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Historia E Escatologia

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"DISCERNINDO O ALVORECER DA NOVA CRIAÇÃO Como podemos saber sobre Deus? Essa questão incomodou cada vez mais os cientistas e filósofos do período moderno à medida que eles destruíam ""certezas"" previamente imaginadas. Eles se recusaram a colocar qualquer confiança na ""revelação especial"" da Bíblia cristã, tentando, em vez disso, argumentar que há um Deus a partir do mundo ""natural"". Esse é o tema das Palestras Gifford, inauguradas há mais de 130 anos. Tal teologia natural geralmente exclui a Bíblia e Jesus ? e, geralmente, aqueles que os estudam. Em História e escatologia, N.T. Wright argumenta que, uma vez que os movimentos filosóficos e culturais que geraram a teologia natural também trataram Jesus como um ser humano genuíno (parte do ""mundo natural""), não há razão para tratar o Jesus histórico como fora desses limites. O que aconteceria se o trouxéssemos de volta à discussão? O que, em especial, ""história"" e ""escatologia"" realmente significam? E o que isso tem a dizer sobre o próprio ""conhecimento""? Essa discussão nos convida a ver o próprio Jesus sob uma luz diferente, ao nos apresentar melhor o mundo judaico do primeiro século. A crucificação e a ressureição de Jesus, acontecimentos tão confiáveis quanto quaisquer outros no mundo ""natural"", acabam completando, de maneira inesperada e instigante, o quebra-cabeça das questões fundamentais formuladas por todas as culturas. Ao mesmo tempo, esses acontecimentos abrem perspectivas da promessa escatológica oferecida a toda a ordem natural. O resultado é uma visão mais extensa, tanto da ""teologia natural"" quanto do próprio Jesus."

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