Produtos encontrados: 430 Resultado da Pesquisa por: em 11 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

  • 428055

    24,99 %

    Arrancados Da Terra

    sinopse
    • A grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, e ajudaram a construir Nova York, contada por um dos maiores biógrafos da atualidade. Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa. Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos, Lira Neto conta sua incrível saga de fé, resistência e esplendor cultural, e faz assim também uma história narrativa e colorida da ocupação holandesa do Nordeste. Com prosa fluida e rigor histórico, o autor da trilogia Getúlio entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América. ?Uma narrativa fluente e erudita que resgata da ignorância de quase todos e do esquecimento de uns poucos a saga seiscentista do grupo de judeus de origem portuguesa que singrou de Amsterdam ao Recife e de lá à futura Nova York, abraçando os dois Atlânticos.? ? Evaldo Cabral de Mello
  • 425295

    25,12 %

    Sapiens - Nova Edicao - Uma Breve Historia Da Humanidade

    sinopse
    • Na nova edição do livro que conquistou milhões de leitores ao redor do mundo, Yuval Noah Harari questiona tudo o que sabemos sobre a trajetória humana no planeta ao explorar quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir. O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Numa fração ínfima desse tempo, uma espécie entre incontáveis outras o dominou: nós, humanos. Somos os animais mais evoluídos e mais destrutivos que jamais viveram. Sapiens é a obra-prima de Yuval Noah Harari e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Num feito surpreendente, que já fez deste livro um clássico contemporâneo, o historiador israelense aplica uma fascinante narrativa histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a Terra. Da Idade da Pedra ao Vale do Silício, temos aqui uma visão ampla e crítica da jornada em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo. Harari se vale de uma abordagem multidisciplinar que preenche as lacunas entre história, biologia, filosofia e economia, e, com uma perspectiva macro e micro, analisa não apenas os grandes acontecimentos, mas também as mudanças mais sutis notadas pelos indivíduos. ?Interessante e provocador. Nos traz a sensação de quão breve é o tempo em que estamos nesta Terra.? ? Barack Obama ?Recomendo Sapiens a qualquer pessoa que esteja interessada na história e no futuro de nossa espécie.? ? Bill Gates ?Uma incrível investigação para compreender o passado, situar o presente e pensar para onde iremos. Num momento de crise civilizatória, a obra de Harari é um convite à reflexão.? ? Djamila Ribeiro ?Sapiens não só trata das questões mais importantes da história de nossa espécie como é escrito numa linguagem vívida e inesquecível.? ? Jared Diamond ?O livro de Yuval Noah Harari é muito bom. Fui surpreendido por pontos de vista que nunca tinha imaginado.? ? Leandro Karnal ?O modo como Harari narra a história de nós, humanos, e enxerga nosso futuro é arrebatador.? ? Natalie Portman ?Sapiens é uma exploração fascinante sobre como aquilo que nos torna humanos é muito mais do que uma biologia notável: é o mundo mental que construímos em conjunto.? ? Suzana Herculano-Houzel
  • 398161

    25,0 %

    Box Colecao Brasilis - 4 Vols - Estacao Brasil

    sinopse
  • 160478

    25,01 %

    Uma Breve Historia Da Humanidade - Sapiens - Lpm

    sinopse
    • O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas 'inventariar' os fatos históricos, ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes.
  • 428018

    25,01 %

    A Nossa Segunda Guerra

    sinopse
    • Este livro é uma reportagem escrita com 50 anos de atraso por um repórter curioso sobre fatos acontecidos mais de meio século atrás. Apesar disso tem a pretensão de retratar, mesmo que de modo sucinto, um período da história recente brasileira ? a participação das Forças Armadas do país em combate na Segunda Guerra Mundial. Mas não é um livro estritamente sobre militares, apesar de centrado em mostrar como foi seu desempenho em ação. Pelas suas dimensões, o conflito exigiu a participação de milhões de reservistas de todos os países envolvidos. A sociedade de massas criou a guerra feita não mais por milhares de soldados profissionais, mas por toda a população recrutada seja para o combate, seja para produzir armas ou alimentos em escala gigantesca. O desenvolvimento dos A71:B71meios de comunicação ? rádio, jornais e revistas de grande circulação ? contribuiu para disciplinar e justificar esse esforço perante a população. A Segunda Guerra é, portanto, um tema fascinante não só para historiadores militares, mas para estudiosos da sociedade em geral. Foi um daqueles raros momentos em que o conceito de ?nação em armas? deixou de ser ideologia e virou realidade. O Brasil teve uma participação modesta, compatível com um país subdesenvolvido. Justamente por isso o impacto na sociedade brasileira foi grande, apesar de nossos combatentes não serem medidos em milhões. Houve um aporte considerável de reservistas nas Forças Armadas, cuja influência dentro delas e depois, na sociedade civil, ainda não foi devidamente medida.
  • 428037

    25,01 %

    Alexandre De Gusmao - 1695-1753

    sinopse
    • Neste primoroso ensaio biográfico, Synesio Sampaio Goes Filho apresenta ao leitor, de forma acessível e atraente, a trajetória de Alexandre de Gusmão e da mais importante negociação territorial da história do Brasil. No século XVIII, a situação territorial do Brasil era complicada: minas de ouro foram descobertas no oeste, a Colônia do Sacramento havia sido fundada no rio da Prata, bem em frente a Buenos Aires, dezenas de missões de religiosos portugueses foram estabelecidas na Amazônia. Tudo, entretanto, além do limite traçado em Tordesilhas. A colônia ficara rica, mas não tinha fronteiras.As penetrações e ocupações dos bandeirantes em terras espanholas poderiam não dar em nada se não houvesse do lado de Portugal, no momento oportuno, como secretário particular de D. João V (na prática, quase um primeiro-ministro), uma vigorosa personalidade política, além de notável escritor.Com profundo conhecimento da geografia e da história de sua terra natal, Alexandre de Gusmão foi o principal elaborador e negociador do Tratado de Madri, de 1750, que deu ao Brasil dois terços de seu território. Foi igualmente o autor intelectual do Mapa das Cortes, sobre o qual ocorreram as tratativas finais e onde, pela primeira vez, o país se apresenta com a forma quase triangular, ampla, maciça, que nos é hoje familiar.O grande feito de Alexandre de Gusmão é ter conseguido legalizar o alargamento imenso do território do Brasil. Houve a preparação intelectual, tomaram-se as medidas práticas, a negociação se revelou difícil. Em todas as fases, é inegável o protagonismo do secretário do rei. Um acordo dessa dimensão é sem paralelo na história universal. Poucos fizeram tanto pela grandeza do Brasil.
  • 427876

    25,0 %

    Negociando Com Hitler

    sinopse
    • E se a diplomacia tivesse conseguido parar a Segunda Guerra? Negociando com Hitler traz uma desconhecida história dos desastrosos anos de indecisão e diplomacia cujo fracasso contribuiu para o domínio de Hitler na Europa. Com base em pesquisas em arquivos e fontes não anteriormente vistas por historiadores, Tim Bouverie cria um retrato inesquecível de políticos, aristocratas e diplomatas que, por meio de suas ações, determinaram o destino do mundo. Começando com o advento de Hitler em 1933, embarcamos em uma viagem fascinante desde os primeiros dias do Terceiro Reich até as praias de Dunquerque. Bouverie nos leva não apenas para os bastidores do parlamento e do governo inglês mas também para as salas de estar e restaurantes da decadente Grã-Bretanha imperial, onde Hitler gozou de surpreendente apoio entre a classe dominante e até mesmo alguns membros da família real.
  • 373716

    25,01 %

    Feminismo - Perversao E Subversao - Vide

    sinopse
    • Neste livro, a historiadora e professora Ana Caroline Campagnolo revê a trajetória do feminismo, confrontando as alegadas motivações e supostas conquistas do movimento com suas reais conseqüências na história cultural do Ocidente e - em especial - do Brasil. Em vez de adotar a periodização consagrada que divide a história do feminismo em três "ondas", Campagnolo identifica cinco fases que marcaram o desenrolar desse movimento de traços ideológicos. Essas etapas remontam ao século XV e se estendem até os nossos dias, "em que se vê ameaçada a civilização que nossos antepassados levantaram a peso e ouro e esforço de sangue".
  • 359520

    25,01 %

    Sapiens Uma Breve Historia Da Humanidade 1288 - Lpm Pocket

    sinopse
    • Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Explica que o ca­pitalismo é a mais bem-sucedida religião; que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo; que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes. Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie ? de primatas insignificantes a senhores do mundo.
  • 345779

    25,01 %

    Armas Germes E Aco - Record

    sinopse
    • Armas, germes e aço procura demonstrar, por meio de uma intrigante revisão da evolução dos povos, que o destino dos europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes à inteligência e aptidões de cada um dos grupos. Através de uma viagem ao longo de 13 mil anos de história dos continentes, Jared Diamond conclui que a dominação de uma população sobre outra tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), que dizimaram sociedades de caçadores e coletores, assegurando conquistas, proporcionando a expansão dos domínios de determinados povos e, consequentemente, conferindo-lhes grande poder político e econômico. De capa nova, esta edição comemorativa dos vinte anos de publicação traz um posfácio inédito do autor sobre a pobreza e a riqueza das nações.
  • 313456

    25,0 %

    Mulheres Raca E Classe - Boitempo

    sinopse
    • Mais importante obra de Angela Davis, "Mulheres, raça e classe" traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher. O livro é considerado um clássico sobre a interseccionalidade de gênero, raça e classe. A perspectiva adotada por Davis realça o mérito do livro: desloca olhares viciados sobre o tema em tela e atribui centralidade ao papel das mulheres negras na luta contra as explorações que se perpetuam no presente, reelaborando-se. O reexame operado pela escrita dessa ativista mundialmente conhecida é indispensável para a compreensão da realidade do nosso país, pois reforça a práxis do feminismo negro brasileiro, segundo o qual a inobservância do lugar das mulheres negras nas ideias e projetos que pensaram e pensam o Brasil vem adiando diagnósticos mais precisos sobre desigualdade, discriminação, pobreza, entre outras variáveis. Grande parte da nossa tradição teórica e política (Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, para ficarmos em poucos exemplos) insiste em confinar as questões aqui tratadas por Davis na esfera privada, como se apenas desta proviesse sua solução. A iniciativa da Boitempo de traduzir esta obra, ainda não publicada no Brasil, desponta como uma inestimável contribuição para disseminar as ideias imprescindíveis de Angela Davis (sabemos o quanto ela vem sendo estudada e difundida pelo feminismo negro e por setores da academia) e oferecer, assim, angulações e perspectivas pouco ou nada exploradas pelos empreendimentos voltados à compreensão da nossa intrincada realidade. Como aconselha Bobbio, para não sermos induzidos a crer que a história, a cada ciclo, recomeça do zero, é preciso ter paciência e saber escutar as lições dos clássicos. Em tempos sombrios, esse conselho soa como urgência política.
  • 433071

    PRÉ-VENDA

    Os Arabes

    sinopse
    • Um monumental retrato do mundo árabe desde o século XVI até o presente. Durante a maior parte dos últimos dois séculos, os povos árabes lutaram por sua independência e, ao mesmo tempo, procuraram restringir o poder autocrático de seus governantes. O proeminente historiador Eugene Rogan analisa aqui os quinhentos anos da história árabe moderna, começando no século XVI, com o domínio otomano, e atravessando os períodos coloniais britânico e francês e a Guerra Fria, até chegar à atual era de hegemonia unipolar americana. Ao trabalhar com fontes e textos árabes originais, o autor traz para o primeiro plano a perspectiva de quem foi testemunha ? pessoas conhecidas e anônimas ? dos eventos narrados, fazendo justiça à complexidade de sua experiência. Desse modo, nos mostra de que maneira a identidade árabe foi sendo moldada em função das mudanças sociais, econômicas, políticas e religiosas nos diferentes países, tais como o crescente protagonismo do petróleo na economia mundial ou as revoluções da Primavera Árabe. Muito do que o mundo árabe sofreu nos últimos cinco séculos é comum à experiência humana em todo o planeta: nacionalismo, imperialismo, revolução, industrialização, migração rural-urbana, a luta pelos direitos das mulheres. No entanto, diz o autor, a singularidade árabe é marcante: ligados por uma identidade comum baseada na língua e na história, eles são ao mesmo tempo um povo e muitos povos. Fascinantes por sua diversidade, visível na forma de suas cidades ou em sua música e poesia, compartilham a noção de uma comunidade nacional que se estende do Marrocos até a Península Arábica e a posição especial como o povo escolhido do islã. Traduzido para cerca de vinte idiomas, Os árabes é um marco na abordagem histórica do tema. ?Repleto de personagens extravagantes, digressões espirituosas e magistral erudição, o livro explica muito do que precisamos saber sobre o mundo hoje.? ? The Financial Times ?Leitura compulsiva.? ? The Guardian
  • 432981

    PRÉ-VENDA

    A Historia Do Universo

    sinopse
    • Durante milênios, olhamos com assombro o céu noturno, mas só nos últimos séculos começamos a penetrar nos seus mistérios. E, quanto mais aprendemos, parece que mais enigmas nós, seres humanos, encontramos. Os nossos ancestrais não faziam ideia do tamanho do universo nem das maravilhas que poderia conter. Os antigos gregos discutiam se o universo sempre existiu ou se começou de repente. Alguns deduziram que os pontinhos de luz fixos no céu noturno eram corpos grandes e distantes. Chegaram a adivinhar que o nosso Sol é uma estrela, cujo brilho e calor resultam da proximidade da Terra. Primeiro, o telescópio óptico nos abriu os céus, mas foi só com o advento do radiotelescópio, no século XX, que a vastidão do universo apareceu. Este livro acompanha a evolução do universo e o modo como os seres humanos desvelaram a sua história, também revela quanto ainda há para aprender. ALGUNS TÓPICOS: ? Um dia sem ?Ontem? ? A formação da matéria, elétrons ? O Big Bang e os primeiros segundos do universo ? Batalhas Cósmicas ? Como se formaram galáxias, planetas e luas ? Vida, morte e reciclagem de estrelas ? Para onde vai o nosso universo
  • 432739

    PRÉ-VENDA

    Construir O Inimigo E Outros Escritos Ocasionais

    sinopse
    • Em Construir o inimigo e outros escritos ocasionais, uma reunião de ensaios sobre arte e cultura, Umberto Eco fala sobre a nossa necessidade de ter ? ou, se necessário, inventar ? um inimigo. ?Ter um inimigo é importante não somente para definir a nossa identidade, mas também para encontrar o obstáculo em relação ao qual medir nosso sistema de valores e mostrar, no confronto, o nosso próprio valor. Portanto, quando o inimigo não existe, é preciso construí-lo?, afirma Eco. A situação mundial do nosso tempo, marcada por uma polarização política feroz, revela como é oportuno e inevitável conhecer os mecanismos que levam os homens a identificar sempre novos adversários. Em ensaios de extraordinária relevância, Umberto Eco reflete sobre a nossa necessidade de ter, sempre e em qualquer caso, um inimigo a atacar: seja nas invectivas dos oratórios antigos, na brilhante digressão literária que atravessa a Ilíada, nos romances de James Bond, na caça às bruxas, na propaganda de guerra do passado ou nos populismos do presente. Construir o inimigo e outros escritos ocasionais aborda tópicos sobre os quais Umberto Eco escreveu e palestrou em seus últimos anos: a ideia de que todo país precisa de um inimigo ? e, na sua ausência, deve inventá-lo ?, discussões sobre temas que inspiraram seus primeiros romances, levando-nos, ao longo do processo, a explorar ilhas perdidas, reinos míticos e o mundo medieval, resenhas indignadas a respeitos de Ulisses, de James Joyce, e de jornalistas fascistas das décadas de 1930 e 1940, uma análise das noções de Santo Tomás de Aquino sobre a alma dos que ainda não nasceram, e muitos outros temas, como censura, violência e o WikiLeaks.
  • 432033

    25,01 %

    A Africa E Os Africanos Na Historia E Nos Mitos

    sinopse
    • "Em ""A África e os africanos na história e nos mitos"", Alberto da Costa e Silva, cujos 90 anos comemoramos em 2021, mais uma vez empresta seu vasto conhecimento aos leitores que queiram entrar em contato com a história daquele continente e de seu povo. Esta é uma viagem às várias Áfricas que coexistem, motivada pelo prazer intelectual e pela alegria das descobertas, pela possibilidade de estabelecer aproximações, perceber diferenças, descortinar múltiplos enfoques de determinado tema. Para tanto, Costa e Silva reuniu fragmentos de histórias orais, transcrições de época, tradições e relatos de povos, líderes, linguistas, viajantes e estudiosos, tudo muito bem urdido e narrado com tantas cores que nos sentimos transportados no tempo e no espaço."
  • 431875

    PRÉ-VENDA

    O Outono Da Idade Media - Nova Edicao

    sinopse
    • Um dos grandes clássicos da história cultural ganha nova edição revisada e com aparatos críticos escritos por especialistas. Um dos maiores livros já escritos sobre a Idade Média. Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento. Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto. Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história. Tradução de Francis Petra Janssen. Introdução de Naiara Damas. Posfácio de Anton van der Lem.
  • 431845

    PRÉ-VENDA

    A Revolucao De 1930

    sinopse
  • 431798

    24,98 %

    Colorismo

    sinopse
    • Colorismo, de Alessandra Devulsky, trata de um tema premente para entendermos a construção da sociedade brasileira e a dinâmica das suas relações. No decorrer do livro, a autora aborda desde os aspectos internos do colorismo, sua introjeção, até seu caráter estrutural, tão presente em nossa sociedade quanto o racismo. As implicações do colorismo no mundo do trabalho e na dinâmica das relações de poder também são investigadas a fundo, a fim de deixar nítido que a mestiçagem e sua origem violenta continuam repercutindo e exercendo forte papel no país. A distinção entre negros de pele clara e negros de pele escura, capaz de desmobilizar o reconhecimento e a união entre os sujeitos com traços de africanidade, e enfraquecer a luta antirracista, é dissecado pela autora, que conclama a força política mobilizadora que pode advir do questionamento do colorismo, que estratifica as pessoas negras a partir de um olhar forjado no seio da supremacia branca. Não fica de lado, também, uma análise do colorismo a partir do feminismo negro, a fim de investigar sua repercussão tanto no aspecto afetivo quanto político de formação das
  • 431737

    PRÉ-VENDA

    O Album Branco

    sinopse
    • Examinando grandes eventos, personalidades e tendências de uma era ? como as jornadas obscuras da família Manson, o surgimento dos shoppings e a fundação dos Panteras Negras ? através das lentes de sua própria ebulição cultural, Joan Didion reflete sobre o absurdo e a paranoia que marcaram os anos 1960 e 1970, que nos apresentaram a cultura de massa como a conhecemos hoje. Escrito com uma voz única, O álbum branco é um mosaico jornalístico e ensaístico do cotidiano americano de uma época fundamental para os Estados Unidos e o mundo. Um dos maiores clássicos do gênero, seu poder de surpreender e informar o leitor se mantém igual mesmo após décadas de sua publicação original.
  • 430764

    25,0 %

    A Historia Da Asia Antiga

    sinopse
    • A História da Ásia Antiga engloba a Mesopotâmia, a Arábia e a Turquia, cruza o continente até a China e o Japão, vai até a Índia e partes da Indonésia, ao sul e às estepes da Ásia central e ao litoral do Ártico, ao norte. O livro inclui todos os principais eventos, personalidades e avanços artísticos e sociais das primeiras populações, passando pelo surgimento de sociedades complexas e pelo nascimento das grandes religiões. Este livro todo ilustrado revela as histórias mais antigas do continente mais antigo do mundo. Esta obra: ? Inclui uma cronologia que mostra o fluxo dos acontecimentos desde as primeiras civilizações do mundo até o fim da última Dinastia da China Antiga, nos primeir+os séculos de nossa era. ? Revela o nascimento das principais religiões. ? Examina os temas com detalhes que explicam as crenças religiosas, a arquitetura, o teatro, a estrutura social e muito, muito mais.
  • 429861

    24,99 %

    Guerras Da Conquista

    sinopse
    • Inclui a íntegra da entrevista de Ailton Krenak para a série Guerras do Brasil.doc. Guerras da conquista traz novos olhares sobre aquilo que aprendemos na escola como ?descobrimento do Brasil?: uma invasão genocida e etnocida cujos desdobramentos ainda hoje ameaçam a vida dos primeiros povos a habitar o país. Os professores Felipe Milanez e Fabricio Lyrio Santos reúnem os mais valiosos materiais, frutos de extensas investigações, para nos mostrar que não houve nada de heroico na invasão europeia: os homens que aqui chegaram encontraram não um povo inculto, ingênuo e precário ? como registraram tantos livros didáticos ?, mas múltiplos povos, extremamente heterogêneos, com culturas riquíssimas e sabedorias milenares. Este livro, baseado na série documental Guerras do Brasil.doc, veiculadas na Netflix, é um convite para conhecer como de fato se deram os primeiros contatos entre europeus e nativos e como, ainda hoje, a resistência dos povos indígenas se faz necessária contra a dizimação de suas terras, de suas comunidades.
  • 429756

    PRÉ-VENDA

    Novos Combates Pela Historia

    sinopse
    • Este livro, atual e necessário, é fruto de uma crescente inquietação que seus organizadores, Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky, vinham sentindo nos últimos anos, tanto por conta dos fenômenos que estão alterando a forma de se pesquisar, estudar, e se relacionar com a História, quanto pelos novos usos abusivos da História. Perpetrados por governos, grupos políticos, econômicos e religiosos, os atentados contra a História têm se multiplicado com a velocidade dos avanços tecnológicos. Era preciso de um lado, compreender o que está acontecendo e quais as implicações de tudo isso no trabalho dos professores. De outro, era fundamental entender um pouco como podemos colocar a tecnologia do lado da História. Além disso, era importante registrar a transformação de atores considerados secundários em protagonistas, sejam eles negros e mulheres, ou até um continente inteiro, a Ásia. Para enfrentar esses desafios, foram convocados, nesta obra, historiadores experientes e jovens talentosos que estão utilizando as novas tecnologias a serviço da divulgação histórica.
  • 429750

    24,99 %

    Guerra Do Paraguai

    sinopse
    • ?Em linguagem atraente e precisa, os autores fazem competente análise do processo político-militar e dos personagens da maior guerra travada pelo Brasil? - Francisco Doratioto, historiador. Guerra do Paraguai é um mergulho em um dos maiores e mais famosos conflitos da história da América Latina. O escritor e jornalista José Francisco Botelho e a historiadora Laura Ferrazza de Lima desvendam interesses, personagens e conjunturas por trás dessa guerra, que, desencadeada por questões políticas complexas e agravada pelo ego de grandes líderes, foi levada a cabo por uma imensa parcela da população: de oficiais de alto escalão a soldados amadores e recém-listados. De mulheres que acompanharam seus maridos a crianças descalças. Ao conhecer os lados mais humanos e desumanos dos principais personagens, sentimo-nos diante de uma verdadeira saga, com direito a sangrentos jogos de poder, excêntricas negociações, condições de combate inacreditáveis de tão miseráveis. Baseado na série documental Guerras do Brasil.doc, veiculada na Netflix, este poderia ser um livro de fantasia, se não fosse sobre a morte real de 370 mil pessoas, entre militares e civis brasileiros, argentinos, uruguaios e, é claro, paraguaios.
  • 429699

    24,99 %

    Como Chegamos Ate Aqui

    sinopse
    • Steven Johnson ? um dos mais destacados pensadores da tecnologia ? nos conduz numa divertida jornada pelo desenvolvimento das invenções que tornaram a vida moderna possível. Com seu estilo hábil e persuasivo, ele revela os meandros desse processo, bem como as alterações sociais, políticas e econômicas que esses avanços provocaram. Alguma vez você pensou que o flash fotográfico seria responsável por programas de combate à pobreza na virada do século XX? Ou que o advento do laser contribuiria para a decadência de pequenas lojas familiares? Provavelmente, não. Mas foi o que aconteceu: o flash de luz possibilitou ao jornalista investigativo Jacob Riis captar as imagens da vida miserável nos cortiços de Nova York, e do laser veio o código de barras, que, por sua vez, fez explodir nos Estados Unidos as grandes redes de varejo. Em Como chegamos até aqui, esses e outros casos revelam uma visão original do poder e do legado de grandes ideias ao logo de nossa civilização. Quem diria que a descoberta casual do vidro, no deserto há cerca de 10 mil anos, levaria à construção de cabos de fibra ótica? Ou que os ecos numa caverna do Paleolítico evoluiriam até o ultrassom? Dividindo a história das inovações em seis seções ? vidro, frio, som, higiene, tempo e luz ?, Steven Johnson mostra mais uma vez por que é um dos escritores de não ficção mais admirados no mundo todo.
  • 429685

    Cinema E Politica

    sinopse
    • Coletânea de textos essenciais para compreender a dimensão política do cinema, por um de nossos maiores críticos. Jovem militante de esquerda, Paulo Emílio Sales Gomes foi preso na repressão que se seguiu à tentativa de tomada do poder pelos comunistas em 1935. Fugiu da cadeia e exilou-se em Paris, onde foi apresentado ao cinema. Lá acompanhou os processos de Moscou, o que o levou a abandonar o Partido Comunista para construir um pensamento de esquerda independente no Brasil. Frustrado com o processo de democratização, deixou a política partidária para mergulhar de corpo inteiro na crítica e no ensino de cinema. Esta antologia, que abarca textos escritos entre 1935 e 1973, apresenta uma súmula da trajetória intelectual do crítico que fez do cinema brasileiro uma plataforma de observação da luta permanente do país para superar o subdesenvolvimento e a dependência colonial. Com escritos que tratam desde Maiakóvski e George Orwell até Cinema Novo, de socialismo a fascismo, Cinema e política condensa a contribuição original de Paulo Emílio à cultura brasileira. Seleção de Carlos Augusto Calil.
  • 429668

    25,01 %

    A Historia Do Mundo Em Cinquenta Cachorros

    sinopse
    • Em textos curtos e ilustrados repletos de curiosidades caninas, A história do mundo em cinquenta cachorros apresenta alguns dos acontecimentos mais memoráveis da história por meio das aventuras dos cães que os testemunharam (e algumas vezes até participaram deles). Ninguém sabe ao certo quando os humanos domesticaram os cachorros, mas o fato é que, desde então, nós e os cães somos inseparáveis. Cachorros já foram bichos de estimação, companheiros, caçadores, trabalhadores, protetores, pragas, cobaias, sagrados, celebrados, temidos, odiados, amados e muito mais. Este livro contém histórias desses muitos tipos de cachorro ? umas verdadeiras, outras míticas e algumas que são um pouco de cada ?, mas também histórias de pessoas. Cada relato da vida de um cãozinho contextualiza momentos essenciais do passado e os apresenta sob uma nova perspectiva. A história do mundo em cinquenta cachorros é uma obra informativa e bem-humorada que compila alguns dos acontecimentos mais memoráveis da história de um jeito irreverente e inusitado. Ao mesmo tempo, é uma ode à espécie canina, a esses seres fiéis e amorosos que são nossos melhores ? e mais antigos ? amigos.
  • 429667

    Homenagem A Catalunha

    sinopse
    • George Orwell foi um dos escritores que, como Hemingway e Saint-Exupéry, lutou pela República na Guerra Civil Espanhola; o que viu ali marcaria a sua defesa radical da liberdade, refletida nas obras Revolução dos bichos e 1984. Em 1936, o jovem George Orwell trocou a Inglaterra pela Espanha, onde se alistou na milícia socialista Poum para enfrentar os fascistas liderados pelo generalíssimo Franco. A experiência, narrada com profunda honestidade, é a matéria de Homenagem à Catalunha. Ao chegar ao front em Barcelona, tomada por libertários e anarquistas, Orwell recebeu um treinamento curto e inútil, um rifle falho e trapos para usar de uniforme. Ansioso pelo combate, suas ilusões duraram poucas noites: ele precisou encarar a inutilidade da luta e de servir para uma milícia que mais atuava distraindo os fascistas do que os combatendo. Como o próprio Orwell afirmou, a experiência traumática na guerra (que incluiu ser atingido por um tiro quase fatal na garganta) foi responsável por moldar a percepção política e a visão de mundo. Existe hoje em Barcelona um roteiro turístico pelos pontos da cidade que foram locais frequentados por George Orwell.
  • 429505

    25,0 %

    Correspondencia Entre Maria Graham E A Imperatriz Dona Leopoldina

    sinopse
    • Correspondência Entre Maria Graham e a Imperatriz Leopoldina. Tradução Américo Jacobina Lacombe em cartas a inglesa Maria Graham recebe notícias da Corte vários traços expressivos caráter do imperador Dom Pedro I e episódios da história do Brasil. Revela-se muito da família imperial a vida e os sentimentos.
  • 429502

    25,0 %

    Viagem Ao Rio Grande Do Sul

    sinopse
    • Os diários de viagem de Saint-Hilaire traz inúmeros comentários sobre topônimos, costumes, acidentes geográficos, língua, culturas indígenas e uma enorme soma de observações de cunho pessoal sobre nosso modo de vida, o caráter brasileiro, governantes e uma série de juízos sobre o solo, a agricultura, a pecuária e as queimadas. O livro apresenta a última viagem que o autor fez em território brasileiro.
  • 429430

    25,01 %

    Biografia Intima De Leopoldina

    sinopse
    • Baseada no que contam (e ocultam) as cartas de Leopoldina, em um tom intimista e no ágil estilo do vienense Stefan Sweig, esta obra de Marsilio Cassotti é uma educação sentimental e política digna de escritores franceses do porte de Stendhal ou Flaubert, mas ambientada no Brasil. É a biografia de uma mulher excepcional escrita com rigor histórico, que se lê como um romance. Além do papel decisivo de Leopoldina na Independência do Brasil, a biografia narra a frieza com que Carlota Joaquina (sua sogra) a trata por ela não ser uma portuguesa ou espanhola. Seu marido, D. Pedro I, não é tão seletivo. Para ele, quando se trata de amor físico, basta que seja mulher. Leopoldina, por sua vez, sublima a dor das traições em constantes gestações e nos cuidados com os filhos. Esses e outros detalhes da vida de Leopoldina são abordados de forma única e saborosa nessa biografia romanceada.
  • 428784

    25,0 %

    Brasil - Uma Historia - Ed Slim

    sinopse
    • "A história do Brasil como você nunca viu antes! Há mais de cinco séculos diz-se que o Brasil é o país do futuro. O problema, é que nunca chegamos lá. Procurando sanar esse problema, Eduardo Bueno tira a História da prisão das salas de aula e a leva para as ruas. Transforma-a em conversa de mesa de bar, a leva para favelas, esquinas, ruas, shoppings, estádios de futebol. Em ""Brasil ? Uma história"", Eduardo Bueno atualiza seu famoso livro, incluindo fatos como a posse de Dilma Roussef e o julgamento do Mensalão."
  • 432705

    A Grande Transformacao

    Produto Esgotado

Produtos encontrados: 430 Resultado da Pesquisa por: em 11 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar