SEMPRE DESCONFIE DAS FÓRMULAS MÁGICAS! NESTAS PÁGINAS, VOCÊ CONHECERÁ A REALIDADE DE QUEM TENTA FAZER COM QUE UMA STARTUP DÊ CERTO NO BRASIL. AGORA EM UMA EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA COM CAPÍTULO EXTRA! Tirar uma ideia do papel é uma arte, fazer isso em um cenário hostil como o mercado brasileiro, quase impossível. Escalar seu negócio, crescer exponencialmente é o sonho de todo empreendedor, porém, como fazer isso? Nesta edição revista e atualizada, além do guia prático de como criar uma empresa e obter lucro, Tallis Gomes traz uma atualização de como os negócios estão funcionando e inovando em suas áreas e como você poderá usar isso a seu favor. Aqui, você encontrará uma seleção de informações e estratégias essenciais para ajudá-lo em diferentes cenários. Pensar fora da caixa, fazer as perguntas certas, ter as ferramentas e um plano estratégico adequados são apenas algumas das táticas para garantir que você se mantenha na linha de frente entre aqueles que transformam o mercado. Neste livro, você aprenderá como: Viabilizar sua ideia e transformá-la em produto, Abrir um negócio e fazê-lo escalar (aumentar os ganhos sem aumentar os gastos), Dimensionar o mercado em que deseja atuar, Utilizar as ferramentas disponíveis para encontrar profissionais talentosos para compor seu time, Identificar a hora certa de vender sua empresa.
"""Em Comece pelo porquê, eu quis mostrar o valor de ter um propósito em tudo o que fazemos. Agora, neste livro, tento oferecer as ferramentas para ajudar aqueles que desejam entender o jogo de que todos nós participamos: o Jogo Infinito."" - Simon Sinek Não podemos escolher o jogo. Não podemos escolher as regras. Só podemos escolher como vamos jogar. ""Como vencer um jogo que não tem fim? De acordo com o professor James P. Carse, jogos finitos têm participantes conhecidos, regras fixas e um objetivo claro que, ao ser alcançado, encerra o jogo. Nele, vencedores e perdedores são facilmente identificados, como numa partida de futebol ou de xadrez. Em jogos infinitos - como os negócios, a política e até a própria vida -, os participantes estão sempre mudando e as regras não são precisas. Não existem vencedores e perdedores. Não há como ter 'negócios vitoriosos' ou como 'vencer na vida', por exemplo. Quanto mais eu entendia a diferença entre os dois tipos de jogos, mais via jogos infinitos ao nosso redor. Percebi que grande parte das dificuldades que as empresas enfrentam existe simplesmente porque seus líderes estão participando de um jogo infinito com uma mentalidade finita. Elas costumam deixar a desejar em termos de inovação, ética e esforço incondicional, o que acaba afetando seu desempenho a longo prazo"
Temos aqui três obras em uma só, por ser uma combinação de autobiografia de Steve Case, biografia da internet e livro sobre o futuro da web. Case se vale de sua larga experiência como empreendedor e investidor para nos explicar como funciona esta nova era que estamos vivenciando, na qual veremos uma grande mudança nos negócios e o renascimento do empreendedorismo, o que o autor chama de ?terceira onda? da internet. A primeira onda viu a AOL ? empresa que Case cofundou ? e outras organizações criarem a base para que consumidores começassem a se conectar e utilizar a internet, inicialmente apenas no ambiente profissional. Na segunda onda, companhias como Google e Facebook lançaram as redes sociais, e hoje vivemos o tempo todo conectados ao Instagram e ao Snapchat ? o que antes estava apenas no âmbito do trabalho invadiu nosso dia a dia por completo. Segundo o autor, agora estamos entrando em uma nova fase: a terceira onda, momento em que empreendedores utilizarão a tecnologia para revolucionar o ?mundo real?. A Terceira Onda da Internet é leitura fundamental para prosperar ? e até mesmo sobreviver ? nesta época de rápida mudança. Elogios a obra: Segundo o autor, agora estamos entrando em uma nova fase: a terceira onda, momento em que empreendedores utilizarão a tecnologia para revolucionar o ?mundo real?. A Terceira Onda da Internet é leitura fundamental para prosperar ? e até mesmo sobreviver ? nesta época de rápida mudança. ?Pedro Waengertner, empreendedor, investidor, fundador e CEO da aceleradora de startups ACE ?Steve faz um guia de como alcançar o sucesso na próxima onda de inovação. Tendo contribuído para a criação da primeira onda da internet e na condição de investidor ativo na segunda, ele é capaz de prever com solidez como a rede será integrada em nossa vida.? ?Walter Isaacson, autor de biografias consagradas de Steve Jobs, Albert Einstein, Benjamin Franklin e Henry Kissinger ?Fiquei esperando para ler a história de Steve e não me decepcionei. Em sua carreira, ele é um exemplo de alguém que faz acontecer e traz lições importantes para todos os empreendedores.? ?Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway ?A Terceira Onda da Internet é leitura indispensável para entender a história da internet e se preparar para o futuro. Empreendedores que buscam realmente construir negócios inovadores devem estar atentos aos perspicazes conselhos de Steve Case.? ?Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb
Os elementos da cultura israelense que permitiram o surgimento de uma economia de alta tecnologia tão bem-sucedida e inovadora. O vale de Israel, o empreendedor Édouard Cukierman, em parceria com Daniel Rouach, investiga como Israel ? a Nação Startup ? foi capaz de criar e manter uma liderança tecnológica em um ambiente geopolítico desfavorável, por meio de sólida rede de inovação e P&D, políticas públicas, educação, apoio para jovens interessados. Assim, são abordados temas como o espírito israelense de chutzpah, uma mistura de coragem e audácia; a obrigatoriedade do serviço militar; e intensas atividades de networking.Analisa também qual é o impacto das forças armadas e da alta tecnologia na sobrevivência e no desenvolvimento de Israel e quais são as lições úteis que outros países e suas empresas podem extrair da experiência israelense. Alguns dos pontos desenvolvidos são incentivos para a transferência de tecnologia da esfera militar para a civil, unidade de excelência 8200 da Inteligência Israelense, abertura na relação universidade-indústria e incentivo a jovens talentos e incubadoras.Por fim, busca conceituar um modelo que possa descrever as razões do sucesso da alta tecnologia israelense: o escudo, um epicentro ativo e aberto ao mundo.
Este livro, de fácil leitura, interpretação e aplicação, tem o objetivo de auxiliar os dirigentes de pequenas empresas no desenvolvimento de habilidades para planejar racionalmente e melhorar a competitividade empresarial. Com uma abordagem essencialmente prática, este livro apresenta os procedimentos necessários para que os dirigentes de empresas de pequeno porte possam substituir a improvisação e a informalidade pelo planejamento estratégico, um importante instrumento de apoio às atividades empresariais.
Cada uma das etapas do processo de planejamento estratégico é apresentada com clareza e objetividade, simplificando assim a sua operacionalização e transformação em resultados.
O livro apresenta também um exemplo real de planejamento estratégico, o que certamente facilitará o desenvolvimento do processo pelos dirigentes das pequenas empresas.
Além de servir como um guia para Pequenas Empresas, este livro também pode ser utilizado como material para disciplinas tais como Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Planejamento Empresarial, Administração de Pequenas Empresas, Gestão de Pequenos Negócios e Administração Estratégica em cursos de graduação e pós-graduação em Administração.
Recomendado também para profissionais da área da Administração ? em especial, consultores e gerentes que atuam em pequenas empresas ? e para programas de desenvolvimento profissional.
As pequenas empresas atuam em um ambiente de mudanças rápidas e concorrência intensa, por isso, improvisação e informalidade devem ser substituídas por instrumentos de gestão capazes de apoiar a atividade empresarial de maneira eficaz, tal como o planejamento estratégico.
Com a instituição do planejamento estratégico, os dirigentes das empresas de pequeno porte poderão, mais facilmente, desempenhar as suas tarefas de tomada de decisão e de condução da empresa rumo ao futuro desejado.
Este livro é um guia e foi idealizado para nortear as ações empresariais.
Ele apresenta uma abordagem essencialmente prática e coerente com a realidade das pequenas empresas."
"Para Steve Jobs, a Simplicidade foi uma religião. E também uma arma.
Na Apple a Simplicidade é mais que um princípio de design ? é um valor que permeia todos os níveis da organização. A obsessão pela Simplicidade é o que distingue a Apple das outras empresas de tecnologia e foi o que a ajudou a se levantar do leito de morte em 1997 para se tornar a empresa mais valiosa do planeta, em 2011.
Graças ao estilo flexível de Steve Jobs, é possível ver a Simplicidade em tudo o que a Apple faz: o modo como é estruturada, o modo como inova e o modo como se conecta com seus clientes.
É esmagando as forças da Complexidade que a empresa se mantém em sua trajetória espetacular. Como diretor de criação da agência publicitária da Apple, Ken Segall exerceu um papel essencial na ressurreição da empresa, ajudando a criar campanhas de marketing tão revolucionárias quanto a lendária campanha Pense diferente. Ao batizar o iMac, ele também estabeleceu as bases para a nomeação dos outros iProdutos que viriam a ser lançados.
""O simples pode ser mais difícil que o complexo. Você precisa dar duro para esclarecer suas ideias e simplificá-las. Mas acaba valendo a pena, porque, quando chegar lá, você terá o poder de mover montanhas.""
? Steve Jobs"
Através de contos e crônicas, as autoras abordam de forma leve perfis de empresários atendidos por elas no decorrer de anos de trabalho como consultoras. Explorando o tema circo como cenário, com um toque motivacional sem deixar de lado aspectos profissionais, é possível observar como esses perfis impactam no dia-a-dia das empresas brasileiras e até mesmo em decisões pessoais.
Será que você se identifica com algum deles?
Respeitável público, venha refletir de que forma essas histórias podem mudar sua visão sobre o universo empreendedor. Comprem suas pipocas e voltem aos seus assentos que o espetáculo vai começar!
O profundo conhecimento técnico e a bem-sucedida experiência pessoal de seus autores, em ambientes constantemente mutantes, fazem de cada uma destas páginas um convite às boas práticas de uma liderança revitalizada, madura e autêntica. São lições que todos devemos lembrar.
Marcelo Batista de Sousa
Presidente do SINEPE/SC Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina
O quinto volume da série Planejamento Estratégico é um deleite para todos os que já enfrentaram situações que demandaram decisão, exercício de poder e liderança, no âmbito de instituições de ensino. A leitura é um convite para a imersão no universo do planejamento estratégico organizacional, de onde certamente é possível apreciar experiências, extrair ricos ensinamentos e refletir sobre possíveis rumos.
Maria Ester Galvão de Carvalho
Presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás
Devo destacar que este não é um livro qualquer sobre tal temática citada, uma vez que trabalha também com outro assunto muito importante quando se pensa em gestão nos dias de hoje: a liderança. Por isso, entendo que essa obra é especial. Ela apresenta uma visão crítica substancial sobre os assuntos, assim como reflexões inerentes às suas aplicações, o que é algo importante, porque não adianta somente se pensar em conceitos e não se trabalhar a prática, sua implantação.
Marcus Dalmau
Chefe do Departamento de Ciências da Administração da
Universidade Federal de Santa Catarina
Giselly e Maurício fazem uma abordagem de um tema tão contemporâneo, quanto complexo, para além de discutir e aprofundar conceitos que envolvem o planejamento, na sua concepção, na sua formulação, na sua implementação. Ao vincularem o planejamento com os atores principais, as lideranças das organizações, conferem-lhe um sentido novo, altamente significativo, ao mesmo tempo em que permitem ao leitor questionamentos instigantes, para além do texto.
Alvete Pasin Bedin
Membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina
As ideias postas neste livro são arrojadas e trazem efetivas contribuições à discussão do Planejamento Estratégico, a partir do viés da liderança organizacional, aspectos indispensáveis não somente aos gestores e às instituições, mas a todo/a e qualquer homem/mulher que sabe onde quer chegar.
Jairo José Campos da Costa
Reitor da Universidade Estadual de Alagoas UNEAL e Presidente do
Conselho Estadual de Educação de Alagoas CEE/AL
Obra de relevante interesse para profissionais e executivos que desejam implantar e desenvolver um planejamento estratégico passo a passo. Leitura complementar para as disciplinas Planejamento Estratégico e Estratégia dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração, Economia e Engenharia de Produção.
As atividades industriais e diversas demandas por controle de riscos ambientais e ocupacionais aumentam constantemente. Este aumento da demanda por estudos de risco torna o tema muito interessante para diversos profissionais. Contudo, o acesso a informação, em língua portuguesa, é limitado e dificulta o ingresso de profissionais nesse mercado.
Este livro busca exatamente facilitar o acesso aos fundamentos da gestão de risco, proporcionando ao leitor um texto conciso que consolida informações fundamentais sobre como proceder um estudo de risco, definições, critérios e as ferramentas de estudos de riscos mais básicas e de uso mais difundido (tais como as análises preliminares de Risco e o HazOp) atualmente. Ao terminar de estudar esta obra, espera-se que o leitor esteja capacitado para atuar como gestor do processo, em equipes de estudos de risco, bem como tenha base de conhecimentos suficiente para seguir se aprimorando no tema.