aos ideólogos cujo objetivo é nos convencer de que princípios e valores são obstáculos à liberdade, Olavo denuncia a ditadura do relativismo a arma que restou à esquerda diante do fracasso da ditadura do proletariado. E o faz com seu estilo característico, que lhe permite, como ele mesmo diz, transitar livremente entre o discurso acadêmico e a voz do coração, movido por seu objetivo quase obsessivo: a busca do Supremo Bem. Nada é pequeno neste livro. A resposta a certos polemistas transforma-se nos degraus que Olavo transpõe para ensinar arquitetura gótica ou recolocar a lógica como elemento acessório da produção filosófica. Desmonta Martial Guéroult, presta tributo à inesquecível figura de Stanislavs Ladusãns, rebate Peter Singer, Richard Dawkins e outros pseudoluminares. E o faz seguindo o método que propõe a seus alunos: espantar-se frente à realidade da experiência. Mas não só. Olavo de Carvalho nos recorda que não esquecer nossa condição mortal é o ponto de partida da investigação metafísica. Aqui, ele ultrapassa a filosofia e assemelha-se aos mestres da espiritualidade monástica, que recomendam a reflexão sobre a própria morte para curar uma das mais nocivas doenças da alma: a acídia. (Texto de autoria de Rodrigo Gurgel nas orelhas do livro)"
  • 169296

    12,0 %

    Filosofia Para Criancas - Lamparina

    sinopse
    • Filosofia para crianças e uma tentativa recente de levar, de forma sistematica, a prática da filosofia a educação.Neste livro, procuramos oferecer alguns elementos básicos para que o leitor compreenda e pense criticamente esta nova área, situada nas interfaces entre filosofia, educação, psicologia.
  • 397197

    12,01 %

    Filosofia Para Mortais - Harpercollins

    sinopse
    • A mortalidade é condição inescapável para a filosofia. É ela que nos lembra todos os dias o quanto somos imperfeitos e que nos angustia com nossa própria insignificância no mundo. Mas, ao mesmo tempo, é ela que nos motiva a viver plenamente, a tirar o maior proveito de nossa curta estadia neste planeta, a nos tornar melhores a cada dia. Trilhar uma vida com significados não é simples, mas a filosofia está aí para nos ajudar. E é por meio dela que o historiador Daniel Gomes de Carvalho convida à reflexão, mostrando como o conhecimento filosófico nos ajuda a lidar com as questões mais inquietantes da vida: o bem e o mal, o amor, a política, a beleza e os rumos de nossa sociedade. E esse conhecimento, para Daniel, não está apenas nos grandes filósofos da história: está também em nossas séries preferidas, como Game of Thrones, está na música que não sai da nossa cabeça, está naquele quadro de que sempre ouvimos falar, mas nunca entendemos muito bem. A filosofia, essa área de conhecimento tão essencial e ao mesmo tempo tão subestimada, está por toda parte.
  • 386653

    Filosofia Explica Bolsonaro, A - Leya

    sinopse
    • Com clareza, humor e sem medo do confronto, Paulo Ghiraldelli Jr. usa a filosofia para tentar explicar um presidente que tem o desgoverno como modo de governar Entender ? e explicar ? Jair Bolsonaro não é tarefa simples. A interpretação do que faz e representa o atual presidente e seu governo passa longe dos modelos tradicionais de análise. Por isso A filosofia explica Bolsonaro, de Paulo Ghiraldelli Jr., chega como um livro fundamental: o olhar crítico, feroz e original do autor ajuda a observar o Brasil de Bolsonaro a partir da lógica do atual governo ?uma lógica fora dos padrões a que estamos acostumados. Polêmico na forma e sem medo do confronto no conteúdo, o filósofo disseca, em capítulos ágeis e breves, os atos e, sobretudo, os personagens que protagonizam talvez a mais profunda ruptura com os padrões tradicionais a que assistimos na história política e cultural brasileira. Além do próprio presidente e seu amor pelo caos, do ministro vaidoso e ambicioso Sérgio Moro e do guru terraplanista Olavo de Carvalho, ele analisa os filhos do capitão (conhecidos como 01, 02 e 03), o MBL, o ministro Paulo Guedes e seu neoliberalismo singular, o ?chanceler olavete? Ernesto Araújo, os militares de Bolsonaro (ou o Bolsonaro dos militares)... Sem esquecer os temas que mais mobilizam a cabeça ? e a raiva ? do presidente e seus seguidores: a educação, o meio ambiente, a cultura e, claro, o ex-presidente Lula, a esquerda e o comunismo, alvos costumeiros da direita bolsonarista. Autodeclarado de esquerda, mas sem vínculos partidários e, acima de tudo, mantendo sempre uma consciência crítica em relação às próprias esquerdas, especialmente ao PT, Ghiraldelli acredita que qualquer mudança positiva só é possível a partir do pensamento, da reflexão, da capacidade de enxergar o mundo criticamente. É sob esse prisma que ele escreve também a respeito de temas diversos e polêmicos como, entre outros, a agressividade do que chama de ?direita hormonal?, a tal ?ideologia de gênero? e a selvageria em relação ao meio ambiente. Ao fim, faz uma defesa do conhecimento e do saber num país cujo presidente é, em sua visão, uma criatura com horror às artes e à ciência. Com clareza, humor e espírito combativo, Paulo Ghiraldelli Jr. apresenta um texto destinado a todos os tipos de leitores ? ou, pelo menos, a todos aqueles que estão dispostos a pensar. Até porque, em suas próprias palavras, ele escreve ?para radicalizar, polarizar, criar conflitos?. Seus objetivos com este novo livro certamente serão alcançados: A filosofia explica Bolsonaro vai ampliar a conversação política no Brasil e também a lista de leitores, amigos e inimigos do autor.
  • 356520

    12,0 %

    Filosofia De Merli, A - Faro

    sinopse
    • A série que virou febre na Netflix agora em livro! Merlí é sucesso nas telas, o fenômeno da teledramaturgia catalã chega às livrarias em um edição interativa que vai proporcionar aos leitores aprender, se divertir, e ainda relembrar os melhores momentos dos peripatéticos. Com ensinamentos nada tradicionais, Merlí mostra a aplicação prática da Filosofia, além de provar que o conhecimento pode ser divertido.
  • 353604

    12,0 %

    Filosofia E Cosmovisao - E Relizacoes

    sinopse
    • "É com grande satisfação que apresentamos a 8a edição de Filosofia e Cosmovisão, momento inaugural do extraordinário projeto filosófico de Mário Ferreira dos Santos. De fato, neste livro, ele mostrou sua dupla vocação: filósofo e professor. Ainda que, para muitos, essas vocações sejam naturalmente complementares, no caso de Mário há uma tensão. Filosofia e Cosmovisão inaugura sua série de escritos propriamente filosóficos e abre a chamada Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais. Não se trata, aqui, de uma afirmação corriqueira, pois daí decorre o caráter híbrido deste livro: é, ao mesmo tempo, uma introdução à filosofia, uma apresentação enciclopédica de diferentes escolas do pensamento e obra de um filósofo original. Esta reedição apresenta uma revisão cuidadosa e oferece ao público a reprodução de documentos essenciais para reconstruir o processo de escrita deste livro. Filosofia e Cosmovisão é uma obra indispensável para a compreensão do extraordinário projeto intelectual de Mário Ferreira dos Santos."
  • 308897

    12,0 %

    Filosofia Verde - E Realizacoes

    sinopse
    • O meio ambiente tem sido há muito tempo território da esquerda política, a qual considera que as principais ameaças ao planeta partem do capitalismo, do consumismo e da exploração exagerada de recursos naturais. Em Filosofia Verde, Roger Scruton aponta as falácias por trás desse modo de pensar, assim como os perigos que ele representa para os ecossistemas dos quais todos nós dependemos. Scruton sustenta que o meio ambiente é o problema político mais urgente de nossa época, e estabelece os princípios que deveriam governar nossos esforços para protegê-lo.
  • 392417

    12,0 %

    Filosofia Da Doxa A Episteme - Jurua

    sinopse
    • A legislação penal ambiental brasileiralei 9.605/98é uma das mais avançadas e polêmicas do planeta. Por conta disso, e decorridos mais de dez anos desde a sua edição, continuam a ecoar contra si os brados de inúmeros e variados segmentos da sociedade, pelos motivos mais diferentes. Vários realmente são os seus defeitos, contudo, e apesar disso, a norma se consolidou como o mais importante instrumento de contenção das reiteradas e diversificadas ações danosas contra o mundo natural, logo, contra a busca incessante do homem no sentido de estabelecer o desequilíbrio ambiental a qualquer custo, objetivando amealhar bens materiais. A presente obra objetivou analisar de per si cada um dos dispositivos legais contidos na lei penal ambiental, de forma a buscar a sua melhor interpretação e a sua aplicabilidade prática, obviamente sem se descurar dos entendimentos já consolidados pelas mais altas cortes de justiça do nosso país. Dentro ainda dos seus objetivos, buscou abrir alguns caminhos para a otimização de várias de suas figuras jurídicas, a exemplo da desconsideração da pessoa jurídica, da sua liquidação forçada, e do perdimento de seu patrimônio em favor do fundo penitenciário nacional.3ª edição.
  • 385022

    12,0 %

    Filosofia Para Ocupados - Leya

    sinopse
    • Filosofia para ocupados é um livro indispensável para quem tem interesse em refletir sobre as questões mais fundamentais da existência humana enquanto corre para pegar o metrô, está atrasado para o trabalho, precisa buscar as crianças na escola... Com um texto leve, sucinto e divertido, pronto ser lido em qualquer lugar e a qualquer hora, a escritora Lesley Levene explica em 208 páginas o que é a filosofia e por que, da Grécia antiga aos tempos atuais, a maneira como vivemos, aprendemos, discutimos, votamos e gastamos o nosso dinheiro tem a ver com o pensamento filosófico. Do mito da caverna de Sócrates e Platão ao existencialismo de Sartre e a reflexão de filósofos mais contemporâneos, a discussão é acalorada ? e fazer parte dela nos leva, nesses tempos em que parece que fomos feitos apenas para ?clicar? e ?curtir?, às origens de quem somos. Assim, de forma acessível, Filosofia para ocupados fornece os recursos necessários para que, com base nas melhores ideias de todos os tempos, o leitor possa pensar por conta própria.
  • 369416

    12,0 %

    Filosofia Do Cotidiano - Contexto

    sinopse
    • "?Filosofar nunca foi sobre deixar você feliz. É que andam mentindo muito por aí. Filosofar está mais ligado ao despertar do sonambulismo. Essa é minha proposta nesta conversa com você.? ?Seguiremos em direção a um mar profundo, muito distante do que o senso comum assume que o mundo seja. O mundo não é um mar calmo de evidências. É um oceano cheio de pequenas tempestades a serem vencidas. O cotidiano nesse percurso não é a mera passagem das horas, é o cotidiano contemporâneo, permeado pelo caráter histórico desta época em que vivemos.? ?Somos seres muitos mais acanhados em nossa natureza do que a aberração feliz postada nas redes sociais (e na publicidade em geral). Suspeito mesmo que a própria ideia de felicidade se tornou uma variável patogênica em si.? ?Quem tem medo de sofrer é incapaz de desejar.? ?Leitura é um hábito anormal, se ?normal? for ser igual à maioria.? ?A obsessão pela felicidade faz de você um chato. Como escapar dessa armadilha? Escolher o fracasso? Não precisa, ele te achará. Viver sem fórmulas é o desafio.?"
  • 283801

    12,0 %

    Filosofia Natural - Aut Paranaense

  • 119509

    12,0 %

    Filosofia Para Apressadinhos - Cultrix

    sinopse
    • Todo mundo conhece Sócrates, Platão, Descartes e Nietzsche, pelo menos de nome. Mas poucos seriam capazes de explicar as teorias em que se baseiam suas ideias ou citar frases que os tornaram famosos e os fizeram entrar para os registros da História. Escrito num estilo ágil e acessível, este livro traz informações básicas sobre a vida e a obra dos grandes filósofos, além de oferecer uma abordagem leve e atual da filosofia, ajudando-nos a entender com facilidade teorias complexas, muitas vezes resumidas em aforismos brilhantes.
  • 10222

    12,0 %

    Filosofia Medieval - Ideias E Letras

    sinopse
    • A Filosofia Medieval constitui um dos períodos mais instigantes da história da filosofia. Abrange um milênio de pensamento. De Agostinho a Tomás de Aquino, inclui pensadores do Ocidente Latino, e também pensadores islâmicos e judeus, como Avicena e Maimônides. Os problemas filosóficos e o vigor do pensamento que esse longo período medieval abriga são valiosos. Os preconceitos caem quando se descobre a densidade da reflexão. Esse volume possibilita ao leitor adentrar as discussões medievais, podendo avaliar por si próprio os motivos que instigaram essas discussões, bem como a ousadia, sutileza, e rigor analítico com que foram conduzidas. A obra é enriquecida com tabelas cronológicas, biografias dos maiores pensadores e um guia para a transmissão e tradução de textos medievais. É uma obra de grande valia para enriquecer toda biblioteca de qualidade.
  • 42455

    12,0 %

    Convite À Filosofia

    sinopse
    • O livro discute os grandes temas da Filosofia, como Razão, Verdade, Conhecimento, Ciência, Ética, Política, Arte, Religião, Metafísica. A autora contempla questões relacionadas à cidadania, à democracia, aos direitos humanos, às novas tecnologias e às posturas éticas de seu tempo. Mais de 1 000 questões com respostas no Manual do Professor possibilitam uma revisão eficiente de cada capítulo. O novo projeto gráfico é leve e agradável, com glossário e minibiografias laterais.
  • 398891

    12,01 %

    Uma Filosofia Politicamente Incorreta - Globo

    sinopse
    • O politicamente correto pode fazer mal? Uma filosofia politicamente incorreta é o novo título de Luiz Felipe Pondé para o Guia politicamente incorreto da filosofia, lançado em 2012. Com texto revisitado pelo autor e uma nova introdução, a obra questiona se o pensamento politicamente correto pode fazer mal. De acordo com Pondé, sim. ?Antes de tudo, ele nos faz covardes. À medida que ele se torna uma ferramenta jurídica e de linchamento público nas redes sociais, ele começa a devastar a virtude da coragem, sem a qual ninguém diz, pensa ou faz nada que tenha valor a não ser aquilo que for ?correto?.? Esta nova edição da Globo Livros adquire um novo valor com a efervescente discussão sobre o tema.
  • 362097

    12,0 %

    Propedeutica Da Filosofia - Vide

    sinopse
    • Traduzido do espólio original do autor, esta breve introdução (propedêutica) à filosofia conduz o leitor pelo desenvolvimento do pensamento filosófico ocidental moderno até o ponto em que Schelilng começa a atuar no cenário. Sua abordagem parte de uma explicação dos principais problemas da filosofia e de sua origem necessária na natureza humana, e passa para uma designação das perspectivas acima das quais a filosofia teve de elevar-se para atingir o ponto de vista absoluto. O texto conta com tradução, notas e introdução de Pablo Guimarães, que esclarece alguns pontos mais específicos do pensamento de Schelling e do seu contexto filosófico, o chamado idealismo alemão. Sobre o autor: Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling (1775?1854) foi um filósofo e educador alemão. Junto de Fichte e Hegel, é talvez um dos pensadores mais influentes da tradição filosófica conhecida como ?idealismo alemão?. Mudou muito suas concepções filosóficas ao longo dos anos, o que não deixa de refletir aquele período dinâmico da história da filosofia, mas sua importância para o pensamento contemporâneo persiste principalmente por três motivos: sua filosofia da natureza, que abre a possibilidade de entender a natureza para além daquilo que as ciências naturais modernas conseguem identificar; sua concepção anti-cartesiana da subjetividade e sua crítica do idealismo hegeliano.
  • 360621

    12,0 %

    Se Liga Na Filosofia - Globo

    sinopse
    • Por que é errado mentir? É possível saber o que o outro está pensando? Pessoas diferentes sentem as coisas da mesma maneira? A filosofia é repleta de questões relacionadas a todas as áreas de nossa vida - desde as amizades que fazemos até a maneira como nos comunicamos. Se liga na filosofia é uma empolgante introdução aos mais fascinantes temas filosóficos, com informações detalhadas sobre pensadores famosos e sobre as ideias que moldaram o mundo ao longo dos séculos. Se alguma vez você já se pegou tentando entender os mistérios da vida, este livro é para você.
  • 39203

    12,01 %

    Resumao De Filosofia - Bafisa

    sinopse
    • Ética: definições preliminares, ética não normativa e ética normativa, teorias teleológicas e teoria deontológicas. Metafísica - Parte 1: objetos de exemplificação multipla, defesa do realismo baseado em termos singulares abstratos, defesa do realismo baseadas na semelhança e as defesas linguísticas do realismo. Parte 2: O problema da individuação, soluções propostas e compromissos ontológicos. A filosofia da linguagem: o tractatus e os jogos da linguagem. Epistemologia: realismo de senso comum, análise tradicional, análises de razões conclusivas e teorias causais.

Produtos encontrados: 456 Resultado da Pesquisa por: filosofia em 14 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar