Produtos encontrados: 412 Resultado da Pesquisa por: em 11 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

  • 458351

    20,03 %

    365 Dias De Inteligência

    sinopse
    • 365 Dias de Inteligência é uma obra filosófica inspiradora escrita para pessoas que buscam minutos de inteligência emocional. O autor compilou extratos de várias obras para presentear o leitor com pérolas motivacionais diárias, como gotas de orvalho ao amanhecer, irrigando a mente com sabedoria, significado e plenitude, para que se possa enfrentar os desafios e focos de tensão com inteligência emocional e sabedoria. Embarque nesta leitura e inspire-se para Viver o Melhor Ano da Sua História!
  • 399789

    32,06 %

    Por Que Gritamos - Paz E Terra

    sinopse
    • Depois do best-seller Educação não violenta, Elisama Santos, uma das maiores vozes quando o assunto é educar filhos, em Por que gritamos compartilha com seus leitores e leitoras sua caminhada como mãe e educadora parental em busca de uma educação em que o diálogo entre mães, pais e crianças dá o tom. Longe de romantizar a relação entre pais e filhos, mostra que respeitar é diferente de ser permissivo e ajuda você a acessar a chave para lidar com os sentimentos escondidos atrás do grito, fazendo as pazes consigo e criando filhos emocionalmente saudáveis. "A leitura dos livros de Elisama vale muito [...]. Principalmente para entender que não somos os únicos e não estamos sozinhos nesta aventura cheia de caminhos que é a educação de uma criança." - Taís Araújo, atriz, apresentadora e jornalista
  • 371757

    35,07 %

    Educação Não Violenta

    sinopse
    • A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo, e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica. Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman. Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.
  • 458870

    15,02 %

    Antes Que Seja Tarde

    sinopse
    • Talvez você esteja se perguntando se não está diante de mais um psicólogo que culpa os pais pelo mau comportamento dos filhos. Não, certamente não. A premissa central deste livro é que os filhos se tornam anti-sociais por escolha: mentir, brigar, roubar, e outras formas de comportamentos destrutivos são atitudes deliberadas. Como qualquer pessoa que tenha educado uma criança sabe, as escolhas começam a ser feitas desde tenra idade: se vai ou não obedecer aos pais que a proíbem de tocar em um abajur, ou se vai assumir que o quebrou em vez de botar a culpa no gato. Conforme o tempo passa, essas decisões vão se tornando mais numerosas e complexas. Os pais são muitas vezes erroneamente culpabilizados como causadores do comportamento irresponsável dos filhos, quando, na verdade, foi a própria criança quem fez suas escolhas. Mas eles podem tomar certas medidas de prevenção contra comportamentos anti-sociais por meio de um padrão firme.Ao longo destes capítulos, os pais encontrarão ajuda para identificar os antecedentes dos comportamentos anti-sociais poderão compreender a diferença entre uma fase ocasional de desenvolvimento, um mau comportamento inofensivo, e um padrão de comportamento que deveria servir de alerta para os que estão envolvidos na educação da criança. Uma vez que tais manifestações anti-sociais forem precocemente detectadas, é possível trabalhar no sentido de preveni-las antes que seja tarde e se tornem padrões fixos.
  • 458869

    15,03 %

    Ensino Domiciliar Na Política E No Direito

    sinopse
    • Ana Campagnolo e David Amato comentam sobre o debate político acerca do Homeschool através da experiência de bastidores e da atuação oficial de uma deputada. Na primeira parte do livro, reuniram os argumentos mais comuns contra a educação domiciliar e explicam porque são infundados. Será que a escola é a única instituição capaz de transmitir uma educação democrática? Sem escola não há socialização? Estão os pais habilitados a educarem seus próprios filhos tão mal quanto a escola pública brasileira? A criança que não frequenta escola sofrerá abuso sexual e ficará traumatizada? A educação domiciliar é autoritária, fundamentalista, preconceituosa e perigosa? A escola precisa ser tão obrigatória quanto é ineficiente? O Homeschool aumenta a desigualdade? E o mais importante: é justo o seu filho não ser exposto ao bullying e à pedagogia ruim juntamente com outras milhares de crianças da sua cidade? É justo você salvar as suas crianças e deixar as outras para trás?Já na segunda parte do livro, a bacharel em direito, Isadora Palanca, apresenta informações, leis e princípios jurídicos para subsidiar juristas, legisladores, famílias e demais interessados na defesa da regulamentação do ensino domiciliar no Brasil, para que haja liberdade e segurança jurídica.
  • 458830

    15,02 %

    Regulamentações Do Ensino Domiciliar No Mundo

    sinopse
    • Este livro apresenta um compilado sucinto e fácil de consultar sobre as legislações do ensino domiciliar em vigor hoje no mundo. Seu conteúdo deverá subsidiar a todos os interessados e envolvidos no tema, quer sejam políticos, acadêmicos, operadores do direito, famílias educadoras, gestores públicos e privados. De forma objetiva, o livro mostra como funciona na prática as regulamentações do ensino domiciliar em 45 países distintos, mostrando como a modalidade está estabelecida em tantos países democráticos e desenvolvidos, de modo a dar liberdade às famílias que optam por exercerem este direito.
  • 458807

    15,04 %

    O Culto Da Sinceridade

    sinopse
    • Uma vez que a criança mentiu, ela já não tem a mesma razão para deixar de mentir. De um lado criou-se um hábito, e, do outro, já não há mais uma reputação a salvaguardar... Esforçamo-nos para não manchar nossas roupas, nossas mãos, não salpicar de lama nossos sapatos, mas uma vez que os sujamos, tornam-se supérfluos os nossos cuidados. O mesmo fenômeno produz-se quando, em uma aula, certa criança já tem fama de ser dissipada, preguiçosa é muito difícil fazê-la melhorar muitas vezes, convém mudá-la de ambiente. Eis por que, nos colégios, geralmente releva-se a primeira punição ou privação de algum regalo enquanto ainda não a experimentou, o aluno tem horror a essa imposição a pena, porém, parece-lhe menos feia depois de tê-la sofrido pela primeira vez.Pois bem! se chamamos ?mentiras? a atitudes ou asserções inevitáveis ou inocentes, estaremos familiarizando a criança com a idéia de que é difícil, ou mesmo impossível, deixar de mentir. Por conseguinte, é preciso enquadrar rigorosamente esse termo dentro da sua verdadeira significação, a fim de que melhor possa inspirar-lhe todo horror e aversão.
  • 458332

    PRÉ-VENDA

    14,99 %

    Ansiedade

    sinopse
    • QUEM TEM GOVERNADO A SUA MENTE, VOCÊ MESMO OUASUA ANSIEDADE? Apesar de ser uma condição natural, e fun- damental na história da construção huma- na, a ansiedade há muito tempo deixou de ser parte de um sistema fisiológico instinti- vo de ação para ocupar o corpo, a mente e a alma de grande parte da humanidade. Mas o que será que mudou desde então para que um número crescente de pessoas deixasse de viver com plenitude a própria vida, tornando-se cada vez mais refém do medo, da ansiedade e da depressão? Em Ansiedade: o fim da escravidão, você finalmente vai entender por que vive como um escravo da sua mente, que insiste em estar desconectada do seu corpo, por que sua energia parece cada vez mais estar sendo drenada ao longo dia, por que você adoece mesmo quando tem certeza de que está fazendo de tudo para não encarar uma doença. Se você chegou a este livro, é provável que já tenha se sentindo ansiosa ou an- sioso em algum momento da vida, ou está sofrendo com isso exatamente agora. A ansiedade até certo ponto pode ser considerada natural e esperada, em especial porque em determinado grau é benéfica no sentido de gerar movimento produtivo na vida do indivíduo. Mas você já parou para analisar o que é considerado aceitável do ponto de vista da saúde? Como anda o seu sono? O seu intestino está em dia? Você anda perdendo os cabelos a cada dia mais, não? Sem contar a agitação, a fadiga e a sensação de frus- tração e impotência diante de um mundo cada vez mais colapsado por ameaças como uma pandemia. Antes que você comece a sentir mais ansiedade ainda, já lhe asseguro que à me- dida que avançar na leitura deste livro, você encontrará a resposta de como é pos- sível reassumir os rumos da sua própria vida e viver livre da ansiedade patológica.
  • 458307

    17,04 %

    Aproximações

    sinopse
    • Aproximações reúne escritos dispersos de um grande mestre da historiografia brasileira. Fernando A. Novais é conhecido pela parcimônia em publicar, o que soa estranho em tempos de papers ligeiros em profusão no ambiente universitário. Formado em um tempo em que as teses eram longamente amadurecidas, o autor destila em cada escrito, em cada comentário, em cada observação, uma clarividência de que só a verdadeira reflexão é capaz. Essa têmpera foi adquirida com seus professores na Universidade de São Paulo, que conviveram com as primeiras gerações da École des Annales, bem como nos debates com seus colegas no hoje célebre Seminário Marx, geração que teve entre seus integrantes José Arthur Giannotti, Fernando Henrique Cardoso, Paul Singer, Bento Prado Jr. e Roberto Schwarz. Como diz o subtítulo, estão aqui reunidos Estudos de história e historiografia. Neles, o leitor poderá conhecer sucessivas versões de uma visão verdadeiramente seminal da nossa história, ou seja, a oficina de Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), obra que provocou e provoca debates até hoje. Numa segunda parte, revemos as trajetórias de figuras-chave como Capistrano de Abreu, Sérgio Buarque de Holanda, Celso Furtado e Caio Prado Jr., este a grande referência para o trabalho de Novais. Fecha o volume uma montagem de cinco longas entrevistas que, segundo Laura de Mello e Souza, ?é um dos momentos mais altos de Aproximações, quando o historiador e o professor se alternam para deixar registrado o brilho do raciocínio em desenvolvimento?.
  • 457933

    15,03 %

    Limites Sem Trauma

    sinopse
    • """Limites sem trauma, uma das referências sobre a questão dos limites na criação dos filhos, chega a sua 100ª reimpressão com edição revista e atualizada para o mundo digital. O principal papel dos pais é o de formar cidadãos, pessoas capazes de, pela postura ética, transformar a sociedade. A mestre em Educação e professora Tania Zagury, pioneira na discussão do papel dos limites na educação, se dedica a lembrá-los desse objetivo. Acompanhando as dificuldades dos pais de fazer com que os filhos cresçam felizes, saudáveis e produtivos, Tania publicou Limites sem trauma em 2000. Agora, nos presenteia com uma edição atualizada para os pais do século XXI, em sua 100ª reimpressão. Limites sem trauma oferece exatamente o que os pais necessitam: fundamento e base para dar limites aos filhos. Limites sem trauma preencheu uma lacuna na relação familiar: ensinou objetivamente como, quando e por que dizer ?não? aos filhos. E também como, quando e por que dizer ?sim?. Com capítulos didáticos divididos por faixas etárias, Tania indica as necessidades das crianças relacionadas às respectivas tarefas dos pais em relação aos limites. Comemorando sua 100ª impressão, esta edição foi atualizada e ganha um capítulo com conteúdo dedicado a ajudar os pais a lidar com as novas mídias. ?Sou sua fã. Seus livros me ajudaram muito na criação do meu filho. Hoje ele está com 18 anos e não me dá um estresse, só felicidade! Obrigada por tudo!? Andréa Baliú, advogada, RJ ?Sou mãe de primeira viagem, e até um tempo atrás, ?perdida?. Depois que li Limites sem trauma a convivência com minha filha de 3 anos está sendo agradável e prazerosa.? E.L., mãe de dois filhos """
  • 457786

    14,93 %

    Dislexia, Avaliação E Diferenças De Aprendizagem

    sinopse
    • Este livro tem o objetivo de orientar Profissionais, Professores e Pais sobre a necessidade de se fazer uma avalição da dislexia para determinar o perfil, obter o diagnóstico e proceder ao processo de aprendizagem. Dislexia não é uma deficiência, em alguns casos pode mesmo facilitar o desenvolvimento de capacidades e habilidades especiais. O termo ?diferenças de aprendizagem? é mesmo muito preciso porque a dislexia é exatamente isso: uma diferença no modo como as crianças aprendem, como processam as informações e elaboram os problemas, além de sua grande diversidade de habilidades. O livro fornece informações sobre a importância das avaliações, explica por que o processo avaliativo é necessário e o tipo de acompanhamento que pode resultar da avaliação.
  • 456755

    15,03 %

    Corações De Lata

    sinopse
    • Um livro para enxergar por dentro. Este é um livro como os outros. Tem capa bonita. Páginas com letras formando palavras em frases que formam ideias na cabeça de quem lê. Não tem figurinhas.No que se lê, histórias. Curtinhas. Quinhentas palavras. Um pouco mais, um pouco menos, às vezes. Com ideias ágeis como um texto curto exige. Quase ficção, quase realidade. Quase crônica, quase conto. Mistura de realidade e ficção para que possamos nos enxergar no texto. É sobre eu e você. Sobre o cara e a moça ao lado também. E sobre aquela mulher de óculos grandes e o engravatado que faz cara de sério. Sobre gente diferente por fora, mas igual por dentro. Cheios que somos de amores, esperanças e vazios. Este não é um livro como os outros. Porque não é só um livro. É espelho mágico. Para nos vermos. Para nos encontrarmos. Para enxergarmos através do espelho.
  • 456724

    14,93 %

    O Bebê Montessori

    sinopse
    • Neste novo livro, Simone Davies e Junnifa Uzodike propõem que olhemos para o primeiro ano da vida de um bebê pelo viés montessoriano, O Bebê Montessori vai ajudar os pais a encontrar o apoio e a paz que desejam, enquanto aprendem a lidar com o bebê com amor e respeito. Em um passo a passo, o livro mostra aos adultos como desacelerar e alcançar um ritmo adequado para ajudar o bebê a construir confiança em si próprios, no seu ambiente, e em nós. O livro também destaca como tornar-se um observador hábil e compreender o que o bebê nos diz, e como incutir neles autoconfiança e sentimentos de alegria que beneficiam toda a família. Assim como o seu predecessor e best-seller - A Criança Montessori ?, O Bebê Montessori é um livro precioso sobre parentalidade, que nos dá prazer em ler, pois as suas lindas ilustrações coloridas e o seu design limpo e arejado reforçam o tom não crítico e sem jargões, que auxiliará de forma consciente e serena pais, mães, cuidadores ou educadores no desenvolvimento sensório-motor do bebê ? tudo por meio das lentes Montessori
  • 456592

    PRÉ-VENDA

    Jogos Transversais E Histórias Para Reflexão

    sinopse
    • Esta obra une duas ambiciosas ferramentas didático-pedagógicas: os jogos transversais e as histórias para reflexão (fábulas, lendas, contos etc.). A primeira gira em torno de três eixos básicos: a educação ético-moral, o desenvolvimento da consciência crítica e a formação cidadã. Além disso, essa ferramenta está pautada também pelos princípios democráticos constitucionais, que são: a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação e a corresponsabilidade pela vida social. A segunda ferramenta é utilizada com a intenção de fomentar a reflexão crítica sobre a moralidade, pois frequentemente se adota uma tendência de educação ético-moral baseada na construção racional e autônoma de valores. O autor apresenta 54 histórias que atravessam o tempo e se tornam campo fértil para um trabalho lúdico e significativo para crianças. Por meio da prática de jogos e brincadeiras, a obra busca educar o cidadão do século XXI. Muito embora essa não seja uma tarefa tão simples, é certamente necessária e gratificante. É um convite aos educadores, para que possam se engajar e fazer parte de um amplo movimento por um mundo melhor.
  • 456327

    20,0 %

    Disciplina Limite Na Medida Certa - Nova Versão

    sinopse
    • Lidar com o maior de nossos desafios, criar filhos para a vida, seria ainda mais difícil sem a intervenção, em nosso auxílio - pais, avós, professores que somos -, de profissionais como Dr. Içami Tiba, que dedicou a vida a estudar a educação do jovem para uma sociedade viva e equilibrada. Com clareza, mas avesso a simples manuais, Içami Tiba se debruça mais uma vez sobre as experiências colhidas em seu consultório, cursos, palestras e pesquisas e nos brinda com a nova geração de uma obra, cuja primeira versão é best-seller há vários anos e que recebeu atualização para novos paradigmas.
  • 455877

    10,0 %

    Disciplina Positiva Na Sala De Aula Montessoriana

    sinopse
    • A Disciplina Positiva, desenvolvida por Jane Nelsen e baseada nos trabalhos dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, é uma abordagem que promove respeito mútuo, gentileza e responsabilidade. É uma referência internacional para milhares de pais e professores! Os autores salientam que preparar um ambiente socioemocional é tão importante ? e tão crucial para a normalização ? como preparar um ambiente físico, e oferecem soluções práticas e conselhos valiosos para os professores criarem uma atmosfera de cooperação, contribuição e consciência social em sala de aula, para alunos de qualquer idade. Os professores aprenderão a: - Estabelecer e manter limites efetivos com as crianças. - Promover autorregulação e responsabilidade nas crianças. - Encorajar a comunicação aberta com os alunos. - Ajudar as crianças a alcançar o senso de pertencimento (aceitação) e importância.
  • 455851

    15,0 %

    Contar Histórias Com Maestria

    sinopse
    • No livro Contar histórias com maestria, Fabiano Moraes presenteia o leitor com uma obra que reúne a força da ancestralidade e reflexões sobre a percepção de si no momento de contar histórias. Portanto, o convite está feito. Você já pode abrir este livro e iniciar a sua leitura. Mas, antes de seguir adiante, esteja pronto para escutar a sua própria voz saboreando seus sons e silêncios e permitindo-se embalar pelo seu ritmo e envolver-se na sua expressividade, iluminando a história com a luz de seu olhar refletida nos olhares dos ouvintes. (Trecho da obra)
  • 455795

    14,93 %

    O Registro E A Documentação Pedagógica

    sinopse
  • 455032

    15,02 %

    Cérebro Na Infância

    sinopse
    • Quem acompanha de perto o crescimento de uma criança se surpreende com a rapidez das transformações na primeira infância. Há as visíveis: crescimento, peso, aprendizado da fala e motora, por exemplo. E junto a isso há a incrível atividade cerebral, muito intensa nessa fase. A neurociência tem mostrado que o cérebro infantil, além de ter uma excelente plasticidade, apresenta janelas ótimas de desenvolvimento: períodos sensíveis em que a criança tem mais condições de adquirir novas habilidades, totalmente associadas a experiências. Este livro mostra como moldar um cérebro altamente resiliente, que seja capaz de reconhecer e conectar padrões, ajudando a criança a navegar melhor pela vida, tendo mais condições de superar adversidades.
  • 455011

    10,0 %

    Filosofia Da Educação

    sinopse
    • A filosofia da educação é a disciplina que pensa sobre problemas como os fins da educação, a natureza das aprendizagens e as mudanças nas relações humanas. Ela inclui questões aparentemente insolúveis e outras menores e mais práticas. Este livro, escrito pelo professor Ronai Rocha, discute temas centrais e abrangentes, mas também se ocupa de problemas filosóficos mais delimitados. O autor, especialista na área, mostra que a filosofia da educação é necessária não apenas para professores e professoras em formação. Ela é valiosa para todas as pessoas que se envolvem nos processos e nas atividades de transmissão geracional de valores, habilidades e conhecimentos, nas suas mais diversas facetas, no âmbito familiar, escolar, político, social e institucional.
  • 454710

    15,04 %

    A Criança Na Família

    sinopse
    • A principal preocupação dos pais é corrigir as faltas de seus filhos, ensinando o que lhes parece ser correto, com preceitos e admoestações, e, se não bastarem, com reprimendas e castigos. É indiscutível que ninguém mais do que a família tem o direito de adotar a punição como recurso educativo. Mas este direito faz pesar sobre os pais uma imensa responsabilidade: assumindo essa posição, eles têm a obrigação de servir continuamente de exemplo.É muito difícil tornar-se de repente um modelo de perfeição, a ponto de valer a pena ser imitado pelas crianças. Até o momento em que aquela nova vida inocente floresce no seio da família, pai e mãe rivalizavam apenas em admitir cada um os seus próprios defeitos. Considerando suas faltas, reconheciam-se como seres imperfeitos. De repente, porém, aparece-lhes um novo dever: o dever de serem perfeitos.Mas não não é nosso dever parecermos perfeitos aos olhos das crianças. Ao contrário, é necessário reconhecer nossas falhas e aceitar pacientemente as suas justas observações quando fazemos algo injusto. Procurarei enunciar alguns princípios que podem ajudar os pais a encontrar o caminho certo.
  • 454516

    8,0 %

    Cinco Caminhos Para O Engajamento

    sinopse
    • #nomatchfound
  • 454099

    5,04 %

    Metodologia Cientifica - Lakatos

    sinopse
    • Esta obra apresenta os princípios básicos do método científico, discutindo inicialmente o que se entende por ciência e o que é o conhecimento científico, para então passar a examinar os métodos científicos, tanto de abordagem, como o dedutivo, o indutivo, o hipotético-dedutivo, o dialético, quanto de procedimentos que são específicos das ciências sociais, como o histórico, o comparativo, o monográfico, o estatístico, o tipológico, o funcionalista, o estruturalista.O livro traz ainda a explicitação de fatos, teorias, leis, bem como de outros elementos fundamentais na execução de uma pesquisa, como a elaboração de hipóteses e o controle de variáveis. Finalmente, dedica-se aos delineamentos de pesquisa qualitativa (estudo de caso, pesquisa etnográfica, análise de conteúdo, pesquisa fenomenológica) e de pesquisa quantitativa (ensaio clínico, estudo de coorte, estudo de caso-controle, levantamento), bem como à triangulação de métodos. APLICAÇÃOLivro-texto para as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia Científica e texto complementar para a disciplina Introdução à Ciência, dos cursos de graduação, particularmente da área de Ciências Sociais. Atende ainda aos interesses de pesquisadores dos mais diferentes níveis.?
  • 454038

    20,05 %

    Atlas Escolar E Didatico

    sinopse
    • Informações geográficas auxiliam na compreensão do mundo ao nosso redor. Por isso, o Atlas Escolar e Didático tem conteúdo completo e atualizado. Com ele, o estudante aprenderá sobre Política, Relevo, Clima, Vegetação, Regiões, Estados, Planisfério, Bandeiras do Mundo e muito mais.
  • 452817

    14,89 %

    Psicopedagogia

    sinopse
    • Esta obra tem como objetivo fornecer uma contribuição para educadores e, em especial, para psicopedagogos, e para todos os que se preocupam com a Educação e objetivam uma melhor experiência de aprendizagem de crianças, jovens e adultos. (Trecho da obra)
  • 452169

    14,9 %

    Educacao Quilombola

    sinopse
    • O livro é composto por trabalhos que afirmam a importância da luta quilombola e apresentam reflexões sobre o contexto educacional brasileiro e a luta territorial, tópico de constantes disputas. As epistemologias quilombolas apresentadas evidenciam as existências múltiplas que lutam por respeito e direitos que deveriam ser básicos. Os textos são fruto da I Jornada Nacional Virtual de Educação Quilombola, evento que foi uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), sendo o primeiro evento organizado pelo Coletivo Nacional de Educação. A publicação foi viabilizada com o apoio do Instituto Ibirapitanga, por meio de parceria entre o Selo Sueli Carneiro e a Editora Jandaíra.
  • 451655

    20,91 %

    Branquitude Na Educacao Infantil

    sinopse
    • Esta obra é um presente e um convite à transformação das relações étnico-raciais, ainda tão profundamente orientadas pelo racismo. Muito se fala da importância da educação como caminho de emancipação, mas quais aprendizados nossas crianças efetivamente têm tido nas escolas? Essa é uma das questões das quais Cintia Cardoso parte para tecer sua profícua e potente pesquisa. Um dos privilégios da branquitude é a posição de sempre expor (a negros, indígenas, amarelos, ciganos) e não ser exposta. É precisamente aí que reside um dos brilhantes giros que a autora nos apresenta: se estamos em relações raciais, a quem serve o projeto de alocar em pessoas não brancas o "problema" do racismo? Da inadiável necessidade de quebrar privilegiados silêncios e invisibilidades brancas que a pesquisa se enuncia e costura suas tão generosas contribuições. O abismo que distancia as teorias e leis antirracistas da prática pedagógica é uma realidade que precisa ser percebida não como exceção, mas como parte da própria lógica da manutenção colonial. As poderosas e sensíveis palavras de Cintia descortinam essas racionalidades (que podem ser mais ou menos silenciosas) e que atuam vigorosamente na atualização do racismo. O trabalho tem a preciosidade de construir sua perspectiva desde o lugar de quem, como ela mesma partilha conosco, já foi criança negra, é mulher negra e também professora, em uma narrativa que lhe é singular, mas ao mesmo tempo traz vozes coletivas e históricas. Enquanto tivermos uma educação pautada no branco como sinônimo de universal do humano, teremos a perpetuação do racismo e seus efeitos. Efeitos esses que incidem inclusive nas próprias crianças brancas, que, no paradoxo do privilégio estrutural que marca sua racialidade, também têm seu crescimento psicossocial recortado pela colonialidade. A luta antirracista compõe, portanto, um projeto de bem viver coletivo e o engajamento a ela não deve denotar uma especial benevolência ou favor de profissionais da educação brancos e brancas, mas uma ação ética de reparação histórica. Sobre essas e tantas outras questões que a escrita firme e amorosa de Cintia nos leva em suas tecelânias engajadas e enraizadas nesse território que é nossa casa e nosso lar.
  • 451574

    8,06 %

    Mosaico De Tracos Palavras Materia

    sinopse
    • Este livro narra a mostra Mosaico de traços, palavras, matéria, que reuniu e expôs as obras de meninas e meninos de 0 a 6 anos das creches e das escolas da infância municipais de Reggio Emilia, na Itália. Desenhar e contar verbalmente significa imaginar, analisar, explorar espaços, formas, cores, palavras, metáforas, emoções, ritmos e pausas, entrando em uma dimensão narrativa interna e externa a si, uma brincadeira entre realidade, ficção e interpretação. Com a presente investigação, procura-se auxiliar atelieristas e professores da educação infantil a compreender melhor, na medida do possível, essa trama, para dar ao desenho, à matéria, à palavra e às crianças pequenas a riqueza cognitiva e expressiva da qual são geradoras.
  • 450394

    17,91 %

    Eu Estou Aqui! O Autismo Na Escola

    sinopse
    • "O LIVRO EU ESTOU AQUI! O AUTISMO NA ESCOLA TRAZ REFLEXOES DAS PRATICAS EDUCATIVAS COM CRIANCAS COM AUTISMO, APROPRIA-SE DE ESTUDOS DE CASOS PARA DISCUTIR PONTOS PRINCIPAIS SOBRE ELE. CONSTROI UMA LINHA HISTORICA SOBRE O AUTISMO, BEM COMO TODOS OS NOMES UTILIZADOS PARA DEFINIR AS CRIANCAS COM AUTISMO. POR SER UM CONTEUDO ATUALIZADO, COM ENTREVISTAS MARCANTES DO COTIDIANO FAMILIAR DE CRIANCAS COM AUTISMO EM TEMPOS DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19, TORNA-SE UMA LEITURA CONTEMPORANEA E IMPORTANTE, DESTINADA A PROFESSORES E AQUELES QUE BUSCAM CONHECER MAIS DO UNIVERSO MARAVILHOSO DE ENSINAR PARA CRIANCAS COM AUTISMO. "
  • 449927

    15,02 %

    Pedagogia Do Oprimido - Ed Comemorativa

    sinopse
    • Clássico do Patrono da Educação, Pedagogia do oprimido é uma das obras de ciências sociais e humanas mais citadas no mundo. E esta edição comemorativa pelo centenário de Paulo Freire reúne comentários de grandes intelectuais apoiadores do autor, além de capa dura e novo design arrojado. Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, é um livro revolucionário que afirma a esperança na libertação do ser humano por meio do diálogo e da práxis. Terceira obra de ciências sociais e humanas mais citada no mundo, apresenta de forma objetiva reflexões sobre a relação entre opressores e oprimidos.Além disso, estimula o debate sobre formas alternativas para que nos tornemos seres mais. Ou seja, capazes de estabelecer um diálogo verdadeiro, transformador do mundo. A obra é essencial na biblioteca de todas as pessoas que têm fé na humanidade e na "criação de um mundo em que seja menos difícil amar" - como o Patrono da Educação Brasileira registra nas últimas linhas desta sua obra-prima.Esta edição especial, em comemoração ao centenário de nascimento do autor, reúne fortuna crítica produzida por intelectuais e ativistas que estão alinhados com o pensamento de Paulo Freire: Debora Diniz, Débora Mazza, Ernani Maria Fiori, Joice Berth, Ladislau Dowbor, Nima Spigolon, Preta Ferreira, Sérgio Haddad e Walter Omar Kohan.
  • 449914

    24,05 %

    Os Meninos Sao A Cura Do Machismo

    sinopse
    • Em Os meninos são a cura do machismo, Nana Queiroz propõe que uma educação feminista amorosa é a vacina contra nossa pandemia patriarcal. Depois de trabalhar ao longo de uma década combatendo o machismo, com foco nas mulheres, Nana Queiroz percebeu que, de certa forma, era como se estivesse secando gelo. As mulheres eram, sem dúvida, o remédio mais efetivo que conhecia contra o machismo, com seu grito e sua coragem para quebrar silêncios e conquistar direitos. Mas eram isso: antibiótico para uma infecção generalizada que resistia em retroceder. Eram o grito desesperado de um corpo social na UTI.Como mãe de um homenzinho, viu-se então diante da oportunidade de trabalhar na erradicação desse mal. Os meninos podem ser a cura do machismo. Uma educação feminista amorosa é a vacina contra nossa pandemia patriarcal. Porque ninguém nasce insensível, ninguém nasce agressor, ninguém nasce estuprador - isso é, na verdade, o que o machismo quer que a gente pense sobre os homens. Que existe alguma natureza perversa que os rebaixa e os leva a agir irracionalmente.Nana escolheu acreditar nos meninos: eles mudarão tudo - desde que a gente deixe de treiná-los para oprimir. Os meninos são a cura do machismo ensina como cultivarmos um antiexército de homens decentes que se atrevam a mudar o mundo para melhor. "A metáfora que melhor descreve meu ponto de vista é a do hospedeiro consciente e o vírus. Uma pessoa doente não é culpada por contrair um vírus (ao menos, não na maioria dos casos), mas, se não busca tratamento disponível, é responsável pela deterioração da própria saúde e pela infecção daqueles com quem entra em contato. O machismo estrutural é o vírus dessa história. Os homens, o hospedeiro. Nós, a sociedade, somos os profissionais de saúde que têm de tornar o tratamento disponível. Podemos - e devemos - nos valer de medicamentos fortes como protestos, leis e punições. Mas também devemos trabalhar a prevenção, construindo uma educação que impeça que os meninos sejam seduzidos pelo torpor dessa febre."
  • 449884

    15,03 %

    O Sonho De Ser+

    sinopse
    • Nosso objetivo é que o jovem seja mais. Mais feliz, mais talentoso, mais autêntico, mais inteligente, mais solidário. Que ele seja mais e seja quem quiser ser. Pare um momento e pense como sua juventude definiu as bases de quem você é hoje. Talvez não seja seu caso, mas a realidade de milhares de jovens brasileiros é cercada de desafios que são verdadeiras provas de resistência e superação. Em meio a essa dura realidade, o Instituto Ser + chega para somar. Por meio dos três pilares que embasam a metodologia do Instituto, os jovens são incentivados a sonhar mais alto e a ir sempre mais longe. De maneira prática e consistente, o Instituto Ser + oferece as ferramentas e os conhecimentos necessários para que os jovens comecem sua trajetória profissional com o pé direito. Este livro é uma breve narrativa da trajetória de alguns jovens que foram alunos do Instituto Ser + e que, por meio da capacitação profissional e do protagonismo juvenil, mudaram suas vidas. Você vai rir e chorar com este livro, que emociona do início ao fim e explica questões importantes de maneira simples.

Produtos encontrados: 412 Resultado da Pesquisa por: em 11 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar