Receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.
PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 27/07/2025. O livro Fórum da EJA de Pernambuco: construindo direitos e fortalecendo a articulação pernambucana pela EJA em rede - um diálogo com Paulo Freire, da professora Mirian Patrícia Burgos, contém uma análise original e instigante de uma experiência - que já leva mais de duas décadas - de mobilização, articulação e organização por ações permanentes e sistemáticas em defesa da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A obra propõe-se, a partir do registro detalhado da trajetória do fórum da EJA de Pernambuco e dos depoimentos de representantes dos diversos segmentos de governos e sociedade civil envolvidos, a analisar se e como esse movimento teve influência no direcionamento das políticas públicas para a EJA no estado de Pernambuco, na perspectiva da reparação, da equidade, da inclusão e da formação ao longo da vida para quem teve sua trajetória escolar interrompida. A autora, contando com o envolvimento reflexivo dos representantes de diversos segmentos que compõem o movimento, traça os caminhos percorridos pelos fóruns de Pernambuco e do Brasil e as perspectivas para as quais apontam, questionando a potencialização da sua dimensão transformadora e o impacto do seu projeto coletivo. A narrativa de Mirian Burgos parte da origem e caracterização desse movimento desde os anos de 1990, percorrendo a gênese do fórum da EJA-PE, o histórico do seu funcionamento interno (relações entre os diversos segmentos que o compõem) e as suas diversas expressões na sociedade, dando relevância aos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos à sua experiência. A análise empreendida focou em como ocorreu a sua organização e suas ações de intervenção, na identificação das dificuldades, contradições e limites vivenciados, e, também, em como tal experiência terá contribuído para o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade, nessa modalidade da Educação voltada para jovens (a partir dos 15 anos) e pessoas adultas que tiveram sua trajetória escolar interrompida. Esta é uma obra de referência e de estudo para quem se ocupa e preocupa - como docente, pesquisador(a) ou gestor(a) - desse campo de intervenção tão significativo para a efetivação do direito constitucional a uma educação de qualidade que não deixe ninguém de fora. Alvaro Pantoja Leite Pedagogo social, doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto
CARACTERÍSTICAS
Formato
BROCHURA
Número de Páginas
335
Subtítulo
CONSTRUINDO DIREITOS E FORTALECENDO A ARTICULACAO PERNAMBUCANA PELA EJA EM REDE: UM DIALOGO COM PAULO FREIRE