Produtos encontrados: 400 Resultado da Pesquisa por: em 38 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

  • 425601

    15,0 %

    Sabedorias Para Partilhar - Pocket

    sinopse
    • Em sua nova obra, o professor Cortella convida o leitor a sair do automático, parar um minuto e se permitir uma reflexão filosófica a respeito das multiplicidades da vida. Nas mensagens, o filósofo não pretende oferecer uma receita ou um caminho já traçado, mas provocar aqueles que buscam o saber e têm o desejo de ir adiante, de ter uma vida que não se apequena, a refletir sobre temas atuais, como convivência, poder, mudança, virtudes e vícios... Esta é uma obra sobre vida, e vida em abundância!
  • 399467

    14,99 %

    Viver A Que Se Destina - Papirus

    sinopse
    • "Qual o sentido da vida? Por que aqui estamos? Será destino? Será escolha? Neste livro, Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal, dois dos maiores pensadores contemporâneos no Brasil, se encontram para refletir sobre essas questões que há séculos fascinam e intrigam a humanidade. A ciência, a filosofia, a religião e a arte têm oferecido algumas possibilidades de resposta que os autores discutem aqui. Afinal, pode ser aterrador imaginar que não há um destino, algo que explique a nossa existência. Por outro lado, a ausência de sentido nos deixa livres para ser e viver conforme desejarmos - embora isso implique também responsabilidade. Mas somos mesmo livres? Seja escolha ou destino, seja a vida um drama que vamos tecendo ou uma tragédia anunciada, fato é que estamos sempre a procurar algum propósito que torne a existência mais significativa. Mas o que explica que algumas pessoas tenham mais sucesso do que outras no que fazem? Seria dom, vocação ou resultado de um esforço? Como os autores apontam, talvez a vida seja menos inspiração e mais transpiração."
  • 390788

    +VENDIDOS

    15,0 %

    Meditacoes - Edipro

    sinopse
    • Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180. Também conhecidas como Meditações a mim mesmo, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo ? o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento. Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo. Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade. Sem inclinação a qualquer crença religiosa, Meditações apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos. O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo. Por seu caráter íntimo, Meditações tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder. Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis. Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.
  • 425292

    NOVIDADE

    15,01 %

    Filosofias Africanas

    sinopse
    • Filosofias africanas é uma viagem ao pensamento africano pelos ganhadores do Prêmio Jabuti ? Livro do ano. Num sentido amplo, o termo ?filosofia? designa a busca do conhecimento iniciado quando os seres humanos começaram a tentar compreender o mundo por meio da razão. O termo pode também definir o conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca da existência, dos seres, do ser humano e do papel de cada um no Universo. Na prática acadêmica, é usado para designar o ?conjunto de concepções metafísicas (gerais e abstratas) sobre o mundo?. A grande crítica que se faz às tentativas de caracterizar o pensamento tradicional africano como filosofia é a de que, na África, os nativos, defrontados com a grande incógnita que é o Universo, seriam incapazes de ir além do temor e da reverência, próprios das mentes ditas ?primitivas?. A partir daí, o chamado ?racismo científico?, um dos pilares do colonialismo no século XIX ? desqualificando as fontes do saber africano conhecidas desde a Antiguidade ?, negou a possibilidade de os africanos produzirem filosofia. Então, o reconhecimento como filósofos, no sentido estrito do termo, de pensadores nascidos na África e de uma linha filosófica deles originada só ocorreu a partir do século XX. Filosofias africanas trata tanto dos saberes ancestrais africanos, sua essência preservada nos provérbios, na diversidade multicultural e nos ensinamentos passados durante gerações por meio da oralidade, quanto da contribuição de filósofos africanos e afrodescendentes contemporâneos na atualização desses saberes, muitos dos quais pautados no decolonialismo. Nei Lopes e Luiz Antonio Simas, de maneira didática, mais uma vez escreveram uma obra que evidencia a complexidade, sofisticação e profundidade do pensamento africano e das perspectivas de mundo que sua filosofia provoca.
  • 382948

    +VENDIDOS

    25,17 %

    Felicidade - Modos De Usar - Planeta

    sinopse
    • Um bate-papo entre três pensadores pop sobre um assunto que interessa a todo mundo: como ser feliz O livro é resultado do debate entre Cortella, Karnal e Pondé em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta no Brasil, realizado em maio de 2018. Durante uma hora e meia, os três discutiram o que é felicidade, o que ela significa, que caminhos podem nos levar a sermos pessoas mais felizes. Como sempre fazem, citaram outros filósofos e pensadores, deram exemplos pessoais e terminaram mostrando que ser feliz é possível ? não o tempo todo, mas é possível para todos.
  • 353589

    15,01 %

    Inferno Somos Nos, O - Papirus

    sinopse
    • "Vivemos dias difíceis, de vozes múltiplas que parecem nunca dialogar, ávidas que são para atacar e julgar. Em tempos adversos como o que vivemos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma cultura de paz? O historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, conversam nesse livro sobre essas e outras questões, em diálogo inspirador. Os autores lembram que o medo pode estar na origem da violência e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora. ""Localizar o mal no outro é uma panaceia universal"", observa Leandro. Mas, talvez, o inferno não sejam os outros, como pensava o filósofo francês Jean-Paul Sartre, e sim nós mesmos."
  • 402457

    14,98 %

    Vida Nao E Util, A - Cia Das Letras

    sinopse
    • Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena Ailton Krenak volta a apontar as tendências destrutivas da chamada ?civilização?: consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade. Um dos mais influentes pensadores da atualidade, Ailton Krenak vem trazendo contribuições fundamentais para lidarmos com os principais desafios que se apresentam hoje no mundo: a terrível evolução de uma pandemia, a ascensão de governos de extrema-direita e os danos causados pelo aquecimento global. Crítico mordaz à ideia de que a economia não pode parar, Krenak provoca: ?Nós poderíamos colocar todos os dirigentes do Banco Central em um cofre gigante e deixá-los vivendo lá, com a economia deles. Ninguém come dinheiro?. Para o líder indígena, ?civilizar-se? não é um destino. Sua crítica se dirige aos ?consumidores do planeta?, além de questionar a própria ideia de sustentabilidade, vista por alguns como panaceia. Se, em meio à terrível pandemia de covid-19, sentimos que perdemos o chão sob nossos pés, as palavras de Krenak despontam como os ?paraquedas coloridos? descritos em seu livro Ideias para adiar o fim do mundo, que já vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil e está sendo traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. A vida não é útil reúne cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives realizadas entre novembro de 2017 e junho de 2020. Pesquisa e organização de Rita Carelli.
  • 353136

    15,01 %

    Arte De Viver, A - Sextante

    sinopse
    • Com apaixonada simplicidade, o filósofo Epicteto concebeu o primeiro e mais admirável manual do ocidente sobre como viver melhor ? com sabedoria, dignidade e tranquilidade. Epicteto acreditava que a meta principal da filosofia é ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios cotidianos e a lidar com as invitáveis perdas, decepções e mágoas da vida. A arte de viver prega a liberdade pessoal e a serenidade e demonstra que virtude e felicidade estão estreitamente relacionadas. Nascido escravo por volta do ano 55 d.C. no Império Romano, Epicteto se tornou um dos grandes mestres do estoicismo e dedicou sua vida a responder duas questões fundamentais: ?Como viver uma vida plena e feliz?? e ?Como ser uma pessoa com qualidades morais??. Os 93 pensamentos reunidos neste livro trazem a essência de uma filosofia cujos méritos foram comprovados pelo tempo.
  • 428035

    PRÉ-VENDA

    14,99 %

    A Historia Da Filosofia - De Kant A Nietzsche

    sinopse
    • Não devemos estudar apenas as filosofias, mas os filósofos. Cada um deles traz inúmeras lições para nós. Das mentes notáveis dos maiores filósofos, Durant extrai um material conciso e brilhante para leitores e estudiosos e oferece uma obra que pode ser lida em sequência ou por capítulos aleatórios, aos poucos, e utilizada como referência para consulta frequente. Trata-se de um livro-chave para qualquer leitor que deseja pesquisar a história e o desenvolvimento das ideias filosóficas no mundo ocidental. Poucos escrevem para o não especialista como Will Durant: a visão e a inteligência em suas análises nunca deixam de impressionar. O autor viajou o mundo para conhecer, na prática, como todas as manifestações culturais e filosóficas interagem com o conhecimento que adquirimos no decorrer dos séculos.
  • 427992

    PRÉ-VENDA

    14,99 %

    A Historia Da Filosofia - De Platao A Voltaire

    sinopse
    • Não devemos estudar apenas as filosofias, mas os filósofos. Cada um deles traz inúmeras lições para nós. Das mentes notáveis dos maiores filósofos, Durant extrai um material conciso e brilhante para leitores e estudiosos e oferece uma obra que pode ser lida em sequência ou por capítulos aleatórios, aos poucos, e utilizada como referência para consulta frequente. Trata-se de um livro-chave para qualquer leitor que deseja pesquisar a história e o desenvolvimento das ideias filosóficas no mundo ocidental. Poucos escrevem para o não especialista como Will Durant: a visão e a inteligência em suas análises nunca deixam de impressionar. O autor viajou o mundo para conhecer, na prática, como todas as manifestações culturais e filosóficas interagem com o conhecimento que adquirimos no decorrer dos séculos.
  • 427967

    PRÉ-VENDA

    14,98 %

    Manual De Epicteto - A Arte De Viver Melhor

    sinopse
    • Epicteto, um dos principais representantes do estoicismo, deixou em seu legado ensinamentos éticos com preceitos práticos para questões atemporais sobre a arte de viver melhor. Este sucinto e primoroso Manual filosófico, compilado por seu discípulo Flávio Arriano e apresentado aqui em versão bilíngue (grego-português), reúne 53 aforismos de teor ético que expressam a preocupação fundamental de Epicteto: a conduta e o comportamento do ser humano em sociedade, e seu reflexo na manifestação da tão sonhada felicidade. Seus ensinamentos reúnem lições singelas e objetivas sobre como conduzirmos nosso aprimoramento moral pessoal ? através da prática de virtudes como a tolerância, a benevolência, a discrição, a simplicidade, a justiça, a moderação e a coragem, em comunhão harmoniosa com a natureza e em aceitação tranquila de tudo o que ocorre e que nos atinge ? e convivermos pacificamente com nossos semelhantes, ainda que os relacionamentos sejam desafiadores. Com ampla repercussão nos círculos intelectuais do Império Romano, este Manual exerceu marcante influência no pensamento e na conduta do imperador estoico Marco Aurélio.
  • 427819

    14,99 %

    Introducao A Filosofia De Louis Lavelle

    sinopse
    • "Em maio de 2013, na Virginia, Olavo de Carvalho ministrou um curso sobre a filosofia de Louis Lavelle, cuja transcrição serviu de base para a edição deste livro. Dividida em seis aulas, a exposição vai desde aspectos biográficos da trajetória do filósofo francês até a consideração dos principais conceitos de sua filosofia. O método dialético de Lavelle, que articula a experiência interior ao raciocínio lógico com uma sutileza admirável, não pode ser praticado sem a mais disciplinada atenção e a mais devotada sinceridade, donde resulta, para o leitor, a verdadeira conversão espiritual, a vitória da concentração interior sobre as dispersões da vida mundana. Lavelle restaura de modo eminente a vocação originária da filosofia como busca da sabedoria, e por isto o estudo da sua obra é hoje mais necessário do que nunca. ? Olavo de Carvalho "
  • 427625

    PRÉ-VENDA

    14,99 %

    Rastejando Ate Belem

    sinopse
    • Este livro reúne célebres textos de Joan Didion, uma das pensadoras mais originais da segunda metade do século XX. Misto de retrato dos anos 1960 nos Estados Unidos e caderno de observações pessoais e filosóficas, o livro captura com energia e sinceridade as mudanças sociais, culturais e políticas da época e entrecruza, com rara beleza, a geografia de lugares, sonhos e sentimentos, que ressoam com força até hoje.
  • 427227

    15,01 %

    Grande Hotel Abismo

    sinopse
    • "Durante décadas, Hegel foi visto como aquele a respeito do qual o pensamento contemporâneo deveria se afastar. Como se ele representasse a sedução de um pensamento totalizador e o coroamento das ilusões dominadoras do sujeito moderno. Neste livro, trata-se de mostrar, ao contrário, como uma filosofia que parte de Hegel e se associa a ""hegelianos heterodoxos"" como Adorno e Lacan pode fornecer um conceito de sujeito à altura dos desafios do pensamento contemporâneo. Conceito este que traz consequências maiores para reflexões sobre a política, a clínica do sofrimento psíquico, a filosofia moral e a teoria do reconhecimento."
  • 426831

    PRÉ-VENDA

    14,99 %

    Ensaios Sobre O Sensivel

    sinopse
    • """Merleau-Ponty dizia: o corpo dá lugar ao espírito que esquece o corpo que lhe deu lugar. Elaborando uma complexa tradição de raiz benjaminiana, o presente volume quer contribuir a reparar esse esquecimento, fornecer ligações para suturar a ferida aberta entrenós e o mundo e, em última instância, esboçar novas constelações sobre o horizonte do pensamento contemporâneo ? constelações capazes de orientar-nos neste deserto povoado de miragens em que parece ter-se convertido a nossa história. A potência da palavra e a indisciplina da escrita, a astúcia da linguagem e a resistência do olhar, a festa e a promessa do comum. Entre o peso do dado e a leveza do pensado, Vinícius Nicastro Honesko explora nestes ensaios o espaço imponderável que vai do sensível ao imaginável. As suas páginas evocam caminhos, mas é o caminhar oque as define ? inclusive, ou sobretudo, fora de rota."""
  • 426786

    15,02 %

    Da Republica - Ed Bolso

    sinopse
    • A ideia principal é abordar a política no tempo de Cícero que reflete aos dias atuais. Qual o melhor tipo de governo e qual se adéqua a uma cidade, uma monarquia, aristocracia e democracia. Cícero demonstra como um governante pode destruir uma sociedade através da tirania, oligarquia e anarquia. O livro é apresentado em forma de diálogo, e o autor tem como referência A República de Platão.
  • 426553

    15,0 %

    O Principe - Capa C

    sinopse
    • Desde o século XVI até nossos dias foram escritos centenas e milhares de textos comentando O Príncipe. Maquiavel foi criticado, execrado, mas foi também muito elogiado. Foi neles tratado de imoral, pérfido, homem sem princípios, destruidor das leis e das instituições que regem a sociedade, demolidor dos princípios religiosos, truculento, leviano, irresponsável, além de todos os qualificativos que se posso imaginar. Mas mereceu também todos os louvores por sua coragem e intrepidez, por sua análise de uma sociedade decadente e atrelada a um sistema de religião que mais a prejudicava que a beneficiava. Dizer mais sobre este livro, parece desnecessário. Sua enorme e secular fama o apresenta por si. Melhor mesmo é ler o texto e saboreá-lo.
  • 426230

    PRÉ-VENDA

    15,0 %

    Labirinto Filosofico

    sinopse
    • Na origem dos diversos discursos sobre o «fim da filosofia» ? muitos dos quais «na moda» ? que, ao menos desde Nietzsche, tanto caracterizam o pensamento do Ocidente, está a «sentença» hegeliana: que a philo-sophía deixe de chamar-se «amante» e se afirme, finalmente, como puro saber, Sophia ou mesmo Ciência. Amor e Saber devem dizer adeus um ao outro. E que o sophós dispense sua veste de eterno peregrino e fixe sua morada. É esse o destino de nossa época? Ou ainda há «aquilo» que não podemos exprimir, representar, indicar a não ser amando-o? O discurso filosófico-metafísico carrega em si o rastro dessa tensão, e é justamente aí que encara seu problema, sua aporia constitutiva: o ente é, em sua singular identidade jamais coincide com as determinações que o lógos lhe predica, e sua substância não pode desvelar-se na finitude de seu aparecer. Toda ontologia deve estar baseada nessa diferença ? não diferença entre ser e essente, mas diferença imanente à realidade do próprio essente, e, em particular, exatamente desse extra-ordinário essente que tem corpo e mente. Para além do exercício cada vez mais vazio das des-construções, para além das abstratas especializações, para além da academia e das escolas, será a tal problema ? eterno aporoúmenon ? e ao «temor e tremor» que ele suscita que este livro pretende retornar para, escutando alguns grandes clássicos da tradição metafísica, desenvolvê-lo mais uma vez. Partindo dele, ou sempre reativando-o, talvez inconscientemente, a filosofia conduziu a própria busca por diversas trilhas, de certa forma contemporâneas, que se contradizem e se cruzam ao mesmo tempo, numa espécie de inimizade fraterna. Com seu próprio modo de proceder, essas trilhas acabam por criar o «lugar» de um paradoxal labirinto, que obriga a sair de seu centro em direção a imprevisíveis saídas ? ou a formar uma grande árvore da qual essas trilhas são ramos, raízes e rizomas.
  • 426261

    15,0 %

    Cultura Filosofica

    sinopse
    • Cultura filosófica é a única reunião de ensaios de Georg Simmel (1858-1918) organizada pelo próprio autor. Lançada em 1911 e revista em 1918, a coletânea é uma excelente porta de entrada para a obra deste pensador, um dos pais da sociologia alemã e um filósofo da cultura que influenciou nomes como Walter Benjamin, Robert Musil e Georg Lukács, entre muitos outros. Nestes quatorze estudos, que abordam assuntos diversos como a psicologia, a religião, a arte, o masculino e o feminino, Simmel deixou a sua marca inconfundível: a fina arte de interrogar e expor o objeto de sua indagação sob diferentes ângulos, como um legítimo ?aventureiro do espírito?.
  • 426243

    NOVIDADE

    15,0 %

    Nas Palavras Do Buda

    sinopse
    • Os ensinamentos do Buda formam um amplo conjunto de discursos religiosos, talvez um dos maiores da história da humanidade e das religiões. O monge budista Bhikku Bodhi dedicou-se à empreitada de selecionar alguns dos textos atribuídos ao Buda presentes no Cânone Pali. Os textos são destinados, sobretudo a dois públicos distintos: o primeiro, aqueles que querem conhecer os discursos do Buda e que para isso sentem a necessidade de uma introdução sistemática, o segundo público é formado por aqueles que, apesar de familiarizados com os suttas, ainda não conseguem enxergar como eles se encaixam numa totalidade inteligível.
  • 426257

    NOVIDADE

    14,96 %

    Apologia De Socrates - Ed Bolso

    sinopse
    • Esta obra, escrita por Platão, é um dos primeiros relatos da defesa de Sócrates que foi acusado de corromper a juventude, não cultuar os deuses que a cidade cultua e criar uma nova divindade. É o registro de uma das defesas mais famosas e polêmicas da história do direito e da justiça ocidentais. Sócrates foi considerado culpado e morreu após ingestão de um poderoso veneno.
  • 425675

    14,99 %

    Estrangeiros Residentes

    sinopse
    • Na paisagem política contemporânea, em que ainda há o domínio do Estado-nação, o migrante é o indesejado, sempre acusado de estar fora de seu lugar, de ocupar o lugar de outro. No entanto, não existe nenhum direito sobre o território que possa justificar a política soberanista que fundamenta a recusa de sua entrada. Dentro de uma ética que aspira à justiça global, Donatella Di Cesare reflete ? com clareza de conceitos e um estilo por vezes narrativo ? sobre o significado último do migrar, dando provas também aqui de saber chegar direto ao centro da questão. Habitar e migrar não se contrapõem, como crê o senso comum, ainda preso aos velhos fantasmas do jus sanguinis e do jus soli. Em cada migrante deve-se reconhecer, em vez disso, a figura do ?estrangeiro residente?, o verdadeiro protagonista do livro. Atenas, Roma, Jerusalém são os modelos de cidade examinados, em um esplêndido afresco, para colocar em questão o tema crucial e atual da cidadania. Na nova era dos muros, em um mundo repleto de campos de internamento para estrangeiros, que a Europa pretende manter à sua porta, Di Cesare defende uma política da hospitalidade, apartada da ideia de residência, e propõe um novo sentido do coabitar.
  • 425594

    14,98 %

    Novo Normal

    sinopse
    • A crise do coronavírus gerou grandes mudanças em nossas vidas, tanto no pessoal quanto na social. Mas será que nossa vida voltará a ser o que era antes? Esta obra divida em quatro capítulos aborda a chance que temos de aprender a conviver com o tempo. Como recuperar as relações inter pessoais após tanto tempo distante? Este livro não trará respostas, mas provocações.
  • 425525

    15,0 %

    Critica Da Razao Pratica - Capa C

    sinopse
    • Esta obra foi publicada pela primeira vez em 1788 e integra a trilogia das conhecidas Crítica da Razão Pura e Crítica do Juízo. A moral, a ética, a fé e a imortalidade da alma, o bem e o mal, a felicidade e a finitude, tudo contraposto aos elementos do pensar e do agir, são as premissas usadas pelo filósofo para provar que só o conhecimento liberta e dá oportunidade ao aparecimento da razão prática do viver e do mundo.
  • 425530

    PRÉ-VENDA

    14,99 %

    Voz Da Educacao Liberal

    sinopse
    • """Voice of Liberal Learning ? A Voz da Educação Liberal ?, de Michael Oakeshott, foi publicado pela primeira vez em 1989, pela Yale University Press. Naquela época, estavam em voga alguns livros que sustentavam uma visão negativa sobre a educação nos Estados Unidos. Oakeshott não poderia deixar de fazer parte desse debate, e de maneira sutil, com sua contundência, paciência e seu estilo sofisticado, o autor inicia a sua reflexão cavando o pensamento até a raiz, tentando tatear toda a abrangência da natureza do aprendizado. Começa pelo tema da liberdade, refletindo sobre o que significa para o homem ter total poder sobre as suas palavras, pensamentos e ações. Segue discutindo a possibilidade e a maneira como essa liberdade se coloca no mundo, e em que nível a educação dessas palavras, pensamentos e ações pode nos ajudar a integrar esse mundo, a descobri-lo e a interpretá-lo. Chega, enfim, no papel da educação formal e da formação da Universidade ? o lugar que guarda e zela pela herança das realizações humanas ? e, a partir de seu princípio devocional ao pensamento, analisa o caminho dessa instituição em relação à educação e ao desenvolvimento da sociedade de consumo. Como pode uma universidade responder à atual aversão ao isolamento, à crença de que há meios melhores de se tornar humano do que aprendendo-o e ao desejo de receber uma doutrina em vez de ser iniciado em uma conversa? Eis a reflexão que Oakeshott apresenta, abordando o difícil dilema de uma instituição que precisa estar no mundo, fazer parte dele, ao mesmo tempo em que lhe é imperativo deslocar-se, colocar-se à parte. """
  • 425370

    NOVIDADE

    15,0 %

    Box Quatro X Quatro

    sinopse
    • "Quatro livros. Quatro vozes. Quatro temas que dialogam entre si. Quatro oportunidades de reflexão sobre a vida, com todas as suas alegrias e tristezas. Edição especial e limitada, esta caixa reúne grandes sucessos da coleção Papirus Debates, para ler e reler sempre: ? ""Felicidade ou morte"", de Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal ? O que define uma vida feliz? Sem a felicidade o que nos resta? ? ""O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz"", de Leandro Karnal e Monja Coen ? Como transformar o ódio em compreensão das diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma sociedade menos agressiva e mais acolhedora? ? ""Nem anjos nem demônios: A humana escolha entre virtudes e vícios"", de Mario Sergio Cortella e Monja Coen ? Quais as virtudes para a boa vida? É possível perdoar sempre ou há atitudes que são imperdoáveis? Por que ser bom, neste mundo que parece cada vez mais se corromper? ? ""Viver, a que se destina?"", de Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal ? Afinal, existe destino? Ou somos livres para definir nossa trajetória? O que torna a existência mais significativa? Há ainda um presente: 'Quatro ideias para viver em tempos de incertezas', um livreto exclusivo com textos inéditos dos autores, que apontam caminhos diante dos desafios que a realidade tem nos colocado. Nele, o leitor vai encontrar também uma seleção de pensamentos extraídos dessas quatro obras tão necessárias, para repensar a própria vida e fazê-la valer."
  • 425361

    14,98 %

    A Liberdade Na Educacao E A Forma Da Personalidade

    sinopse
    • " O aprendizado da liberdade consiste em procurar a unidade profunda da personalidade, respeitando-a, isto é, sem que seja em detrimento de sua riqueza. Se a educação nova é liberal, não é tanto na medida em que deixa a criança fazer ?tudo o que lhe agrada? (no sentido que comumente se entende), mas, antes, na medida em que leva em conta a natureza e as necessidades da criança e a ajuda a satisfazer essas últimas, sem discordar de suas próprias exigências e das exigências sociais elementares. É livre aquele que tem a possibilidade de ficar de acordo consigo mesmo e de se desenvolver segundo as leis de seu desenvolvimento. Assim entendida, a liberdade toma-se não somente sinônimo de equilíbrio, mas ainda de Felicidade, de expansão natural e de eficácia. Deste ponto de vista, quase não nos parece possível discutir sobre a oportunidade da liberdade na educação, porque uma educação digna deste nome  visa dar ao indivíduo, a cada instante, o máximo de valor e, por conseguinte, de liberdade. Eventualmente é necessário tomar cuidado para não confundir ?liberdades? e ?liberdade?. Em geral tomam-se ?liberdades? para satisfazer desejo momentâneo, enquanto a liberdade resulta da satisfação de necessidades profundas. Nada evocaria melhor a noção de verdadeira liberdade do que a respiração de ar puro a plenos pulmões ao sol. Sem dúvida, a expansão da caixa torácica tem limites precisos, mas que não são ressentidos como tais porque correspondem exatamente às necessidades. É esta correspondência que importa e não o recuo indefinido e inútil de fronteiras que nunca serão transpostas. "
  • 425351

    14,99 %

    O Anel De Giges

    sinopse
    • Uma reflexão a um só tempo acessível e erudita sobre a diferença entre ser e parecer. A fábula de Giges, presente no segundo livro da República de Platão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, é o tema do mais novo livro de Eduardo Giannetti. Em uma análise do experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social, O anel de Giges nos convida a pensar a natureza de nosso comportamento para além de leis e amarras morais. Para tal, Giannetti examina os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais e como as diferentes escolas de pensamento ético ? de Platão ao cristianismo, de Kant ao utilitarismo ? reagiriam diante do desafio do anel. Neste livro, o autor de Autoengano volta a encorajar o leitor a desconfiar de si mesmo e se questionar sobre suas atitudes enquanto espectador de sua própria vida em circunstâncias inusuais: o que você faria se o anel chegasse às suas mãos?
  • 425169

    15,0 %

    O Viajante E Sua Sombra

    sinopse
    • Um viajante - poeta, filósofo, observador - segue as trilhas do mundo interior e exterior, monitorado por uma sombra - poetisa, filósofa, observadora. Esse é Nietzsche, poeta e filósofo, que, abraçado com sua sombra inspiradora, empreende uma viagem pelo mundo interior do homem, captando suas angústias e suas alegrias, suas verdades e seus paradoxos, suas inclinações e seus contrassensos, projetando-os como riquezas e pobrezas individuais subsistentes no mundo exterior, no corpo social, na sociedade como expressão política e religiosa, como soma de todas as conquistas e derrotas, de todos os acertos e erros do homem.
  • 425114

    14,97 %

    Da Alma - Ed Bolso

    sinopse
    • Aristóteles investiga neste volume o que vem ser a alma. Descrevendo conceitos para entender a alma, para ele esta é inerente a vida. Aristóteles divide a alma em três: a alma sensitiva, intelectiva e vegetativa. Tudo e todos têm alma. O autor questiona: ?Quem dá forma ao corpo?? É assim, levantando essas questões que Aristóteles tenta entender a alma.
  • 424671

    14,99 %

    Conhecimento Por Presenca

    sinopse
    • "A unidade de conhecimento e de autoconhecimento - nota profunda da Filosofia de Olavo de Carvalho - só pode existir, ainda que apenas como ideal, para uma mente que, entre ciência e ética, entre metafísica e política, não veja hiato algum. O cerne de sua filosofia está no convite a que agarremos - como quem toma, com as próprias mãos, coisa palpável - a materialidade da presença, está na proposta de que a metafísica seja violentamente materializada. Em oposição ao ""materialismo espiritual"", estabelece um espiritualismo material: ""o ',materialismo', de um mundo feito de Espírito, transparência, inteligibilidade"". "
  • 424599

    15,01 %

    Cronicas Da Psicodeflacao - Ubu

    sinopse

Produtos encontrados: 400 Resultado da Pesquisa por: em 38 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar