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A fantasia do cinema que mexe com a imaginação das pessoas é a mesma que movimenta bilhões de dólares na economia global. Impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias e pela globalização, a indústria cinematográfica apresenta particularidades e oportunidades que são analisadas na coleção Cinema no mundo: indústria, política e mercado , publicada pelo selo Escrituras. A coleção está dividida em cinco livros, que abordam as transformações política, econômica e mercadológica da indústria cinematográfica na África, América Latina, Ásia, Estados Unidos e Europa. Sua publicação foi possível graças a um prêmio recebido da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, o PAC, em 2006, e ao apoio da Sony Brasil, em seu primeiro projeto patrocinado por meio da Lei de Incentivo Fiscal.
O segundo livro da coleção Cinema no mundo: indústria, política e mercado aborda as cinematografias da América Latina e do Caribe , suas indústrias, produções e mercados (Octavio Getino), a política cinematográfica brasileira para o século XXI (Jom Tob Azulay), o mercado cinematográfico brasileiro (André Gatti), a circulação global e local do novo cinema argentino (Tamara L. Falicov), as iniciativas sinérgicas de co-produção, distribuição e exibição no cinema latino-americano (Libia Villazana) e a cinematografia dos países andinos (Nora de Izcue).
A organização da coleção é assinada por Alessandra Meleiro , PhD em Cinema e Políticas Culturais pela ECA-USP e pós-doutoranda pela Universidade de Londres. Segundo Alessandra, o objetivo dos livros é sistematizar e analisar políticas, modelos e estruturas atuais das indústrias cinematográficas. Ela destaca a importância da coleção como um guia para profissionais da indústria audiovisual e cinematográfica, estudantes de cinema e comunicação, gestores públicos da área audiovisual e cinematográfica, cinéfilos e interessados, em geral, no assunto.
?É a primeira iniciativa acadêmica, em português, na área de estudos de cinema, que o aborda sob a perspectiva industrial e mercadológica, além de ter um olhar sobre as políticas para a área cinematográfica?, afirma Meleiro. A idéia da coleção surgiu a partir de um pós-doutorado, intitulado ?Dinâmica e Estrutura da Circulação Transnacional de Produtos Audiovisuais?, desenvolvido pela organizadora na Universidade de Londres. ?Como o estudo tem abrangência mundial, vi que apenas um livro não seria suficiente para cobrir os principais mercados, por isso a idealização de uma coleção que abrangesse África, Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos?, explica Alessandra.