Esther Wojcicki foi pioneira no uso de tecnologia em sala de aula nos anos 1980. Como professora de jornalismo para um pequeno grupo de alunos do ensino médio, sua primeira experiência revelou que a tecnologia podia transformar não só o processo de aprendizagem, mas principalmente a interação entre professor e estudantes.
Por meio das habilidades desenvolvidas nas aulas de jornalismo, a autora criou sua metodologia baseada em projetos realizados pelos alunos de forma colaborativa, incentivando a confiança, o respeito, a criatividade, a independência, a comunicação e o pensamento crítico.
Neste livro, você vai descobrir como a união entre tecnologia e jornalismo se tornam poderosas ferramentas no processo de ensino, permitindo a formação dos estudantes para as demandas do século XXI.
?Esther Wojciki é uma das melhores educadoras do país. Ela, mais que ninguém, assumiu a filosofia de que as crianças aprendem fazendo.?
Salman Khan, fundador e diretor executivo da Khan Academy.
O reizinho hiperativo é um guia psicoeducacional essencial para pais, professores e demais profissionais da educação e da saúde mental infantil.
Com frequência encontramos crianças que desafiam e se opõem à autoridade de adultos: são agressivas, discutem, não aceitam regras e, geralmente, apresentam um desempenho ruim na escola. É preciso ter muita atenção a esses casos constantes de desobediência, pois eles podem ser mais do que uma fase e se tratar dos transtornos comportamentais que mais atingem crianças e adolescentes: o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno desafiador opositivo.
Em O reizinho hiperativo, o psiquiatra Dr. Gustavo Teixeira aborda de forma conjunta duas das principais condições comportamentais que acometem crianças e adolescentes no mundo inteiro. São também duas patologias do comportamento infantil frequentemente comórbidas, isto é, que aparecem juntas no mesmo indivíduo, provocando muito sofrimento para os portadores e para as suas famílias. Os prejuízos acadêmicos e sociais são intensos, e tanto as famílias quanto os profissionais da educação se sentem perdidos e incapazes de oferecer ajuda ou apoio especializado aos filhos e alunos.
O Dr. Gustavo Teixeira traz em O reizinho hiperativo informações e orientações sobre esses dois transtornos comportamentais responsáveis por significativos prejuízos na vida de seus portadores e familiares, além de oferecer dicas práticas no tratamento dessas condições e na prevenção ao bullying e ao uso de drogas, muitas vezes relacionados a esses transtornos.
"A PRESENTE OBRA E UMA PRODUCAO COLETIVA COMPOSTA POR TEXTOS RESULTADOS DE ESFORCOS DIVERSOS DE ESTUDANTES E PROFESSORES PESQUISADORES DA POS-GRADUACAO EM EDUCACAO QUE COMUNGAM IDEIAS, ACOES E REFLEXOES SOBRE O EXERCICIO DA PROFISSAO DOCENTE. OS TEXTOS TRAZEM UMA PREOCUPACAO SOBRE A EDUCACAO HUMANA, LIBERTARIA, FORMADORA, SIGNIFICATIVA, REFLEXIVA E EMANCIPADORA.
NESSA PERSPECTIVA, AS PAGINAS DESTE LIVRO TRAZEM UMA TEMATICA DO NOSSO TEMPO PERSCRUTANDO E TENTANDO MOSTRAR CAMINHOS E ESTRATEGIAS PARA SUPERACAO DE PROBLEMATICAS E DILEMATICAS NA ESFERA DA EDUCACAO. DESTARTE, ENTENDEMOS TAMBEM QUE A INTERPRETACAO E APENAS UMA ETAPA IMPORTANTE E DECISIVA PARA PERSEGUIRMOS A DEVIDA E INDISPENSAVEL TRANSFORMACAO."
O livro traz inspirações lúdicas para educadores e pais aplicarem com crianças de 0 a 5 anos, essencialmente. Na forma
de manual, a obra mistura teoria e prática na dose certa, para que as atividades propostas sejam desenvolvidas com eficiência
e responsabilidade em escolas e em espaços de educação não formal, bem como na recreação em família. Além disso,as atividades sugeridas são frutos de experiências bem-sucedidas dos autores e ? o que é muito importante ? devidamente aprovadas por elas, as crianças Relançado agora pela Phorte Editora, esta segunda edição do Manual de Atividades para Crianças Pequenas permite ao leitor visualizar a realização de diversas atividades por meio de vídeos ilustrativos.
Seu filho tem dificuldade de se concentrar em uma tarefa? Perde o interesse pelas atividades rapidamente e fica estressado quando não consegue o que quer? Talvez você pense que ele faz isso de propósito, mas e se houver outras razões? Isabelle Filliozat, mostra neste novo livro que as crianças de 6 a 11 anos, embora pareçam "crescidas", ainda não têm capacidade de assimilar muitas das nossas críticas e repreensões e, por isso, repetem os comportamentos que nos tiram do sério.Com uma visão científica do que se passa no cérebro das crianças, Meu filho me enlouquece! oferece propostas práticas para lidar com as situações mais comuns e desafiadoras do dia a dia. A abordagem amorosa da autora, baseada na convicção de que a educação não violenta é mais eficaz do que brigas, castigos e punições, inspira os pais a buscarem o que está por trás das atitudes agressivas e das reações exageradas dos filhos.
O livro A Descoberta da criança é uma síntese dos escritos em que Maria Montessori delineou o seu método pedagógico. Ela descreve o desenvolvimento psíquico e intelectual das crianças a partir dos resultados da experiência prática realizada na suas escolas. Com princípios inovadores, o Método Montessori revolucionou os parâmetros educativos, dando ênfase na autonomia, na liberdade e no respeito pelo ritmo de aprendizagem dos alunos.
Neste livro discutem-se alguns dos principais pressupostos teóricos da Psicopedagogia clínica e institucional, articulados a prática psicopedagógica por meio da análise e das discussões de alguns casos clínicos. Ressaltam-se o papel da supervisão para a formação do psicopedagogo, a importância da escuta psicanalítica e o processo de construção singular do diagnóstico por meio da formulação de diferentes hipóteses. Discute-se ainda a complexidade da intervenção integrada com o paciente, a família e a escola. A obra é destinada a psicopedagogos, alunos do curso de especialização de Psicopedagogia e profissionais interessados no campo de Educação, Psicologia e Psicanálise.
É UM MANUAL DE SOBREVIVENCIA PARA ESSA FASE CHEIA DE TRANSFORMACOES E TURBULENCIAS CHAMADA ADOLESCENCIA. OS TEXTOS SÃO ESCRITOS POR ESPECIALISTAS E VAO DIRETO AO PONTO, ESCLARECENDO ASSUNTOS COMO AMOR, AMIZADE, SEXUALIDADE, TRABALHO, FORMA FISICA, SAUDE, ALIMENTACAO, RELACOES FAMILIARES....
A Psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, na intervenção específica no processo de aprendizagem escolar. Seus domínios específicos são: o sujeito do conhecimento, o agente de transmissão e as dimensões constitutivas dos mesmos, logo o sujeito-objeto da Psicopedagogia é o ser humano contextualizado em situação de aprendizagem.