Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: institucional em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

  • 375993

    46,03 %

    Pratica Psicopedagogica Institucional - Appris

    sinopse
    • "A PROPOSTA DESTE LIVRO E REUNIR DIFERENTES REFLEXOES E TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR PESQUISADORES SOBRE A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL UMA VEZ QUE MUITO SE TEM PRODUZIDO NA AREA DA PSICOPEDAGOGIA CLINICA E POUCO NA AREA INSTITUCIONAL. O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA E A APRENDIZAGEM HUMANA PROCESSO QUE OCORRE DURANTE TODA A EXISTENCIA DO SER HUMANO E QUE INDEPENDE DE FAIXA ETARIA OU DOS DIFERENTES GRUPOS DOS QUAIS FAZ PARTE. DESSA MANEIRA A ATUACAO PSICOPEDAGOGICA TANTO OCORRE NA FORMA INDIVIDUAL QUASE SEMPRE NO ESPACO CLINICO QUANTO NA COLETIVA EM INSTITUICOES AS MAIS DIVERSAS. NO BRASIL A PSICOPEDAGOGIA E AINDA MUITO RECENTE E EM GERAL TEM SIDO DISSEMINADA PRIMORDIALMENTE A PARTIR DA ATUACAO INDIVIDUAL SENDO QUE O TRABALHO COLETIVO E AINDA MUITO RESTRITO. ESSE E UM DOS ASPECTOS QUE TEM INQUIETADO OS AUTORES AO TRABALHAREM EM CURSOS DE ESPECIALIZACAO EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL POIS A ATUACAO DO PSICOPEDAGOGO NOS ESPACOS COLETIVOS EM GERAL TEM SE DESENVOLVIDO A PARTIR DE INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS MAIS INDICADAS PARA O TRABALHO INDIVIDUAL. ALEM DISSO A ATUACAO NO COLETIVO TEM SE RESTRINGIDO A INSTITUICAO ESCOLAR COMO SE A ESCOLA FOSSE O UNICO ESPACO NO QUAL A APRENDIZAGEM SE DESENVOLVE. AO PROPOR ESTA OBRA OS AUTORES VISLUMBRAM AMPLIAR OS ESPACOS DE ATUACAO PROFISSIONAL APONTANDO ESTRATEGIAS PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS PARA AUXILIAR AQUELES QUE OPTAM PELO TRABALHO NA AREA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL "
  • 391590

    20,99 %

    Analise Institucional Genealogia Historia Oral - Appris

    sinopse
    • "OS ARTIGOS QUE COMPOEM ESTE LIVRO, ANTERIORMENTE DISPERSOS POR PERIODICOS E COLETANEAS VOLTADOS A PROBLEMATICAS VARIADAS, FORAM AQUI REUNIDOS NO INTUITO DE PROMOVER INTERCESSOES - E NAO INTERSECOES, FRISE-SE - ENTRE A GENEALOGIA FOUCAULTIANA, A ANALISE INSTITUCIONAL E A HISTORIA ORAL. AUTORES-FERRAMENTA COMO MICHEL FOUCAULT, GILLES DELEUZE, FELIX GUATTARI, RENE LOURAU, GEORGES LAPASSADE, CORNELIUS CASTORIADIS, BRUNO LATOUR, FRANCOIS TOSQUELLES, ALESSANDRO PORTELLI, ALISTAIR THOMSON, PAUL THOMPSON, CECILIA COIMBRA, RENE SCHERER, GUY HOCQUENGHEM, GREGORIO BAREMBLITT, REGINA BENEVIDES, ROBERT CASTEL, FRANCO BASAGLIA, BERNARDO KUCINSKI, MARGARETH RAGO, MARCELO HOFFMAN, MATHIEU LINDON, GIOVANNI LEVI, PIERRE BOURDIEU, JORGE LARROSA, VALENTIN GALVAN, GABRIEL TARDE, MICHEL DE CERTEAU, MICHAEL POLLAK, ROGER CHARTIER ETC. ENTRAM AQUI EM DIALOGO, NEM SEMPRE HARMONIOSO, MAS SEMPRE APTO A CONSTRUIR UM EQUIPAMENTO ETICO-POLITICO-CONCEITUAL COM VISTAS A PESQUISA - PESQUISA-INTOLERANCIA, MELHOR DIZENDO - E A INTERVENCAO - QUE, AO CONTRARIO DO SENTIDO HEGEMONICO ADQUIRIDO EM NOSSO PAIS, E O QUE "VEM ENTRE" AS INSTITUICOES, AMPLIANDO A GAMA DE ACAO POSSIVEL, E NAO DE CIMA PARA BAIXO, LIMITANDO O MOVIMENTO DE CORPOS E VIDAS. O LIVRO CONTA AINDA COM UM BELO PREFACIO DE ADRIANA ROSA E UMA PEQUENA APRESENTACAO DA AUTORA. "
  • 338518

    52,0 %

    Politicas Publicas No Brasil -uma Abordagem Institucional - Saraiva

    sinopse
    • "Esta obra, organizada por dois ícones do cenário acadêmico e político brasileiro - Gilmar Mendes e Paulo Paiva - oferece aos estudantes e demais interessados em Políticas Públicas uma abordagem institucional da ação do setor público, buscando conciliar a eficiência da economia e a equidade na sociedade. É sabido que o setor público cumpre papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, ao assegurar um ambiente estável e seguro para os investimentos e também ao oferecer políticas públicas que estimulem a eficiência da economia e a equidade na distribuição dos recursos. E as demandas sobre o setor público no Brasil são enormes e complexas, uma vez que o país tem grandes dimensões e muitas desigualdades. A Constituição Brasileira estabelece o macro ordenamento para as instituições, o regime político e as políticas públicas. No que se refere às políticas públicas, ao menos três temas indicam tensões ou desafios cuja origem está na organização institucional das políticas públicas: (1) a tensão que emana do modelo de federalismo, (2) o conflito entre disponibilidade de recursos orçamentários e a expansão dos programas governamentais, principalmente das políticas públicas, e (3) a judicialização das políticas públicas. E os desafios apontam ainda três aspectos cuja origem está nos modelos de gestão pública, que se distingue da gestão privada porque trata de escolhas públicas exercidas por eleitores, burocratas e políticos: gestão, governança e governabilidade. Os capítulos deste livro analisam as políticas públicas no Brasil dentro do seu marco institucional, tomando a Constituição Federal como a matriz central da ação do governo. Eles foram organizados em três partes. A primeira, Raízes institucionais das políticas públicas, reúne três textos que abordam a formação do Estado brasileiro, suas relações com as políticas públicas e o federalismo. A segunda parte, sob o tema Gestão das políticas públicas, reúne capítulos que analisam questões relativas à governança e gestão comuns a todas as políticas públicas. E a terceira parte, Análise institucional de algumas políticas públicas no Brasil, reúne capítulos sobre sete políticas setoriais. "
  • 423620

    36,98 %

    Lava Jato

    sinopse
    • A Operação Lava Jato ganhou tamanha força e legitimidade na sociedade que dificilmente se nega sua influência em diversas esferas da vida política. Compreender como foi possível uma operação desse porte produzir resultados tão relevantes não é tarefa fácil. Este livro busca contribuir para esse debate, ao abordar a Operação Lava Jato sob o olhar da Ciência Política para compreender como foi possível o amplo alcance de seus resultados. A partir de uma abordagem com enfoque institucionalista e uma investigação densa, porém limitada à Justiça Federal, o argumento central do livro é que a Lava Jato decorre da conjugação de dois fatores: de um lado, um processo incremental de aprimoramento institucional do sistema de justiça criminal, e de outro o voluntarismo e a ação estratégica dos atores envolvidos com o combate à corrupção política. A primeira parte do texto apresenta uma fotografia detalhada do processo de construção do desenho institucional anticorrupção, o que oferece um conteúdo de interesse para diversas abordagens sobre o estudo da corrupção (e de seu combate) no país. Além disso, essa parte do trabalho mostra que a Lava Jato não é um fenômeno repentino, pois seus atores se sustentam numa estrutura que vem sendo alicerçada há anos. A segunda parte desenvolve o argumento do voluntarismo a partir de uma análise comparativa densa de três núcleos da Lava Jato (Curitiba/Rio de Janeiro/Brasília), com dados detalhados que não constam nos trabalhos já publicados sobre a operação. Destacam-se dessa análise as evidências da atuação do Judiciário na gestão cirúrgica e seletiva do tempo de tramitação dos casos e na escolha dos que foram priorizados, além das estratégias associadas ao uso conjugado de prisão preventiva e colaboração premiada.
  • 433780

    36,93 %

    Democracia Em Crise No Brasil

    sinopse
    • A Editora Contracorrente, em parceria com a Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem a honra de publicar o livro Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional, do autor Cláudio Pereira de Souza Neto. Na obra são analisados os acontecimentos políticos que levaram à crise da democracia no Brasil. A análise abarca o período que se inicia com a explosão social de junho de 2013 e se estende até a reação do governo Bolsonaro à pandemia do coronavírus. São trazidos à luz elementos do neoliberalismo autoritário que se instaurou no Brasil desde o impeachment de 2016 e se aprofunda sob o governo atual. A extensão do período não dilui a densidade da análise pela circunstância de o texto se concentrar no exame das dimensões jurídico-constitucionais da crise. Em todo o texto é permanente o compromisso com o imperativo ético segundo o qual, diante da ameaça da autocracia, não basta conhecer os processos políticos e as dinâmicas institucionais, é necessário cooperar para que se conduzam no sentido da preservação da liberdade, da dignidade humana e da democracia.
  • 110612

    Saber Profissional E Poder Institucional - 6 Ed - Cortez

    Produto Esgotado

Produtos encontrados: 6 Resultado da Pesquisa por: institucional em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar